Simultaneamente à 4ª Semana UEMG, os cursos de Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura) da UEMG Unidade Passos realizaram sua Semana Acadêmica de 14 a 18 de setembro, com palestras e oficinas específicas da área, além de sessão de autógrafos.


A Semana da Biologia teve início com a palestra ‘Morfologia e morfometria do pé e do bisso do mexilhão Limnoperna fortunei (mexilhão dourado)’ ministrada pelo Dr. Antônio Carlos Vassalo Alves. O professor possui ampla experiência em estudos moleculares e morfológicos, sobretudo voltados à comunidade de moluscos gastrópodes e bivalves.

‘Ecologia dos principais sistemas de polinização’ foi o tema apresentado pelo professor doutor em Ecologia de Ecossistemas Terrestres, Hipólito Ferreira Paulino Neto. Ele apresentou múltiplos modelos naturais de reprodução entre as plantas e as estratégias dos polinizadores, bem como sua importância frente à manutenção da biodiversidade da flora. O professor Paulino Neto realizou estudos na Florida International University de Miami (EUA), sendo, no Brasil, um dos principais especialistas em cantarofilia, isto é, a síndrome de polinização efetivada por coleópteros (besouros).


O Prof. Dr. Hipólito Paulino tratou da reprodução entre plantas e as estratégias dos polinizadores

Outro palestrante convidado, o professor, biólogo e ecólogo Dr. José Eduardo Zaia, apresentou o tema ‘Saneamento: os conceitos, os diagnósticos e os benefícios de sua implantação’. Também foi apresentado o perfil global e nacional do saneamento básico e as problemáticas específicas de múltiplas regiões brasileiras. Zaia é membro do Corpo de Avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INPE) e pesquisador colaborador em estudos do uso da água da Bacia Hidrográfica do Sapucaí-Mirim/Grande.

Voltado a professores do Ensino Médio e alunos da graduação, o minicurso teórico e prático ‘Somos todos DNA’ foi ministrado pelo professor doutor em genética e evolução, Marcelo dos Santos. O professor, que é o coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UEMG Passos, coordenador do Laboratório de Genética Aplicada e da Editora da Unidade Acadêmica de Passos, demonstrou técnicas utilizadas em Biologia Molecular, visando à transferência do conhecimento e a capacitação dos atuais e futuros professores de Biologia de Passos e região.


Técnicas de Biologia Molecular foram compartilhadas com professores do Ensino Médio e universitários de Ciências Biológicas da UEMG Passos

Ainda durante a Semana Acadêmica, a Professora Dra. Odila Rigolin de Sá, coordenadora do Curso de Ciências Biológicas (Bacharelado), autografou os exemplares da segunda tiragem do livro por ela organizado,  ‘Bacia Hidrográfica: Estudos do Rio Grande no Sudoeste de Minas Gerais – Brasil’. A obra é fruto das pesquisas dos docentes, iniciações científicas de discentes da graduação em Ciências Biológicas e outros colaboradores, reunindo 38 autores.


A Prof.a  Dra. Odila Rigolin de Sá autografou exemplares da segunda tiragem do livro sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Grande

PASSOS



28/09/2015

 

A jornalista Leiliane Morais (em pé) conduziu os alunos na elaboração de fanzines


A jornalista Leiliane Morais, egressa do Curso de Jornalismo da UEMG Unidade Passos, realizou a oficina “Do Contexto à Página” no primeiro dia da Semana Acadêmica de Comunicação Social – Jornalismo e Publicidade e Propaganda. 25 alunos de ambos os cursos participaram da oficina, que durou cerca de três horas.

Leiliane falou sobre como as redações jornalísticas recebem as informações que serão avaliadas pelos chefes de redações, transformarão em pauta rejeitada ou aprovada e na sequência passam para as mãos dos repórteres que vão apurar e escrever a notícia. “Após esta etapa a matéria vai para edição e publicação”, salienta a jornalista.

Os alunos foram divididos em quatro grupos e criaram fanzines com notícias pautadas pela jornalista, que levou jornais impressos como o jornal local Folha da Manhã, a Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo. Os jornais criados pelos alunos foram Folha Zebra, O popular, De Olho na Notícia e Diário de Passos.
Para a estudante de Jornalismo Noemi Guimarães, do Diário de Passos, a oficina foi muito útil, pois foi possível conhecer melhor o trabalho de um repórter de jornal impresso diário. “Experiências como estas nos dão oportunidade de praticar juntos a difícil missão de garimpar notícias”, disse.

O futuro jornalista Thiago Faleiros aponta que a oficina faz com que os alunos cresçam e acrescenta de alguma forma a formação profissional de cada um. “Mesmo o impresso não sendo meu foco, tenho certeza da importância do texto para o meu crescimento. Fiquei surpreso com a capacidade de escrita que sequer sabia que poderia, numa outra experiência que tive com a produção do projeto de extensão Foca na Uemg. Apreender é sempre gratificante”, afirmou.

