29/07/2015

Em plenária ocorrida ontem (28) foi aprovado o Curso de Medicina da Unidade Passos pelo Conselho Estadual de Educação. O próximo passo é a ratificação da aprovação por parte da Sectes e publicação no Diário Oficial em ato da Secretaria.

A implantação do curso de Medicina foi determinada pelo Governador Fernando Pimentel, no último dia 03 de julho. A nova graduação será a primeira da UEMG na área em seus 25 anos de existência –, com o padrão de qualidade exigido pelos órgãos reguladores.

Um dia antes, em 2 de julho, a abertura do curso de Medicina na Unidade Passos havia sido aprovada pelo Conselho Universitário da UEMG (CONUN), cujo projeto político-pedagógico também já se encontrava aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (COEPE).

Com autorização do Ministério da Educação e do Conselho Nacional de Saúde, instâncias nas quais obtiveram a média 4 — em escala cujo limite é 5 — a graduação aguardava até o momento a avaliação do Conselho Estadual de Educação (CEE/MG), responsável, entre outras atribuições, pela regulação e fiscalização dos cursos oferecidos pelas universidades públicas estaduais.

Infraestrutura
Com aportes próprios de aproximadamente R$ 5 milhões, realizados desde 2011, quando ainda era uma fundação associada à UEMG, a Unidade Passos edificou um Complexo de Saúde, que conta com 800 m2, com capacidade para acolher 330 docentes e discentes.

A Unidade já possui expertise no oferecimento de cursos da área de saúde, como Biomedicina, Enfermagem, Nutrição e Estética e Cosmética. Segundo informações da Unidade, a estrutura se encontra plenamente preparada para cumprir os requisitos curriculares dos cursos do núcleo da saúde, fato já referendado pela visita da equipe do Ministério da Educação ao local e sua autorização com a nota 4.

Os laboratórios e biblioteca já estão equipados e preparados para o desenvolvimento da maioria dos procedimentos que os futuros profissionais da saúde realizarão no campo profissional, ou seja, antes de terem acesso à prática profissional devem desenvolver as técnicas, habilidades e competências no ambiente dos laboratórios, havendo medida de desempenho e habilitação para o exercício profissional no campo dos estágios.

Equipe docente
Segundo a Diretora Acadêmica da Unidade Passos, professora Tânia Maria Delfraro, cerca de 80% do corpo docente possui titulação compreendida entre mestrado e doutorado, formado pelos professores já lotados na Unidade e por profissionais com igual titulação disponíveis na Santa Casa de Misericórdia de Passos, grupo que também participou do Núcleo Docente Estruturante (NDE), que juntamente com a consultoria pedagógica do professor Geraldo Brasileiro Filho, elaboraram o projeto encaminhado ao MEC.

Relevância social
Tânia informa que a contrapartida social será decisiva para o atendimento em saúde na região, que conta atualmente com 1,83 médico por habitante, enquanto, em países como o Uruguai, essa média é de 3,7.
“Já ativamos convênios com a Santa Casa de Piumhí, de Paraíso, com todos os hospitais de Passos, com todos os ambulatórios de atenção primária, com ambulatórios de Programa Saúde da Família e com as prefeituras desses municípios, que se ofereceram seus hospitais como campo de prática”, afirma.

PASSOS



29/07/2015

Da Redação Agência Escola da UEMG Unidade Passos

No sábado, 25 de julho, as diretoras, diretor, coordenadores e professores da UEMG Unidade de Passos, participaram da 2ª fase dos Fóruns Regionais do Governo do Estado, realizada em Passos.

Na ocasião, tiveram a oportunidade de apresentar cerca de 20 propostas nas diversas áreas do desenvolvimento regional, nos diferentes eixos temáticos: Segurança Pública; Educação e Cultura; Saúde e Proteção Social; e Desenvolvimento Produtivo, Científico e Tecnológico; Infraestrutura e Logística.

“É muito importante este tipo de discussão, porque através deste Fórum as pessoas que realmente conhecem a realidade, o cotidiano de sua cidade, puderam registrar o que é necessário para melhorar a vida das pessoas”, avaliou a diretora acadêmica Tânia Delfraro.

O diretor administrativo Luiz Camilo ressaltou a importância de trazer a comunidade para discutir os seus problemas. “Eu tenho certeza que o Governo vai seguir essa linha de atuação em cima das necessidades reais. Isso é governar, é trabalhar fazendo diagnósticos e resolvendo problemas”.

Na avaliação da vice-diretora, Marisa Lemos, a participação da UEMG Unidade Passos no Fórum foi muito positiva, com integração dos assuntos e com as diversas propostas que foram aprovadas pelos participantes. Ela destacou ainda que a Unidade se colocou à disposição e ofereceu a Universidade como sede para a realização dos próximos Fóruns.

O Complete do Território Sudoeste irá integrar o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) a partir do diagnóstico traçado em Passos. Está agendada para o dia 19 de setembro uma reunião em Belo Horizonte com os integrantes dos Completes dos 17 Territórios de Desenvolvimento.

