27/10/2015

Tânia Maria Delfraro Carmo e Ana Cristina Franco da Rocha Fernandes, diretoras das Unidades Passos e Divinópolis da UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais), serão homenageadas com a Medalha Santos Dumont em solenidade no dia 29 de outubro, no município de Santos Dumont, na Zona da Mata.


Concedida anualmente pelo Governo do Estado, a Medalha Santos Dumont é uma homenagem a pessoas e entidades que tenham contribuído para o desenvolvimento e o progresso no país. A comenda foi criada em 1956, para comemorar a realização do primeiro voo com uma aeronave mais pesada do que o ar, o 14-Bis, realizado em 23 de outubro de 1906 pelo mineiro Alberto Santos Dumont.

Neste ano, serão agraciados nos diferentes graus da medalha – ouro, prata e bronze – 116 pessoas. “Recebo com muito orgulho esta homenagem e tomo como mais um grande incentivo para continuar trabalhando em prol da educação e do ensino superior em Minas Gerais. São honrarias como esta que servem de motivação para atuar com mais dedicação no exercício das minhas funções como educadora e pela luta de ensino de qualidade”, afirma a diretora Tânia Delfraro.

A cerimônia do dia 29 acontecerá na Fazenda Cabangu, onde nasceu, em 20 de julho de 1873, Alberto Santos Dumont, sexto filho de Francisca Santos e do engenheiro Henrique Dumont, que pertenciam a uma tradicional família de Minas Gerais. Em 1892, Santos Dumont foi estudar na França. Levantou voo, pela primeira vez, em 1906, em um pequeno avião feito de alumínio, bambu e seda japonesa, o 14-Bis. O voo, que aconteceu em Paris, foi registrado pela Federação Aeronáutica Internacional (FIA). Santos Dumont faleceu no dia 23 de julho de 1932.

Prof. Tânia Delfraro Carmo - UEMG Passos Prof. Ana Cristina Fernandes - UEMG Divinópolis

 

ASSESSORIA DE COMUNICACAO SOCIAL



UEMG Unidade Passos

Foto: Fão Tavares/Folha da Manhã - Passos

Uma parceria entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e a Empresa Brasileira de Bebidas e Alimentos (Ebba), visando ao fomento da fruticultura na região de Passos, traz boas perspectivas para atuação de docentes e discentes da UEMG Unidade Passos.

Em reunião no dia 23 de outubro, no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais de Passos, a proposta de intensificar o cultivo de frutas, com ênfase no maracujá, foi apresentada a agropecuaristas, prefeitos e vereadores dos municípios da região. A produção da fruta será comprada pela Ebba, detentora de marcas de suco já comercializadas no mercado.

O Coordenador Geral do Núcleo Acadêmico de Tecnologia e Engenharia da UEMG Unidade Passos, Prof. Fernando Piero Laugeni, e o Coordenador do Curso de Agronomia, Prof. Evandro Freire Lemos, participaram do encontro, a convite do gerente regional da Emater, Frederico Ozanam de Souza, que também é docente na UEMG Passos.

“O evento é relevante pela abertura de um novo campo de trabalho na agricultura, e para nós da UEMG também é importante como possibilidade de pesquisa, seja na área agronômica quanto em outras áreas da engenharia”, avaliou o professor Fernando Laugeni.

Na foto, os coordenadores da UEMG Passos em encontro sobre fomento à fruticultura na região.

PASSOS

 

 



27/10/2015

Redação e Agência-Escola UEMG Passos

Nesta quarta e quinta-feira, 28 e 29, o Centro Acadêmico do curso de Nutrição da UEMG Unidade Passos, com apoio do SEBRAE e do SENAC, oferecerá minicursos aos estudantes da instituição, às empresas do ramo de bares e restaurantes, e às pessoas físicas interessadas.

Os minicursos são oportunidade para quem busca qualificação profissional e mais conhecimento sobre a produção e a manipulação de alimentos. A participação é gratuita e as inscrições devem ser feitas na secretaria do curso de Nutrição. Para o cadastro, a documentação necessária é o CPF; no caso das empresas, o CNPJ. Os participantes do evento receberão certificados.

