22/11/2017
Fernanda Freire e Júlia Palhardi - 4º Período de Jornalismo
Fotos: Professora Adriana Dias
Dando sequência à programação da II Semana da Consciência Negra de Passos, aconteceu na segunda-feira, 20, no auditório do Bloco Principal a exibição do web documentário “Coroa de Menino Jesus” e, em seguida, uma roda de conversa sobre tradições da cultura negra como a Congada e a Capoeira.
A noite contou com a presença do Capitão de Terno, Daniel do Santos, que explicou a história da Congada na cidade. “É uma tradição centenária e de cunho religioso, passada de geração para geração. Na minha vida, a Congada é a base e a defendo com todas as minhas forças”.
Já o Mestre Reginaldo Santana, presidente do Grupo Nosso Senhor do Bonfim, referiu-se à Capoeira como uma luta e dança da libertação, genuinamente brasileira, “é a única luta no mundo que se faz rindo, cantando e dançando. É um patrimônio cultural do Brasil que está se difundindo pelo mundo. Fico feliz em saber que o mundo reconhece que a Capoeira é nossa”, disse.
Ao final, Reginaldo conduziu uma cantiga típica da Capoeira, momento em que todos os presentes se uniram a uma roda para participar da tradição.

PASSOS
21/11/2017
Assessoria de Comunicação Institucional da UEMG Unidade Passos
A Liga Acadêmica de Saúde do Idoso – LASI da UEMG Unidade Passos realizou, no dia 1o de novembro, a entrega dos alimentos arrecadados no I Simpósio LASI / UEMG – Envelhecimento. A Liga é coordenada pela professora Dr.ª Nilzemar Ribeiro De Souza e tem como presidente o discente Rhuan Luiz Ribeiro Mota, ambos do Curso de Enfermagem.
Os alimentos arrecadados foram doados para o Lar São Vicente de Paulo e a enfermeira Cínara, coordenadora de Enfermagem da instituição, foi quem recebeu os ligantes para a entrega dos alimentos, no qual foi arrecado mais de 100 quilos.
Segundo a professora Dr.ª Nilzemar Ribeiro De Souza e o estudante Rhuan Luiz Ribeiro Mota, o I Simpósio LASI/UEMG – Envelhecimento foi de grande importância na formação dos estudantes do Curso de Enfermagem, Biomedicina, Serviço Social, Letras e Historia. Puderam enriquecer mais seus conhecimentos sobre os aspectos que envolvem o envelhecimento. Para os alunos integrantes da LASI / UEMG está sendo importante participar, pois estão obtendo grande oportunidade de vivenciar o processo do envelhecimento ao lidar com idosos e, principalmente, de desenvolver o trabalho em grupo e adquirir habilidades com pessoas acima de 60 anos, mostrando que é possível envelhecer com saúde, e principalmente, feliz.
A liga LASI – UEMG agradece a todos que participaram doando os alimentos.



PASSOS