Fabiana Dias de Lima e Felipe Misuraca Meirelles – Estudantes de Jornalismo

Na última sexta-feira, 24, aconteceu no auditório do Bloco 01 da UEMG Unidade Passos, a palestra “Vegetarianismo e Veganismo”, que abordou temas como a importância da substituição da proteína animal. O responsável por apresentar o conteúdo foi o Nutricionista e Educador Físico, Alexandre Bretas, a atividade fez parte do cronograma da Jornada de Nutrição,

O palestrante considera o Veganismo uma prática de vida que exige esforço, sendo considerado um desafio para os nutricionistas. Além disso, Bretas ainda identificou questões éticas no âmbito da saúde e ambiental como motivação para o indivíduo optar por retirar a carne do cardápio.

Outros assuntos tratados na palestra foram os tipos de vegetarianismo, a importância da suplementação em dietas vegetarianas ou veganas e condições de consumo de proteína vegetal, vitamina B12 e ferro baseadas em pesquisas científicas.

Letícia Asselli, estudante do 3° período de Nutrição e Diretora de Comunicação do Sanutri (Centro Acadêmico de Nutrição), comentou sobre a escolha do tema da palestra: "Muita gente do curso perguntou se iria ter algo sobre vegetarianismo, porque o tema está muito em alta. Então, falamos com o Alexandre Bretas que já palestrou outras vezes aqui e resolvemos realizar esta palestra”, explica.

Texto : Julia Moraes – Estagiária da Assessoria de Comunicação de Passos

Colaboração: Fabiana Lima e Felipe Meirelles (Estudantes de Jornalismo)

Na tarde desta segunda-feira, 27, às 14h, foi inaugurado Laboratório de Tanatopraxia da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Passos. Na cerimônia estavam presentes, a Reitora da UEMG, Lavínia Rosa Rodrigues, o Vice-Reitor, Thiago Torres Costa Pereira, o Diretor da Unidade Passos, Itamar Teodoro de Faria, o Vice-Diretor, Willian Paulo Graciano, o coordenador do curso de Medicina, Leonardo de Oliveira Consolim, o Pró-Reitor de Planejamento, Gestão e Finanças da UEMG, Fernando Sette Júnior e representando o Prefeito de Passos, Renatinho Ourives, Clarissa Carneiro Leão Batista, apoiadora de Gestão da Secretaria Municipal de Saúde.

Aproximadamente 230 pessoas compareceram ao evento, para assistir à abertura oficial do Laboratório, que vai atender a todos os cursos da área de saúde da Unidade Passos. O primeiro a discursar sobre a inauguração foi o presidente do Centro Acadêmico Barão de Passos (CA do curso de Medicina), Cristopher Mateus Carvalho. “No curso de Medicina há grande importância nessa vivência com o verdadeiro corpo humano, sentindo o aspecto e como é essa situação na vida real”, comenta o discente.

“É sempre muito bom inaugurar novos laboratórios, novas estruturas. Trabalhamos, dentro da reitoria, a política do atendimento ao estudante, ao professor, aos servidores técnicos administrativos. Existem melhorias e podemos dar mais suporte aos cursos de graduação, já fomentando cursos de pós-graduação, às vezes no âmbito do lacto sensu, às vezes no âmbito do strictu sensu, que é o ideal, no oferecimento de um mestrado e de um doutorado”, destaca o Vice-Reitor Thiago Torres.

O Laboratório tem papel importante na formação dos estudantes, proporcionando um ambiente próprio para a realização de atividades práticas dos cursos da área de saúde. “Não dá para pensarmos nos maiores avanços tecnológicos se não tivermos uma base extremamente fundamentada. O passo que estamos dando com a inauguração desse laboratório é de que nós tenhamos alunos preparados para qualquer desafio que o futuro lhes traga”, afirma o Coordenador do Curso de Medicina, Leonardo de Oliveira Consolim.

“Esse laboratório está previsto no projeto pedagógico do curso desde o início. Desde 2016, estamos na luta para consegui-lo, mas não é somente a questão dele, em si, pois existe um processo, que é a aquisição de corpos para estudo. Este processo deu-se início em 2016, em um contato que tivemos com a UFMG, esses corpos que os alunos irão estudar são de um termo de parceria entre a UFMG e a UEMG, onde acontece a cessão dos cadáveres, complementa a subcoordenadora do curso de Medicina, Maria Ambrosina Cardoso Maia.

“A construção deste Laboratório representa um passo importante para toda nossa Universidade, vários professores da área de saúde podem utilizar o espaço para promoverem aulas práticas, levando aos discentes conhecimentos técnicos, que são de extrema importância para um bom desempenho profissional”, afirma o Diretor Itamar Faria.

Durante a cerimônia, a Reitora Lavínia Rodrigues comentou sobre a incorporação do patrimônio da FESP pela UEMG. “Em 2018, nós conseguimos aprovar na Assembleia Legislativa uma legislação que nos permite neste momento fazer esse processo de transferência dos bens patrimoniais, da FESP para a UEMG. Os passivos e as dívidas que existem, serão transferidas para o Estado. Nós estamos com uma expectativa muito positiva, com um diálogo com o Ministério Público, o processo de acelerar o tabelião da cidade já está pré-agendado, nós deveremos, brevemente, estar aqui, para fazer essa transferência em cartório”, explica.

Fernando Sette, Thiago Torres, Lavínia Rodrigues, Itamar Faria, Leonardo Consolim

<<  maio 2019  >>