O auditório do prédio principal da UEMG Unidade de Passos ficou lotado na noite de quinta feira (26/03), para a Aula Magna do curso de Serviço Social. O tema foi “O Serviço Social e os desafios contemporâneos da formação e do trabalho profissional”, ministrado pela professora doutora Fernanda de Oliveira Sarreta. Professores, alunos calouros, veteranos e egressos dos cursos de Serviço Social e Direito prestigiaram o evento.

A professora, que já integrou o corpo docente da FESP – hoje unidade UEMG - é pesquisadora e líder do grupo Quavisss- Política de Saúde e Serviço Social e docente do programa de graduação e pós-graduação da UNESP Campus de Franca/SP.

Durante a palestra Fernanda destacou vários aspectos importantes que marcam a carreira do Assistente Social na atualidade. Ela citou a importância do Código de Ética que deve sempre nortear as ações profissionais e também os desafios de trabalhar sempre pensando no coletivo. “Devemos entender a importância do trabalho deste profissional realizado no âmbito coletivo, pois é através desta atuação que mudamos nossa percepção de mundo e contribuímos para mudar também a realidade social”, disse. 

Para a coordenadora do curso, professora Jane Borges Lemos Mattar, a palestra ajudou principalmente aos alunos calouros, pois esclareceu como é a vida do profissional do Serviço Social. “É fundamental, uma vez que possibilita a compreensão do próprio princípio da universidade e da formação profissional e permite ainda a aproximação entre a realidade – onde a profissão intervém – com a formação dos futuros profissionais”, avalia a professora.

A palestrante Fernanda disse estar feliz por voltar a Passos para a Aula Inaugural do Curso e aproveitou a ocasião para doar o livro “Educação Permanente em Saúde para Trabalhadores do SUS” de sua autoria, ao acervo bibliográfico da UEMG – Unidade de Passos.



Estudantes de Direito participaram na semana passada da palestra “Migrações Internacionais Contemporâneas - Panorama jurídico brasileiro: diagnóstico dos imigrantes sobre acesso a direitos fundamentais no Brasil”, ministrada pela professora doutora Cynthia Carneiro, professora de Direito Internacional do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). 

A palestra foi a Aula Magna do curso de Direito, realizada para promover a integração dos estudantes ingressantes com a comunidade acadêmica. “A Aula Magna do curso de Direito abre de forma solene as atividades do semestre letivo e tem por objetivo dar as boas vindas aos alunos ingressantes e veteranos, proporcionado acolhimento e interação entre os colegas, professores e profissionais convidados. Há de se ressaltar que a aula representa uma importante oportunidade de contarmos com a presença de profissionais destacados e experientes da ciência do Direito em nosso curso, em nossa Unidade, proporcionado uma salutar rede de relacionamentos”, explica a professora Ana Paula Coelho, responsável pela atividade.

A professora palestrante, Cynthia Carneiro, possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (USP), graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Franca, Mestrado em Direito Empresaria pela Universidade de Franca e Doutorado em Direito Internacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é advogada especializou-se em Advocacia Empresarial. Foi Assessora Jurídica do Tribunal de Alçada de Minas Gerais entre 2003 e 2004. Atualmente dedica-se exclusivamente ao ensino e à pesquisa em temas como Direito da Integração, Processo Internacional, Direitos Humanos, Migrações e condição jurídica de estrangeiros.

Para a professora Ana Paula Coelho, a palestra é uma forma de atualizar os estudantes sobre a questão da migração. “Nosso país recebe a cada ano um significante montante de migrantes, pessoas vindas de diversos países que aqui chegam em busca de oportunidades, essa realidade interessa ao Direito”, ressalta a professora.

A Aula Magna também se apresenta como uma das atividades complementares de graduação (ACG) que serão desenvolvidas ao longo do semestre letivo do curso de Direito da Unidade Passos da UEMG e contou com a maciça e compenetrada participação dos alunos do curso de Direito de todos os períodos, professores e coordenadores. 

