22/12/2016

A Redação e Agência Escola (RAE) da UEMG Unidade Passos produziu um vídeo sobre a aplicação do Vestibular no dia das provas gerais, 18 de dezembro.

https://youtu.be/m5wGTRsOIf4

A RAE é um laboratório vinculado aos Cursos de Jornalismo  e Comunicação Social/Habilitação Publicidade e Propaganda da UEMG Unidade Passos.

A importância da RAE reside no fato de o discente ter a possibilidade de vivenciar o mercado publicitário e/ou jornalístico sob orientação e supervisão de professores, ou seja, a simulação do futuro ambiente de trabalho permite o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos em sala de aula que nesta experiência são colocados em prática.

O Curso de Jornalismo
Forma profissionais críticos e criativos, com uma visão pautada nos valores éticos profissionais. Capazes de pensar nos desafios da atualidade e atuar nos diversos setores da comunicação, aptos a atender às características do mercado de trabalho conforme a evolução do cenário socioeconômico e político da realidade nacional e internacional em integração com as inovações tecnológicas.

Áreas de atuação: Imprensa escrita; redes de TV e rádio; entre outras.

O Curso de Comunicação Social/Habilitação Publicidade e Propaganda
Forma profissionais com a capacidade de recorrer a um grande repertório cultural, crítico e conceitual para a solução de questões com inovação, compromisso com a cidadania e ações voltadas à construção de uma sociedade cada vez melhor. Estarão habilitados a exercer suas atividades nos setores de atendimento, planejamento, pesquisa, criação, produção e mídia.

Áreas de atuação: Agências de publicidade e propaganda; veículos de comunicação; departamentos de comunicação de empresas privadas e públicas; entre outras.



Assessoria de Comunicação Institucional UEMG Passos

A UEMG Unidade Passos, por meio do seu recém-criado Núcleo Empreendedor de Tecnologia Ambiental (NETA), entregou à Administração Municipal de São João Batista do Glória e a empresários de pousadas os painéis de sinalização da rota ecoturística “Caminhos da Canastra”, criada para percursos dentro do município. Durante o evento, no dia 16 de dezembro, houve também a apresentação de outros projetos da universidade que abordam a Serra da Canastra.

O encontro aconteceu no auditório da prefeitura gloriense e reuniu mais de 30 pessoas, entre representantes do Executivo e do Legislativo (atuais e eleitos), da UEMG, do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), do Instituto Chico Mendes (ICMBio), da Sicoob Saromcredi (Cooperativa de Crédito de São Roque de Minas) do Programa Líder Sudoeste Mineiro e de empresários do setor turístico local.

Os painéis que foram entregues são resultantes da dissertação de mestrado do turismólogo Conrado Andrade, no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da UEMG Passos, sob orientação da professora Rita Ribeiro Carvalho e coorientação do professor Ricardo Godinho. As placas foram produzidas com recursos advindos de premiações do projeto e de patrocinadores, e serão instaladas pela prefeitura e por empresários presentes na rota criada.

A prefeita Aparecida Nilva dos Santos, que foi reeleita para a próxima gestão, deu as boas-vindas aos participantes e afirmou o compromisso da Administração Municipal para com o desenvolvimento do turismo. A professora Marisa da Silva Lemos, vice-diretora acadêmica e diretora administrativa da UEMG Passos, ressaltou o papel da universidade na produção de estudos e projetos que desenvolvem o turismo sustentável. “A Espanha, país cujo território é menor que Minas Gerais, teve sua salvação econômica no turismo. Nós temos aqui todos os recursos para fazer do turismo um grande gerador de trabalho e renda para a cidade e a região”, afirmou a professora.

Após a abertura solene do evento, a professora Rita Carvalho, coordenadora do programa de mestrado da UEMG Passos, e o turismólogo Conrado Andrade apresentaram os aspectos técnicos do trabalho realizado. Rita expressou sua satisfação com os resultados do aluno de mestrado e com a entrega de um produto à comunidade, mas também manifestou sua preocupação quanto à realização de trilhas de forma inadequada por motociclistas que visitam a serra, o que vem provocando impactos ambientais. “Precisamos do apoio de cada um que está aqui, para monitorar e para chegarmos a uma normatização que assegure um turismo sustentável”, pediu a coordenadora.

A seguir, Conrado Andrade, que também é agente-bolsista do Núcleo de Inovação Tecnológica da UEMG (NIT), discorreu brevemente sobre o trabalho, que deu origem a uma rota ecoturística de 37 km no município gloriense, específica para prática de trekking. A rota é dividida em três percursos: do Paraíso Perdido até o Vale dos Canteiros; dos Canteiros até o Letreiro; e do Letreiro até a Cachoeira do Quilombo.

Cada percurso foi estudado e classificado quanto a perigos e dificuldades, quanto ao grau de dificuldade para orientação, quanto ao piso e condições para percorrê-lo e quanto à intensidade de esforço físico para a caminhada. Essas classificações constam nos painéis, que trazem outras informações como elementos da flora, da fauna e aspectos históricos da região. O “Bird Watching”, que é a prática da observação de pássaros, também foi abordado por Andrade como um importante potencial para o turismo local e regional.

A entrega oficial dos painéis foi feita em seguida, aos representantes dos empreendimentos por onde passa a rota ecoturística: Paraíso Perdido, Pousada Canteiros e Pousada Mirante, que conforme ressaltou Conrado Andrade, atuam como “guardiões desses equipamentos e do meio ambiente”.

