Assessoria de Comunicação Institucional – UEMG | Unidade Passos

23/02/2017  

A UEMG – Unidade Passos publicou esta semana o “Edital do Processo Seletivo de Transferência Facultativa Interna e Transferência Facultativa Externa - 1º Semestre de 2017 e o Edital do Processo Seletivo para Obtenção de Novo Título - 1º Semestre de 2017”. São disponibilizadas 151 vagas no Edital de Transferência e 85 vagas no o Edital de Obtenção de Novo Título, nas diversas áreas de conhecimento. 

O candidato poderá se inscrever na Secretaria de Registro Acadêmico, no endereço Rua Dr.º Carvalho 1147 – Bairro Belo Horizonte | Passos - MG. As datas para submissão nos editais são 22, 23, 24 de fevereiro de 2017, mediante taxa de inscrição no valor de R$ 60,30 (sessenta reais e trinta centavos), a ser pago através de Documento de Arrecadação Estadual (DAE). Para realizar o pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá preencher o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) acessível por meio do endereço http://www.daeuemg.mg.gov.br ou na página eletrônica da Universidade. 

O processo seletivo será realizado na Unidade Acadêmica de Passos, conforme calendário. O candidato cuja inscrição tenha sido deferida pela Unidade Acadêmica da UEMG, será submetido ao processo seletivo previsto no edital e o resultado será divulgado no site da Unidade Passos. 

Maiores informações o candidato deve acessar os editais através dos links:

Edital | Processo Seletivo Obtenção de Novo Título - 1o/2017 (PDF, 317kb)

http://intranet.uemg.br/comunicacao/arquivos/Obten%C3%A7%C3%A3oNovoT%C3%ADtulo_edital_1-2017.pdf
Edital | Processo Seletivo Transferência - 1o/2017 (PDF, 506kb)

http://intranet.uemg.br/comunicacao/arquivos/Transfer%C3%AAnciaExterna_edital_1-2017.pdf

 


22/02/2017

Assessoria de Comunicação Institucional – UEMG | Unidade Passos


Docentes do Curso de Medicina da UEMG - Unidade Passos participaram neste último sábado 18 de fevereiro, das 09 as 12h, no Bloco Principal, da Primeira Oficina Pedagógica do ano letivo de 2017. O objetivo foi atualizar o corpo docente das novas práticas de ensino procurando a melhoria contínua dos trabalhos desenvolvidos na Unidade. Os temas discutidos durante o evento foram “Conceitos e Estratégias inovadoras de ensino na área de saúde, Conceitos Básicos para E&A - Integração de Conteúdos, TBL e flipped classroom”.

O professor convidado para realizar a capacitação foi o Professor renomado Associado da Divisão de Moléstias Infecciosas e Tropicais do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) Drº Valdes Roberto Bolella. Professor convidado e co-fundador do Instituto FAIMER-BRASIL de Educação para as Profissões da Saúde, desde janeiro de 2007. Ganhador do Prêmio de Excelência em Docência de Graduação no ano de 2013 dentro da sua própria unidade (FMRP-USP) e também premiado, juntamente com mais 4 professores da USP, para receber o prêmio de Excelência pela Universidade de São Paulo. Pesquisador na área de educação médica, com ênfase em desenho e avaliação curricular, avaliação do estudante e internato médico. Autor dos livros: Bridging the gaps: Internato baseado em competências, Educação Baseada na Comunidade: aprendendo com a experiência Brasileira (2012), e Adesão: o presente e o futuro na luta para o controle do HIV/aids.

De acordo com a Coordenadora do Curso de Medicina da Unidade Passos, Maria Paula Moares Vasconcelos, a importância da capacitação é  oferecer um curso igual ou melhor do que foi planejado. “Iniciaremos o segundo ano do curso em 2017, a intenção é dar continuidade as ações acadêmicas já implementadas integrando as disciplinas. Convidamos o Dr. Valdes que tem vasta formação e experiência nessa área, pois julgamos que será de grande valor para a formação de nossos alunos.

Segundo a diretora acadêmica da Unidade Passos, professora Tânia Marisa Delfraro Carmo, renovar o conhecimento expande as possibilidades de ensino em nossa instituição. “Como demonstração de reconhecimento a instituição agradece pelo excelente trabalho realizado. Este trabalho excepcional e organizado transforma a realidade do ensino, pesquisa e extensão em nossa Unidade e a vida das pessoas."

