Julia Moraes – Estagiária da Assessoria de Comunicação UEMG Passos

Entre os dias 24 e 28 de junho, aconteceu a Semana da Matemática, evento com inúmeras atividades voltadas para os cursos da Área de Exatas da Unidade Passos. A iniciativa para a criação da Semana surgiu de uma parceria entre a coordenação do curso de Matemática da UEMG Passos e o Centro Acadêmico de Matemática.  Neste período, aconteceram diversos minicursos, palestras e rodas de leitura e debate.

“Havia uma necessidade de integrar os alunos, fazendo uma troca de conhecimento entre eles e trazendo palestras e minicursos que pudessem ser úteis no contexto acadêmico, aprofundando alguns assuntos. Os alunos sempre dão sugestão de temas que querem e, na medida do possível, nós os abordamos. Este ano enfatizamos a leitura e o conhecimento, formas diferentes de dar aula, trouxemos filosofia e um pouco de projetos como a escola em tempo integral. O último dia da programação é o que mais agrega por causa da diversidade de cursos disponíveis. A pesquisa é importante em nossa vida, por isso dar voz a ela é essencial”, conta a coordenadora e professora do curso de Matemática da Uemg, Daniele Helena Bonfim Borges.

O presidente do Centro Acadêmico de Matemática, o estudante Gabriel Rodrigues de Sousa, complementa que “com o total de 10 eventos, dentre eles, palestras e minicursos, buscamos trazer não apenas conteúdo do meio matemático, mas decidimos abranger também conteúdos da área das ciências humanas, dentre eles, filosofia e língua portuguesa, para relembrar aos discentes a importância de se manterem informados em todas as áreas possíveis, não ficarem presos somente em fórmulas e teorias”.

Os estudantes compareceram em peso e, de acordo com a coordenadora, discentes de outros cursos, como de Física, Pedagogia, Sistemas de Informação, Engenharia de Produção, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil e Educação Física, também participaram do evento. “Nossa meta é que possamos aumentar, não só os cursos que participam, mas trazer a comunidade. Tivemos mais de 200 inscrições para a semana deste ano”, declara.

A parceria entre a coordenação e o Centro Acadêmico foi importante para a realização da Semana. “Foi graças ao grande apoio da coordenação do curso de Matemática que foi possível realizar este evento, o C.A teve em todo momento uma colaboração da coordenação”. Você pode conferir mais informações e fotos do evento no site,https://semana-da-matematica-uemg.webnode.com/.

Julia Moraes – Estagiária da Assessoria de Comunicação UEMG Passos

Alguns estudantes do 3º período do curso de Medicina da Uemg Passos desenvolveram uma ação de promoção e prevenção à saúde sobre verminoses, na tradicional Feira de Domingo da cidade, que acontece na Avenida JK, em Passos. Este trabalho foi realizado como parte da disciplina de Parasitologia, contando com 12 discentes colaboradores, sob a supervisão do professor José de Paula.

A estudante Dandhara Santos Damião, explica sobre o projeto desenvolvido pelo grupo. “Tem como finalidade avaliar o conhecimento da população sobre as verminoses, que acometem os indivíduos com mais frequência. Elas podem ser transmitidas por meio da lavagem incorreta das verduras. Somando a isso, nosso trabalho foi de extrema relevância, pois acreditávamos que a população tinha conhecimento acerca da importância de ter as verduras bem lavadas, porém o que encontramos foi o oposto. Para passarmos essas informações às pessoas, usamos um panfleto informativo que foi distribuído na feira e também, um dos integrantes do projeto vestiu-se de cenoura, com o intuito de chamar atenção das pessoas que circulavam na feira”.

A aluna Paula Gonçalves de Oliveira comenta sobre a atividade realizada no dia 02 de junho, que tinha como público alvo os consumidores. “Atuar na promoção da saúde de forma direta com a população possibilita o aprendizado sobre como identificar as necessidades e os riscos aos quais as pessoas estão expostas de forma que, nós, enquanto profissionais da saúde, possamos intervir nos determinantes para a ocorrência de doença antes que esta se estabeleça”, conclui.

<<  julho 2019  >>