A Fundação de Ensino Superior de Passos, através da parceria coma a Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), disponibilizou 15 bolsas para alunos do Colégio Tiradentes. O objetivo deste programa é instigar nos alunos do ensino médio o interesse na participação de projetos de pesquisa que já são realizados pelos alunos da FESP e, também, por bolsistas do Programa de Iniciação Científica PIBIC/FAPEMIG.

“Podemos perceber um amadurecimento científico destes alunos a cada ano que passa e continuamos com esta parceria, tendo a participação ativa destes alunos na execução dos projetos e nas publicações científicas. Vários destes estudantes já contam, no seu currículo, com produção científica e participação em evento científico, o que muito acrescentará na vida acadêmica e profissional futura deles. O contato precoce com o ambiente universitário estimula a criatividade e o espírito inovador, características fundamentais para o futuro empresário empreendedor”, relata a Coordenadora de Pesquisa e Extensão da FESP, Marisa da Silva Lemos, que sistematiza e articula esta parceria na FESP.

Segundo a Diretora do Colégio Tiradentes de Passos (MG), Janaína Brasileiro, este tipo de iniciativa favorece o desenvolvimento do aluno e instiga à responsabilidade social, direcionando o estudante a prática da pesquisa científica. Nossos alunos ficam ansiosos para serem selecionados e a cada ano o interesse aumenta.

De acordo com o professor doutor da FESP, João Vicente Zampieron, orientador neste programa, do Curso de Engenharia Ambiental, "os alunos participantes do Bic. Júnior adquirem expectativas positivas na elaboração de projetos e agregam conhecimentos para a sua formação. Isso contribuirá para a continuidade e desenvolvimento de pesquisa em nossa região. Contribui também, diretamente, para o amadurecimento intelectual dos estudantes".

Para o aluno Bic-Júnior/FAPEMIG/FESP, Tales Martins Lima, "ter participando do projeto de pesquisa científica foi gratificante, pois ampliou os meus conhecimentos no que se refere a estudos científicos. Ao publicar o artigo no Evento "FESP INOVA 2013", no Seminário de Pesquisa e Extensão, fiquei motivado e pretendo dar continuidade aos estudos neste segmento porque me identifiquei completamente com o tema".

As atividades tiveram inicio no dia 1º de março de 2014 e serão finalizadas em 28 de fevereiro de 2015. Os alunos interessados em projetos de Iniciação Científica poderão obter mais orientações através da Coordenação de Pesquisa e Extensão da FESP, a CPEX, que fica na Rua Doutor Carvalho, número 1147, e atende pelo telefone (35) 3529 – 6033.

Abaixo estão as publicações científicas dos alunos do Ensino Médio do Colégio Tiradentes no FESP INOVA 2013 no III Seminário de Pesquisa e Extensão da FESP:

1)    Título: Monitoramento de fatores ambientais em canteiros contendo quebra - pedra cultivada em solo contendo chumbo;

 Autores: Thales Martins Lima; Marina Maia Gischewsky; João Vicente Zampieron;

2)    Título: Análise granulométrica de misturas realizadas com o solo argiloso laterítico e com o agregado fino derivado de rejeitos de minerações de quartzito do município de Guapé;

Autores: Brenner William Rodrigues Melo, Pedro Henrique Villas Bôas de Almeida Carneiro, Ana Carina Zanollo Biazotti Collares;

3)    Título: Comunicação e a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis: uma análise das propagandas veiculadas na internet;

Autores: Ariane Freire Alvarez, Everton Augusto Marques, Itamar Teodoro de Faria;

4)    Título: Impactos ambientais em duas nascentes urbanas no município de Passos-MG;

Autores: Leonardo Viana Souza,  André Phelipe Rodrigues da Silva; Ana Paula Jacó; Jéssica Bueno de Oliveira Rocha; João Luis Souza Ferreira; Michael Silveira Reis e Tânia Cristina Teles Oliveira;

5)    Título: Ensaio de Campo Randomizado: implantando o método massagem shantala para crianças em uma unidade básica de saúde da família de Passos-MG;

Autores: Amanda Botelho Cardoso, Kênia Fernandes Freitas; Rafaela Ferreira; Nilzemar Ribeiro de Souza;

6)    Título: O funcionamento da língua no espaço virtual e o dilema entre norma gramatical e fluidez interacional: língua portuguesa, língua brasileira, ou internetês?

