Assessoria de Comunicação UEMG Passos 

31/01/2017

O acadêmico do curso de Física Unidade Passos, da UEMG, Giovanni Armando da Costa, representou a Universidade no XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física– SBF, que aconteceu no Instituto de Física da Universidade do Estado de São Paulo – USP, em São Carlos, de 23 a 27 de janeiro de 2017. O evento foi realizado pela Sociedade Brasileira de Física. Durante o simpósio o discente desenvolveu atividades como oficina científica, promoveu mostra e ministrou curso relacionado ao tema “Ensino de Física”.

A Oficina realizada pelo estudante teve carga horária de 4 horas com tema “Física Interativa Experimental”. Desenvolveram e apresentaram a construção de um termômetro e um luxímetro digital de baixo custo para o uso em experimentos em sala de aula.

Outra atividade desenvolvida pelo acadêmico foi promover a mostra “O uso Software livre Algodoo no processo de ensino aprendizagem de Conceitos de Física Clássica”. O objetivo foi apresentar as funcionalidades do software à comunidade acadêmica.

Ministrou também o curso “Física Interativa” onde expôs como utilizar as ferramentas do Software livre Algodoo no processo de ensino aprendizagem de Conceitos de Física Clássica.

Segundo o discente Giovanni Armando da Costa, participar deste evento foi relevante para comunidade acadêmica, pois desenvolve habilidades e amplia o conhecimento entre os estudantes. “Representar a UEMG, através do curso de Física, foi de grande honra. Durante o simpósio conseguimos resultados positivos e significativos para o nosso curso. Espero viabilizar com nossa Unidade a aplicação e o desenvolvimento de métodos, palestras entre outras ações para disseminar o conhecimento adquirido.”

De acordo com o Professor Luciano Soares Pedroso, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – Campus Diamantina, o evento motiva a disseminação do conhecimento e leva os futuros profissionais a trocarem experiências e a obterem novidades na área de atuação para o ensino de física. “Nós da UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – Campus Diamantina) em parceria com a UEMG (Unidade Passos) na pessoa do discente Giovanni Armando da Costa participamos do XXII SNEF compartilhando com a comunidade acadêmica que possui enfoque no Ensino de Física alguns dos projetos que realizamos na LEC (Licenciatura em Educação do Campo), no qual o referido discente é monitor. Dentre os cursos, oficinas, mostras e projetos apresentados, podemos destacar a Construção e Validação de um Coulomboscópio de baixo custo que se trata de um aparato tecnológico utilizado para detectar o sinal das cargas elétricas em excesso em um ambiente ou material. A parceria entre a LEC/UFVJM e a UEMG/Passos ocorre desde meados do ano 2016 proporcionando aos alunos das duas instituições trocas valiosa de informações, conhecimentos e principalmente laços de amizades.”

Os SNEFs congregam alunos e professores dos diversos níveis de ensino, interessados em debater questões relacionadas ao ensino e aprendizagem de Física, à pesquisa realizada no campo de investigação do Ensino de Física e à formação de profissionais para atuarem nesse campo, quer como docentes ou como pesquisadores. Em sua condição de Simpósio Nacional, os SNEFs procuram contribuir de forma significativa para o intercâmbio de ideias e das múltiplas experiências vivenciadas pelos seus participantes. Nesse contexto, a comunidade de Ensino de Física e Ensino de Ciências em geral e aqueles interessados e/ou de alguma forma ligados ao tema foram convidados a participarem do XXII SNEF (USP – São Carlos), seja apresentando relatos de suas atividades de pesquisa, relatos de suas experiências de docência, relatos decorrentes de outros projetos ou na condição de ouvinte. O Simpósio ofereceu cursos relacionados ao ensino de física, mostra, palestras, apresentação de pôsteres, banners, oficinas, lançamentos de livros entre outras atividades.

Este ano o evento teve como objetivo analisar e discutir o papel da Física para a formação integral do homem/mulher contemporâneo. O tema proposto foi “A Física e o Cidadão Contemporâneo”, buscou destacar um olhar para o conhecimento físico que o reconheça e valorize como um conhecimento capaz de contribuir com o potencial que todos têm de ser e estar no mundo de forma crítica, participativa, empenhando-se na construção coletiva do bem comum e de um mundo melhor.

De acordo com a Diretora Acadêmica Tânia Maria Delfraro Carmo participar deste evento proporciona aos alunos uma visão ampla da área de conhecimento em que irá atuar. “Parabenizo o aluno e Coordenação do Curso pela brilhante participação no evento e apresentação do Curso de Física no XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física – SBF e ressalto a importância da participação em eventos desta natureza para a contribuição do conhecimento e aquisição de novas habilidades e competência para o futuro profissional do nosso aluno Giovanni.

 

PASSOS



06/01/2017

Os três cursos de pós-graduaçao Lato Sensu recebem inscrições do próximo dia 9 até 24 de fevereiro. Para mais detalhes sobre cada especialização, clique nos links abaixo:

Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Ambiental

Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa 

Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia e Didática do Ensino Superior

PASSOS



 

Assessoria de Comunicação UEMG Passos

O resultado oficial do Vestibular UEMG 2017 foi divulgado no dia 9 de janeiro de 2017 pela Fundação Cefet Minas, após a conclusão do reprocessamento dos dados do concurso, os aprovados já devem começar a separar os documentos necessários para a matrícula.

