Assessoria de Comunicação Institucional UEMG Passos

Uma oficina intitulada “Educação Financeira e Fiscal”, preparada por uma equipe da UEMG Unidade Passos, foi realizada para alunos da Escola Estadual General Carneiro e do Instituto Ellos de Educação, no município de São Roque de Minas, no dia 12 de julho.

O evento é parte do projeto “"Educação fiscal e financeira: novas perspectivas no ensino de Matemática", coordenado pelo professor da UEMG Passos Diogo Gontijo Borges. O projeto é desenvolvido pelas alunas Beatriz Reis Pereira e Layla Miriane Souza Ferreira, do curso de Matemática da Unidade Passos, com colaboração da aluna Mariana Humenhuck, do curso de Comunicação Social / Habilitação Publicidade e Propaganda, também da Unidade Passos.

Segundo o professor Diogo Borges, o resultado da oficina foi positivo: "A interação entre os alunos da Escola Estadual General Carneiro e do Instituto Ellos de Educação permitiu aos estudantes conhecer pensamentos financeiros em diversas realidades, possibilitando assim a troca de experiências entre os participantes. Entre os ensinamentos adquiridos e compartilhados os alunos relacionaram dinheiro com planejamento, responsabilidade, organização, equilíbrio e ética".

Além de colocar em prática os ensinamentos adquiridos sobre educação financeira, os alunos perceberam a importância do trabalho em equipe na busca de melhores resultados. “Estes ensinamentos podem contribuir para uma relação equilibrada com o dinheiro, proporcionando à criança maiores chances de se tornar um adulto consciente, capaz de aliar suas finanças a uma educação sólida e de qualidade, formando assim melhores cidadãos”, ressalta o professor Diogo.

O workshop para alunos de ensino fundamental e médio aconteceu no auditório da cooperativa de crédito SICOOB Saromcredi, que é sediada em São Roque de Minas e apoiadora de vários projetos de educação fiscal e financeira.


Docente e discentes da UEMG Passos realizaram oficina sobre educação financeira e fiscal para estudantes do município de São Roque de Minas



28/07/2016

Redação Agência Escola - Unidade Passos

O dia 28 de julho é o Dia Mundial da Luta Contra as Hepatites Virais.  Em referência a essa data, será realizado o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) Itinerante, na Praça do Rosário em Passos/MG, das 13h às 16h, quando serão realizados testes rápidos de HIV, Hepatites B e C e Sífilis, de forma gratuita e sigilosa, com resultado em 20 minutos. Na ocasião, ocorrerá também a distribuição de preservativos.

Hepatite é uma inflamação no fígado, podendo ser causada por vírus, uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas, podendo evoluir para cirrose hepática e/ou câncer.

Quanto as hepatites virais, são conhecidos 5 tipos :  Hepatite A, Hepatite B, Hepatite C, Hepatite D e Hepatite E. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Milhões de pessoas no Brasil vivem com o vírus B ou C e não sabem, por se tratar de uma doença silenciosa, apresentando, durante anos, nenhum sintoma.

Em Passos, existe o Centro de Referência em tratamento de Hepatites Virais, localizado no Ambulatório Escola-AMBES, na Rua Sabará nº 164, onde são oferecidos o acompanhamento e tratamento gratuitos. Desde o início do Programa, em 2004, foram notificados e cadastrados 401 casos de Hepatite C e 76 de  Hepatites B.

Você pode realizar os testes rápidos para HIV, Hepatites B e C e Sífilis no AMBES, nos seguintes dias e horários: segundas-feiras das 7h30 min às 9h30min, e terças e quartas das 13h às 15h30min.

PASSOS



20/07/2016

 

O 18º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG será realizado nos dias 9, 10 e 11 de novembro de 2016 e, nessa edição, estamos experimentando novo formato, em busca de modelo que se adeque à realidade da Universidade, considerando seus 21.127 alunos, 1.575 professores, nas 18 cidades espalhadas e 7 polos de Ensino à Distância pelo Estado.

Informamos, portanto, que o 18º Seminário de Pesquisa & Extensão será realizado em 4 polos, a saber:
Polo Regional 1, com sede em Belo Horizonte, abrangendo alunos e pesquisadores de Belo Horizonte, Diamantina, Ibirité e João Monlevade;
Polo Regional 2, com sede em Carangola, abrangendo alunos e pesquisadores de Carangola, Barbacena, Campanha, Leopoldina e Ubá;
Polo Regional 3 com sede em Passos, envolvendo os alunos e pesquisadores de Passos, Abaeté, Cláudio, Divinópolis e Poços de Caldas;
Polo Regional 4 com sede em Ituiutaba, envolvendo os alunos e pesquisadores de Frutal e Ituiutaba.

Nesta 18ª edição, a participação dos alunos continuará sendo na modalidade pôster e serão abertas inscrições para os professores apresentarem seus trabalhos de pesquisa e extensão, o que ocorrerá, prioritariamente, em sessões de comunicação coordenada. Serão ainda realizadas outras atividades a serem organizadas por cada Polo.

Os preparativos já foram iniciados e o regulamento para as inscrições, bem como a estrutura básica do evento, serão divulgados em breve.

Em função do tempo escasso, o período de inscrições será curto, por isso, preparem desde já seus resumos.

