Assessoria de Comunicação UEMG – Passos

O Centro Acadêmico XIII de Fevereiro, do curso de Direito da Unidade Passos, promoveu na manhã da última terça-feira, 30, a palestra “O papel do Delegado de Polícia no Sistema Criminal, técnicas de investigação”. O evento aconteceu no Auditório do Prédio 02 – Bloco 05.

O responsável por ministrar o conteúdo foi o Delegado Regional de Passos, Marcos Pimenta. O palestrante apresentou detalhes sobre a realidade do trabalho realizado pela Polícia Civil, comentando seu modo de operação e técnicas de trabalho.

“Para muitos, o tema ainda permanecia obscuro, sem muito conhecimento, mas foi muito bem elucidado pelo palestrante, que explanou o importante trabalho da Polícia Civil”, afirma Guilherme Dias, presidente do CA. A palestra foi aberta para toda comunidade acadêmica, com participação dos estudantes de Direito e outros cursos da Unidade.

“É muito importante que as organizações estudantis, como por exemplo, o Centro Acadêmico, realize atividades que promovam o conhecimento, é um complemento à formação que acontece dentro da Universidade. Parabéns ao CA XIII de Fevereiro pela iniciativa”, comenta o Diretor Itamar Teodoro de Faria.

 



 

Julia Moraes – Estagiária da Assessoria de Comunicação UEMG Passos

Os estudantes do curso de Serviço Social prestigiaram a palestra ministrada pela Assistente Social Joice Sousa Costa, o evento abordou o tema “O Serviço Social e seus desafios contemporâneos”.

 “Os alunos adquiriram conhecimento sobre desafios da atualidade, como a crise do capitalismo e seus rebatimentos junto às pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, usuários do Serviço Social e das políticas públicas de assistência social”, ressalta a coordenadora do Curso de Serviço Social, Claudia Fernandes Silva Souza.

Além dos discentes de Serviço Social, o público da palestra contou com estudantes de outros cursos da Unidade Passos e também alguns profissionais da área de Assistência Social do município.

A presidente do Centro Acadêmico do Curso de Serviço Social, C.A. Márcio Nalini, estudante Amabile Maria de Moura Passos, elogiou a palestra. “Acredito que a aula contribuiu muito no sentido de apresentar o que o Serviço Social traz como perspectiva, quais mediações pode fazer e o que precisa ser trabalhado diante dos desafios que enfrentamos na contemporaneidade”. O evento aconteceu no Auditório do Prédio 02 - Bloco 05, dia 11 de Abril. 



Julia Moraes – Estagiária Assessoria de Comunicação UEMG Passos

O Centro Acadêmico de Letras, C.A. Cecília Meireles, promoveu um evento abordando questões sobre a carreira na área acadêmica. Os palestrantes foram o Assessor da Pró-Reitoria de Extensão e de Relações Internacionais da UEMG, Julio César Machado, e o professor da Unidade Passos, Sérgio Campos Gonçalves.

A presidente do Centro Acadêmico Cecília Meireles, Quezia Costa Lara, aluna do 5° período de Letras, ressalta a importância da palestra para os discentes, “os dois professores deram dicas muito importantes pra quem pretende seguir essa carreira acadêmica. A abordagem dos assuntos da palestra contribuiu para os alunos conhecerem essa área de trabalho e produção científica”.

“Carreira tem tudo a ver com egressos, porque a pessoa se forma e ela vai começar a carreira dela. Eu foquei a palestra no seguinte ponto, a formatura de uma graduação não é o fim, na verdade, é o começo. Então, a pessoa que se graduou em qualquer curso, ela não deve comemorar um fim, pois é um começo, é neste momento que começará a carreira dela”, explica o Assessor da Pró-Reitoria de Extensão sobre a palestra ministrada no dia 17 de abril.

O docente Sérgio Campos Gonçalves pontua que o tema implicava também explicar como funciona a Universidade, sua sustentação pelos três pilares da pesquisa, extensão e o ensino, e explicar como funciona o acesso, os processos seletivos para continuar em nível de pós-graduação, o que é uma pesquisa de mestrado, doutorado etc.