Estiveram presentes no evento os docentes do curso de Medicina, coordenadores da area da saúde da Unidade Passos e convidados da Santa Casa de Misericórdia de Passos.

 

PASSOS



22/02/2017

Assessoria de Comunicação Institucional – UEMG | Unidade Passos

O Ambulatório Escola da UEMG – Unidade Passos iniciou nesta terça-feira, dia 21, a campanha “Sem dúvidas na folia”. O objetivo dessa ação é realizar 200 atendimentos de testagem rápida para diagnóstico do HIV, Sífilis e Hepatites B e C, de forma sigilosa, e oferecer o preservativos e orientações sobre as formas de prevenção das IST/Aids e Hepatites Virais.

A coordenadora do Ambulatório Escola da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Passos, Cleide Queiroz, explica que a campanha seguirá até o dia 23 de fevereiro e o atendimento será feito das 17h às 20h30 na Unidade localizada na Rua Sabará, nº 164, Centro da cidade. “Esta ação tem como objetivo sensibilizar a população para os riscos de uma relação sexual desprotegida e promover a mudança de comportamento. Durante o atendimento serão ofertados testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, para a promoção do diagnóstico precoce e conhecimento do status sorológico”.

Além de orientações sobre prevenção e promoção da saúde em relação as IST (Infecção Sexualmente Transmissíveis), Aids e Hepatites Virais. “Lembramos que no Carnaval pensa-se em folia, diversão e com isso também aumenta a ingestão de bebidas alcoólicas e outras drogas, o que diminuí a capacidade de discernimento dos atos e aumento dos riscos de uma relação sexual desprotegida e consequentemente o aumento dos casos de Aids e outras IST (Infecção Sexualmente Transmissíveis)”, alertou.

A equipe do Ambulatório Escola vem fazendo um intenso trabalho de divulgação, através das rádios, jornais, parcerias com a Atenção primária a Saúde, Departamento de zoonose, e de convites fixados nas empresas, ônibus coletivos, terminais rodoviários, entre outros. “Realizamos neste ultimo sábado uma ação durante o desfile do bloco “Deixa o Cuca Ai” na Avenida da Moda, com objetivo de distribuir preservativos e convidar os foliões ali presentes para participar da Ação Estendida do Ambes. Com isso estimamos realizar a testagem rápida em aproximadamente 200 pessoas”, projetou a coordenadora.

 

PASSOS



Assessoria de Comunicação Institucional | UEMG - Unidade Passos

21/02/2017  

A UEMG - Unidade Passos informa que o processo de rematrícula está dentro do prazo previsto para os alunos veteranos e segue um cronograma elaborado pelo Setor de Informática da Reitoria, que está realizando a migração do sistema em três Unidades da UEMG, inclusive, na Unidade Passos.

Como a nossa Unidade possui um grande volume de dados e de registros acadêmicos, a migração iniciou-se no mês de janeiro e finalizou-se em 10 de fevereiro de 2017. Após esta data foram realizados vários testes e cruzamentos de dados, para garantir a integridade das informações transferidas para o novo sistema. O próximo passo será a realização da rematrícula dos estudantes regulares que será feita de maneira automática e ao concluir esta etapa serão efetivadas as rematrículas dos estudantes com disciplinas em dependência ou adaptação.

O processo de rematrícula está recebendo uma atenção especial da Instituição, com controle, monitoramento e supervisão dos analistas e técnicos da Unidade Passos, Setor de Registro Acadêmico e pela Equipe do Setor de Informática da Reitoria, para impedir qualquer prejuízo no cumprimento do calendário escolar e a completa efetivação das matrículas de todos os estudantes.

A Diretoria Acadêmica da UEMG – Unidade Passos vem tranquilizar os estudantes sobre o processo de rematrícula, que acontecerá de forma automática a partir do dia 06 de março de 2017, juntamente com o início das aulas e das atividades acadêmicas na Universidade, com o compromisso de evitar qualquer prejuízo para os estudantes. Ressalta ainda, que as matrículas dos ingressantes (calouros) foram efetivadas com sucesso e dentro do prazo previsto.

Reiteramos que o processo de rematrícula será realizado sob o acompanhamento e supervisão de analistas e técnicos da Universidade, que acompanharão todo o procedimento para maior segurança e qualidade no atendimento ao aluno.



