Julia Moraes – Estagiária da Assessoria de Comunicação UEMG Passos

O projeto de extensão “Uemg de portas abertas para você” busca levar aos estudantes do Ensino Médio de Escolas Públicas, algumas informações sobre o funcionamento da Universidade do Estado de Minas Gerais, o ENEM e dúvidas sobre os cursos disponíveis na Instituição.

“Foram apresentados os cursos oferecidos pela UEMG Unidade Passos, além da política de cotas e o funcionamento do ENEM. Esclarecemos dúvidas e questionamentos dos estudantes de forma clara com exposição audiovisual, aplicação de questionário e explanação sobre os temas já citados”, conta uma das alunas responsáveis pelo trabalho, Alexandra Rezende da Silva, do 5º período de Serviço Social.

A professora responsável por orientar as discentes é Adriana de Souza Lima Queiroz, que ministra a disciplina de Pesquisa Social. A elaboração do projeto, segundo ela, é uma atividade avaliativa proposta durante a aula. “É necessário apresentar a importância de se desenvolver projetos na área do Serviço Social e orientar os estudantes quanto às etapas de elaboração de um projeto, bem como sua aplicação e apresentação do relatório final.  Todos os projetos elaborados e desenvolvidos pelos alunos, procuraram atender a alguma demanda da sociedade. Este, em especial, procurou atender a uma demanda que foi vivenciada pelas acadêmicas antes de ingressarem na Universidade”.

Além de Alexandra, as discentes envolvidas no projeto são Pamela Argondizo Braga, Carolina Kellen Pereira e Larissa Brando Oliveira. O projeto foi executado em duas escolas, Escola Estadual Caetano Machado da Silveira, em Passos e na Escola Dom João VI, da cidade de Alpinópolis. “Participar da elaboração e execução do projeto foi uma forma de atravessar os muros acadêmicos, mostrar para esses jovens oriundos de escolas públicas que ocupar um espaço universitário é possível. Nos trouxe crescimento intelectual, pois através dele planejamos a intervenção com a orientação da professora Adriana, e crescimento pessoal, pois conseguimos despertar o interesse dos estudantes e motivar os mesmos a realização de um sonho”, afirma Alexandra.



 

Julia Moraes – Estagiária Assessoria de Comunicação UEMG Passos

As Conferências Nacionais de Saúde são realizadas desde 1941 no país, com o objetivo de dialogar sobre temas relacionados à Saúde Pública, Direito à Saúde e impulsionar a participação social sobre a saúde no país. Antes da Conferência Nacional, acontecem Conferências Municipais e Estaduais, passando por etapas, onde são constituídas várias propostas, as quais serão selecionadas e, ao final, na etapa Nacional, poderão ser oficialmente regulamentadas.

A etapa nacional será realizada de 04 a 07 de agosto de 2019, em Brasília, e será precedida por etapas municipais e estaduais. A etapa Municipal de Passos ocorreu do dia 12 de abril e foi organizada pela Prefeitura de Passos, com a coordenação da docente da Universidade do Estado de Minas Gerais, Karina Maciel Pádua. A proposta foi planejada com os seguintes eixos temáticos:

·         I – Saúde como direito;

·         II – Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS);

·         III – Financiamento adequado e suficiente para o SUS;

Nos dias 25, 26 e 27 de junho aconteceu em Belo Horizonte a Etapa Estadual, entre os doze delegados selecionados para representar o Município de Passos no evento, estão a Coordenadora do curso de Biomedicina da Uemg, Alessandra Bonacini Cheraim Silva e a Assistente Social do Ambulatório Escola, Gleida Dias Souza.

As Conferências Nacionais de Saúde buscam ampliar o debate em prol do desenvolvimento do tema no país, de forma que a população se beneficie com a discussão de propostas.

 “Foi de grande relevância, sobretudo pelo fato de conquistarmos duas vagas para a representação de Passos e região na próxima etapa nacional. Foram eleitos os conselheiros Luzia Rodrigues e Sebastião Leandro Fonseca. Além disto, é de grande importância garantir após debates, discussão e votação, um modelo de atenção à Saúde que atenda aos princípios do SUS e que este seja resolutivo”, conclui a Coordenadora Alessandra.

Conheça os 12 delegados selecionados para representarem Passos na Etapa Estadual

 

Nome

Seguimento de Representação

Alessandra Bonacini Cheraim Silva

Gestor/Prestador

Oneida Amparado

Usuário

Gleida Dias Souza

Trabalhador

Sebastião Leandro Fonseca

Gestor/Prestador

Patrícia Sarno Calixto

Trabalhador

Luzia Rodrigues

Usuário

Evânia de Araújo Lima

Trabalhador

Rui Batista de Oliveira

Usuário

Lucia Helena Saturnino da Silva

Usuário

Tainara Candida da Silva

Usuário

Patricia Sarno Calixto

Trabalhador

Olivia Cristina Alves Lopes

Gestor/Prestador



Notícias por ANO e MÊS

Calendário de Noticias e Eventos

<<  julho 2019  >>
seteququsedo
24252627282930
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930311234