Julia Moraes – Estagiária Assessoria de Comunicação Passos

Durante a semana de volta às aulas, Centros Acadêmicos de vários cursos da Universidade organizaram recepções para os calouros. Foram promovidas, a partir do dia 18 de fevereiro, diversas atividades onde os novos alunos tiveram a chance de integrar e interagir com os veteranos. Gincanas, atividades de apresentação, interação, dinâmicas em grupo, entre outras, marcaram as primeiras semanas do semestre letivo.

A presidente do Centro Acadêmico de Engenharia Civil (CADEC), Ellen Santos de Paula Ribeiro, aluna do 6º período, contou um pouco sobre como está sendo esta experiência de recepcionar os novos estudantes à unidade.

 “Quando entrei na faculdade, não recebi nenhum tipo de recepção. A gente acaba sentindo falta disso, pois muitas pessoas vêm de outras cidades e, logo, ficam meio perdidas. Pensando nisso, propomos um cronograma de atividades para receber bem os calouros e fazer com que se sintam menos perdidos e para já se enturmarem mais com o pessoal”, relata. O CADEC propôs, dentro de seu cronograma, uma ação solidária  para ajudar o CAPP (Centro de Aprendizagem Pró Menor de Passos) a arrecadar materiais escolares.

Os Centros Acadêmicos de Nutrição (SANUTRI) e de Jornalismo (Machado de Assis) também se uniram para realizar uma ação solidária no CAPP. A presidente do C.A de Jornalismo, Bárbara Carvalho de Castro, aluna do 5º período, falou sobre esta parceria entre os dois C.As: “Realizamos uma gincana social com os calouros de ambos os cursos. O CAPP é uma instituição que já atua há um tempo em Passos, auxiliando crianças e adolescentes, da alfabetização até a inserção no mercado de trabalho. Eles precisam de comida e de produtos de limpeza, então, fizemos essa parceria para poder arrecadar o que é necessitado na instituição. O jornalismo ficará encarregado de arrecadar produtos de limpeza e a nutrição encarregada de arrecadar comida, vamos dividir os calouros em grupos e cada grupo vai arrecadar os itens durante um mês. No final deste mês, no dia 30/03, nos reuniremos em um evento na instituição, onde faremos a contagem da pontuação dos produtos. O grupo ganhador vai receber horas de ACG e, no caso do jornalismo, vão receber tirante e um corote no dia da nossa festa. É uma parceria bem bacana que o Centro Acadêmico de Jornalismo nunca fez, nunca participou. Achamos muito importante para poder unir o C.A da Comunicação e suas atividades com outros cursos, como a Nutrição”.

Natália Rosa Amaral, presidente do SANUTRI e aluna do 7º período aponta que “é muito importante que os calouros se sintam acolhidos para não ficarem perdidos nos primeiros dias, tanto na faculdade quanto na cidade. Inclusive, a interação entre veteranos e calouros fortalece não só a network de todos, como também o curso e a profissão”.

Com o objetivo de orientar os discentes recém-chegados, o Centro Acadêmico de História Dandara dos Palmares, segundo a vice-presidente Bruna Ferreira Lopes, do 3º período do curso, abriu as atividades de recepção com o lançamento de um Manual de Orientação para os calouros, contendo informações sobre a UEMG.

“O Manual tem o intuito de apresentar aos calouros a Universidade, trazendo informações sobre a Biblioteca, os prédios onde estão instalados os cursos, os contatos importantes dentro da UEMG, como diretoria e NAE, as instalações do próprio curso de História, tendo em vista o Laboratório de História e a UNABEM, as redes sociais e informações básicas, como o transporte público. Além de proporcionar uma visão geral sobre o curso, demonstrando as áreas de atuação do profissional de licenciatura em História e uma breve história da Universidade na cidade de Passos”, conta Bruna.

O Centro Acadêmico de Engenharia de Produção (CAEDPRO) também produziu um Manual para os calouros. Letícia Bemjamim Barroso, presidente do CAEDPRO e aluna do 5º período, disse que o material foi produzido com o intuito de explicar sobre o curso, as atividades extracurriculares e o que a faculdade oferece. “Ser universitário é uma coisa nova, na qual a maioria se sente perdida. É fundamental acolher e conhecer os nossos calouros para que eles também possam nos conhecer e se engajar na faculdade”, declara Letícia.

Já o Centro Acadêmico de Medicina, o CABAP (Centro Acadêmico Barão de Passos), afirmou que as atividades de recepção trouxeram ótimos resultados. “Observamos uma ótima interação entre veteranos e calouros, onde os veteranos mostraram-se extremamente abertos a tirar dúvidas dos calouros, ajudar com moradia e tudo mais. Acreditamos que um ambiente cuja interação seja favorável pode criar laços de amizade que podem ser levados para o resto da vida!”.

Os veteranos da medicina também apresentaram as dependências da universidade aos calouros, mostrando todos os espaços que eles devem ocupar durante sua vida acadêmica, inteirando-os a respeito do cotidiano universitário.

A função dos C.As é lutar pelas reinvindicações dos alunos de cada curso, dialogando com os representantes da universidade. É deles a iniciativa de promover atividades durante esta primeira semana de aula para fazer com que os novos alunos se sintam bem-vindos ao ambiente acadêmico. Afinal, esta é uma fase completamente nova para eles e, desta forma, eles podem começar a se sentir confortáveis com ela.

