30/09/2017

com trechos e informações do Portal G1

Duas estudantes e um homem morreram em um acidente com um ônibus da prefeitura de Pratápolis (MG) que transportava 40 estudantes na noite desta sexta-feira (29). O acidente aconteceu na MG-050, entre Passos e Itaú de Minas (MG).

Segundo a Polícia Militar Rodoviária, o ônibus bateu na lateral de uma carreta no quilômetro 364. Com a batida, a estudante Graci Elli Maria da Costa e Luciano Moura morreram no local. A outra estudante, Ana Carolina Sobrinho, foi socorrida em estado grave e morreu no Hospital de Passos. Segundo o Corpo de Bombeiros, outras nove pessoas ficaram feridas.

Todas as vítimas fatais moravam em Pratápolis. Graci Elli era estudante de Letras na UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais) e trabalhava no Cartório de Registro de Imóveis. Ana Carolina também era estudante da universidade, onde cursava Serviço Social.

Ao saber do ocorrido, o reitor da UEMG Dijon Moraes Júnior - em nome da reitoria, manifestou condolências aos familiares e amigos das estudantes falecidas no acidente, lamentando também pela terceira vítima e feridos.

Até esta publicação, não havia informações sobre o enterro das vítimas.

PASSOS

 



27/09/2017

Assessoria de Comunicação Institucional UEMG Unidade Passos

A UEMG Unidade Passos por meio do Curso de Nutrição firmou convênio de estágio com a Sodexo do Brasil Comercial S.A, empresa especializada na prestação de serviços de administração de Unidade de Alimentação e Nutrição. Atualmente é uma das maiores empresas deste ramo, prestando serviços em vários estados brasileiros e no exterior.

Por se tratar de uma empresa de grande porte, este convênio proporciona grande oportunidade aos graduandos do Curso de Nutrição da Unidade Passos, pois disponibilizará aos alunos o conhecimento de todas as etapas do processo de gestão de uma Unidade de Alimentação e Nutrição, incluindo a gestão de custos, de recursos humanos, controle de estoque, elaboração de cardápios e fichas técnicas, dentre outras.

Para o professor e também coordenador de estágio do Curso de Nutrição de Unidade Passos, Prof.º Joab Salomão, “esta parceria é de grande relevância para o curso, pois possibilita aos alunos uma formação de excelência para atuação no cenário nacional de unidades produtoras de refeições, visto que se trata de uma empresa de grande porte no setor. A conquista de espaços de elevado padrão para estágios oferta ganhos na qualidade do ensino e da aprendizagem, um marco importante para docentes e discentes da Universidade”.

PASSOS



27/09/2017

Assessoria de Comunicação Institucional da UEMG Unidade Passos

Estudante do Curso de Enfermagem da UEMG Unidade Passos, Elton Junio Sady Prates participou durante os dias 21 e 22 de setembro de 2017 do Congresso Internacional em Metodologia Científica na Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto.

O evento teve como temática 'Pesquisa e fundamentos lógicos da Matemática na Metodologia Científica' e contou com a participação do professor Russel Kabir, da Anglia Ruskin University, Reino Unido; Fethi Belgacem, autoridade pública para Educação Aplicada e Treinamento de Al-Ardhiya, Kuwait; Dionéia Monte Serra, pesquisadora colaboradora do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp e professora do Programa de Mestrado em Saúde e Educação na Unaerp.

Dentre os temas abordados no congresso destacam-se: Life exemples and logical mnemonics for the teaching of mathematicQuantitative methods in psychology; e Fundamentos da matemática na metodologia científica. Segundo o estudante Elton: “O congresso proporcionou um significativo aprendizado e demonstrou os desafios e possibilidades da metodologia científica em âmbito mundial. Assim, eventos como esse devem ser incentivados pela nossa universidade, visto a bagagem teórico-científica que proporciona aos participantes”.

PASSOS



Assessoria de Comunicação Institucional UEMG Unidade Passos

A UAITEC | UEMG Unidade Passos divulga as inscrições para os cursos de tecnologia, que irão até a data de 29 de setembro de 2017. Os interessados deverão acessar o portal www.uaitec.mg.gov.br e fazer o cadastro, e ao confirmar a pré-inscrição o candidato receberá um e-mail informando a data de comparecimento à Unidade.

O pré-requisito do candidato é que o mesmo deverá ter cursado até o 9º ano em seus estudos e ter conhecimento básico de informática. Quando for comparecer na Unidade, levar a seguinte documentação para matrícula: o original e xerox do CPF, RG e comprovante de escolaridade (histórico ou declaração).

Os cursos oferecidos concedem aos estudantes mais conteúdo, interatividade e nova metodologia. São 6 (seis) cursos gratuitos oferecidos a comunidade, confira:

• Analista de Mídias Sociais
Administração estratégica de plataformas de interação (redes sociais). Técnicas de monitoramento de acessos, inclusão e gerenciamento de conteúdo e interpretação das métricas de navegação dos usuários.

• Programador de Sistemas | Programador Web
Programação, codificação e testes em sistemas por meio de diversas tecnologias, como Java e HTML. Revisão, correção, manutenção e montagem de testes em sistemas.

• Desenvolvedor de Jogos
Produção de jogos eletrônicos de computadores e dispositivos móveis. Formulação de regras para os jogos, definição de roteiro e telas ligadas e diferentes linguagens de programação.

• Desenvolvedor de Aplicativos
Uso lógico da análise de situações por meio de algoritmos computacionais, conceitos e aplicações de programação para dispositivos móveis (tablets e celulares), criação, análise e gerenciamento de banco de dados.

