30/11/2017

Assessoria UEMG-Passos

Docentes da Unidade Passos foram aprovados no concurso para professores da UEMG, Julio Cesar Machado, empossado no dia 20 de novembro e Ana Paula Coelho, que recebeu a posse no dia 17 de outubro.

A professora Ana Paula foi aprovada para lecionar Direito Civil, atualmente ela leciona no curso de Direito. Já o professor Julio Machado foi aprovado na vaga de Língua Portuguesa, neste ano o professor está entre os professores do corpo docente dos cursos de Letras e Pedagogia.

22/11/2017

Fernanda Freire e Júlia Palhardi - 4º Período de Jornalismo
Fotos: Professora Adriana Dias
Dando sequência à programação da II Semana da Consciência Negra de Passos, aconteceu na segunda-feira, 20, no auditório do Bloco Principal a exibição do web documentário “Coroa de Menino Jesus” e, em seguida, uma roda de conversa sobre tradições da cultura negra como a Congada e a Capoeira.

A noite contou com a presença do Capitão de Terno, Daniel do Santos, que explicou a história da Congada na cidade. “É uma tradição centenária e de cunho religioso, passada de geração para geração. Na minha vida, a Congada é a base e a defendo com todas as minhas forças”.

Já o Mestre Reginaldo Santana, presidente do Grupo Nosso Senhor do Bonfim, referiu-se à Capoeira como uma luta e dança da libertação, genuinamente brasileira, “é a única luta no mundo que se faz rindo, cantando e dançando. É um patrimônio cultural do Brasil que está se difundindo pelo mundo. Fico feliz em saber que o mundo reconhece que a Capoeira é nossa”, disse.

Ao final, Reginaldo conduziu uma cantiga típica da Capoeira, momento em que todos os presentes se uniram a uma roda para participar da tradição.

21/11/2017

Assessoria de Comunicação Institucional da UEMG Unidade Passos

Estudantes do Curso de Direito da UEMG Unidade Passos realizaram, no dia 17 de novembro, visita técnica ao Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, na cidade de Belo Horizonte. A visita foi organizada pelo Centro Acadêmico do Curso de Direito sob a orientação da professora Dr.ª Zaíra Garcia de Oliveira.

Com o objetivo de criar canais efetivos de comunicação com a sociedade, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais lançou o programa “Conhecendo o Judiciário”. O objetivo é aproximar a sociedade do Poder Judiciário, apresentando sua estrutura e funcionamento; grande oportunidade para os estudantes do Curso de Direito.

A visita programada concedeu aos alunos assistir à palestra do Juiz Dr. Pedro Câmara Raposo Lopes; conhecer o Palácio da Justiça “Rodrigues Campos”; visitar o Museu da Memória do Judiciário Mineiro, para apreciar parte da história da justiça do Estado de Minas Gerais, e, por fim, conhecer a Praça da Liberdade.

De acordo com o estudante do 6º período, presidente do Centro Acadêmico do Curso de Direito da UEMG Passos, Breno Santos Nobre, a visita técnica ao Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais foi um grande aprendizado. “Visitar o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais foi uma experiência incrível. Nessa viagem, conseguimos desmistificar a figura de um judiciário distante, conhecer um pouco da história da justiça mineira e explorar as belezas de Belo Horizonte. Dado o sucesso da viagem, o Curso de Direito da UEMG Passos está motivado a agendar mais visitas como essa para que outros alunos tenham esse mesmo privilégio".

21/11/2017

Assessoria de Comunicação Institucional da UEMG Unidade Passos

A Liga Acadêmica de Saúde do Idoso – LASI da UEMG Unidade Passos realizou, no dia 1o de novembro, a entrega dos alimentos arrecadados no I Simpósio LASI / UEMG – Envelhecimento. A Liga é coordenada pela professora Dr.ª Nilzemar Ribeiro De Souza e tem como presidente o discente Rhuan Luiz Ribeiro Mota, ambos do Curso de Enfermagem.

Os alimentos arrecadados foram doados para o Lar São Vicente de Paulo e a enfermeira Cínara, coordenadora de Enfermagem da instituição, foi quem recebeu os ligantes para a entrega dos alimentos, no qual foi arrecado mais de 100 quilos.

Segundo a professora Dr.ª Nilzemar Ribeiro De Souza e o estudante Rhuan Luiz Ribeiro Mota, o I Simpósio LASI/UEMG – Envelhecimento foi de grande importância na formação dos estudantes do Curso de Enfermagem, Biomedicina, Serviço Social, Letras e Historia. Puderam enriquecer mais seus conhecimentos sobre os aspectos que envolvem o envelhecimento. Para os alunos integrantes da LASI / UEMG está sendo importante participar, pois estão obtendo grande oportunidade de vivenciar o processo do envelhecimento ao lidar com idosos e, principalmente, de desenvolver o trabalho em grupo e adquirir habilidades com pessoas acima de 60 anos, mostrando que é possível envelhecer com saúde, e principalmente, feliz.

A liga LASI – UEMG agradece a todos que participaram doando os alimentos.

20/11/2017

Texto: Gabriela Andreazi – 6º período de Jornalismo

Nesta semana, entre os dias 20 a 24, será realizada a II Semana da Consciência Negra. O evento é uma parceria entre o SoulVoz e o Grupo de Estudos Maria Carolina de Jesus e Sarará Criolo.

A semana tem como foco a educação e contará com atividades voltadas para a consciência e a importância do negro para a constituição e identidade da nação brasileira e, principalmente, o respeito à diversidade humana e a abominação do racismo e do preconceito.

Oficinas, workshops , rodas de conversas são algumas das atividades que farão parte da II Semana, para ver o cronograma completo clique aqui.

<<  março 2019  >>