31/05/2017

Assessoria de Comunicação Institucional

A UEMG Unidade Passos, por meio do projeto de extensão Corredor Verde, em parceria com a Secretaria de Educação Municipal, participou no dia 20 de maio de 2017 da cerimônia de inauguração da unidade Centros Municipais de Educação Infantil – CEMEI Ivanize Prado de Vasconcelos. O objetivo é que o projeto de extensão ‘Corredor Verde’ contribua para a arborização dos Centros Municipais de Educação Infantil – CEMEI, Escolas de Ensino Fundamental e Médio do Município.

Durante o evento realizaram oficinas de arte, confecção de máscaras e desenhos coloridos para as crianças, além de distribuir lanches. Estiveram presentes no evento a Banda do 12ª Batalhão da Polícia Militar de Passos, o Prefeito, Carlos Renato Lima Reis e a comunidade local. Os participantes plantaram mudas nativas no interior da escola sob orientação de docentes e discentes da UEMG Unidade Passos.

O projeto de extensão tem o envolvimento de diversos discentes da Universidade. De acordo com o estudante Jackson Nascimento do Carmo, do 3° período do Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura, “esta parceria é de extrema relevância à comunidade, levando a população (professores, pais, alunos e cidadãos em geral) informações importantes para a conscientização, educação e preservação ambiental”.

O Projeto Corredor Verde iniciou em 2009 de uma parceria com Ministério Público de Passos, Prefeitura Municipal de Passos e Centrais Elétricas de Minas Gerais (CEMIG), e desde a implantação desenvolveu diversas atividades.

Destacamos a iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e projeto “Corredor Verde UEMG” em capacitar multiplicadores entre a comunidade civil e acadêmica através de palestras, campanhas e oficinas com tema “Arborização Urbana e Sustentabilidade”.

Segundo a Coordenadora do Projeto Corredor Verde da UEMG Unidade Passos, professora Tânia Cristina Teles Oliveira, “a Arborização Urbana, proposta pelo projeto, tem como finalidade a estética, o sombreamento, a melhora da qualidade do ar, redução da propagação do som, além de propiciar um equilíbrio ambiental entre as áreas construídas e o ambiente 
natural alterado”.








31/05/2017

Assessoria de Comunicação Institucional

Sob orientação e coordenação do professor Hipólito Paulino Neto, discentes do curso de Ciências Biológicas – Licenciatura, realizaram, no dia 27 de maio, aula prática de Ecologia das Populações, no Furnas Náutico Clube – MG.

Com foco no estudo do bioma Cerrado, comum na região de Passos – MG, docente e discentes discutiram interações ecológicas, adaptação das plantas e espécies típicas deste bioma, além da possibilidade de verificar in loco todos os temas discutidos e apresentados em sala de aula.

Foram realizados, também, experimentos científicos que abordaram assuntos relevantes ao tema, como levantamento da diversidade das espécies, efeito das cores na atratividade de polinizadores, biologia floral, herbivoria foliar, entre outros.

Segundo Paulino Neto, a prática complementa a teoria. “O envolvimento dos estudantes nas aulas práticas incentiva o conhecimento e promove a educação. Ações como esta aproximam os alunos da realidade estudada em sala de aula”.









30/05/2017

Bruna Fornazieri, aluna do 3º período Jornalismo
Fotos: Paulo Otávio e Fábio Santos

Dentro das programações da 15ª Semana Nacional de Museus, o curso de História e Letras da UEMG Unidade Passos promoveram a palestra Hidronímia da Serra da Canastra, proferida pela professora doutora Gisele Aparecida Ribeiro, no dia 19 de maio no auditório do Batalhão da Polícia Militar de Passos.


A palestrante pontuou sobre o contexto histórico da Serra da Canastra e as peculiaridades que descobriu em seu estudo. Explicou também sobre o dialeto rural e o Rio Francisco. Mostrou aos alunos toda beleza e riquezas do povo da Serra da Canastra, os canastreiros e a importância dos alunos do curso de História de buscar e pesquisar a fundo toda história e riquezas que um lugar pode ter. Gisele fez da palestra um acervo de exposição de experiências, conteúdo e didática.

A professora explicou que hidronímia é o estudo da nomeação dos cursos d’água. “Estudo há anos a origem dos nomes que compõem os cursos das águas, as cachoeiras, rios, córregos e o Rio São Francisco, áreas pertencentes ao Parque Nacional da Serra da Canastra, uma das maiores riquezas naturais do estado e do Brasil. Pelo trabalho desenvolvido tanto no Mestrado quanto no Doutorado e agora no pós doutoramento, desenvolvo um trabalho científico sobre a nomenclatura dos cursos d’água da Serra da Canastra, com o objetivo de unir dois temas que são: vocabulário e cachoeiras, duas grandes paixões em minha vida”.





PASSOS



29/05/2017

Redação Agência Escola

Um bate papo sobre artes gráficas com o profissional Dario Pimentel Falleiros atraiu o interesse de estudantes dos cursos de jornalismo, publicidade e propaganda e design de moda da Unidade Passos da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) para uma conversa que ocorreu na segunda-feira (22), no auditório da biblioteca, e abordou o planejamento e os recursos necessários para a elaboração de trabalhos impressos.


Dario Pimentel é autor do livro “The Big Book -  Editoração Eletrônica, Design Gráfico & Artes Digitais – volume 1”, lançado em 2015, e que reúne diversas questões para se conhecer e atuar na produção gráfica. Todas as etapas, da criação de uma publicação ao manuseio de programas e os sistemas de impressão,  foram alguns assuntos levados aos alunos que ouviram relatos e dicas de quem pesquisa e vivencia a anos o mercado gráfico.

“Tento escrever de forma didática e atualizada para atender desde iniciantes a profissionais experientes”, explica Dario, algo a ser percebido pelos leitores na leitura do “The Big Book – vol. 1”. Durante o bate papo, Dario falou de situações e citou exemplos para se desenvolver bons projetos gráficos e provocou reações dos estudantes que fizeram perguntas e pediram orientações para buscarem especialização na área gráfica.







PASSOS



Assessoria de Comunicação Institucional | UEMG Unidade Passos
26/05/2017


O evento “Aldeia da Cidadania” aconteceu no último dia 20 de maio, no município de São José da Barra, e teve participação dos profissionais do Ambulatório Escola (AMBES) da UEMG Unidade Passos.

A comunidade local teve acesso a diversos serviços gratuitos, dentre os quais estava o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante. Foram disponibilizados testagem rápida para HIV, Hepatites B, C e Sífilis, com resultado em 15 minutos, além da distribuição gratuita de insumos de prevenção (preservativo masculino e feminino), orientações coletivas acerca da prevenção e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) AIDS e Hepatites Virais.

Realizaram 27 testagens rápidas e os encaminhamentos e providências para resultados positivos foram tomados.

Segundo a Coordenadora com Ambulatório Escola (AMBES), Cleide Augusta de Queiroz, o evento foi muito importante. “Os encaminhamentos são tratados na Estratégia de Saúde da Família (ESF) e assistidos de acordo com recomendações do Protocolo de Diretrizes Clínicas e Terapêuticas (PDCT) do Ministério da Saúde”.















Notícias por ANO e MÊS

Calendário de Noticias e Eventos

<<  agosto 2019  >>
seteququsedo
2930311234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930311
2345678