Assessoria de Comunicação Institucional | UEMG Unidade Passos

28/04/2017

Estudantes dos Cursos das Engenharias da UEMG – Unidade Passos fundaram no município o Núcleo da ONG ‘Engenheiros sem Fronteiras’. Os trabalhos deram inicio em julho de 2016 e sua efetivação aconteceu em fevereiro de 2017. Os fundadores são o estudante egresso da UEMG - Unidade Passos do Curso de Engenharia Civil, Gabriel Bernardes Costa e a discente do 7º período do Curso de Engenharia Civil, Ana Carolina Querino.

A ONG Engenheiros sem Fronteiras – Unidade Passos possui atualmente 11 membros dos quais 10 são estudantes da Unidade. Atuam em diferentes funções das diversas áreas, como: Projetos, Recursos Humanos, Setor Financeiro, Comunicação e Marketing.

As atividades iniciaram em fevereiro de 2017, juntamente com Engenheiro Civil Álvaro José Dias. O objetivo é realizar ações e projetos baseados em Engenharia com finalidade social, buscando melhorar a qualidade de vida e promovendo o desenvolvimento daqueles em real necessidade, os Engenheiros sem Fronteiras possuem como missão a promoção de mudanças e baseiam seus princípios nos pilares da Engenharia, Educação, Sustentabilidade e Voluntariado.

O profissional da ONG acredita na importância da engenharia para transformação social e se posiciona no papel de agente dessa transformação. Quando inseridos na organização, os estudantes tem a oportunidade de vivenciar de perto a realidade das comunidades desfavorecidas e são incentivados a usar o conteúdo aprendido em sala de aula como um meio para o desenvolvimento sustentável e o empoderamento econômico e social dessas comunidades”.

Em depoimento sobre a importância da ONG, o Prof. Dr. João Vicente Zampieron menciona que “uma ONG é uma instituição sem fins políticos, econômicos, e que pode dar uma contribuição humanitária seja do ponto de vista técnico, científico, social cujos trabalhos repercutem na melhoria das condições de vida da população local. Quando digo população estou me referindo a toda forma de vida. Quanto à instituição que tem uma ONG, ela tem muito a ganhar visto que todos os trabalhos são de extensão, dando um reconhecimento público de qualidade para os egressos e para a Universidade”.

Sobre a criação do Núcleo, o aluno egresso Gabriel Bernardes Costa relata, “o núcleo foi criado por universitários interessados em aplicar a engenharia em projetos sustentáveis para as comunidades de Passos e região. A nossa missão é empregar o conhecimento técnico dos nossos voluntários para solucionar problemas que afetam a população menos favorecida. Minha participação no projeto Água e Horto realizado juntamente com o Hospital Psiquiátrico Otto Krakauer é um trabalho conjunto de alunos da Agronomia e da Engenharia Civil com objetivo de fornecer verduras e legumes regularmente à instituição. Em minha opinião, a organização é uma ótima oportunidade para discutir ideias e participar de uma nova geração de engenheiros multidisciplinares”.

Os estudantes que desejarem participar da ONG podem se inscrever por meio de processo seletivo realizado durante o semestre. O Núcleo da ONG encontra-se localizado no 2º andar do Centro de Ciências da UEMG – Unidade Passos, localizado na Av. dos Expedicionários, 333.



Assessoria de Comunicação Institucional | UEMG Unidade Passos

27/04/2017

Docentes e discentes dos Cursos de Ciências Biológicas e Medicina realizaram visita técnica ao parque Clube Campestre Tarimba, localizado entre os municípios de Passos e Bom Jesus da Penha no dia 17 de abril (segunda-feira). Os Professores orientadores que acompanharam a visita foram Nelci Lima Stripari do curso de Ciências Biológicas e José de Paula Silva do curso de Medicina.

Os estudantes do curso de Medicina realizaram a avaliação das condições ambientais como fatores de risco para doenças parasitárias e os alunos do curso de Ciências Biológicas coletaram amostras de água para realização de diversos ensaios físico-químicos e microbiológicos.

As coletas serão realizadas durante cinco semanas e poderão avaliar a qualidade da água por meio de análise.

Segundo os professores José de Paula Silva e Nelci Stripari a oportunidade de realizar coletas em um local público, com estes objetivos, é bastante interessante, pois permite a interação da Universidade com a comunidade regional e a aplicação prática do conhecimento desenvolvido pelos acadêmicos.



Assessoria de Comunicação Institucional | UEMG – Unidade Passos

27/04/2017

Estudantes do 3º período do Curso de Enfermagem realizou no dia 24 de abril de 2017, no auditório do bloco principal, o 1º EMPREENDA UEMG/Passos, sob orientação da Docente Professora Karine do Carmo Rodrigues de Oliveira.

O evento contou com participação da agente de inovação do Minas Digital, Gabriela Prado e a estudante do Curso de Sistema de Informação e finalista da Competição Nacional de Universitário Empreendedor SEBRAE, Natália Souza de Oliveira. O docente da UEMG/Passos Professor Olney da Silveira Junior, realizou palestra com a temática: “A Importância do Empreendedorismo e Inovação no Meio Universitário”. A realização do evento teve apoio da Fundação Estudar e do programa Minas Digital do Governo Estadual de Minas.

A iniciativa surgiu após a utilização do empreendedorismo como ferramenta de execução e discussão da disciplina de Projeto Integrador III, que visa promover o debate e a produção acadêmica com viés empreendedor, formando assim, um profissional com uma visão holística no processo de ensino-aprendizagem. O evento contou com a presença de aproximadamente 80 estudantes das diversas áreas do conhecimento, de diferentes cursos, bem como, a presença da Vice-diretora Acadêmica da UEMG – Unidade Passos e Diretora Administrativa, Marisa da Silva Lemos.

