29/11/2016

Texto e fotografia: Fernanda Freire e Júlia Palhardi

O I Simpósio da Liga Acadêmica de Urgência e Emergência (LAUEM) aconteceu neste sábado (26), no auditório do Bloco Principal. O evento abordou as Emergências Metabólicas com ênfase no tema 'Cetoacidose Diabética: da prevenção ao tratamento'. Participaram do evento estudantes e profissionais do núcleo de Ciências Biológicas e Saúde.

Inicialmente, a nutricionista Jussara Almeida comentou sobre a Diabetes Mellitus (DM), bem como os fatores de risco, sinais e métodos para diagnóstico. A palestrante também enfatizou a importância do conhecimento individual do paciente. “Nós precisamos respeitar a individualidade química e metabólica de cada indivíduo”. Seguindo a programação, o professor do curso de Educação Física, Luis Fabiano Barbosa, abordou o tema do Simpósio com ênfase em sua área, explicando sobre a inatividade física como fator agravante da diabetes.

O coordenador da LAUEM, enfermeiro e professor na UEMG, Mateus Goulart, apresentou as atividades multiprofissionais no atendimento do diabético no meio pré-hospitalar e intra-hospitalar. Por fim, o professor do curso de Medicina, Leonardo Consolim, realizou a palestra “Diagnóstico e tratamento para cetoacidose diabética”.

O evento teve a intenção de enriquecer o conhecimento e promover uma ação conjunta da equipe multidisciplinar.

29/11/2016

Bárbara Mandarano / Bruna Fornazieri / Gilson Ferreira - Alunos do 2° Período de Jornalismo

Na sexta, 25, aconteceu no Bloco Principal o último dia de atividades da II Semana Acadêmica de Biomedicina da UEMG - Unidade Passos. O encerramento contou com a presença do perito criminal Walni Francino de Oliveira, que exibiu vídeos e comentou sobre os estudos da criminalística como opção de carreira para os biomédicos, e também explicou sobre a atuação profissional e as funções executadas nesta área.

A estudante Gabrielly Maia Magalhães, do 2º período de Biomedicina, falou sobre a programação do evento: "Gostei da palestra do delegado do Conselho de Biomedicina, pois exemplificou como o conselho pode estar contribuindo na nossa profissão e a respeito de como o Biomédico pode estar atuando em várias áreas que a gente nem imaginava que podia atuar”.

A coordenadora do curso de Biomedicina, Alessandra Bonacini Cheraim Silva, frisa a importância desta semana acadêmica para os estudantes. “Conseguimos trazer temas atuais e principalmente ficamos nas habilitações da biomedicina, importante fazer nessa semana coisas diferentes do que eles estão desenvolvendo em sala de aula para abrir o leque de informações".

Redação e Agência Escola - RAE/UEMG Passos

Começaram na manhã desta segunda-feira (28), no Bloco 1 da Unidade de Passos da UEMG, as atividades do Ambulatório-Escola (AMBES/UEMG) que antecedem o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS (1º de dezembro).

As ações do Ambulatório-Escola, por meio de seu CTA Itinerante (Centro de Testagem e Aconselhamento), visam realizar o maior número de testes para DSTs e AIDS e conscientizar as pessoas sobre a prevenção das doenças, assim como a importância do diagnóstico precoce para início dos tratamentos.

Ainda neste mesmo dia, no período da tarde, foram realizados quatro Pit Stops em locais de grande circulação da cidade.

Até o dia 1º de dezembro a população poderá fazer, gratuitamente, o chamado teste Rápido para HIV e também para a detecção de Sífilis e Hepatite B e C, que fornece o resultado em apenas 20 minutos.

Participam das atividades estudantes e professores dos cursos de Enfermagem, Biomedicina e Serviço Social da universidade, e os parceiros do CEREST(Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) que auxiliam, entre outras tarefas, nas aferições de pressão arterial.

O Ambulatório-Escola da UEMG desenvolve um trabalho humanizado que é referência no sudoeste mineiro com os pacientes portadores do vírus HIV e de DST. A coordenadora do AMBES, Cleide Augusta de Queiroz, informa que nestes dias de atividades os testes só serão realizados nas ruas e de forma itinerante. Após a programação cumprida, voltam a ser realizados no Ambulatório, que fica na Rua Sabará, 164.

De terça a quinta-feira, a equipe do AMBES/UEMG prosseguirá com as orientações e testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C. Confira os locais e horários:

- 29 de novembro, de 8h30 às 14h00 – bloco 6 da UEMG Passos (Restaurante Comunitário), em frente ao Batalhão da Polícia Militar em Passos

- 30 de novembro, de 18h00 às 22h00 – bloco 11 da UEMG Passos – “CIRE” – Rua Colorado, 700 – Bairro Eldorado - Passos

- 1º de dezembro, de 18h00 às 22h00 – Praça do Rosário (Casa da Cultura) - Passos

No primeiro dia da Semana de Luta Contra a Aids, equipe do AMBES realizou testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e C na praça do Bloco 1 da UEMG Passos, na avenida Juca Stockler

28/11/2016

Redação Agência Escola

O segundo dia da II Semana de Biomedicina movimentou o calendário acadêmico da UEMG – Passos. A noite teve início com a palestra “Avaliação de Impacto Ambiental”, ministrada pela Dra. Odila Rigolin de Sá. O Dr. José Eduardo Zaia levou aos discentes o conteúdo “Coleta, Análise e Interpretação de dados de Saúde”. Entre as atividades, o Dr. Renato Labimedi, representante do Conselho Regional de Biomedicina, explicou e conversou com os discentes sobre o universo de trabalho do biomédico.

O evento, que ocorreu no auditório do Bloco Principal, foi organizado pelo Centro Acadêmico do Curso de Biomedicina.

PASSOS

Os Conselhos Superiores da UEMG divulgaram o Calendário Acadêmico de 2017, documento que irá nortear as ações de todas as Unidades durante o próximo ano.

Nele estão dispostos os inícios e términos dos períodos letivo; os prazos para transferência e Obtenção de Novo Título; prazos para trancamento e renovação de matrícula; feriados e recessos; e outros eventos relevantes, como a Semana UEMG e o Seminário de Pesquisa e Extensão.

Clique aqui para acessar

PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROEN