31/10/2017

Gabriela Andreazi – 6º período de Jornalismo

O Centro Acadêmico de Design e Moda da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Unidade Passos realizou sua primeira Semana Acadêmica, entre os dias 24 e 28 de outubro, que contou com palestras e workshops.

O grande destaque da semana foi a realização do desfile, no bloco principal da Universidade, que apresentou os looks criados pelos estudantes de Moda.

A semana contou ainda com profissionais da área que ministraram palestras e deram aos estudantes uma visão mais prática sobre o curso. Os worshops foram outra forma de mostrar o que os alunos aprendem em sala de aula.

A estudante do 2º período de Moda, Maria Carolina Alves Lourenço, falou sobre a importância de se fazer uma semana com essa. “É importante promover uma interação dos alunos com profissionais que passam visão de mercado e desenvolvem a criatividade desses alunos em diversos pontos, como criação e empreendedorismo”.

PASSOS



Assessoria de Comunicação Institucional UEMG Unidade Passos
30/10/2017


A UEMG Unidade Passos por meio do Curso de Sistemas de Informação realizou no dia 20 de outubro de 2017, das 7h00 às 20h40, no Bloco 11 – Cire, no bairro Eldorado, o 1º Hackathon da Universidade. O termo Hackathon significa Maratona de Programação, derivado da combinação das palavras inglesas “hack” (programar de forma excepcional) e “marathon” (maratona).

O evento 1º Hackathon UEMG Passos consistiu numa maratona de programação na qual reuniu cerca de 30 competidores, que discutiram, pensaram e desenvolveram ideias inovadoras, envolvendo tecnologias a fim de contribuir para a melhoria de atividades na área de sustentabilidade e meio ambiente de Passos e região, tornando os serviços prestados mais eficientes, transparentes e ágeis. O intuito do evento foi fomentar o desenvolvimento de tecnologia instigando nos participantes o sentimento de empreendedorismo, capacidades criativas e técnica.

A programação do evento transcorreu normalmente, foi realizado o sorteio “problema do dia” com o título: "QUEIMADAS'. Os alunos tiveram 10 horas para gerar uma solução para auxílio/ controle/solução, utilizando de TI. A equipe Campeã foi a Bioprogram, composta pelos alunos: João Pedro Reis Oliveira e  Kathelin  de Souza da Silva (6º período), Bruno Borges (4º período), Kauê Melo (2º período) estudantes do Curso de Sistemas de Informação e a aluna Izadora Nicioli (4º Período) do Curso Ciências Biológicas - Licenciatura.

O Hackathon é um evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software para uma maratona de programação. O objetivo principal consiste em desenvolver um software que atenda a um fim específico ou projetos livres que sejam inovadores e utilizáveis.  Empresas por todo mundo têm organizado seus Hackathons, como Google, IBM, Samsung, Facebook, Rede Globo, etc.

Segundo a Coordenadora do Curso de Sistemas de Informação, Vânia de Oliveira Borges, “o evento foi maravilhoso e ficamos satisfeitos com os resultados apresentados. Os avaliadores (empresários,  professores do IFSuldeMinas e consultores da área) elogiaram as participações e soluções apresentadas.  Houve grande envolvimento de todos os professores da Unidade. Foram 6 equipes participantes (27 alunos), sendo 24 de Sistemas de informação, 2 do Curso de Ciências Biológicas e 1 estudante do Curso de Enfermagem. Parabéns a todos”.

Gabriel Martins (representante CA e participante - 4º Período do Curso de Sistemas de Informação):  "Não temos palavras para descrever o 1º Hackathon, foi um grande evento e não seria possível realiza-lo sem o apoio dos professores, e com a participação em massa dos alunos do curso de Sistemas de Informação tornou-se um dia inesquecível, onde todos trocaram informações e se tornaram profissionais melhores, esperamos que esse seja o  primeiro Hackathon de muitos outros”.

Danilo Paiva (4º Período do Curso de Sistemas de Informação): "O primeiro Hackathon da UEMG Passos foi um evento muito bem organizado, estruturado e dinâmico, onde os alunos puderam usar todo seu conhecimento e ainda buscar novos conhecimentos para propor uma resolução para um problema bem complexo. O mais legal dessa experiência foi à integração entre as visões e conhecimentos dos alunos de diferentes fases da graduação onde os alunos mais novos puderam ter uma visão do que irão aprender mais pra frente. Acredito que para uma primeira experiência, o evento foi muito bem organizado e realizado, sendo que, o único ponto negativo, na minha opinião, foi a pouca quantidade de times”.