• Web Designer
Elaboração de layouts para interfaces web seguindo as normativas do desenho publicitário. Manuseio de equipamentos e softwares da área de edição de imagens.

O estudante da UAITEC | UEMG Passos, André de Oliveira Reis, técnico eletrônico, trabalha atualmente na empresa Telemont Engenharia de Telecomunicações, empresa prestadora de serviço da Oi. Ele recomenda os cursos do UAITEC a todos: "Com intuito em buscar conhecimento procurei a UAITEC/UEMG Passos e cursei o curso Programador de Sistemas, fui muito bem auxiliado pela tutora da Unidade. O curso foi de grande valia simples, pratico e objetivo com o conteúdo”.

Os cursos são completamente gratuitos e os alunoa recebem o material (apostilas) no inicio das aulas. 

Outras informações: https://www.facebook.com/uaitecmg/



26/09/2017

Assessoria de Comunicação Institucional UEMG Unidade Passos

Estudantes do Curso de Engenharia Ambiental da UEMG Unidade Passos estiveram, no dia 20 de setembro, no município de Alpinópolis e São João Batista do Glória para uma visita técnica nas instalações das empresas Laticínios Sanmariana e Fazenda Tucaninha, respectivamente. Sob a orientação da professora mestre Tereza Cristina de Faria Kraüss Pereira, através da disciplina 'Projeto de Gestão Ambiental', os estudantes tiveram a oportunidade de visitar empreendimentos do setor agroindustrial leiteiro.

A visita foi idealizada com intuito de subsidiar a elaboração de um projeto de gestão ambiental previsto no conteúdo programático da disciplina. A escolha dos dois empreendimentos foi estratégica por pertencerem a uma cadeia de produção relevante para formação do PIB da região, como também pelo caráter complementar que os envolve - a versão atualizada da NBR ISO 14001/2015 enfatiza que nas avaliações de aspectos e impactos ambientais seja considerada a “perspectiva de ciclo de vida” dos insumos e serviços envolvidos no processo.

As empresas selecionadas apresentam características distintas, o que propiciou muitos questionamentos sobre o tema, previamente discutido em sala de aula. No Laticínio Sanmariana, todas as etapas do processo produtivo foram abordadas e explicadas pelo gerente geral Sr. Juarez, que responde pela gestão ambiental, processo produtivo e financeiro da indústria. O Laticínio, embora não tenha um SGA (Sistema de Gestão Ambiental) implantado, possui uma gestão voltada para a documentação legal e muito comprometimento com a questão ambiental como parte da sustentabilidade empresarial.

Na Fazenda Tucaninha, a gerência do setor leiteiro é atribuída a um dos proprietários, o zootecnista Prof. Ricardo Godinho. Lá se podem observar diversos procedimentos característicos de SGA, como também a inter-relação entre o social, econômico e ambiental. Todos os questionamentos realizados pelos alunos foram respondidos pelo Prof. Ricardo Godinho.

Percebeu-se o amadurecimento dos alunos, tanto nas questões elaboradas, quanto em seus comportamentos engajados. Para a Profª Tereza Cristina a visita proporcionou muitos benefícios, dentre os quais salientou “a importância da relação teoria e prática na construção e desenvolvimento de conhecimento dos alunos. Fiquei encantada com o comprometimento, amadurecimento e interesse dos alunos de modo geral. Todos os questionamentos e participações foram de total pertinência. A proposta seguirá e culminará em um debate em sala de aula, ocasião em que cada aluno terá oportunidade de se expressar individualmente, depois de concluído o projeto em grupo. Essa dinâmica possibilita desenvolver trabalho em equipe, como também aprimorar a capacidade de se expressar, de analisar criticamente e elaborar proposição de medidas de prevenção e controle, dentre outras habilidades”.

Na visão da estudante Letícia Bueno “o conhecimento prático transcendido na visita ao Laticínio Sanmariana forneceu subsídios para desenvolvimento do projeto da disciplina de Projeto de Gestão Ambiental, revelando a prática de um fluxograma de indústria de laticínios, as dificuldades enfrentadas pelos funcionários quanto às práticas ambientais e legislações pertinentes. Já na Fazenda Tucaninha, a visita proporcionou um conhecimento técnico específico da matéria prima (leite), forma de operação e manuseio do mesmo, facilitando assim o entendimento do sistema num todo".

A estudante Ana Cristina Castro ressaltou: “a visita técnica demonstrou a suma importância da conscientização ambiental de ambas as empresa, e a preocupação com desenvolvimento sustentável de forma a mitigar os impactos gerados por elas ao meio ambiente”.

Já o estudante Lauro Henrique Guimarães se sentiu lisonjeado com a recepção dos proprietários e disse: “é com um reconhecimento ambiental surpreendente que os empreendedores de hoje estão mais receptivos a se inovar com conscientização ambiental, cumprir seus deveres cidadãos e refletir um futuro mais inteligente e apto para mudanças de melhorias”. E finalizou: “Agradecemos a recepção de ambas às empresas que nos acolheram muito bem”.

Visita Técnica do 10º Período da Engenharia Ambiental – UEMG/Passos ao Laticínio Sanmmaria, no município de Alpinópolis (MG)

Visita Técnica do 10º Período da Engenharia Ambiental – UEMG/Passos na Fazendo Tucaninha, no município de São João Batista do Glória (MG)

PASSOS



Notícias por ANO e MÊS

Calendário de Noticias e Eventos

<<  outubro 2019  >>
seteququsedo
30123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031123
45678910