Gustavo Costa Araújo e Dilson Gomes – Estudantes de Jornalismo

Assessoria de Comunicação – UEMG Passos

“Esse assunto é importante, pois é uma parte prática da profissão...”, afirmou a Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas Bacharelado da Unidade Passos, sobre o minicurso Cortes Histológicos em Material Biológico, realizado no dia 28 de agosto, no Bloco 04 da Unidade Passos.

O conteúdo apresentou aos estudantes os procedimentos para preparar lâminas de tecido animal para serem utilizadas em microscópios. A partir deste processo é possível a realização de análise e avaliação dos tecidos humanos, os músculos e a cartilagem, possibilitando a constatação de alterações morfológicas na célula, presença de tumores e patologias.

Realizado pela Professora Marise Margareth Sacarugui, o minicurso abordou o contexto teórico da microscopia, apresentando especificidades, como os tipos de microscópios, suas medidas e funções, a parte prática do workshop foi ministrada pela Professora Odila.

A atividade foi realizada dentro do cronograma da Jornada da Saúde, “A Jornada da Saúde foi organizada a partir da iniciativa da Atlética Garra em conjunto com todos os centros acadêmicos de biológicas”, conta Vitória Mayra da Silva, presidente do Centro Acadêmico Bertha Lutz, do curso de Ciências Biológicas Bacharelado.

Júlia Palhardi – Estagiária da Redação Agência Escola

No dia 27 de agosto, terça-feira, aconteceu o minicurso Capacitação de Testagem Rápida, a atividade fez parte do cronograma da Jornada da Saúde. O workshop, que ocorreu no Auditório 02 do Bloco 01, contou com a participação de estudantes de diversos cursos da área da saúde, além de enfermeiros e técnicos de enfermagem da Atenção Primária á Saúde de Passos (APS).

Foram discutidos assuntos como a prevenção combinada do HIV, Novas Tecnologias de Prevenção e principalmente sobre o fortalecimento e capacitação da Rede de Atenção à Saúde.

O minicurso foi ministrado pelo Professor do curso de Enfermagem da UEMG Passos, Policardo Gonçalves da Silva, que também é Enfermeiro no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Ambulatório Escola (AMBES) juntamente com a discente do curso de Enfermagem, Ana Luiza Soares Turci.

“É necessário ampliar e fazer com que todos saibam da disponibilidade dos insumos de prevenção nas Unidades de Saúde e também no Ambes, que é um serviço de referência regional em prevenção, diagnóstico e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais”, conclui Policardo,

<<  setembro 2019  >>