Steven de Paula Paião (2º Período do Curso de Sistemas de Informação): "O Hackathon proporcionou a todos os seus participantes um grande aprendizado: o trabalho em equipe. E não só isso, ao colocar alunos de diferentes períodos e até de outros cursos houve interação, comunicação, humildade intelectual, tolerância, troca de conhecimentos, ideias e experiências. Trabalhando em equipe ficamos mais motivados e comprometidos, afinal uns dependem dos outros, e todos são responsáveis pelas falhas e pelo sucesso. Creio que o Hackathon é um evento que todo estudante, ao menos uma vez, deveria participar, pois acrescenta muito, principalmente à vida profissional, porque afinal ninguém é tão independente a ponto de fazer tudo sozinho”.

Khathelin Souza (6º Período do Curso de Sistemas de Informação): "Foi uma experiência incrível. Juntar pessoas que não se conheciam muito para trabalharem juntas. Na nossa equipe, todos eram muito criativos, e o que vimos de mais impactante foi como conseguimos nos adaptar um ao outro e aceitar ideias, adaptá-las e melhorá-las num curto período. O resultado foi muito mais positivo do que esperávamos. Só tenho a agradecer a todos da organização, que deram seu melhor para o evento acontecer e ser um sucesso. Foi um aprendizado incrível, e torço para que as próximas edições sejam ainda melhores que a primeira”.

Bruno Borges (4º Período do Curso de Sistemas de Informação): "Participar do 1º Hackathon e ser campeão foi uma grande conquista, pois tinham grandes equipes com muito potencial disputando este evento. Nossa equipe trabalhou muito bem para pensar em uma solução do tema proposto. Foi uma grande experiência adquirida por ter participado e que com certeza todos da equipe não vão esquecer”.































PASSOS



27/10/2017

Assessoria de Comunicação Institucional da UEMG Unidade

A UEMG Passos, no dia 24 de outubro de 2017, publicou o resultado final do edital de Carta Consulta para indicação de docente para o provimento dos cargos de Diretor e Vice-Diretor de Unidade Acadêmica da UEMG Unidade Passos. A carta consulta ocorreu no dia 18 de outubro de 2017 e o resultado foi 61,28% dos votos para a CHAPA 01, que foi eleita pela universidade.

A Comissão Coordenadora, representando o Colegiado de Coordenadores Acadêmicos, seguindo a resolução do CONUN nº352/2016 e o calendário validado pelo Conselho Universitário em Reunião Ordinária realizada em 9 de março de 2017, realizou a Consulta Aberta a todos os segmentos da comunidade acadêmica (docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes) da Universidade do Estado de Minas Gerais da Unidade Passos para indicação de docentes aos cargos citados, de acordo com as disposições do edital.

O Processo de Consulta foi de responsabilidade da Comissão Coordenadora designada pela Direção da Unidade Acadêmica, formada pelos seguintes membros: representado pelos docentes o Prof.º Edson Martins, Prof.º Luiz Camilo Silveira Teodoro, Prof.º Luiz Fabiano Barbosa, Prof.º Fernando Roberto Proença, Prof.ª Ana Paula de Fátima Coelho; representado pelos estudantes Cássio Renato de Lima e representado pelos servidores técnico-administrativos Étory dos Reis Zaghi.

O resultado final foi de 61,28% dos votos para CHAPA 01 e 38,72% dos votos para a CHAPA 02, sendo todos estes votos válidos. A Comissão Coordenadora do Edital já encaminhou ofício a Diretoria Acadêmica da Unidade, que juntamente com os Colegiados de Curso da UEMG Passos encaminharão ofício a Reitoria da Universidade para que possam dar posse aos professores eleitos no Conselho Universitário da Universidade do Estado de Minas Gerais (CONUN).

Professores eleitos foram: Diretor Acadêmico Professor Mestre Itamar Teodoro de Faria e Vice-diretor Acadêmico Professor Mestre Willian Paulo Graciano.