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL | UEMG - UNIDADE PASSOS

 21/02/2017

 

Docente da UEMG - Unidade Passos, Coordenador Geral Núcleo Acadêmico de Ciências Biomédicas e da Saúde Prof.º José de Paula Silva é colaborador do livro fotográfico “O sentido das águas”. O lançamento da obra foi realizado pela Prefeitura Municipal de Passos, no dia 16 de fevereiro, às 20h00 na Estação Cultura, que dá sequência às publicações “Caminho sobre as águas” e “Águas da esperança”.  A obra é a mais recente produção da Editora Plusinfo, e foca os municípios de Passos, Alpinópolis, São João Batista do Glória e Delfinópolis, expondo a história, cultura, natureza e ação do homem na região.

O premiado fotógrafo e professor José de Paula Silva é um dos nomes que se somaram à produção. “Ao definirmos a realização do livro, a primeira ideia que veio foi: temos que construir algo especial, que faça valer o ditado de que uma imagem vale mais que mil palavras. Boa parte das minhas fotos foi feita exclusivamente para o projeto e a mágica do livro é eternizar na fotografia - uma fração de segundos tão rápida que mal percebemos – a beleza que temos ao nosso redor”.

“O projeto tem a proposta de perpetuar as referências históricas e culturais dos municípios mineiros por meio de registros que valorizam seu povo, tradições e ambiente. O primeiro livro tratou as cidades de Formiga, Capitólio, Pimenta e Guapé. O segundo teve sob a mira das lentes: Boa Esperança, Três Pontas e Varginha. Agora viemos explorar as belezas das margens do Lago de Furnas e Rio Grande”, explica o produtor Luiz Ricardo Silva, que traz da capital mineira a equipe que trabalhou na elaboração, edição e finalização do livro.

Seguindo a mesma linha editorial dos anteriores, “O sentido das águas” continua na proposta artística fotográfica, mas desta vez dando oportunidade para os fotógrafos da região e também para os vencedores do concurso “Sentido do Olhar”, que tiveram suas fotos publicadas. “O principal objetivo deste concurso foi ampliar o reconhecimento e pertencimento da comunidade pela sua trajetória, fazendo com que ela própria voltasse seus olhares para as cidades e registrasse os seus arredores, reforçando sua identidade cultural”, complementa Luiz Ricardo Silva.

A parceria com a Prefeitura Municipal permitiu que o lançamento oficial do livro acontecesse em Passos, na Estação Cultura. “A presença da nossa cidade neste belo livro de fotografias da região é uma grande satisfação para nós. A Prefeitura de Passos é parceira de iniciativas como essa, que além de retratar nossas riquezas, também valoriza os nossos artistas que têm esse olhar diferenciado. A Cultura é alicerce para o nosso desenvolvimento e por isso contamos com um diretor que tem todo o conhecimento técnico, Carlos Jorge Ribeiro, que também conta com todo o apoio do Secretário Municipal de Educação, Michael Silveira", afirma o prefeito de Passos Carlos Renato Lima Reis, o Renatinho Ourives.

Capa da publicação

O diretor municipal de Cultura, Carlos Jorge Ribeiro, o Caju Ribeiro, reafirma seu compromisso com o trabalho direcionado à retomada da vocação cultural da cidade. “Quando penso em fotografia, logo vem aquela frase que fala ‘os olhos são a janela da alma’. Que honra minha terra ser reproduzida com essa alma tão linda! Fico encantado! E acredito que este encanto melhora e evolui a humanidade”.

A diretora acadêmica da Unidade Passos, professora Tânia Maria Delfraro Carmo, que esteve presente no local prestigiando os realizadores da obra, parabenizou a todos por incentivarem a cultura na região. "Como demonstração de reconhecimento a UEMG - Unidade Passos parabeniza pelo excelente trabalho realizado. Este trabalho excepcional e organizado transforma a realidade e a vida das pessoas em nossa região. Oferecemos a nossa homenagem.”

Fotógrafos, autores, personagens, consultores, colaboradores, patrocinadores e os participantes do concurso “Sentido do Olhar” estiveram presentes no evento de lançamento do livro. A produtora cultural Kívia Oliveira, passense que assinou pesquisa, textos e tem imagens no livro, a mesma convidou todos para o lançamento: “a Estação Cultura vai ser novamente um portal de viagem. Queremos receber filhas e filhos da nossa querida terra para podermos celebrá-la e revivê-la”.


 

PASSOS



Notícias por ANO e MÊS

Calendário de Noticias e Eventos

<<  março 2019  >>
seteququsedo
25262728123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
1234567