Conhecer ex-alunos e saber que estão no mercado de trabalho. Este foi o principal ingrediente que Eliabe Diniz, do curso de Jornalismo, disse ter lhe chamado atenção para dar prosseguimento aos estudos com entusiasmo. “A jornalista nos inspirou confiança e tive a sensação de ter feito a escolha certa da profissão”, finaliza.


 

PASSOS



28/09/2015

 

A professora Andreia Liporoni tratou do "Serviço Social e Projeto Ético Político"


Acompanhando a temática da 4ª Semana UEMG, a semana acadêmica do curso de Serviço Social da UEMG Unidade Passos trouxe o tema  “A Década Internacional dos Afrodescendentes (2015)”.

O curso promoveu palestras e atividades para os acadêmicos, abordando: “Relações Étnico-Raciais”, com o Professor Júlio Martins Corrêa; “Questão Racial, Discriminação e Preconceito: Fatores de Intervenção”, com a Professora Dra. Rutneia Cristina Martins da Silva; e encerrou a semana com a Professora Dra. Andréia Aparecida Reis Carvalho Liporoni, que discutiu o tema “Serviço Social e Projeto Ético Político”.

Professores e estudantes tiveram grande participação no evento, garantindo o sucesso, as muitas reflexões e o aprendizado sobre os assuntos abordados.

 

PASSOS

 

 

 



28/09/2015


A gestão estratégica de estoques foi abordada pelo palestrante Paulo Roberto Tavares

Começaram no dia 16 de setembro e seguem até o dia 1º de outubro as atividades acadêmicas dos Cursos de Contabilidade, Administração e Gestão Comercial na UEMG Unidade Passos.

Com vários temas entre palestras e debates, os estudantes puderam ouvir e discutir variados assuntos fora do contexto da sala de aula. Foram temas como:  "Empreendedorismo está na moda", com a professora Patricia Iamamura; “Coaching na vida profissional, desenvolvendo pessoas e acelerando resultados”, com o professor César Aquino; “Educação Fiscal e sua Importância no Financiamento de Políticas Públicas”, com o palestrante Carlos Gonçalves de Paiva Júnior;  “Responsabilidade Tributária De Administradores e Contabilistas”, proferida pelo Auditor Fiscal de ICMS do Rio Grande do Sul, José Carlos Teixeira; “Gestão Estratégica de Estoques e Planejamento Avançado de Demanda”, com Paulo Roberto dos Santos Tavares; e “O caso da Folha da Manhã”, com os diretores do jornal, Carlos Parreira, Carlos Chagas e Luiz Cláudio Moraes.

O evento será encerrado no dia 1º de outubro com palestra “Norma Contábil para PMEs”, proferida pelo auditor Antônio Baião de Amorim.

PASSOS

 

 



 

29/09/2015

Redação e Agência Escola da Unidade Passos


Docente do Curso de Graduação em Educação Física da UEMG Unidade Acadêmica de Passos, a professora Nádia Peixoto defendeu em agosto sua dissertação de Mestrado em Promoção da Saúde, intitulada “A percepção de qualidade de vida de idosos da Universidade Aberta da Maturidade – UNABEM/UEMG de Passos,MG”, realizada na Universidade de Franca (SP).

A defesa, ocorrida em agosto, teve como integrantes da banca avaliadora a orientadora da dissertação, Prof.a Dr.a Cléria Maria Lobo Bittar, a Prof.a Dr.a Maria Georgina Tonello, e a Prof.a Pós Doc Marisa da Silva Lemos, vice-diretora da UEMG Unidade Acadêmica de Passos.

“Diante do crescente envelhecimento populacional, dar voz ao idoso é, antes de tudo, acreditar que essa fase da existência humana possa ser mais que simplesmente um ‘epílogo melancólico’”, afirma a professora Nádia, que ressalta que o envelhecimento deve ser um momento de busca de crescimento, realização de projetos e novas aprendizagens.

A pesquisa foi realizada na Universidade Aberta da Maturidade (UNABEM), projeto de extensão da UEMG Unidade Acadêmica de Passos que oferece a pessoas com mais de 60 anos oportunidades para desenvolver possibilidades de convivência, de aprendizagem, de lazer e de envolvimento com as questões sociais e ambientais.

A dissertação da professora Nádia revela que os 90 idosos pesquisados, sendo 75 do sexo feminino e 15 do sexo masculino, avaliaram como “muito boa” e “boa” sua qualidade de vida, e referiram que estão satisfeitos com sua saúde, o que evidencia a percepção positiva das suas condições de vida.

De acordo com a docente, “a qualidade de vida parece ser a maior conquista das vivências e experiências em grupo, o que faz do convívio social um importante fator de aumento do bem-estar e melhoria das condições de saúde em geral”. Os resultados demostram que a UNABEM/UEMG Passos, campo de estudo da dissertação, cumpre seu papel social ao incentivar e resgatar atividades prazerosas. A dissertação aponta que fazer parte de uma universidade aberta para a maturidade é importante para a qualidade de vida dos participantes desse estudo.

 

PASSOS

 

 



Notícias por ANO e MÊS

Calendário de Noticias e Eventos

<<  junho 2019  >>
seteququsedo
272829303112
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
1234567