Autores: Natália Gonçalves Oliveira; Nayara Fernanda Dornas; Júlio Cesar Machado;

7)    Título: Estudo da fragilidade natural nas sub-bacias hidrográficas do médio rio grande: aplicação na sub-bacias do Rio São João;

Autores: Guilherme da Silva Teixeira; Ana Paula Pereira Carvalho; Eduardo Goulart Collares;

TEXTO ESCRITO POR: COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FESP



No último sábado, professores e alunos participaram de atividades especiais do curso de Pedagogia da FESP. 

Em palestra com a temática “Saúde da Mulher: a prevenção à neoplasia”, a professora Elexandra Helena Bernardes, doutora em Saúde Pública, fez uma explanação sobre duas doenças que atualmente preocupam muito as mulheres: o câncer de mama e o câncer de útero. A palestrante explicou causas, desdobramentos, estatísticas sobre as doenças no mundo e no Brasil, e também fez orientações sobre cuidados, prevenção e tratamentos disponíveis na rede pública de saúde.

Cerca de 120 alunas do curso e as professoras Carla Faria, Carmem Cardoso, Gelcira Augusta, Eliane Serafim, Heloísa Mônica e a coordenadora Rosânia Fonseca, estiveram presentes no evento.

Outra atividade foi um debate sobre os 50 anos do Golpe Militar após sessão “Cinema Pipoca e Bala pipper” - coordenado por Itamar Bonfim - com a apresentação do filme “O dia que durou 21 anos”. Professores e alunas discutiram o tema sob a coordenação da professora de Sociologia e Antropologia, Doutora Maria Eliane Serafim de Andrade.

Confira abaixo a sinopse do documentário:

“O dia que durou 21 anos” mostra a influência do governo dos Estados Unidos no Golpe de Estado no Brasil em 1964. A ação militar que deu início a ditadura contou com a ativa participação de agências como CIA e a própria Casa Branca. Com documentos secretos e gravações originais da época, o filme mostra como os presidentes John F. Kennedy e Lyndon Johnson se organizaram para tirar o presidente João Goulart do poder e apoiar o governo do marechal Humberto Castelo Branco.

FONTE: Departamento de Comunicação e Marketing FESP/UEMG



A Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP) inaugurou nesta semana o Laboratório Escola de Análises Clínicas, localizado no Bloco 07 da Instituição, e o Complexo de Laboratórios da Saúde, construído no Prédio Principal. As cerimônias aconteceram na segunda e terça-feira, recebendo professores, alunos, profissionais da área da saúde e autoridades.

Anfitrião, o presidente do Conselho Curador da FESP reforçou em seu discurso o esforço de toda a FESP em prol do avanço em direção à melhoria constante de suas estruturas e ferramentas de ensino. “Toda vez que nós inauguramos um ambiente, um espaço destinado ao ensino, nós sentimos que chega ao fim mais uma empreitada de toda família FESP. É um momento em que a gente sente que a missão de educar, de formar homens e mulheres, está sendo cumprida. Especialmente para a área da saúde, estamos ofertamos estes novos laboratórios e aguardamos a vinda da Medicina para melhor atendermos a demanda de profissionais médicos, que vai além da nossa região. Estamos felizes porque junto da criação do curso virá um melhor cenário do atendimento médico na nossa cidade e entorno. É com muita satisfação que entregamos estas obras finalizadas e vislumbramos as transformações que elas vão proporcionar à nossa comunidade em um futuro próximo”, frisou o professor Fabio Kallas.