Estudantes do curso de Serviço Social também puderam participar da atividade. “Dada a amplitude e relevância da temática contamos também com a participação dos alunos do curso de Serviço Social também de todos os períodos e professores da Unidade Passos o que por certo enriqueceu ainda mais a nossa Aula Magna dada a possibilidade da ampliação e interação dos debates envolvendo o jurídico e o social”, avalia a professora Ana Paula Coelho.

Durante a palestra, estudantes e convidados puderam participar de uma discussão sobre o tema, com perguntas e comentários junto aos docentes e à palestrante.

“Podemos afirmar que conseguimos atingir muito além dos objetivos inicialmente traçados quando pensamos na Aula Magna, por certo pesquisas e atividades de extensão surgirão dessa atividade fazendo com que aula ‘magna se prolongue muito além da palestra-debate do último dia 20 de março”, afirma a professora coordenadora da atividade, Ana Paula Coelho.



Em comemoração ao Dia Internacional da Água, comemorado em 22 de março, estudantes de Engenharia Ambiental e Ciências Biológicas da UEMG Unidade Passos estão realizando atividades de educação ambiental envolvendo estudantes de ensino fundamental e médio em várias escolas de Passos, para lembrar a importância da preservação da água. As atividades começaram no dia 16 com palestras e as atividades vão até o dia 28 conforme calendário abaixo. 

No dia 22, domingo, foi realizada uma mobilização educativa sobre o uso sustentável da água, realizada em parceria com a Polícia Militar do Meio Ambiente e com a participação de estudantes da Escola Estadual Tancredo Neves, que fazem parte do projeto "guarda mirim ambiental". Também participaram da ação alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e de Ciências Biológicas além de estagiários do projeto Corredor Verde da FESP, hoje UEMG unidade de Passos. Na ação foram distribuídos materiais educativos para a população.

As palestras já ministradas atingiram cerca de 900 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Nossa Senhora da Penha. Na escola Estadual Caetano Machado da Silveira, foram alcançados  200 alunos do 6º ao 9º ano.

Os Alunos Gustavo Viana Costa, Rafaela Oliveira e André Phelipe Rodrigues da Silva do Curso de Engenharia Ambiental e Kerolaine Marques da Silva, Amanda Campos Pimenta do curso de Ciências Biológicas da UEMG, ministraram palestra no Colégio da Penha. O foco da palestra foi mostrar que o ciclo natural da água - que evapora com irradiação do sol, condensa em forma de nuvens e volta para a terra através de chuva abastecendo lençóis freáticos, córregos, rios e nascentes - está sendo interrompido por ações humanas como: desmatamentos, construções em áreas de preservação permanente, despejo inadequado de resíduos sólidos e líquidos na água, dispersão de gases tóxicos pelas empresas, supressão de matas ciliares.

“Nem sempre a água utilizada é devolvida aos rios com qualidade como quando foi coletada. Na maioria dos casos ela é devolvida como esgoto sem tratamento. Estamos passando por um momento nacional de crise hídrica. A ONU divulgou em rede de comunicação internacional que se não tivermos mudança de atitude em relação à água e um consumo sustentável em 2030 não haverá mais reservas de água no planeta. Esta tem sido a mensagem que estamos transmitindo durante as palestras”, ressalta a professora Tânia Telles.

Dengue

Durante as atividades, o tema Dengue foi discutido, como um problema ambiental que também precisa da participação consciente da população. 

Os alunos André Phelipe Rodrigues da Silva do curso de engenharia ambiental e Jean Rodrigues do Curso de Ciências Biológicas alertaram a comunidade estudantil quanto ao avanço do número de casos da doença e quanto à necessidade de se criar hábitos conscientes, como escoar a água de recipientes, seja em copos descartáveis, tampas de garrafas, pratos de vasos flores e outros. 

Confira a programação para a semana:

25/03 - Palestras Escola Municipal Caetano Machado da Silveira – Alunos de 6º ao 9º ano, 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio. 