Segundo o Calendário Acadêmico da UEMG e o Manual do Candidato, a matrícula ocorrerá entre os dias 16 a 20 de janeiro pelo próprio candidato aprovado, se maior de idade, ou pelos pais do candidato, se ele for menor de 18 anos. Poderá, ainda, ser realizada por terceiros, mediante procuração registrada em cartório, acompanhada das respectivas identidades do procurador e do mandatário.

Na Unidade Passos as matrículas será realizadas através do Setor de Atendimento Estudantil (SAE), localizado na Rua Doutor Carvalho, nº 1147, no horário das 08h00 às 20h00.

Os documentos a serem apresentados são: 

a) requerimento de matrícula (retirado no site www.uemg.br);

b) certificado de conclusão do Ensino Médio ou curso equivalente (uma fotocópia);

c) histórico escolar do Ensino Médio (uma fotocópia);

d) carteira de identidade ou equivalente (uma fotocópia);

e) CPF ou CIC (uma fotocópia);

f) certidão de nascimento ou casamento (uma fotocópia);

g) prova de quitação com o serviço militar — para os maiores de 18 (dezoito) anos, do sexo masculino (uma fotocópia);

h) título de eleitor e comprovante de quitação com as obrigações eleitorais, para os maiores de dezoito (18) anos (uma fotocópia);

i) uma foto 3x4 recente.

Observação: as cópias dos documentos não autenticadas deverão estar acompanhadas dos originais, para conferência. 

 

Demais informações e especificidades poderão ser verificadas no Manual do Candidato.



Assessoria de Comunicação Institucional UEMG Passos

A UEMG Unidade Passos teve uma proposta de publicação de livro aprovada no Edital de Apoio à Publicação de Livros PROEX/PROPPG 07/2016. O resultado foi divulgado na terça-feira, 27 de dezembro, pelas Pró-Reitorias de Extensão – PROEX e Pesquisa e Pós-Graduação - PROPPG da UEMG.

Com o título "Desenvolvimento Regional: contribuições para o planejamento de atividades rurais e urbanas", na área do conhecimento Geografia e Desenvolvimento, a obra será organizada pelo professor Eduardo Goulart Collares, que é Coordenador Geral do Núcleo de Pesquisa e Pós-Graduação da UEMG Passos, e pela professora Rita de Cássia Ribeiro Carvalho, Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da UEMG Passos.

O livro reunirá artigos resultantes de uma primeira parte das dissertações concluídas no programa de mestrado em 2015 e 2016. Um segundo livro, em andamento, abordará os temas dos demais trabalhos defendidos no programa de mestrado. As dissertações abordaram aspectos relacionados ao desenvolvimento rural, indústria, comércio, construção civil, gestão ambiental e políticas públicas.

Segundo os professores Eduardo Collares e Rita Carvalho, o propósito é divulgar todos os produtos desenvolvidos no mestrado profissional, para que a comunidade científica tenha conhecimento da relevância da aplicação dos produtos conquistados pelo grupo de professores e alunos da primeira turma de mestrado da Unidade Passos.

“É gratificante para nós essa conquista, pois demonstra que a dedicação, seriedade e compromisso em nossas tarefas produziram frutos e nos colocam em destaque  dentro da UEMG. Acredito que estamos no caminho certo para o ensino, pesquisa e extensão de qualidade. Certamente essa obra será a primeira de muitas outras. Compartilhamos essa vitória com todos os colegas da Unidade Passos e que essa nossa alegria seja contagiante a ponto de estimular mais profissionais a transformar seus trabalhos em algo semelhante. Nosso compromisso com o Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente está cada dia mais sólido. É nosso dever como professores, orientadores e cidadãos, contribuir para um futuro melhor”, afirma a coordenadora Rita Carvalho.

 



02/01/2017

O resultado do Vestibular UEMG 2017 foi divulgado pela Fundação Cefet Minas no último dia 31 e os aprovados já devem começar a separar os documentos necessários para a matrícula.

Segundo o Calendário Acadêmico da UEMG e o Manual do Candidato, a matrícula ocorrerá entre os dias 16 e 20 de janeiro e deverá ser realizada na secretaria de seu curso pelo próprio candidato aprovado, se maior de idade, ou pelos pais do candidato, se ele for menor de 18 anos. Poderá, ainda, ser realizada por terceiros, mediante procuração, acompanhada das respectivas identidades do procurador e do mandatário. Os documentos a serem apresentados são:

a) requerimento de matrícula (modelo a ser fornecido pela instituição);
b) certificado de conclusão do Ensino Médio ou curso equivalente (uma fotocópia);
c) histórico escolar do Ensino Médio (uma fotocópia);
d) carteira de identidade ou equivalente (uma fotocópia);
e) CPF ou CIC (uma fotocópia);
f) certidão de nascimento ou casamento (uma fotocópia);
g) prova de quitação com o serviço militar — para os maiores de 18 (dezoito) anos, do sexo
masculino (uma fotocópia);
h) título de eleitor e comprovante de quitação com as obrigações eleitorais, para os maiores de
dezoito (18) anos (uma fotocópia);
i) uma foto 3x4 recente.

Observação: as cópias dos documentos não autenticadas deverão estar acompanhadas dos
originais, para conferência.

Demais informações e especificidades poderão ser verificadas no Manual do Candidato.


COORDENADORIA DE PROCESSO SELETIVO



Notícias por ANO e MÊS

Calendário de Noticias e Eventos

<<  março 2019  >>
seteququsedo
25262728123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
1234567