A UEMG unidade de Passos está participando da XIII Semana Nacional de Museus com programação local. A participação é do curso de história através do laboratório de História, que é um pequeno museu com peças de Passos e região. O evento teve programação local e foi aberto à comunidade acadêmica da unidade, aos estudantes do ensino fundamental e médio das escolas estaduais e municipais de Passos e região e para a população em geral. 

As atividades da Unidade de Passos contemplaram exposição de fotos dos alunos dos cursos de Moda e Design e História sobre o tema "Preservar para uma sociedade sustentável", exposição do acervo museológico do Laboratório de História para visitação de escolas de ensino fundamental e médio de Passos e região, entrevista com o coordenador de um grupo de Congada de Passos, Daniel Jerônimo sobre "A importância da preservação das Congadas" e uma palestra que discutiu propostas para uma sociedade sustentável nas Nascentes das Gerais, com o professor-mestrando da UEMG em meio ambiente, Conrado Oliveira.

O Laboratório de História por definição é um pequeno museu que reporta a História de Passos e de cidades da região. É uma iniciativa de professores e alunos do Curso de História e que desperta interesse em quem o visita por manter ali um acervo representativo do passado regional em forma de objetos, restos arqueológicos, livros e documentos importantes que, quando analisados, reconstroem a História regional.

O Laboratório foi criado ainda na FESP (fundação de Ensino Superior de Passos) e associou-se ao IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus criado por força de lei (Lei número 11.906 de 2009), e está vinculado ao Ministério da Cultura. O IBRAM sucede como autarquia cultural o IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e é responsável pela Política Nacional de Museus (PNM) que proporciona melhorias nos serviços prestados por este tipo de ação cultural no Brasil, como exposições, aquisição de obras de valor artístico e cultural para o povo brasileiro, promoção de artistas – vivos ou mortos – de valor reconhecido no país e exterior.



A Comissão Permanente de Processo Seletivo da UEMG, Copeps, divulgou a realização de um novo vestibular para o 2º semestre de 2015. Nesta edição, serão abertas vagas apenas para os cursos presenciais que ainda não haviam sido incluídos nos dois últimos vestibulares.

São 810 vagas, em 19 cursos de bacharelado, de licenciatura e tecnológicos nos municípios de Campanha, Carangola, Cláudio, Divinópolis, Ituiutaba e Passos.

Desse total de vagas, metade será destinada para o vestibular tradicional e o restante para o Sistema Único de Seleção, o SISU, que utiliza, para ingresso nos cursos, as notas obtidas pelos candidatos na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

As obras literárias indicadas para a realização das Provas Gerais também já foram definidas: Filandras, livro de contos de Adélia Prado, e O Velho que Acordou Menino, livro de crônicas de Rubem Alves.

Segundo o cronograma liberado pela Copeps, as inscrições estarão abertas na página eletrônica www.uemg.br de 11 de maio a 7 de junho. Já as Provas Gerais, com questões objetivas das disciplinas comuns do Ensino Médio e Redação, serão realizadas no dia 28 de junho.

Isenção de taxa de inscrição e sistema de reserva de vagas

A UEMG reserva 45% de suas vagas oferecidas no vestibular para categorias comprovadamente carentes de: afrodescendentes; egressos de escola pública; portadores de deficiência e indígenas.

Para requerer a isenção da taxa de inscrição do Vestibular UEMG 2015 - 2º semestre e/ou para concorrer a vagas de graduação com pessoas em igual condição socioeconômica, o candidato deverá estar atento às datas e documentos exigidos pelo PROCAN (Processo de Seleção Socioeconômica da UEMG).

As inscrições para o PROCAN iniciam-se também no dia 11 de maio e o envio dos documentos comprobatórios deverá ocorrer impreterivelmente até 22 de maio.

Cronograma (principais datas)

11 de maio - Início das inscrições para o PROCAN e Vestibular UEMG/2015- 2º semestre

Até 21 de maio - Último dia para inscrições no PROCAN-UEMG/2015-2º semestre

Até 22 de maio - Último dia para postagem da documentação do PROCAN UEMG/2015-2ºsemestre

Até 3 de junho - Divulgação dos resultados do PROCAN UEMG/2015-2º semestre

7 de junho - Término do período de inscrições para o Vestibular UEMG/2015-2º semestre

22 de junho - Liberação dos comprovantes definitivos de inscrição na internet

28 de junho - (DOMINGO) REALIZAÇÃO DAS PROVAS GERAIS

Clique aqui para mais informações.



A tarde de quinta feira (07/04) foi recheada de significados na Uemg Unidade de Passos.  Alunos da Universidade Aberta para a Maturidade participaram de um recital de poesias em homenagem às mães e concorreram a vários prêmios. 

Superando todas as expectativas das organizadoras o primeiro recital foi sucesso absoluto. Para a coordenadora da Unabem Leila Andrade ações como essas atraem a participação e emociona a todos. “O objetivo principal  do Recital de Poesias foi homenagear as mães da Unabem. Os alunos se envolveram muito e queremos repetir no ano que vem”, diz Leila.

Silvia Maia que também é coordenadora da Unabem destacou que a atividade vai ao encontro das funções pedagógicas do curso. “Além de uma linda homenagem temos como objetivo despertar nos estudantes o interesse pelo texto poético e possibilitar o desenvolvimento da leitura oral”, explica.

Com a interação de todos os alunos o recital contou ainda com um show da Filarmônica  de Itaú de Minas sob a regência do Maestro Maycon Moraes que encerrou a tarde com “chave de ouro”.

Resultado do concurso do I Recital  de Poesia  UNABEM 2015

1º Lugar

Intérprete: Célia Carvalho Fernandes

Turma:  H

Poesia: Deus

Poeta: Casimiro de Abreu

 

2º Lugar

Intérprete: Cecília Dalva de Jesus

Turma:  DG 

Poesia: Mãe

Poeta: Mário Quintana

 

3º Lugar

Intérprete: Maria das Graças de Oliveira 

Turma:  EF

Poesia: Querida Mãe 

Poeta: Adailton do Valle Lobato

 

Categoria Livre

1º Lugar

Intérprete: Virginia Gertrudes S. de Almeida

Turma: H

Poesia: Chica da Virada

Poeta: Desconhecido

 

2º Lugar

Intérprete: Maria de Lourdes Freitas Bastos 

Turma: BC 

Poesia: O caroço 

Poeta: Desconhecido

 

3º Lugar

Intérprete: Maria de Lourdes Carvalho Esper

Turma: A 

Poesia:  Oração ao Deus Pai 

Poeta: Autor desconhecido 



O Jornalista e professor Antônio Carvalho coordenador do Curso de Comunicação Social da Unidade UEMG – Passos, lançou - no mês de abril - o seu primeiro Livro intitulado A Diplomacia Mediatizada: Em busca do refrão de um Brasil megalonanico. A obra é o resultado da dissertação de mestrado do autor. O evento  aconteceu no anfiteatro da Casa da Cultura da cidade e contou com presença de vários alunos, ex - alunos, amigos, familiares e colegas de profissão. 
O livro propõe-se a demonstrar, por meio da exposição e análise de episódios envolvendo a diplomacia brasileira recente, que parte da imprensa nacional opera dentro de um fechamento discursivo, na construção de um país fadado ao eterno complexo de vira-lata.
Segundo o professor, exemplares do livro serão doados a todas as unidades da UEMG que oferecem o curso de Comunicação Social.


Notícias por ANO e MÊS

Calendário de Noticias e Eventos

<<  junho 2019  >>
seteququsedo
272829303112
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
1234567