28/08/2017

Texto: Bárbara Navarro Rezende – 2º período de Jornalismo
Fotografia: Paulo Henrique Mozer – 2º período de Jornalismo

Durante a 5ª semana UEMG ocorreu a abertura do acervo e espaço artístico do pintor e professor Wagner de Castro. O acervo está localizado na Casa da Cultura, onde também se encontra o ateliê do artista, local que permanece intacto, do jeito que o artista deixou antes de sua morte, em 2015.

Para a aluna de Ciências Biológicas da UEMG, Bruna Borges, que também é estagiária da Casa da Cultura e responsável pelo acervo do artista, a população passense tem consciência da obra que o pintor deixou à cidade e visita frequentemente a sala. O professor Wagner de Castro nasceu em Franca-SP, mas se mudou para Passos e ficou encantado pela cor da cidade, o que refletia em seus quadros, que por consequência eram mais coloridos.

Os quadros pintados pelo artista retratam o espiritismo, base de sua crença. Suas habilidades de pintura começaram já na infância, logo aos 11 anos de idade; aos 20, foi ouvinte livre da Escola de Belas Artes de São Paulo, mas depois de dois meses abandonou a escola por não concordar com seus métodos de ensino, já que era autodidata e possuía a habilidade de aprender técnicas sem um professor ensinando.

Antes de falecer, o professor Wagner doou seus quadros para Passos, registrando inclusive seu amor pela cidade na tela “Irmandade I” (1991), obra em que retrata a população e a cidade. O único quadro doado pelo autor que não está em Passos se encontra em Londres.

Para conhecer as obras do artista, basta visitar seu acervo na Casa da Cultura de Passos, localizada na Praça Geraldo Silva Maia, s/n, no centro da cidade.

PASSOS



30/08/2017

Assessoria de Comunicação Institucional UEMG Unidade Passos
 
Durante o mês de agosto de 2017 o Ambulatório Escola (AMBES) realizou diversas ações de conscientização e prevenção na Universidade e comunidade.

No auditório do Bloco Principal da UEMG Unidade Passos, o servidor enfermeiro Policardo Gonçalves da Silva e o docente farmacêutico Geilton Xavier de Matos, atuantes no Ambulatório Escola da UEMG Passos, ministraram a palestra “As mil faces da Sífilis”, IST cada vez mais recorrente na atualidade. A palestra fez parte do I Simpósio da LAAC – Liga Acadêmica de Análises Clínicas, formada por alunos dos 1º, 4º e 6º períodos do curso de Biomedicina da Universidade. Na oportunidade, os integrantes da Liga agradeceram a disponibilidade dos palestrantes e a todos os que prestigiaram o I Simpósio.

Outra ação de destaque do Ambulatório escola junto a comunidade foi em parceria com o Supermercado ABC e CEMIG. Realizaram palestra sobre Prevenção e Tratamento de IST / AIDS e Hepatites Virais, na SIPAT 2017 – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Após a palestra foram realizadas testagens rápidas para HIV, Hepatites B e C e Sífilis.







 

PASSOS



26/08/2017

Rogerio Gonçalves da Silva e Kevin Ferreira Beraldo – Estudantes 6º P. de Jornalismo


Com o objetivo de aproximar a comunidade de Passos a atividades culturais, a 5ª Semana da UEMG seguiu com suas atividades no bairro Novo Horizonte. Considerada uma das manifestações artísticas mais tradicionais do Brasil, a Capoeira teve seu espaço para apresentações. Uma roda de capoeira foi realizada na praça Jangada, comandada pelo grupo Nosso Senhor do Bonfim.

O evento contou com a presença de vários moradores do bairro, além de estudantes da UEMG e autoridades da cidade de Passos. O morador Alef Bernardes destaca a importância do evento. ''Acho muito importante ter um evento cultural no nosso bairro, importante para a divulgação.''

O contramestre do grupo de capoeira Nosso Senhor do Bonfim, Alexandre Duarte Costa, Xandão, também ressalta a importância de o evento levar a capoeira para os bairros ''Sou do bairro Coimbra e acho muito bonito ver esse evento acontecendo aqui, pois desperta a atenção das crianças, isso é muito importante''.

A 5ª Semana UEMG teve como tema ''Cultura e Arte de Rua''. As atividades foram concentradas no bairro Novo Horizonte com a realização de diversas manifestações culturais, como recital de poema, música, coral e dança.


PASSOS



Estão prorrogados até o dia 15 de setembro os prazos para inscrição no processo seletivo de cinco cursos de pós-graduação da Unidade Passos:

- Especialização em Língua Portuguesa
- Especialização em Ensino de Ciências e Matemática
- Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior
- Especialização em Gestão Ambiental
- Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho

A divulgação do resultado dos processos seletivos fica adiada até 19 de setembro. O período de matrículas passa a ser de 20 de setembro até 03 de outubro; e os cursos têm seu início previsto no dia 06 de outubro.

Acesse a notícia original com editais e demais informações.

COORDENADORIA DE PÓS-GRADUACAO



Assessoria de Comunicação Institucional UEMG Unidade Passos

29/08/2017

A Coordenação de Pesquisa e Extensão (CPEX) da UEMG Passos realiza nesta semana o 1º Encontro de Professores Pesquisadores e Extensionistas de Passos e Divinópolis.
O encontro é destinado a todos os professores das Unidades, independente de estarem ou não desenvolvendo atividades de pesquisa ou extensão.

As inscrições poderão ser feitas pelo e-mail: cpex.passos@uemg.br, até o dia 29 de agosto e receberão o certificado no dia do evento.

Um dos objetivos do encontro é o alinhamento de procedimentos no âmbito da pesquisa e da extensão na Universidade (participação nos editais de bolsas de iniciação científica e extensão) além do debate sobre o futuro dessas atividades em toda a UEMG.

Estarão presentes docentes das unidades Passos, Divinópolis e a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof.ª Dra. Terezinha Abreu Gontijo

Confira aqui a programação.

Serviço:

  • Encontro de Professores Pesquisadores e Extensionistas de Passos e Divinópolis
  • Data: 31/08/2017
  • Local: UEMG Unidade Passos
  • Endereço: Prédio 02, Bloco 11 (CIRE) -  Rua Colorado, 700, B. Eldorado, Passos / MG

 



Notícias por ANO e MÊS

Calendário de Noticias e Eventos

<<  outubro 2019  >>
seteququsedo
30123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031123
45678910