O resumo de pôsteres deverá ter, no mínimo, 1.500 (mil e quinhentos) e, no máximo, 2.000 (dois mil) caracteres e abranger o conteúdo abaixo, na forma de texto corrido, sem escrever os subtítulos dos itens:
Introdução: Visão geral sobre a investigação com definição do objeto do trabalho, fundamentação teórica, relevância da pesquisa;
Metodologia: Descrição sucinta da forma pela qual o trabalho foi realizado (método de amostragem; parâmetros considerados; tamanho da amostra; procedimentos/ estratégias de coleta e análise dos dados);
Resultados Parciais ou Finais;
Discussão.

PREPAREM SEUS RESUMOS!

 

 

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPPG



Assessoria de Comunicação Institucional UEMG Passos

Os universitários Izabela Lorrayne Ferreira e Leonardo Junio de Sousa Pereira do curso de Design-Moda da UEMG Unidade Passos tiveram um artigo aprovado para o 12º Colóquio de Moda – 9ª Edição Internacional e 3º Congresso de Iniciação Científica em Design e Moda 2016, que será realizado entre os dias 11 e 14 de Setembro em João Pessoa (PB), no Unipê - Centro Universitário de João Pessoa.

Izabela e Leonardo contam que receberam a correspondência com a aprovação do artigo na semana passada e quase não acreditaram que o trabalho tivesse sido aprovado, uma vez que são iniciantes no Curso de Moda, mas que ficaram extremamente felizes. “Este é um trabalho que desenvolvemos na disciplina de Metodologia Científica e quisemos submeter ao congresso e deu certo. No trabalho tratamos do tema “Anos Dourados: nada é 100% novo, mas sim inovador”, no qual pretendemos mostrar em criações recentes que tudo retorna, nada é 100% novo, mas possui suas releituras inovadoras. A década de 50 retrata pessoas requintadas, onde a maneira de se vestir falava sobre o glamour que eles possuíam. Com o passar do tempo, ficaram mais despojados, ou seja, os jovens adaptaram o jeans em seus guarda-roupas”, salientam os universitários.

Agora a dupla de alunos pretende angariar recursos para custear a viagem e estada no estado paraibano. “Vamos fazer o pedido para a universidade e ver se conseguimos desenvolver alguma ação entre amigos para conseguirmos o dinheiro, pois não é uma viagem barata. Vamos contar com o apoio de todos para representar Passos e a Uemg”, contam.

O Colóquio de Moda é o maior congresso científico de moda no Brasil e se apresenta como espaço de intercâmbio acadêmico entre estudantes, pesquisadores e professores de vários Cursos de Graduação e Programas de Pós-Graduação, além de profissionais de áreas afins. Valorizando a diversidade cultural, a proposta do evento é a de que ele seja realizado em diferentes cidades do país, inclusive para envolver não apenas profissionais da Moda e do Design, mas também da História, Psicologia, Sociologia, Economia, Administração, Marketing, Publicidade, Jornalismo e Artes Plásticas. Este hibridismo de áreas e a mobilidade espacial promovem reflexões, questionamentos, integração e relações entre as várias formas de abordagem da Moda.


Os universitários Izabela Ferreira e Leonardo Pereira, da UEMG Passos, tiveram artigo científico aprovado em evento internacional de Design e Moda



Assessoria de Comunicação Institucional UEMG Passos

Uma pesquisa sobre uso de rejeitos de quartzito, popularmente conhecido como “pedra mineira”, realizada por pesquisadores da UEMG Unidade Passos,  ganhou repercussão na imprensa estadual. O estudo, que é coordenado pelo Prof. Eduardo Goulart Collares – Coordenador Geral do Núcleo de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UEMG Passos - foi publicado pelo jornal Estado de Minas no dia 08 de julho, no caderno Ciência & Saúde. Participam também da pesquisa o Prof. Ivan Frankclin Júnior, a Prof.a Maria José Reis e a estudante de engenharia civil Fernanda Medeiros Dutra Reis.

A pesquisa passense sobre os rejeitos de quartzito já havia sido publicada também pela revista Minas Faz Ciência, publicação trimestral da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), na edição de No 64.

O tema chamou a atenção dos pesquisadores pelo passivo ambiental provocado pelas minerações, com imensos depósitos de rejeitos em todo o entorno da Serra da Canastra. A extração da pedra mineira, que é muito usada em ornamentação, gera uma grande quantidade de material que não atende às exigências do mercado, e que por isso é descartado nos “bota-foras”. Testar o uso do material descartado para outras finalidades foi o objetivo da equipe de pesquisadores de Passos.

Segundo o Prof. Eduardo Collares, até o momento os resultados da pesquisa apontaram que grande parte do material descartado pode ser utilizado na fabricação de concreto e na confecção de blocos para pavimentação de vias públicas, com significativa redução de custo final das obras. Atualmente uma parceria está sendo firmada com a USP de São Carlos para pesquisar o uso do pó de quartzito para a produção de concretos de ultra desempenho, comparáveis à resistência do aço.


Pesquisa da UEMG Passos foi destaque no caderno Ciência & Saúde do jornal Estado de Minas



Notícias por ANO e MÊS

Calendário de Noticias e Eventos

<<  junho 2019  >>
seteququsedo
272829303112
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
1234567