26/03 - Palestras no colégio Tiradentes – Alunos de 6º ao 9º ano, 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio. 

28/03 - Monitoramento e replantio de mudas nascente – Equipe técnica do projeto Corredor Verde e alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Ciências Biológicas.



Estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UEMG Unidade Passos participaram de aula inaugural com a palestra: “Mídia, Comunicação e cultura: formação universitária em uma sociedade desigual”, ministrada pelo professor doutor Silas Nogueira.  

O professor é Mestre em Sociologia (FCLar/Unesp); doutor em Ciências da Comunicação (ECA/USP); professor do Centro Universitário Moura Lacerda, professor e pesquisador do CELACC (Centro de Estudos Latino-Americanos em Comunicação e Cultura da ECA/USP).

Silas Nogueira abordou a importância da leitura, sobretudo em cursos de Comunicação, para os estudantes que iniciam sua jornada universitária e destacou a relevância de se construir um espaço de fomento da crítica no ambiente acadêmico. “Ensino sem crítica não pode ser considerado ensino”, ressaltou. 

O encontro teve a presença de professores, alunos calouros, veteranos e egressos dos cursos de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo. 

Os coordenadores dos cursos avaliaram como muito importante a contribuição deixada pelo Professor.  “É de grande contribuição a aula inaugural do professor Silas Nogueira para a construção, juntamente com os alunos, de cursos de qualidade na área da Comunicação, uma vez que aborda relações complexas inerentes ao contexto em que esses futuros profissionais atuarão. Estou certo de que suas palavras irão reverberar nas discussões diárias em nossas salas de aula”, afirma o coordenador do curso de Jornalismo, professor Antonio Carvalho.

O professor Frederico Firmiano, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda chamou a atenção para a importância da formação de profissionais atentos às demandas sociais. “É de fundamental importância estimularmos cursos de Comunicação Social, quer seja publicidade, quer seja jornalismo, que se preocupem com a formação ampla, geral e humanística dos estudantes, sem perder de vista sua formação técnica, com ampla sensibilidade para questões sociais. Nesse sentido, a contribuição do professor Silas é de grande valia”, disse.



A UEMG Unidade Passos está promovendo a Ação Solidária 2015, com atividades sociais envolvendo os calouros.

A ação é uma forma de acolher e envolver os estudantes ingressantes e evitar os conhecidos “trotes”, que muitas vezes são acompanhados de ações inadequadas.

Estudantes e professores participam de arrecadação de alimentos, doação de sangue e também de palestras voltadas para o mercado de trabalho. Em todas as atividades os alunos são convidados sem qualquer obrigatoriedade de participação nas ações.

No curso de Gestão Comercial o desafio é reunir o maior número possível de pessoas para fazer doação de sangue junto ao Hemominas. Além dos alunos calouros, vários professores e estudantes de outros períodos aderiram à campanha e já fizeram a doação de sangue.

No curso de Direito a proposta é a arrecadação de alimentos não perecíveis. A arrecadação de alimentos será feita até o dia 31 de março, os alimentos serão doados a instituições filantrópicas que serão escolhidas pelos calouros e pelos estudantes do Centro Acadêmico do curso.

No primeiro dia de aula os estudantes de Direito foram acolhidos com dinâmicas de grupo e brincadeiras e convidados a participar da ação solidária que também envolve os estudantes de outros períodos. “É uma atividade de extensão porque chega à comunidade e por isso também é considerada uma Atividade Complementar de Graduação (ACG)”, afirma a professora.

A ação é realizada no curso de Direito desde 2010 e, segundo Ana Paula, a meta sempre é superar o volume de alimentos arrecadados no ano anterior. “Em 2014 foram arrecadados 1100 quilos de alimento, neste ano queremos superar este número”, afirma a professora.



Notícias por ANO e MÊS

Calendário de Noticias e Eventos

<<  janeiro 2019  >>
seteququsedo
31123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031123
45678910