Diretor Acadêmico
Professor Mestre Itamar Teodoro de Faria 


Vice-diretor Acadêmico
Professor Mestre Willian Paulo Graciano

 

PASSOS



25/10/2017

Convidado a participar da Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra e Combate ao Trabalho Escravo Contemporâneo (CEVENB), o professor Maurício Mello, que leciona nos cursos de jornalismo e publicidade e propaganda da UEMG Unidade Passos, participou entre os dias 20 e 21 de outubro, do 1º Simpósio de pesquisadores e colaboradores do CEVENB, que ocorreu na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Belo Horizonte.

Durante o evento, Maurício Mello apresentou sua pesquisa acerca das expressões da cultura popular de matriz africana, com o olhar para o folguedo da congada e a dança dramática do moçambique, que ocorrem em cidades do sul de Minas Gerais, a exemplo de São Tomás de Aquino, São Sebastião do Paraíso e Passos. “Faço o mapeamento das manifestações e suas fontes”, afirmou o professor. “Pretendemos deixar esse material disponível a todos que consultarem a Comissão da Verdade”.

Formado por pesquisadores e estudantes das áreas de Ciências Sociais, Pedagogia, História, Geografia, Direito, Letras e Comunicação, a Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra e Combate ao Trabalho Escravo Contemporâneo possui um acordo de cooperação técnica firmado em outubro de 2016 entre a OAB/MG e a UEMG para apoio às atividades de produção de pesquisas.

Integrado ao projeto “Escravidão, Cidadania e Identidade”, de autoria da professora Beatriz Bento de Souza, vice-diretora acadêmica da UEMG Unidade Leopoldina e articuladora da Comissão da Verdade, foram definidos em torno dos pesquisadores nove eixos/grupos de trabalho temáticos:
1. Levantamento e Mapeamento dos Acervos de Natureza Jurídica: Processos Civis e Criminais das Comarcas do Estado de Minas Gerais.
2. Cultura Afro brasileira: História e Memória –  da Escravidão à Contemporaneidade.
3. Comunidades Quilombolas e Territórios de Religiosidades Afro-brasileiras.
4. Crimes, Marcas e Vestígios da Escravidão de Pessoas Negras no Brasil.
5. História e Memória da Mulher Negra em Minas Gerais: da Escravidão ao Momento Atual.
6. Trabalho Escravo Contemporâneo no Brasil.
7. Educação e Políticas  Afirmativas.
8. Justiça e Reparação.
9. Saúde, Sanitarismo e Etnicidade

Informações da Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra e Combate ao Trabalho Escravo Contemporâneo (CEVENB):
sonia.pires@uemg.br
beatrizbento17@hotmail.com
cvescravidaonegra@oabmg.org.br

PASSOS



25/10/2017

Assessoria de Comunicação Institucional da UEMG Unidade Passos

Durante os dias 20 e 27 de outubro de 2017, na Unidade da UAITEC, no Bloco 2 da UEMG Passos, está sendo realizada a capacitação do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Federal Sul de Minas (IFSUL). O objetivo é capacitar o Comitê de Ética em Pesquisa do IFSUL para iniciar suas atividades conforme determina o Conselho Nacional de Saúde e a Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa).

O Comitê de Ética da UEMG Unidade de Passos já realizou a capacitação de outros comitês, com destaque para o da Santa Casa de Misericórdia de Passos. A capacitação está a cargo dos docentes da UEMG Passos Dra. Raquel Dully Andrade e Dr. José de Paula Silva.

De acordo com o coordenador do Comitê de Ética e Pesquisa da UEMG Passos Prof. Dr. José de Paula Silva, é de importância fundamental o evento, do qual irão participar 22 convidados das cidades de Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Pouso Alegre e Passos. Segundo ele, “esta é a função do Comitê de ética: exercer sua autonomia e função consultiva, deliberativa, normativa e educativa”.

O cronograma, aprovado pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa, abordou os seguintes temas no dia 20: A Ética a Moral e o Direito; A Ética na Pesquisa Científica; O Sistema CEP/Conep: uma abordagem histórica; Legislação Norteadora da Atividade dos CEPs. Durante o dia 27, os serão abordados: As Reuniões do CEP - Normas e Diretrizes; Plataforma Brasil: Interfaces com o Pesquisador e com o Comité de Ética em Pesquisa; Como elaborar um Parecer Consubstanciado.

 

PASSOS



Notícias por ANO e MÊS

Calendário de Noticias e Eventos

<<  agosto 2019  >>
seteququsedo
2930311234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930311
2345678