Estudantes e professores do curso de Publicidade e Propaganda da FESP participaram do evento “TOP de Publicidade Digital”, promovido pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, a ESPM, em São Paulo. O evento tem como objetivo difundir as novidades do mercado digital e é  realizado em parceria com a PS Carneiro, Associação Paulista dos Profissionais de Propaganda, agências de publicidade e publicações da área. 

Entre os vários temas abordados durante o “TOP de Publicidade Digital” destacaram-se o “casamento” entre On e Offline, para o sucesso do e-commerce; a propaganda na era da participação e os segredos do social media.

Profissionais, estudantes e professores de vários estados do país trocaram conhecimento e experiências com palestras e mesas de debates sobre as tendências, ações, inovações e novidades no marketing online. “Foi uma grande oportunidade para nossos alunos, de conhecer profissionais e dirigentes das maiores agências do país, como Publicis, WMccan, Young&Rubican, F/Nazca, Fábrica, VML, entre outras, que compartilharam o que há de mais moderno no setor digital da publicidade e o panorama do marketing online no Brasil e no mundo”, avalia a professora da FESP, Heliza Faria.  

Além de profissionais do setor, se destacaram também as apresentações de Marco Bebiano, coordenador de relacionamento com agências da empresa de tecnologia Google, além do empresário e ator João Vicente de Castro, sócio fundador do programa humorístico digital Porta dos Fundos.

Os alunos também tiveram a oportunidade de interagir com alguns palestrantes através de perguntas e o resultado foi considerado muito positivo pela organizadora da viagem, a professora e coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da FESP, Juliana Furlan. “As visitas técnicas são fundamentais para a formação de repertório e reciclagem de conhecimento dos alunos e professores; e o apoio da FESP a esses eventos é essencial para que tudo isso aconteça”, afirma.

Para a estudante do primeiro período do curso, Natielli Paiva a experiência foi marcante: “achei as palestras muito interessantes, foi ótimo, deu para tirar muito conhecimento, eu pude ter uma visão mais ampla de comunicação digital. Todos os palestrantes foram muitos atenciosos e claros nas explicações e me surpreenderam especialmente o João Vicente, do ‘Porta dos Fundos’. Gostei tanto que pretendo participar no próximo ano e convencer os colegas que não puderam participar, de que vale a pena e nunca é demais buscar conhecimento”.

FONTE: Departamento de Comunicação e Marketing FESP/UEMG



Egressos do curso de Engenharia Civil da FESP foram aprovados em cursos de Mestrado e Pós-graduação.

A engenheira Joice Maria foi aprovada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR e os egressos André Luiz de Queiróz e Renam Carvalho Quadros, foram aprovados em curso de residência técnica (pós-graduação) na UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa, também no Paraná.

“É um sonho de infância, que se tornou realidade. Assim que terminei o curso de Engenharia Civil na FESP consegui uma vaga para fazer residência técnica e pós-graduação através da Secretaria de Estado de Educação do Paraná”, explica, chamando a atenção para a importância da qualificação para os desafios do competitivo mercado de trabalho.

O coordenador do curso de Engenharia Civil da FESP, professor Ivan Francklin Júnior comemora: “Quando recebemos a notícia de colegas de profissão formados na FESP avançando em suas carreiras profissionais é motivo de grande alegria. Sempre digo aos meus alunos que o mercado tem espaço para todos e que hoje não podemos pensar enxergar um diploma superior como o fim da vida de estudante e sim como apenas mais um de muitos desafios a enfrentar no caminho”, segundo ele, outros três egressos também foram aprovados para o mestrado: Renata Ferreira Álvaro, Júnior Carnaval e Danilo Rezende.

FONTE: COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FESP



A Fundação de Ensino Superior de Passos através da parceria coma a Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) disponibilizou 15 bolsas para alunos de ensino médio de escola pública de nossa cidade, neste caso realizado com o Colégio Tiradentes. O objetivo deste programa é instigar nestes alunos do ensino médio a participação em projetos de pesquisa que são realizados pelos alunos de graduação da FESP, também bolsistas pelo Programa de Iniciação Científica PIBIC/FAPEMIG juntamente com seus professores orientadores mestres e doutores.

