30/06/2016



CONAPEP, o primeiro Congresso Nacional de Publicidade e Propaganda Online.

Evento gratuito e completamente online, ou seja, as palestras serão transmitidas pela internet.
Acontece de 8 a 18 de agosto e terá mais de 30 palestras. Serão abordados temas variados como marketing digital, neuromarketing, criatividade, branding, transformação do mercado publicitário, e outras surpresas.

O cronograma com os dias e horários das palestras pode ser acessado pelo site: www.conapep.com
Vagas limitadas! Inscrições na página do evento. Clique aqui.

Para seguir o CONAPEP, acesso o Facebook e o Instagram do evento.

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO - PROEX



28/06/2016

 

Fernanda Freire

 Redação Agência Escola UEMG Unidade Passos

Na quarta-feira (22), ocorreu a primeira reunião com os proprietários de bares e restaurantes da cidade para a votação das novas regras do 9º Festival Gastronômico Sabor de Passos. O encontro aconteceu no auditório da Biblioteca da UEMG Passos e foi conduzido pelas coordenadoras professoras Andreína Fontes Mendonça (UEMG) e Heliza Faria (IFSUL) e estudantes.

Um dos diferenciais, definido para esta 9ª edição, será a exclusão dos jurados. “Este ano o voto será somente popular, pois os organizadores chegaram à conclusão que o público já está preparado’’, afirma Heliza Faria. A professora Andréina explica que a outra novidade será o uso de um ingrediente específico: “Teremos a proposta de um ingrediente obrigatório para compor o prato que será uma fruta. Inclusive, nas categorias de premiação, terá a de prato mais saudável”.

O evento propicia aos estudantes da UEMG e do IFSUL uma atividade de extensão universitária, por meio da teoria e prática ligadas aos cursos de Jornalismo (coberturas), Publicidade e Propaganda (confecção de peças publicitárias), Comunicação Visual, Engenharia Civil (avaliação das condições de acessibilidade), Administração (atendimento e planejamento) e o curso de Nutrição, sobre o qual Andreína ressalta as atividades: “O curso de Nutrição participa com alunos realizando um check list das boas práticas de alimentação’’.

O Festival já se consagrou como um dos mais famosos do Sul de Minas e acontece sob a coordenação de professores da UEMG e IFSUL de Passos e envolve um grande número de estudantes das duas instituições.

 

PASSOS



Assessoria de Comunicação Institucional UEMG Unidade Passos

Acadêmicos do 7o período do curso de Administração, supervisionados pelo professor Olney Bruno da Silveira Júnior (disciplina Administração de Recursos Humanos II) e professor Edson Martins (disciplina Organização, Sistemas e Métodos II), ministraram um treinamento sobre atendimento ao público para servidores da UEMG Unidade Passos. A atividade foi proposta pela Diretoria da Unidade, com o propósito de aprimorar os serviços prestados aos discentes, docentes e comunidade externa. 

A capacitação com duração aproximada de três horas foi realizada para duas turmas de servidores, nos dias 6 e 16 de junho. Desde o levantamento das necessidades dos setores de atendimento, passando pelo planejamento do curso, até sua implementação e avaliação, os estudantes adotaram critérios da ABNT NBR ISO 10015, norma com diretrizes que orientam as organizações e seu pessoal, relacionados a treinamento.

“Na disciplina teórica os estudantes abordaram a capacitação de competências, e nesse projeto voltado aos servidores da UEMG tiveram o desafio de aplicar a teoria e se desenvolverem como facilitadores do processo”, comenta o professor Olney Silveira Júnior.

O professor Edson Martins também destaca a oportunidade de aliar teoria à prática. “Vivenciar um procedimento é a melhor forma de compreender uma teoria administrativa. Além de ministrar a capacitação, também está previsto que os alunos elaborem um manual de procedimentos”, informa o docente.

A aluna Vanessa Elias ficou feliz com o resultado. “Poder praticar o conhecimento é gratificante, e o desafio proposto a nós trouxe crescimento pessoal”, comentou. O estudante Fagner Pimenta Terêncio enfatizou a confiança atribuída pelos docentes aos alunos: “Foi uma oportunidade ímpar dada pelos professores Olney e Edson. Para mim e para toda a nossa turma, foi muito bom ter essa vivência”, explicou Fagner.

A Diretora Acadêmica Tânia Delfraro, a Vice-Diretora Acadêmica e Diretora Administrativa Marisa Lemos, e o Coordenador do Núcleo de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas Anderson Jacob compareceram a uma das capacitações sobre atendimento para parabenizar alunos, professores e servidores pela iniciativa


Primeira turma participante da capacitação sobre Atendimento, na UEMG Passos

Segunda turma da capacitação sobre Atendimento ao Público na UEMG Passos



Assessoria de Comunicação Institucional UEMG Unidade Passos


Dois eventos realizados na primeira quinzena de junho foram dedicados a promover o comportamento empreendedor entre universitários: “Produzindo Empreendedores - 1ª Feira de Empreendedorismo da Engenharia de Produção” e o “Start Up Day da Agro”. Juntos, os eventos reuniram mais de 300 estudantes dos cursos de Engenharia de Produção, Agronomia, Administração e Tecnologia em Gestão Comercial, no bloco 11 da UEMG Unidade Passos.

