A UEMG Unidade de Passos recebeu na tarde de quinta feira (09/04) o reitor da UEMG Dijon Moraes, o Subsecretário de Ensino Superior da Secretaria de Ciência e Ensino Superior Márcio Rosa Portes, o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças da UEMG Adailton Pereira Vieira e o deputado estadual Cássio Soares para uma reunião com os responsáveis pelos estudos e trabalhos de implantação do curso de medicina na UEMG Unidade de Passos.
O curso de medicina foi aprovado pelo Ministério da Educação para a FESP com nota 4 no ano de 2013. O reitor da UEMG Dijon Moraes ressaltou que o curso só não foi absorvido no processo de estadualização por questões legais. “Como estava prevista a estadualização, na época, não tínhamos amparo legal junto ao MEC para absorver o curso de medicina que já estava com todos os laboratórios montados. Hoje podemos. Gostei do que foi proposto aqui; uma manifestação conjunta da UEMG, Governo, Sectes e Seplag sinalizando ao MEC o nosso interesse desde já na implantação do curso”, afirmou o reitor.
O professor Fabio Kallas, presidente do Conselho Curador da FESP, que começou o projeto do curso ainda em 2010, destacou que esta visita marca uma nova etapa para o projeto do curso e que é decisiva para a conquista deste sonho. “Recebemos o professor Dijon e o Subsecretário Márcio Rosa com forças renovadas e vamos providenciar todo o necessário para que a UEMG possa decretar que o curso de medicina será implantado brevemente na unidade de Passos”, disse.
A diretora acadêmica da UEMG unidade Passos, professora Tânia Delfraro, coordenadora do Projeto Político Pedagógico do curso de medicina destacou a melhoria da infraestrutura, dos laboratórios, do acervo bibliográfico e a experiência de ensino da unidade de Passos na área da saúde, com seis cursos, inclusive o curso de Enfermagem com 34 anos prestando ensino de qualidade. A área de saúde conta, ainda, com ambulatórios de referência no atendimento DST-AIDS, Hanseníase e gerenciamento de um PSF Escola. Destacou ainda a importância da parceria entre a Universidade e a Santa Casa de Passos, empenhados e trabalhando juntos para implantação do curso e o grande número de doutores e mestres que compõe o corpo docente do curso de medicina.
Segundo o Subsecretario Márcio Portes já foi solicitada à UEMG uma nota técnica apontando a viabilidade da implantação do curso. Ele afirma que a Universidade se mostrou favorável à abertura do curso de medicina na UEMG de Passos. “É possível sim, a implantação do curso e é necessário tomarmos providencias técnicas que já estão sendo buscadas por todos os envolvidos. Vamos todos juntos trabalhar para que se concretize”, afirmou Márcio.
Acompanharam a visita e as reuniões de trabalho, o presidente do conselho curador da FESP Professor Fábio Kallas, a diretora acadêmica Tânia Delfraro, a vice-diretora Marisa Lemos, a Coordenadora da Pós-Graduação Maria Ambrosina Maia, o Coordenador Geral do Núcleo Acadêmico de Ciências Biomédicas e da Saúde José de Paula, a Coordenadora de Extensão Camila Belfort Piantino, o Coordenador Geral de Pós-Graduação e Extensão Eduardo Collares, o secretário executivo da FESP Dácio Lemos, o vice presidente do conselho curador professor Manoel Reginaldo Ferreira e o coordenador da comissão para implantação curso medicina da FESP Prof. Geraldo Brasileiro.
Após a reunião, o subsecretário Marcio visitou as instalações da unidade de Passos, como vem fazendo nas outras unidades, em companhia do reitor, do pró-reitor de planejamento da UEMG e coordenadores e conheceu todos os laboratórios e investimentos para o curso de medicina.