Julia Moraes – Estagiária da Assessoria de Comunicação UEMG Passos

O projeto de extensão “Trabalhando o diálogo como forma de prevenção ao suicídio entre adolescentes”, aprovado no Edital PROINPE 01/2019, tem a coordenação da Professora da Unidade Passos, Sandra de Souza Pereira. O objetivo é de levar até as Escolas Públicas esta temática, despertando os alunos para a conscientização sobre o assunto, estruturando um espaço de diálogo, inspirando segurança para que todos possam expressar suas opiniões.

Todo este processo tem a participação de estudantes da UEMG Passos que participam do projeto.  “Temos o intuito de quebrar tabus em relação ao suicídio e promover um diálogo com os estudantes sobre os sentimentos, como identificar que uma pessoa está em sofrimento e o mais importante: como ajudar e quais serviços buscar”, conta Sandra.

Nos dias 12 e 13 de setembro, a Professora Sandra e os integrantes do projeto, Desirê Silva e Flávio Vieira, discentes do 2º período do curso de Enfermagem, e Thalles França, Psicólogo do CAPS AD, visitaram a sala do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Júlia Kubitschek.

“Cada participante obteve uma reação, um sentimento e uma conclusão. Falando de mim, só posso agradecer por ter me voluntariado neste projeto que me deu a oportunidade de transferir conhecimento quanto à prevenção do suicídio”, afirma a estudante Desirê.