Podemos perceber um amadurecimento científico destes alunos a cada ano que passa desta parceria, pela participação ativa destes alunos na execução dos projetos e nas publicações científicas. Vários destes alunos já contam no seu currículo com produção científica de participação em evento científico o que muito acrescentará na vida acadêmica e profissional futura destes alunos. O contato precoce com o ambiente universitário estimula a criatividade e o espírito inovador características fundamentais para o futuro empresário empreendedor, relata a Coordenadora de Pesquisa e Extensão da FESP, Marisa da Silva Lemos que sistematiza e articula esta parceria na FESP.

Segundo a Diretora do Colégio Tiradentes de Passos (MG), Janaína Brasileiro, este tipo de iniciativa favorece o desenvolvimento do aluno e instiga à responsabilidade social direcionando o estudante a prática da pesquisa científica. Nossos alunos ficam ansiosos para serem selecionados e a cada ano o interesse aumenta entre os alunos.

De acordo com o professor doutor da FESP, João Vicente Zampieron, orientador neste programa, do Curso de Engenharia Ambiental, "os alunos participantes do Bic. Júnior adquirem expectativas positivas na elaboração de projetos e agrega conhecimentos para a sua formação. Isso contribuirá para a continuidade e desenvolvimento de pesquisa em nossa região. Contribui também, diretamente para o amadurecimento intelectual dos estudantes".

Para o aluno Bic-Júnior/FAPEMIG/FESP, Tales Martins Lima, "ter participando do projeto de pesquisa científica foi gratificante, pois ampliou os meus conhecimentos no que se referente a estudos científicos. Ao publicar o artigo no Evento "FESP INOVA 2013", no Seminário de Pesquisa e Extensão, fiquei motivado e pretendo dar continuidade aos estudos neste segmento e me identifiquei completamente com o tema".

As atividades tiveram inicio em 01 de março de 2014 e finalizarão em 28 de fevereiro de 2015. A FESP informa aos alunos interessados em projetos de Iniciação Científica, que poderão obter mais orientações através da Coordenação de Pesquisa e Extensão da FESP, a CPEX - Rua Doutor Carvalho, número 1147, Belo Horizonte / Passos – Telefone (35) 3529 – 6033. Contato na rede social facebook: www.facebook/groups/227791677356097/?ref=ts&fref=ts

Publicações científicas dos alunos do Ensino Médio do Colégio Tiradentes no FESP INOVA 2013 no III Seminário de Pesquisa e Extensão da FESP (nome dos alunos do Bic. Júnior em negrito):

 

1) Título: Monitoramento de fatores ambientais em canteiros contendo quebra - pedra cultivada em solo contendo chumbo;

Autores: Thales Martins Lima; Marina Maia Gischewsky; João Vicente Zampieron;

 

2) Título: Análise granulométrica de misturas realizadas com o solo argiloso laterítico e com o agregado fino derivado de rejeitos de minerações de quartzito do município de Guapé;

Autores: Brenner William Rodrigues Melo, Pedro Henrique Villas Bôas de Almeida Carneiro, Ana Carina Zanollo Biazotti Collares;

 

3) Título: Comunicação e a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis: uma análise das propagandas veiculadas na internet;

Autores: Ariane Freire Alvarez, Everton Augusto Marques, Itamar Teodoro de Faria;

 

4) Título: Impactos ambientais em duas nascentes urbanas no município de Passos-MG;

Autores: Leonardo Viana Souza,  André Phelipe Rodrigues da Silva; Ana Paula Jacó; Jéssica Bueno de Oliveira Rocha; João Luis Souza Ferreira; Michael Silveira Reis e Tânia Cristina Teles Oliveira; 

 

5) Título: Ensaio de Campo Randomizado: implantando o método massagem shantala para crianças em uma unidade básica de saúde da família de Passos-MG;

Autores: Amanda Botelho Cardoso, Kênia Fernandes Freitas; Rafaela Ferreira; Nilzemar Ribeiro de Souza; 

 

6) Título: O funcionamento da língua no espaço virtual e o dilema entre norma gramatical e fluidez interacional: língua portuguesa, língua brasileira, ou internetês?

