Julia Moraes – Estagiária da Assessoria de Comunicação da UEMG Passos

Na tarde de sexta-feira, 14/06, na Casa da Cultura de Passos, aconteceu o lançamento da coletânea de livros "Compilado de Artigos sobre pessoas que vivem com HIV". São três livros, abordando diversas temáticas sobre a convivência com o HIV: o primeiro, com o tema de "Assistência Integral à Saúde da criança, da mulher e do adolescente", o segundo aborda os temas "Relacionados ao conhecimento do HIV, à nutrição e à exposição ao material biológico" e o terceiro traz a temática "Relacionados à busca ativa aos faltosos, às populações-chave prioritárias, à prevalência e às atividades educativas". Estavam presentes alguns autores da coletânea, como a organizadora e autora Josely Pinto de Moura, o autor Geilton Xavier de Matos e as autoras Maria Olímpia Almada e Raquel Dully Andrade, além do Diretor Uemg Passos, também autor de um dos artigos publicados, Professor Itamar Teodoro de Faria.

O docente da Universidade do Estado de Minas Gerais e coordenador da farmácia do Ambulatório Escola, Geilton Xavier de Matos conta um pouco sobre sua colaboração para a construção da obra: “Eu fui responsável por auxiliar a Josely, juntamente com a Raquel e a Maria Olímpia a selecionar os artigos que fossem fazer parte desta coletânea, são tres obras que reúnem quase todos os artigos, projetos,  e TCCs dos últimos três anos no Ambes, todos eles relacionados ao local, com o intuito de divulgá-lo”.

Toda a coletânea reúne artigos de discentes da Uemg, responsáveis por realizar, com o auxílio dos professores, várias pesquisas relacionadas à pessoas que vivem com HIV.  Foi uma união entre docentes e discentes, uma conquista significativa para todos os envolvidos.

“A grande importância desta publicação é prepararmos os alunos para uma vida acadêmica e, mesmo para aqueles que não tiverem interesse de seguir uma carreira acadêmica, será um diferencial relevante no currículo dos discentes e uma formação em Ensino e Pesquisa, bem apurada. É um dia de muita emoção, de alegrias e realizações, porque é uma obra que foi feita em muitas mãos, com uma equipe multidisciplinar, além de contar com a importante participação da equipe do Ambes, onde foram realizadas todas estas pesquisas”, afirma a autora Josely Pinto de Moura.

A professora e autora Raquel Dully Andrade, comenta que esta “é uma conquista muito importante para a autoestima, para a motivação destes alunos, para que eles possam continaur buscando conhecimento, novos horizontes, estimulando o seu processo contínuo de aprendizagem ao longo da vida”.

As pesquisas que foram fruto deste trabalho são essenciais para as pessoas que vivem com HIV, e, segundo a docente da Universidade e uma das autoras, Maria Olímpia Ribeiro do Vale, os pacientes possuem várias considerações, tanto da doença, quanto para o tratamento. “Há várias contra indicações, problemas medicamentosos, do metabolismo, que vão interferir na qualidade de vida das pessoas. As pesquisas relacionadas a isso são importantes, para melhorar a qualidade de vida delas, para que possam viver melhor”.

“Este é um resultado do trabalho de professores extensionistas e acadêmicos da área de Saúde, que vem se dedicando sobre assuntos pertinentes ao Ambulatório, um centro de referências para Infecções Sexualmente Transmissíveis. A obra lançada é uma das amostras de que nós efetivamente produzimos conhecimento e que ele interfere positivamente na sociedade”, afirma o Diretor Itamar Teodoro de Faria.