O evento buscou compreender a necessidade de promover a ação reflexiva, e a partir disso, fazer com que a UEMG | Passos se torne o melhor lugar para empreender, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da universidade e região.

De acordo com o estudante do Curso de Enfermagem e membro da comissão organizadora do evento Elton Junio Sady Prates "o primeiro empreenda UEMG/Passos foi pensado com o objetivo de trazer para o debate essa temática tão importante para promover reflexão nos estudantes sobre o que podemos fazer para mudarmos nossa universidade, objetivando formar um ecossistema propício que incentive e desenvolvam o empreendedorismo, a inovação e o coworking".

Já estudante de enfermagem Fernanda Lara Pereira de Souza relata, “o mercado de trabalho atual abrange a perspectiva inovadora e busca pelo espírito empreendedor, a expectativa do evento foi justamente interagir os estudantes de todos os cursos e demonstrar que o campo do empreendedorismo é multidisciplinar”.

Segundo a estudante de Enfermagem Renilda da Penha Leite Queiroz “a proposta do 1º Empreenda foi muito interessante no ponto de vista de ampliar a visão dos estudantes diante das possibilidades de trabalho que a profissão escolhida pode oferecer”.

Para a estudante de enfermagem Maria Luiza Sady Prates, "o 1º Empreenda foi incrível e superou minhas expectativas! Foi o ponto de partida para implementação da liga de Empreendedorismo da universidade".

Os estudantes do Curso de Enfermagem anunciaram também que brevemente fundarão a Liga Acadêmica de Empreendedorismo da UEMG/Passos, que será multidisciplinar e terá como objetivo desenvolver e promover ações que visem tornar a Universidade do Estado de Minas Gerais o melhor lugar para se empreender e inovar.

Crédito de imagens para a estudante de Enfermagem Maria Luiza Sady Prates.



Assessoria de Comunicação Institucional | UEMG - Unidade Passos

26/04/2016

A estudante do Curso de Sistemas de Informação da UEMG – Unidade Passos, Natália Souza Oliveira, foi finalista na competição nacional Desafio Universitário Empreendedor SEBRAE. A estudante cursa o 7º período e representou a Universidade na final da competição, que aconteceu em Brasília, entre os dias 07 e 12 de abril de 2017. A orientadora foi a docente Prof.ª Vânia de Oliveira Borges que, durante todo o evento, acompanhou a aluna em todo o processo. A competição aconteceu por etapas e a estudante foi aprovada em todos os processos ficando entre os 10 estados finalistas, de todos os estudantes brasileiros participantes.

Natália Souza Oliveira relata, “estar em Brasília representando Minas Gerais no Desafio Universitário Empreendedor do SEBRAE, na etapa nacional e ter chegado entre os 10 estados finalistas é algo que com toda certeza marcou minha vida, tive a experiência de trabalhar em uma equipe maravilhosa, de superar meus limites e ter resiliência na busca desses​ objetivos e principalmente acreditar no meu potencial, atitudes que desenvolvi ainda mais no Desafio. Todo o esforço foi recompensador, agradeço a todos os amigos envolvidos e que sirvam de inspiração para os próximos novos empreendedores de nossa universidade e região”.

De acordo com a Vice Diretora Acadêmica e Diretora Administrativa da UEMG - Unidade Passos, Prof.ª Marisa da Silva Lemos, a estudante é uma grande vitoriosa. “Parabenizo Natália Souza Oliveira por alcançar tamanho prêmio, pois concorrer com o país inteiro e chegar à final são para poucos. Essa vitória é fruto de empenho, determinação, persistência e capacidade para vencer desafios. A UEMG - Unidade Passos a parabeniza pela conquista alcançada”.

O Desafio Universitário Empreendedor do SEBRAE é uma competição nacional, que funciona por meio de plataforma virtual. Destina-se a estudantes de nível superior de instituições públicas e privadas, de qualquer curso. De caráter educacional, o objetivo é estimular atitudes empreendedoras nos jovens, sendo feito por meio de uma série de atividades, que vão desde jogos virtuais a cursos de capacitação presenciais. Durante todas as etapas, os participantes precisam realizar tarefas que simulam a gestão de empresa, buscando soluções criativas para os desafios apresentados.

A UEMG – Unidade Passos motiva o empreendedorismo na Universidade e em parceria com o SEBRAE Minas | Passos disponibilizou aos docentes da Unidade a capacitação empreendedora no ensino superior por meio do Curso Universidade Empreendedora.



24/04/2017

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Proppg) da UEMG divulga o resultado preliminar dos Projetos Aprovados no Edital PAPq 03/2017.

Pedidos de reconsideração serão aceitos até dois dias úteis após a publicação do resultado preliminar no endereço eletrônico da Coordenação de Pesquisa da Unidade, e devem ser interpostos pelo orientador junto à Comissão Avaliadora Local, eletrônica ou pessoalmente, no horário de funcionamento da Unidade. O documento deve ter timbre da instituição onde atua o orientador do projeto de pesquisa, e deverá explicitar os itens contestados e os argumentos apresentados para tal contestação. O documento deverá ser assinado pelo docente solicitante.

Resultado preliminar Edital 03/2017

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPPG



Notícias por ANO e MÊS

Calendário de Noticias e Eventos

<<  junho 2019  >>
seteququsedo
272829303112
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
1234567