As atividades foram desenvolvidas nas disciplinas “Empreendimento e Modelos de Negociação” - no 7º Período de Engenharia de Produção - e “Empreendedorismo” - do 7º período de Agronomia - ambas ministradas pelo professor Ricardo Godinho. Durante o semestre, o professor aplicou nas disciplinas a metodologia obtida na capacitação “Cultura Empreendedora no Ensino Superior”, realizada pelo Sebrae-MG na Unidade Passos em 2015 e 2016, para docentes e técnicos-administrativos.

“Foi utilizada a metodologia participativa e foram disponibilizados às turmas o manual do aluno e o software para elaboração do Plano de Negócio. O evento final das disciplinas consta na metodologia sugerida pelo Sebrae, mas o formato, a concepção, organização e realização fica a cargo dos alunos, com a orientação do professor da disciplina”, explicou o professor Godinho. Nos dois eventos, os planos de negócios foram apresentados ao público visitante e avaliados por uma banca examinadora, composta por professores.

A feira do curso de Engenharia de Produção aconteceu nos dias 8 e 9 de junho, com palestras de empreendedores locais e apresentação dos planos de negócios criados pelos alunos. O “start up day” da Agronomia foi realizado no dia 15 de junho, também com apresentação de planos de negócios e com a palestra “Importância do perfil empreendedor para o sucesso de um sistema de gestão”, com Adriano Muniz, vencedor nacional do prêmio Excelência Empresarial Sebrae 2014.

O professor José da Silva Ferreira Júnior, coordenador do curso de Engenharia de Produção, apontou a importância de os professores fomentarem a transposição do conhecimento teórico para a prática. “A Feira de Empreendedorismo apresentou-se como uma abordagem a ser seguida não só na disciplina de empreendedorismo, mas também incentiva outras matérias da grade curricular. Parabenizo a organização do evento, salientando meu profundo contentamento em ver uma meta ser conquistada pelos alunos e a recepção dos demais discentes com uma grande e ativa participação", ressaltou o coordenador.

Na opinião dos estudantes, as atividades foram gratificantes. “A realização do evento foi um grande desafio, mas a recompensa foi de grande aprendizado, todo o conhecimento teórico foi colocado em prática através da oportunidade de realizar o ‘Produzindo Empreendedores’”, destacou Mariana Monique de Souza Oliveira, estudante de Engenharia de Produção.

A avaliação positiva é compartilhada por Márcia Helena Aquino de Melo, aluna de Agronomia. “A disciplina foi boa, o professor nos transmitiu todas as informações que necessitávamos, e durante a organização do evento aprendemos a planejar e exercitar o comprometimento”, afirmou.


Planos de negócios apresentados na 1a Feira de Empreendedorismo da Engenharia de Produção


Palestrante Taciane Rodrigues Goulart, na feira de empreendedorismo da Engenharia de Produção


Os empresários Luan Silveira e Glauber Silva foram palestrantes no evento da Engenharia de Produção


Palestrante Adriano Muniz (2o, da dir. p/ esq) com organizadores do Start Up Day da Agronomia


Apresentação dos planos de negócios durante o Start Up Day da Agronomia


Assessoria de Comunicação Institucional
UEMG Unidade Passos


A turma de 7º período do curso de Agronomia da UEMG Passos conheceu, no início de junho, a fábrica de sementes do Grupo Matsuda, em São Sebastião do Paraíso. O propósito da visita técnica, que teve o apoio do Centro Acadêmico do Curso de Agronomia, foi atender às disciplinas de forragicultura e nutrição animal, ministradas pela professora Rita de Cássia Ribeiro Carvalho.

“Foi um dia produtivo, saímos da sala de aula, fomos conhecer o mundo real de uma empresa, que talvez possa fazer parte do futuro emprego de um dos alunos. Considero de extrema importância esse contato, pois é a partir daí que o aluno desperta, se motiva e visualiza um possível norte do que seja uma opção de trabalho dentro da profissão”, explicou a professora.

Durante a visita, os estudantes participaram de uma palestra sobre cultivares forrageiras e viram de perto o processamento e seleção de sementes, que são distribuídas e comercializadas em todo o Brasil, além de acompanhar o processamento de sal mineral realizado na mesma unidade produtiva.


Estudantes de Agronomia da UEMG Passos conheceram fábrica de sementes de forrageiras



Notícias por ANO e MÊS

Calendário de Noticias e Eventos

<<  junho 2019  >>
seteququsedo
272829303112
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
1234567