Além disso, os Centros têm vários cronogramas para o longo do ano: todos mencionados nessa matéria possuem planos de trazer palestras para os alunos de seus cursos, workshops, atividades complementares, entre outras coisas importantíssimas para a formação dos docentes.

Expectativas da Universidade do Estado de Minas Gerais para 2019

O diretor acadêmico, Itamar Teodoro de Faria, comentou sobre as expectativas para este ano letivo da Universidade, principalmente enquanto passa por diversas mudanças em seu cenário. “Nesse primeiro momento, há expectativa de que precisaremos ter paciência para ver quais serão as diretrizes que a administração do Estado vai enviar para a Universidade. Algumas coisas já temos definidas: o governo já determinou várias contingências, vários cortes e a universidade tem tentado se adaptar”, afirma.  

Apesar desse novo cenário, Itamar garante que todos estão empenhando-se ao máximo para que os alunos continuem tendo a melhor universidade possível: “Estamos trabalhando para que o impacto no funcionamento da unidade seja o menor possível, para que nenhuma das atividades fundamentais de ensino, pesquisa e extensão, sejam comprometidas. Até o momento temos conseguido isso e continuaremos na luta constante para aprofundar e melhorar o trabalho que vem sendo desenvolvido. Uma coisa positiva, uma conquista, foi a implementação da assistência estudantil, os insumos para os funcionamentos de laboratórios, aulas práticas, serão liberados. Por um lado, tem essa necessidade de contingenciamento, de corte de gastos, dessa precaução, por outro lado, temos conseguido garantir o funcionamento da unidade. Sempre lutaremos para que nossos serviços sejam mantidos com qualidade e excelência”.

Com o objetivo de informar os calouros a respeito da localização dos seus cursos e dos blocos, a Universidade disponibiliza uma tabela com todos os 27 cursos e seus respectivos blocos:

BLOCO

CURSO

BLOCO 05

ADMINISTRAÇÃO (BACHARELADO)

BLOCO 05

AGRONOMIA (BACHARELADO)

BLOCO 01

BIOMEDICINA (BACHARELADO)

BLOCO 01

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BACHARELADO)

BLOCO 01

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA)

BLOCO 05

CIÊNCIAS CONTÁBEIS (BACHARELADO)

BLOCO 06

PUBLICIDADE E PROPAGANDA (BACHARELADO)

BLOCO 06

DESIGN DE MODA (BACHARELADO)

BLOCO 05

DIREITO (BACHARELADO)

BLOCO 05

EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHARELADO)

BLOCO 05

EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA)

BLOCO 01

ENFERMAGEM (BACHARELADO)

BLOCO 05

ENGENHARIA AMBIENTAL (BACHARELADO)

BLOCO 05

ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)

BLOCO 05

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (BACHARELADO)

BLOCO 01

ESTÉTICA E COSMÉTICA (TECNÓLOGO)

BLOCO 05

FÍSICA (LICENCIATURA)

BLOCO 05

GESTÃO COMERCIAL (TECNÓLOGO)

BLOCO 01

HISTÓRIA (LICENCIATURA)

BLOCO 06

JORNALISMO (BACHARELADO)

BLOCO 01

LETRAS – PORTUGUÊS (LICENCIATURA)

BLOCO 05

MATEMÁTICA (LICENCIATURA)

BLOCO 01

MEDICINA (BACHARELADO)

BLOCO 01

NUTRIÇÃO (BACHARELADO)

BLOCO 01

PEDAGOGIA (LICENCIATURA)

BLOCO 05

SERVIÇO SOCIAL (BACHARELADO)

BLOCO 05

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (BACHARELADO)

 

BLOCO 01 – Av. Juca Stockler, 1130

BLOCO 05 – Rua Colorado, 700

BLOCO 06 – Rua Doutor Carvalho, 1410

 



O Centro Acadêmico do curso de Direito da Unidade Passos promoveu entre os dias 11 e 15 de março a Semana da Mulher, no cronograma realizado foram apresentadas palestras e desenvolvidas rodas de conversa com participação da comunidade, as atividades aconteceram no Auditório do Bloco 05, Prédio 02.

 “Esta semana foi feita em observância aos 25 anos de tradição do curso de direito da UEMG – Unidade Passos (Jubileu de prata), como primeira programação do ano jurídico e em comemoração ao dia internacional da mulher”, conta o presidente do Centro Acadêmico de Direito, Guilherme Henrique Dias Martins, estudante do 3° período.

O resultado foi excelente, todos os dias o auditório esteve lotado, “Os participantes gostaram muito dos temas, foram novos e atuais, dos quais algumas pessoas nem tinham ouvido falar. Mulheres aproveitaram o momento para fazer consultas sobre seus direitos”, relata Guilherme.

Confira as atividades realizadas:

 

Tema

Palestrante

Violência Obstétrica

Doula e Terapeuta Holística Tainara Candida

Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres

Dra. Elaine Maia Nascimento

Roda de conversa sobre a violência contra a mulher

Dra. Richele Souza, Dra. Hayrane Andrade e Dra. Jessika chahhoud

Mulheres na política

Mônica Ash

Violência Institucional

Defensora Pública e Coordenadora Local de Cássia/MG, Dra. Ariadne Fernanda de Faria e Sousa Ramos

 

Durante todos os dias da programação, houve lotação máxima do auditório

Plateia em um dos dias da Semana da Mulher



Notícias por ANO e MÊS

Calendário de Noticias e Eventos

<<  novembro 2019  >>
seteququsedo
28293031123
45678910
11121314151617
18192021222324
2526272829301
2345678