Julia Moraes – Estagiária da Assessoria de Comunicação UEMG Passos

O Núcleo de Pesquisa em Estatística Computacional (NECOMP) é voltado para atividades de ensino, pesquisa e extensão, envolvendo análise de dados. “O projeto beneficia os alunos que fazem parte, porque quando ingressam neste espaço, eles passam a assumir cargos e responsabilidades”, afirma O professor de Estatística da Uemg Passos e coordenador orientador líder do Núcleo, Luciano Ribeiro Galvão.

O NECOMP está realizando suas atividades desde o primeiro semestre deste ano. Após o desenvolvimento da capacidade crítica dos alunos envolvidos no trabalho do Núcleo, o espaço se tornou aberto para análises e consultorias externas para os docentes e outros profissionais envolvidos nas mais diversas áreas.

O Núcleo cumpre as atividades de pesquisa de ensino e extensão realizando parcerias no desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso, Artigos e Projetos, auxiliando na análise de dados. É composto por 21 alunos, sendo 08 membros da diretoria, definidos em eleições com cargos anuais, 4 professores e um profissional técnico externo. O NECOMP é certificado pela CNPq e segue diretrizes do diretório nacional dos Núcleos de Pesquisa.

“É um fator importante ressaltar que atendemos todos os cursos e estamos abertos a qualquer graduando que quiser fazer parte, os acadêmicos apenas devem ficar atentos a nossos processos seletivos. Também estamos abertos a parcerias para produção de trabalhos acadêmicos, cursos e treinamentos”, pontua Luciano.