Autores: Natália Gonçalves Oliveira; Nayara Fernanda Dornas; Júlio Cesar Machado;

 

7) Título: Estudo da fragilidade natural nas sub-bacias hidrográficas do médio rio grande: aplicação na sub-bacias do Rio São João

Autores: Guilherme da Silva Teixeira; Ana Paula Pereira Carvalho; Eduardo Goulart Collares;

 

FONTE: COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FESP



Acontece neste sábado (26), a partir das 17h o evento “Pelo Amor e Pela Paz”, uma manifestação de indignação da população de Passos com os tristes números da violência na cidade. O evento tem o apoio da Fundação de Ensino Superior de Passos e contará com caminhada pela área central da cidade seguido de um show musical e apresentação de teatro e dança até às 20h.  

Segundo uma das idealizadoras e organizadoras do evento, Vânia de Souza Silva, o objetivo é mostrar que a comunidade não está inerte aos índices de violência que tem assolado a cidade e que algo deve ser feito pelas autoridades e população de modo geral para reverter este quadro. “Não podemos aceitar passivamente que nossos jovens se percam para as drogas, que roubem nossos pertences e tirem a vida do próximo sem fazermos nada, o que queremos é mostrar nossa indignação com esta situação e pedir a Deus, independente de religião que mude esta triste realidade na nossa cidade”, desabafou Vânia.

O presidente do Conselho Curador chamou a atenção sobre a importância do envolvimento da FESP em ações comunitária. “Toda e qualquer ação que tenha por objetivo levar cultura aos nossos jovens e mostrar a nossa população que todos podem ser cidadãos melhores sempre terá o apoio da FESP”, disse o presidente do Conselho Curador da FESP, professor Fabio Pimenta Esper Kallas.

O evento é aberto e toda comunidade é convidada a participar das atividades. A partir das 17h30 começa a caminhada que sai frente do prédio do Palácio da Cultura. Pelo o trajeto, o grupo seguirá a Rua Sete de Setembro até o Educandário, passando pela frente do Colégio Estadual retornando à Praça Geraldo da Silva Maia pela rua Dr. João Bráulio.

Após a caminhada, alunas do Coral da UNABEM – Universidade Aberta para a Maturidade da FESP entoarão o Hino Nacional Brasileiro e em seguida será apresentada uma peça teatral temática, apresentação de dança e show musical. O evento tem previsão de encerramento às 20h.

FONTE: Departamento de Comunicação e Marketing FESP/UEMG



A Fundação de Ensino Superior de Passos, através do Núcleo de Empreendedorismo do curso de Administração de Empresas, está desenvolvendo um projeto de consultoria e assessoria junto à Associação Passense Protetora dos Animais, a Patas Amigas, que atua na causa de proteção dos animais no município de Passos.  O curso de Moda também vai participar do projeto, com a criação de uma grife pet para ajudar na arrecadação de recursos.

O responsável pela parceria é o professor mestre Olney Bruno da Silveira Júnior, coordenador do núcleo de empreendedorismo da FESP. Segundo ele, o "Projeto de Consultoria e Assessoria à Associação Patas Amigas" teve origem nas aulas de Empreendedorismo no 6º período de Administração, quando o professor solicitou que os alunos apresentassem soluções criativas para a associação. "Esta ação aguçou o senso de responsabilidade dos estudantes que identificaram possibilidades para contribuir além de ideias", explica o professor.