“Não se costuma explicar para os alunos como funciona o acesso a pós-graduação, como funciona a necessidade de se realizar pesquisa e qual a importância de realiza-la para a Universidade continuar funcionando”, complementa o professor Sérgio.

 



 

Julia Moraes – Estagiária Assessoria de Comunicação UEMG Passos

O Diretor Acadêmico da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Passos, Itamar Teodoro de Faria, realizou uma palestra no Colégio Estadual Júlia Kubitschek, no dia 25 de abril, última quinta-feira. O professor frisou com os estudantes o novo método de Vestibular da UEMG, a partir deste ano o processo acontece exclusivamente pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 

“Aproveitamos a oportunidade para comentar sobre os cursos que a Unidade oferece e o papel da Universidade na transformação da realidade social”, comenta o Diretor. Os discentes tiveram espaço para perguntas, vários estudantes aproveitaram a ocasião para esclarecerem dúvidas sobre o cotidiano universitário.  

“Itamar abriu completamente todos os leques, tinha várias dúvidas e, com a explicação dele, tive um entendimento muito maior. Com a palestra dele, tirei todas as dúvidas que tinha desde meu 1º ano do Ensino Médio. Como farei o ENEM este ano, foi crucial, de extrema importância”, comenta Tiffany Luzia Aparecida dos Reis, estudante do 3° ano.  

O Diretor do Colégio, Itamar José de Oliveira Júnior, ressalta a importância da palestra para a escola e para os estudantes. “Para nós, esta parceria é muito importante. Achamos muito relevante a fala do Diretor Acadêmico da UEMG, principalmente para as turmas do 3º ano do Ensino Médio, tocar no assunto de Universidade, de sonhos”, pontua.

 



 

Julia Moraes – Estagiária da Assessoria de Comunicação Integrada

 

Os Centros Acadêmicos de Nutrição, Jornalismo e Engenharia Civil da Unidade Passos realizaram a entrega de doações arrecadadas durante a Gincana Social para o Centro de Aprendizagem Pró-Menor – CAPP.

 “A recepção das doações foi marcada de grande êxtase por parte dos alunos da UEMG e de grande alegria pela equipe do CAPP, que recebeu fraternalmente os vários discentes que traziam as doações”, conta Laiz Jackeline de Melo, Assistente Social do CAPP.

Na Gincana Social, cada curso participante se tornou responsável pela a arrecadação de produtos específicos. O curso de Jornalismo arrecadou materiais de limpeza, a Nutrição, alimentos e, por fim, a Engenharia Civil realizou a arrecadação de materiais escolares.

“A nutricionista, responsável técnica do CAPP, nos informou que a maioria dos itens arrecadados atenderá a demanda até o final deste semestre letivo. A dinâmica de levar os acadêmicos lá no local funcionou. Acredito que eles se sensibilizaram ainda mais com a causa, pois conheceram o local e o pessoal que trabalha na instituição”, comenta Natália Rosa, presidente do Centro Acadêmico de Nutrição – SANUTRI. .

 “É importante essa integração que temos com a sociedade, porque o Centro Acadêmico não é só dentro da Universidade, é interessante ele atuar como uma associação extencionista”, frisa o presidente do Centro Acadêmico Machado de Assis, do curso de Jornalismo, Lucas Oliveira de Jesus. A equipe de estudantes de Jornalismo produziu um vídeo institucional para o CAPP, o material também foi apresentado aos estudantes da UEMG que participaram da Gincana Social, com o intuito de conhecerem o trabalho realizado pelo Centro de Aprendizagem Pró-Menor.

 “Eles ficaram muito satisfeitos, já que precisam de doações. O CAPP tem uma estrutura muito grande para ser mantida e muitas crianças para receberem suporte. E para esse suporte ser de qualidade, é necessária a ajuda da comunidade, porque eles não tem muita verba e o vínculo com o governo está sendo finalizado”, afirma a presidente do Centro Acadêmico de Engenharia Civil Prestes Maia, Ellen Santos de Paula Ribeiro. A entrega dos produtos arrecadados na Gincana Social foi realizada no dia 08 de abril.

 

 



Notícias por ANO e MÊS

Calendário de Noticias e Eventos

<<  julho 2019  >>
seteququsedo
24252627282930
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930311234