As atividades acontecerão no Bloco Principal da Universidade. Mais informações podem ser obtidas na secretaria do curso de Nutrição da UEMG Passos, telefone 3529-6046.

PROGRAMAÇÃO DOS MINI-CURSOS DO C.A. DO CURSO DE NUTRIÇÃO UEMG PASSOS

28/10/2015
Das 14h00 às 18h00 – Boas práticas de higiene e manipulação de alimentos (como evitar a contaminação em bares, restaurantes e similares).
Das 18h30 às 22h30 – Como controlar a qualidade dos produtos, perdas e desperdícios.

29/10/2015
Das 14h00 às 18h00 – Como controlar a qualidade dos produtos, perdas e desperdícios.
Das 18h30 às 22h30 – Boas práticas de higiene e manipulação de alimentos (como evitar a contaminação em bares, restaurantes e similares).

PASSOS



23/10/2015

Estudantes e professores de diferentes cursos da Unidade Passos da UEMG participaram do Seminário Inovar para Crescer, realizado na cidade no dia 20 de outubro. O evento marcou a Semana da Ciência e Tecnologia e foi promovido pelo Sebrae, com apoio da Universidade, do Instituto Federal Sul de Minas Gerais (IFSul) e da Associação Comercial e Industrial de Passos (ACIP).

A palestra de abertura foi 'Economia Criativa – repensando negócios para driblar a crise'.  O tema foi apresentado pela especialista e consultora Ana Carla Fonseca, que ressaltou a importância da inovação na
atualidade, principalmente para as micro e pequenas empresas. A palestrante também esclareceu o conceito de economia criativa, além de situar como as cidades e empreendimentos de diferentes regiões vêm adotando essa estratégia e qual aprendizado pode ser obtido dessas experiências.

O Seminário também contou com um painel de discussão do tema 'Economia criativa', com as presenças do prefeito de Ilicínea (MG) Aluísio Borges de Sousa, do prefeito de Santo Antônio da Alegria (SP) Ricardo Sobrinho; do agente de Desenvolvimento do município de Montes Claros (MG) Luciano Meira; e de Andréa Salerno como mediadora.

“O evento foi muito enriquecedor. Pensar a inovação para os negócios e para as cidades é essencial para nossos estudantes das áreas de Administração, Contábeis, Gestão Comercial e Moda, que estiveram presentes no seminário”, opinou a vice-diretora acadêmica da UEMG Passos, Marisa da Silva Lemos.


Seminário realizado na Câmara Municipal de Passos marcou a 'Semana da Ciência e Tecnologia'

PASSOS



23/10/2015

Redação Agência Escola

Com atividades divertidas, os integrantes da Universidade Aberta da Maturidade (Unabem), projeto de extensão da UEMG Unidade Passos, viveram momentos de descontração pelas comemorações do Dia do Idoso (1º de outubro).

Nos primeiros dias de comemoração, o público do projeto pôde apreciar a exposição de fotos ‘Além do Osso’ do aluno de História Miguel Reis, premiado na 4ª Semana UEMG. Eles receberam também aulas de alongamento e ginástica, assistiram a apresentação do coral do próprio projeto Unabem, com direito a lanche oferecido pela UEMG, e ainda tiveram um bingo animado.

Outro destaque na programação comemorativa foi o ‘Baile da Melhor Idade dos Alunos da Unabem’, realizado no Rotary Club da cidade, em que os participantes do projeto deram um show de disposição. Além disso, mais uma vez a tradicional gincana na Universidade movimentou o bloco 6 da UEMG Passos com campeonatos de dança, gritos de guerra, desfile de moda, provas surpresas e muitas outras ações. Houve também arrecadação de alimentos por equipes de alunos do Unabem e bazar beneficente.

“É muito importante festejar o Dia Internacional do Idoso com várias atividades que elevam a autoestima e trazem alegria a todos”, declarou a coordenadora da Unabem, Leila Maria Suhadolnik.






PASSOS



Notícias por ANO e MÊS

Calendário de Noticias e Eventos

<<  junho 2019  >>
seteququsedo
272829303112
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
1234567