Julia Moraes – Estagiária da Assessoria de Comunicação de Passos

Estudantes do 3º Período do curso de Medicina realizaram uma atividade com o objetivo de conscientizar os alunos e alunas do Colégio Estadual Deus Universo e Virtude sobre a Ascaridíase. A atividade foi coordenada pelo professor José de Paula e aconteceu no dia 24 de maio.

“Conversamos com as crianças do Ensino Fundamental para mostrar a importância de se conhecer sobre as parasitoses que são mais comuns nesta idade, principalmente. Escolhemos falar da Ascaridíase, mais conhecida, popularmente, como Lombriga. Falamos sobre verme, como é a transmissão, para que eles consigam fazer a prevenção, composta por ações como sempre, por lavar as mãos, os alimentos e manter a higiene”, conta a estudante de Medicina, Carolina Pereira Guedes.

Os estudantes realizaram um teatro explicativo, mesclando diversão com didática. Foi realizada uma dinâmica, após o teatro, com perguntas para as crianças. “A importância é justamente levarmos nosso conhecimento para eles, de forma mais lúdica, simples, porque temos acesso a um conhecimento científico e o transformamos em atividades, brincadeiras”, pontua a aluna Anna Cláudia Soares de Souza Meira.

A professora de apoio do Colégio Estadual Deus Universo e Virtude, Helena Maria Quirino Silveira, frisa a importância sobre a realização da atividade, “é sempre muito importante. Com a ajuda dos alunos da Universidade do Estado de Minas Gerais, podemos reforçar. Nossas crianças estão bem informadas e, com a colaboração de todos, vamos ficar mais informadas ainda. A informação sempre está em primeiro lugar e é essencial”, conclui.

Julia Moraes – Estagiária da Assessoria de Comunicação UEMG Passos

O Centro Acadêmico de Direito XIII de Fevereiro da Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Passos, promoveu uma palestra com o Excelentíssimo Ministro Vice-Presidente do Superior Tribunal Militar, Dr. José Barroso Filho.

O evento foi organizado em parceria com o Clube Passense de Natação, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Passos), o Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais de Passos e a Câmara dos Vereadores de Passos. O tema abordado foi “Quando só o Direito não basta”, o evento foi aberto para toda a comunidade, realizando o papel de extensão da Universidade. A palestra também marcou a comemoração dos 25 anos do curso de Direito da UEMG Passos.

Segundo o presidente do CA de Direito, Guilherme Henrique Dias Martins, “O palestrante mostrou vertentes que alcançaram um âmbito avançado, ultrapassando os limites do Direito, podendo ser resgatados aspectos fundamentais à uma sociedade politicamente organizada”.

Dr. José Barroso Filho se emocionou com as manifestações de acolhimento dos estudantes e lembrou o fato de Passos ser sua cidade Natal. “Ressaltamos que estudar Direito não se finda apenas no estudo das leis, além disso, buscamos sempre uma humanização do Direito, maior contato com a sociedade e com a realidade que nos cerca no dia-a-dia de todos os cidadãos”, comenta Guilherme.

“A vinda de um Ministro de Estado marca a formação dos alunos, que passam a contar com uma personalidade do universo jurídico em seu currículo formativo e agregam no seu networking”, comenta a coordenadora do curso de Direito, Ana Paula de Fátima Coelho. O evento aconteceu no Salão Social do Clube Passense de Natação, dia 28 de maio.

<<  junho 2019  >>