Ana Caroline Diniz

Bruna Mecchi

Rafaela Medolago

No dia 28 de agosto, quinta-feira, o cronograma do Evento Jornada da Saúde disponibilizou para os estudantes o minicurso “Como ministrar uma aula de educação sexual”, a responsável por ministrar o conteúdo foi a graduanda de Ciências Biológicas, Marcela de Menezes Mendes.

“Existe um grande ressentimento devido a tudo, eles ficam constrangidos em relação aos amigos, por vergonha ao falar, por todo esse tabu que é falar sobre sexualidade”, afirma a palestrante. Ela ainda frisou que o assunto se torna ainda mais tabu diante do fato das pessoas não interpretarem a questão sexual como algo biológico.

A Jornada da Saúde foi um evento promovido pelos Centros Acadêmicos da área de Saúde da Unidade juntamente com a Atlética dos cursos de Ciências Biológicas, GARRA, a ideia é tornar o evento fixo no calendário da Universidade, sendo realizado uma vez por ano.

Julia Moraes – Estagiária da Assessoria de Comunicação UEMG Passos

Entre os dias 02 e 06 de setembro, a UEMG Passos promoveu a Semana da Estética, o evento aconteceu no Auditório do Bloco 05 da Unidade. A programação contou com palestras, minicursos e oficinas, além de coffee breaks e sorteios para as participantes.

A coordenadora do curso de Estética e Cosmética da Unidade, Nilce Elaine Xiol Morais Gonçalves, diz que atividades extracurriculares são importantes para as discentes. “Eventos como este, permitem o desenvolvimento de habilidades específicas que, em muitos casos, não são trabalhadas em sala de aula. As Semanas Acadêmicas possibilitam o crescimento profissional e pessoal de todas as partes envolvidas, desde a idealização, até sua concretização”.

A organização do evento foi realizada pelo Centro Acadêmico ECOS, do curso de Estética e Cosmética. “Foi o primeiro desafio do nosso Centro Acadêmico, pois queríamos algo surpreendente e atrativo, algo que despertasse o interesse de alunos e professores. Desde o início, focamos em trazer palestrantes que fossem enriquecer a todos e buscamos muitas parcerias na cidade de Passos”, conta a Gestora de Eventos do C.A., Débora Teixeira Gomes.

Pablo Leonardo – Estudante de Jornalismo

Assessoria de Comunicação UEMG Passos

Na próxima quarta-feira, 11 de setembro, acontece o lançamento do Livro “A Mente Estendida além do Discurso: Um Olhar Transhabermasiano à Esfera Pública”, o conteúdo é fruto de um estudo transdisciplinar, resultado da pesquisa de Doutorado da Profª Dra. Camila Moura Pinto, defendida em 2017, no Programa de Pós-graduação em Educação da PUC-Rio.

A Tese discute a possibilidade de transcender o usual tratamento dispensado à esfera pública habermasiana, chamando atenção para algumas lacunas de sua caracterização. A partir do diálogo com teóricos da mente e cognição estendida, argumenta-se que a esfera pública é uma tecnologia cognitiva e não apenas um espaço discursivo verbal.

O tema foi escolhido com a necessidade de discutir, a partir da centralidade das mídias nos processos de formação humana, o conceito de esfera pública para além do viés habermasiano que a caracteriza como espaço dos atos de fala e da ação comunicativa.

A relação acadêmica deste conteúdo para os estudantes acontece a partir do entendimento de que as tecnologias não são meros instrumentos que utilizamos, mas parte da mente humana e que, por isso, são constitutivas da cognição, é um argumento complexo que parte de teorias recentes da área da filosofia da mente.

O lançamento acontece às 19h, no evento: Ciências Humanas e Novas Tecnologias, organizado pelo Professor de Filosofia Leonardo Camargo. Local: Auditório 1 (Bloco 1 - UEMG), Avenida Juca Stockler, 1130.

<<  setembro 2019  >>