O trabalho consiste em oferecer consultoria e assessoria em gestão, com o objetivo de potencializar a associação em Planejamento, Organização, Direção e Controle e, com isto, viabilizar projetos e recursos para as ações da associação de proteção aos animais. "Estamos começando a coletar dados sobre a Associação Patas Amigas e sobre a legislação relacionada aos animais, para relizarmos um planejamento gerencial", explica a estudante Thuane Celly Silva, do 7º período de Administração de Empresas.

A presidente do "Patas Amigas" Nara Pimenta de Moraes vê na parceria uma oportunidade de melhorar a ação do grupo, que atualmente conta com apenas 6 voluntários com participação ativa. "Agora é a oportunidade da associação se reestruturar, ganhar força e também de explicar melhor à população como é o funcionamento da associação ‘Patas Amigas", avalia Nara. "A população tem de se conscientizar de que a associação não tem recursos financeiros para cobrir custos de todos os animais que são resgatados, além disso, nosso trabalho é voluntário, todos temos outras obrigações também", esclarece Nara.

A associação foi criada em 1991, mas o trabalho inicial era voltado para a proteção dos animais que participavam das cavalhadas, tradicionais na região.

Atualmente, o grupo se dedica principalmente a cães e gatos abandonados, que são resgatados e encaminhados para adoção. Além disso, trabalha com a esterilização de animais de rua, mas o custo, elevado, ainda impede a castração em massa. "Não temos ajuda de órgãos públicos, recebemos doações de voluntários e nossos recursos vêm apenas eventos e bazares. Apenas o fórum de Passos, encaminhada uma pequena ajuda através de prestações pecuniárias.", relata Nara Moraes.  "O grupo Patas Amigas no Facebook tem mais de 4 mil pessoas, no entanto, não conseguimos ainda receber ajuda do grupo, se cada um, por exemplo, pudesse doar R$1, seria possível realizar um mutirão de castração. Tem muita gente emotiva, que declara amor pelos animais nas redes sociais, mas, na hora H, chama o Patas Amigas para cuidar", afirma.

Com a parceria, o Núcleo de Empreendedorismo da FESP pretende potencializar o trabalho da associação, orientando todo o planejamento gerencial, além de contribuir para a elaboração de projetos de mobilização e arrecadação de recursos financeiros.  O projeto terá a participação das estudantes: Ester Moura, Thaís Rodrigues e Thuane Celly Silva do curso de Administração de Empresas e Luciana Silva, Claudiene Ribeiro e Caroline Renó, do curso de Moda.

Grife PET

O curso de Moda da FESP também vai participar do projeto de consultoria e assessoria à associação Patas Amigas, com a criação de uma grife pet que vai receber o nome de Dog Fashion.

O objetivo é criar e confeccionar peças de roupas para cães (e até gatos) feitas com retalhos doados das fábricas passenses. "Posteriormente, poderemos reverter todas as peças em recursos financeiros para a associação", explica a professora Maria Isabel Sulino Carvalho Silveira que destaca a importância multidisciplinar do projeto.

Canil modelo

Para desenvolver melhor o projeto, estudantes e docentes da FESP e representantes da Associação Patas Amigas realizaram, no mês de março, uma visita técnica ao Centro de Controle de Zoonoses – Canil Municipal da cidade de Piracicaba, em São Paulo, onde um modelo de gestão impressionou o grupo passense. "O canil possui veterinários concursados que realizam pelo menos 12 castrações por dia e mutirões periódicos de castrações nos bairros da cidade. Além disso, desenvolve um trabalho em conjunto com PSFs, CRASS e escolas para conscientização e apoio. Fiquei encantada, seria um sonho realizar algo parecido em Passos", avalia a presidente do Patas Amigas.  

"O objetivo da visita técnica foi fazer com que os participantes do projeto pudessem conhecer um modelo de gestão aplicável à realidade da sociedade Passense", explica o professor Olney Silveira.

FONTE: Departamento de Comunicação e Marketing FESP/UEMG



Notícias por ANO e MÊS

Calendário de Noticias e Eventos

<<  agosto 2019  >>
seteququsedo
2930311234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930311
2345678