PASSOS



24/07/2015

com informações da UEMG Unidade Passos

A Comissão de Avaliação do Conselho Estadual de Ensino (CEE) se encontra nesta semana na UEMG Unidade Passos para avaliar o pedido de aprovação do Curso de Medicina.

Os membros do conselho, as assessoras Maria Guilhermina Nogueira e Enilda Costa Fagundes e o Dr. Joel Alves Lamounier estão conhecendo e analisando todas as instalações do curso e estrutura local.
A visita teve início na última quarta-feira 22 de julho, com a chegada das assessoras e segue até o dia 24/07, também com a presença do responsável pela visita técnica, Dr. Joel Alves Lamounier.

Estão acompanhando a comissão a diretora acadêmica Tânia Maria Delfraro Carmo, Marisa Lemos - vice-diretora, o diretor administrativo Luiz Camilo, coordenadores dos núcleos acadêmicos, de pós-graduação, de extensão e os coordenadores dos cursos do Núcleo da Saúde.

A vinda da comissão do CEE a Unidade de Passos faz parte da etapa final para a implantação do curso na Unidade após a determinação do Governador Fernando Pimentel - no dia 03 de julho - para que fossem asseguradas pelo Estado, por meio dos órgãos competentes, as condições necessárias à implantação e manutenção do curso de Medicina da Unidade UEMG Passos, com o padrão de qualidade exigido Conselho Estadual de Educação (CEE) e pelos demais órgãos reguladores.

Até o final da visita a CEE já terá conhecido e analisado toda a estrutura do curso na unidade e das instituições de saúde do município. A comissão ainda não informou quando será divulgado o parecer da avaliação.

PASSOS



20/07/2015

da Agência Escola da UEMG Unidade Passos

O projeto visa a, por meio das Terapias Alternativas, melhorar a qualidade de vida de professores, acadêmicos e funcionários da UEMG Unidade Passos.

Outro objetivo é restabelecer o equilíbrio orgânico e energético, prevenir e minimizar, principalmente, os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho ou lesões por exercícios repetitivos, assim como o estresse físico e emocional, e ainda, a cefaleia, a ansiedade, a angústia, a insônia e outros sintomas.

São aplicadas técnicas de terapias alternativas como Acupuntura, Massagem Terapêutica e Relaxante, Do-In, Auriculoterapia, Moxabustão, Vacuoterapia (Ventosaterapia) e outras técnicas.

O Projeto proporcionará também orientações para que se possa desenvolver um estilo de vida mais saudável, além de avaliações das queixas apresentadas pelos participantes, no início e final da aplicação das terapias.

ORIENTADOR:
Prof. Me.  Djalma Reis do Carmo - fisioterapeuta e Acupunturista
Docente das Disciplinas: Terapias Alternativas, Ergonomia e Anatomia

CO- ORIENTADOR:
Profª Dra. Tânia Maria Delfraro Carmo
ACADÊMICA BOLSISTA: Marisa Martinicos Maia – Aluna do 2º ano do Curso de Estética e Cosmética.

LOCAIS DE AGENDAMENTO:

  • Secretaria do Curso de Estética e Cosmética - Telefone: 3529.6077
  • Núcleo de Assistência, Ensino e Pesquisa em Saúde “Prof. Carlos Alberto Faria Rodrigues” - Telefone: 3529 - 8027

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 7:30 às 11:30h e das 13:00 às 17:00h.

 

PASSOS



20/07/2015

da Agência Escola da UEMG Unidade Passos

O curso de Enfermagem da UEMG Unidade Passos, juntamente com o Núcleo de Assistência, Ensino e Pesquisa em Saúde (NAEPS) e a Estratégia Saúde da Família (ESF), desenvolvem o “Arrastão da Mancha”.

O evento tem como objetivo identificar pessoas que apresentam manchas com perda da sensibilidade térmica, dolorosa e/ou tátil, características presentes no diagnóstico da Hanseníase. A atividade busca diagnosticar de forma precoce a doença, para que os pacientes iniciem imediatamente o tratamento. 

A campanha terá seu início em agosto, entre os dias 10 e 14 os estudantes da UEMG, juntamente com os acadêmicos do curso Técnico em Enfermagem do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSUL), vão passar por
treinamentos para a realização das atividades. Após a capacitação, na semana entre os dias 17 e 21, serão realizadas visitas domiciliares com o intuito de identificar casos suspeitos.

Neste mês de julho, a equipe do NAEPS, sob a coordenação do Prof. Djalma Reis do Carmo e da enfermeira Camilla Borges Lopes Souza, realiza a capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) pertencentes às 19 Unidades de ESF do município. O treinamento é feito em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Passos por meio das Enfermeiras Clarissa Carneiro Silva Leão, coordenadora da ESF do município, e Vanessa Luzia Queiroz Silva, enfermeira da ESF e docente da UEMG – Unidade Passos.

PASSOS



Notícias por ANO e MÊS

Calendário de Noticias e Eventos

<<  junho 2019  >>
seteququsedo
272829303112
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
1234567