O público presente também ouviu as explanações da estudante de Engenharia Ambiental Thais Magri, que realizou um estudo de rotas ecoturísticas, em continuidade à proposta de Andrade; e a apresentação dos estudantes Leonardo Bernardes, Fabrício Ávila e Ana Paula Jacó, que participam do projeto Grande Minas, sob orientação do professor da UEMG Passos Eduardo Collares. O “Grande Minas” produziu um vasto levantamento sobre hidrografia, hidrologia, clima, geologia, geomorfologia, flora e unidades de preservação, aspectos socioeconômicos, uso e ocupação do solo, saneamento básico, usuários dos recursos hídricos e qualidade das águas nos principais afluentes da região do Médio Rio Grande.


UEMG Passos apresentou estudos e entregou painéis de sinalização ecoturística ao município de São João Batista do Glória


Da esq. p/ dir.: Marisa Lemos (vice-diret. da UEMG); Márcio Virtual (pres. do COMTUR); Rita Carvalho (coord. do Mestrado UEMG); Thaís Magri (estudante da UEMG); vice-prefeito eleito Horário Oliveira; prefeita Nilva Santos; Fabrício Ávila, Ana Jacó e Leonardo Bernardes (estudantes da UEMG); Renato Macedo (Sicoob Saromcredi); Conrado Andrade (NIT/UEMG); e Leandro Garrossino (Dir. Municipal de Turismo)


Entrega dos painéis de sinalização ecoturística



Fernanda Freire - Estagiária de Jornalismo da Redação Agência Escola - UEMG Passos

A bolsista de extensão universitária Milena Marques Soares, do 6º período de Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda da UEMG Passos apresentou no dia 7 de dezembro os resultados do projeto “Turismo Regional na Escola: conscientização sobre a atividade turística no Sudoeste Mineiro”, para alunos do 5º ano do Fundamental I da Escola Estadual Geraldo Starling Soares, em Passos. A apresentação funcionou como um piloto para que o material seja posteriormente distribuído em outras instituições de ensino.


A bolsista Milena Soares, uma das participantes do projeto "Turismo Regional na Escola", apresenta a cartilha digital a alunos de 5o ano do ensino fundamental

Milena abordou os tipos de turismo existentes, a importância do turismo para a economia e os principais pontos turísticos da região Sudoeste de Minas Gerais, tema central de seu projeto, que inclui um jogo da memória com os respectivos nomes e imagens desses locais e uma cartilha em formato digital sobre o turismo na região.


Capa da cartilha digital


Alunos da E. E. Geraldo Starling Soares testam o jogo da memória sobre turismo regional

Proposto pela professora Vanessa Braz Cassoli, docente nos cursos de Comunicação Social e Administração, o projeto atendeu a uma demanda do Programa Líder Sudoeste Mineiro, que traçou um mapa estratégico para a região com ênfase em quatro eixos de desenvolvimento: Turismo, Agronegócio, Indústria e Educação & Tecnologia. O Programa Líder foi implantado na região por uma iniciativa do Instituto Votorantim, Votorantim Metais e Votorantim Cimentos, com gestão do Sebrae Minas e apoio da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG) e Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

Além da estudante Milena Soares e da docente Vanessa Cassoli, também participaram do projeto a professora Renata Farche Alves e os estudantes do 2º Período de Publicidade e Propaganda Higor Salles Duarte, Ana  Paula Pedroso, Luciano Assis dos Santos, Maria Paula Fernandes Ribeiro e Mariana Humenhuck, que contribuíram na pesquisa de textos e imagens para a cartilha e para o jogo da memória cultural. O professor José de Paula Silva também contribuiu com cessão de imagens e o egresso de Publicidade Andy Roosevelt auxiliou a bolsista Milena na finalização da cartilha.

O material “Turismo Regional na Escola” será disponibilizado para a escola com o intuito de ser um suporte às aulas de geografia e história, já que trabalha de forma lúdica e interativa os assuntos abordados em sala de aula, contextualizados na realidade regional.

A professora da turma que assistiu à apresentação-piloto, Regiele Alves Oliveira, acredita que o projeto vai facilitar para os alunos os processos de aprendizagem e fixação de conteúdos. “Meus alunos vão trabalhar a parte histórica associada à parcela que já estudamos de cada matéria”, afirma.



Divulgação feita pela Fundação CEFETMINAS

O Gabarito preliminar e o caderno de provas estão divulgados no campo MATERIAL na parte inferior da página (site).

Conforme edital o período para interposição de recursos é de 2 (dois) dias utéis, de 19/12/16 às 9h a 21/12/16 às 9h, os recursos podem ser interpostos na área do candidato no campo INTERPOR RECURSO.

VESTIBULAR 2017



14/12/2016

Bárbara Mandarano / Gilson Ferreira – 2° Período de Jornalismo UEMG Unidade Passos

Estudantes do terceiro período de Moda-Design da UEMG Unidade Passos apresentaram looks inspirados em artistas modernos dos séculos XIX a XXI, a atividade foi proposta pela professora Patrícia Iamamura, na disciplina Projeto Integrador. Cada aluno desenvolveu dez croquis, escolhendo uma peça para confecção.

Dentre os artistas estão Tarsila do Amaral, Vicente do Rêgo Monteiro, Claude Monet, Di Cavalcanti, Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Pablo Picasso, Vincent Van Gogh, Frida Kahlo, Henri Matisse, Cândido Portinari, Oswaldo Goeldi, Diego Rivera, Klimt, Ramón Casas, entre outros.

Marcos Figueiredo, do 3º período de Moda-Design, escolheu o artista Jaime Reid e o universo punk. Reid foi o escolhido para desenvolver o visual gráfico da banda Sex Pistols, o estudante usou a técnica de customização e reaproveitamento de artigos para desenvolvimento do seu look.


PASSOS



Notícias por ANO e MÊS

Calendário de Noticias e Eventos

<<  janeiro 2019  >>
seteququsedo
31123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031123
45678910