Julia Moraes – Estagiária da Assessoria de Comunicação UEMG Passos

No dia 13 de junho, o 3° Período de Nutrição da UEMG Passos participou de uma avaliação a partir da degustação de petiscos saudáveis desenvolvidos pelos estudantes, a atividade foi coordenada pela professora Jussara de Castro Almeida,

A atividade é um projeto de Ensino Interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de Higiene e Legislação, Nutrição e Dietética I e Técnica Dietética. A professora ressalta que “o intuito é que os alunos utilizem a teoria de forma prática, construindo preparações do ponto de vista adequado, higiênico e sanitário, da técnica nutricional, envolvendo os nutrientes chaves. Como o tema escolhido foi petiscos saudáveis, percebemos no mercado uma deficiência relacionada a isso, então, muitas pessoas vão a bares e não há coisas saudáveis. Queremos criar algo saudável, saboroso e em um preço acessível”.

A degustação foi avaliada por seis jurados. Quatro nutricionistas, compondo o júri técnico e mais duas pessoas representantes do paladar popular. Estavam presentes na mesa os nutricionistas Enrico Mota Joele, Lyvia Mendes, Sabrina Silva e Vivian Freitas. O Diretor Acadêmico da Unidade Passos, Itamar Teodoro de Faria, e a funcionária Letícia Helena Freitas Santos forma os escolhidos para representar a opinião do público.

Um dos estudantes participantes da atividade, Éverton Augusto Marques, enfatiza a importância da realização deste tipo de evento: “É bem interessante essa interação do aluno com o professor e a matéria. Isso proporciona para nós, estudantes, a técnica real, a gente vivencia e tem todo um aparato sobre qualquer coisa que tivermos que produzir na disciplina, saímos de dentro da sala e realmente fazemos algo relevante e relacionado com o conteúdo passado durante a aula”, conclui.

Enrico, Lyvia e Sabrina são egressos da UEMG Passos e também participaram desta atividade quando ainda eram estudantes de Nutrição. “Eu passei por esse processo e conhecemos de forma abrangente essa área, dentro da produção, até mesmo dentro do marketing, como divulgar o produto, e como incentivar a população a consumir alimentos cada vez mais saudáveis. Comecei a me recordar da minha época, a gente produzindo o alimento que criamos em casa, então, é sensacional voltar aqui”, comenta Lyvia, sobre a alegria de estar de volta à Uemg, para prestigiar os estudantes e contribuir com o aprendizado e formação deles.

“É uma atividade que o curso de Nutrição sempre faz para incentivar a criatividade dentro das normas da profissão, algo importantíssimo para a formação deles. A ideia é de que qualquer comida consegue ser feita com um tom mais saudável, mesmo que sejam petiscos de buteco. Qualquer comida pode ser gostosa, inclusive as saudáveis”, conclui o Diretor Itamar.

Fabiana Dias de Lima, Felipe Misuraca Meirelles e Tatiane Moreira Análio – Estudantes de Jornalismo

Os Centros Acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas Bacharelado e Ciências Biológicas Licenciatura promoveram na Praça do Rosário, em Passos, o evento “Biologia na Praça”. A atividade que aconteceu no dia 06 de junho, fez parte da Semana do Meio Ambiente e teve como objetivo levar à comunidade trabalhos realizados na Universidade e frisar a importância do meio ambiente para a sociedade.

“Este é um evento que contempla uma parte importante do trabalho da Universidade que é a Extensão. É o momento em que os alunos e professores interagem com a comunidade externa à Universidade e pode estender seus conhecimentos e ações a esse público que nem sempre se dá conta do que é feito na Academia. Portanto a comunidade se beneficia diretamente com este tipo de ação.” comenta o coordenador de Ciências Biológicas Licenciatura, Juliano Fiorelini.

A programação contou com entrega de mudas de árvores frutíferas e plantas de grande porte em parceria com o Policial Militar do Meio Ambiente. “A comunidade precisa conhecer melhor a importância sobre a preservação do meio ambiente, em nossa Universidade esta pauta é muito discutida e vários projetos acadêmicos buscam preservar a natureza, como também conscientizar as pessoas sobre o tema”, afirma o Diretor Itamar Faria.

<<  junho 2019  >>