27/03/2018

Gabriela Andrazi, estagiária da Redação Agência Escola


Os cursos de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e Jornalismo da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) Unidade Passos recebem o jornalista e professor, Tiago Severino para a aula inaugural do semestre letivo e traz como tema o Fake News e pós-verdade: perspectivas para as eleições de 2018. A palestra acontece na próxima quarta-feira, 28, no pátio do bloco 6, às 19h. O evento foi pensado para os 268 alunos e professores, porém, todos os cursos estão convidados.

Tiago é mestre pelo Programa de Pós-Gradução em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). É graduado em Comunicação Social com especialização em Jornalismo Político pela Faculdades Unidas do Norte de Minas (Funorte). O jornalista tem experiência em TV, Rádio, Assessoria de Comunicação e Jornalismo Impresso. Atualmente é professor do Instituto Federal do Sul de Minas, no campus Passos.

O estudante de jornalismo, Thiago Ramos conta que suas expectativas estão altas para a aula, uma vez que ele vê esses eventos como grande aprendizado.“Entrar em contato com professores consagrados da área e profissionais do mercado permite que a gente tenha um panorama da profissão com todos os seus desafios e conquistas, além de ser um momento especial de integração entre as turmas”, disse Ramos.



O palestrante Tiago Severino, jornalista e professor do IFSuldeminas vai ministrar aula sobre Fake News

PASSOS



22/03/2018

Assessoria de Comunicação - UEMG Passos


Arquivo Pessoal


A estudante do curso de Sistemas de Informação, Natália Souza - participante do programa WyExperience - foi responsável pela palestra “Passos Empreendedores” que teve a participação de estudantes da UEMG Passos, a atividade é uma das várias ações a serem desenvolvidas pela aluna dentro do Ecossistema Canastra Valley.

Além de falar sobre os principais desafios da vivência empreendedora, Natália aproveitou a ocasião para apresentar a equipe do projeto que desenvolve atualmente, o Mentor Vida. Em 2017 a discente fez parte da equipe de Minas Gerais, o grupo foi finalista no Desafio Universitário Empreendedor SEBRAE em Brasília.


Arquivo Pessoal


“A intenção é motivar que mais alunos trilhem o caminho do empreendedorismo, que gerem novas ideias e coloquem em prática, foi motivo de muito orgulho ter contado com a presença em peso dos alunos de Sistemas de Informação e também dos meus amigos e cofundadores do projeto Mentor Vida. Agradeço o apoio da coordenadora e professora de Sistemas de Informação, Vânia de Oliveira Borges, pela oportunidade e parceria durante todos esses anos”, disse Natália.

De acordo com a participante do WyExperience, na primeira semana de abril será disponibilizado nas redes sociais e no site o cadastro para utilizar a plataforma Mentor Vida. “Em breve nossa equipe deverá aumentar, iremos selecionar novos membros para auxiliar na construção deste projeto e também estaremos auxiliando várias ações em paralelo, como capacitações e eventos, tudo em busca de provocar um crescimento regional e também gerar conhecimento para o nosso ecossistema o Canastra Valley”.


Arquivo Pessoal

PASSOS



21/03/2018

Gabriela Andreazi, estagiária da Redação Agência Escola

O Minas Lab – Incubadora de Novas Mídias para a Juventude – projeto da Associação Coletivo Cultural realizado em parceria com a Subsecretaria de Juventude e a Secretaria de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania de Minas Gerais (SEDPAC), oferecerá nos próximos dias 23 e 24 de março oficinas de audiovisual, fotografia, redes sociais e redação.

Passos é uma das cidades escolhidas para a apresentação da segunda fase do projeto, que visa atender dezenas de jovens e ajudar na consolidação de núcleos de mídias pelo interior do Estado. O projeto é voltado para a formação de comunicadores e agentes culturais e de movimentos sociais e jovens em geral.
As oficinas serão ofertas no bloco 6 da UEMG Passos, IFSULDEMINAS e na Casa Matura. As inscrições são gratuitas e localmente conta com o apoio da Casa Coletiva Matura e do curso de Comunicação Social da UEMG Passos.

Para participar basta preencher o formulário: https://goo.gl/iFZcuC 

Programação completa:
23/03
Oficina de Fotografia/Audiovisual
Horário: 14h
Local: UEMG Passos – Bloco 6 – Bairro Nossa Senhora das Graças

23/03
Oficina de Redes Sociais
Horários:19h às 20h40 | 21h às 22h40
Local: IFSULDEMINAS – Campus Passos - Rua Mario Ribola, 409 - Penha 2

24/03
Oficina de Mídia Livre e Redes Sociais
Horário: 16h
Local: Casa Matura – Rua David Baldini, 31 - Centro

PASSOS



20/03/2018

Rita Reis, estagiária da Assessoria de Comunicação UEMG Passos

Ecologia da polinização foi o tema abordado em duas palestras direcionadas aos discentes do curso de Ciências Biológicas, o responsável em levar o conteúdo foi Professor Doutor Christiano Peres Coelho, as atividades aconteceram nos dias 15 e 16 de março, no Auditório do Bloco Principal.

A palestra nominada “Micoheterotrofia e ombrohidrocoria no Cerrado, é possível?”, tem como base estudos em ecologia de polinizações e contou com relatos, pesquisas e curiosidades sobre os estudos do docente com seus alunos da Universidade Federal de Goiás – UFG, além de fotos, vídeos e dados científicos de todos os dados coletados.



Atualmente, o foco de pesquisas de Christiano se localiza na cidade de Jataí, além de analisar e inferir o ecossistema já conhecido por outros, seu grupo de discentes realiza pesquisas que são consideradas únicas no país, levando em conta o Cerrado e toda sua vegetação, os sistemas específicos de polinizações e a interação entre plantas e animais.

“É importante que ocorra esse contato com alunos da graduação, pois além de trazer novos conhecimentos, é possível que desperte neles a vontade de descobrir novas áreas, fazendo com que novos estudantes se envolvam nas pesquisas” ressalta o convidado. Além de valorizar a importância das pesquisas em universidades, o professor acrescenta que a instituição que ele leciona está apta a receber discentes interessados em desenvolverem mestrados, artigos científicos e projetos na área.













O Professor da UEMG, Hipólito Ferreira Paulino Neto, responsável pelo convite ao professor Christiano para a realização das palestras, leciona nos cursos de Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), Nutrição e Enfermagem, ele destaca a importância da existência de parcerias dentro e fora das universidades. “É válido que os alunos saibam das oportunidades de continuarem estudando, mesmo que fora de Passos. Para produzir ciência, é necessário ter parcerias e unir forças. Essa foi a ideia central de trazer o professor aqui, para aumentar os conhecimentos e trocar informações, que, futuramente, serão alvo de pesquisas de diversos alunos daqui”.
Professor Christiano Peres juntamente com o Docente Hipólito Ferreira

PASSOS



17/03/2018

Estagiária da Redação Agência Escola – Gabriela Andreazi

 

“Uma vez por ano um homem apanha flores. A cada 5 minutos uma mulher apanha”. Essa foi uma das frases que chamaram a atenção no último dia 8 de Março, conhecido como Dia Internacional da Mulher. O Centro Acadêmico de Jornalismo (C.A) “Machado de Assis” da UEMG Unidade Passos fez um intervenção para mostrar às pessoas a importância desse dia.


A presidente do C.A, Gabriella Garbim teve a ideia de usar o dia 8 como forma de retratar a resistência da mulher. Junto com outros membros do Centro Acadêmico, foram criados cartazes com mensagens de luta e apoio, além de colocar dados sobre denúncia.

Gabriella conta que objetivo foi conscientizar e chamar a atenção para um assunto tão importante: “Discutir sobre o assunto é algo que deveria acontecer o ano todo, não apenas no dia da mulher. Muitas mulheres morrem nas mãos de companheiros e familiares, até mesmo de desconhecidos, e viram meras estatísticas. Todas as mulheres estão propensas à violência física e psicológica simplesmente por serem mulheres.”

Arte desenvolvida pela equipe do Centro Acadêmico Machade de Assis - Jornalismo UEMG/Passos

O intuito foi fazer com que as pessoas se chocassem com tantos fatos reais. Para afirmar a violência que as mulheres sofrem diariamente, foi colocado um áudio onde uma mulher denuncia o abuso que vinha sofrendo. Ao entrar no corredor da exibição, a sensação era de passar pelo o que aquela mulher sofreu: “Queríamos que a pessoa se sentisse filha/filho, irmã/irmão daquela mulher que estava ligando pedindo ajuda para a PM”, afirma a presidente.

A estudante de Jornalismo Rita Reis conta como foi importante ressaltar o que é o dia 8 para as mulheres: “Estar ciente dos abusos e casos de feminicídio no Brasil e no mundo, é fundamental. Ainda mais no ambiente Universitário. A forma como tudo foi mostrado causou grande impacto em todos que por ali passavam, uma vez que captou a atenção e fez com que o dia oito de março fosse visto como o que ele realmente é, um dia de resistência e luta feminina.”

 

 

PASSOS



Notícias por ANO e MÊS

Calendário de Noticias e Eventos

<<  março 2019  >>
seteququsedo
25262728123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
1234567