Dando nome ao Complexo da Saúde, a diretora do Núcleo Acadêmico de Ciências Biomédicas e da Saúde, professora Tânia Maria Delfraro Carmo, agradeceu a homenagem e ainda parabenizou os colegas que também tiveram seus nomes emprestados às salas do espaço inaugurado. “Essa é mais uma vitória. A FESP, Passos e região ganham um complexo educacional dinâmico, inovador, interativo, com materiais e equipamentos de última geração. A comunidade deve estar feliz hoje porque vamos desenvolver o ensino, a pesquisa e também a prestação de serviço. Agradeço ao professor Fabio pelos desafios lançados e apoio incondicional. Estou satisfeita com os professores homenageados e eles recebem minhas congratulações. São merecedores e representantes de tantos outros que se dedicam à FESP. Acredito e defendo que A FESP está onde está e é o que é pelo esforço conjunto destas pessoas. Muito obrigada e parabéns a todos”, disse emocionada.

Também recebendo tributo, uma das primeiras enfermeiras de Passos e integrante do mais antigo corpo docente da FESP, a professora Brazilina de Abreu Freire destacou o avanço que a FESP teve nos últimos anos. “Temos atualmente uma estrutura muito boa na área da saúde. O curso de enfermagem é tradicional e há muitos anos forma grandes profissionais. Agora estamos esperando a Medicina vir complementar e agregar ainda mais. Vai ser um marco na história da nossa cidade e região. Quando eu dava aulas, eu sempre sonhava com um laboratório como este. Na época era difícil e ver esse espaço hoje é uma enorme satisfação”.

O Professor Dr. Pedro Messias da Silva defendeu ainda a importância dos novos laboratórios para a chegada do curso de Medicina. “Pra nós é um orgulho muito grande. Este complexo está entre os mais modernos do Brasil e vem pra concretizar o nosso sonho da escola de Medicina em Passos. Esse curso vem reforçar a potencialidade de educação e formação da nossa região”, declarou. A professora Drª Maria Paula Moraes Vasconcelos completou: “é uma felicidade imensa ver isso tudo pronto. Vamos viabilizar aqui um aprendizado com base naquilo que há de mais moderno e acima de tudo com respeito ao ser humano”.

O Complexo da Saúde possui área total de 800 metros quadrados e tem capacidade para acolher 330 discentes e docentes. Além do atendimento a todas as estruturas curriculares dos cursos do núcleo da saúde, os laboratórios estão equipado para o desenvolvimento de pesquisas fora do âmbito acadêmico, com espaços e equipamentos próprios, privativos para docentes pesquisadores, ou mesmo para o desenvolvimento de pesquisas por discentes, dentro do programa de iniciação científica.

De acordo com o professor Luiz Camilo Silveira Teodoro, o trabalho feito em conjunto pensou a estrutura se preocupando em fazer o melhor em cada detalhe. “Trabalhamos em equipe, visitamos grandes universidades e, a partir destas nossas pesquisas, nós planejamos a construção dos nossos laboratórios baseado naquilo que vimos de melhor e ainda obedecendo às exigências do MEC. Preparamos-nos para receber esses novos alunos que chegarão em breve e eles sairão daqui com uma formação de altíssima qualidade”.

Laboratório Escola de Análises Clínicas

O Laboratório Escola de Análises Clínicas atende a todos os requisitos exigidos pela Vigilância Sanitária e MEC. O espaço está equipado com aparelhos automáticos e semiautomáticos, servindo aos alunos o programa de estágio supervisionado, onde desenvolvem a rotina laboratorial – desde a coleta até a emissão e interpretação dos resultados.

Para a coordenadora do curso de Biomedicina da FESP, o laboratório é muito importante para na formação prática dos alunos. “Nossos estudantes vão sair do básico e vão colocar em prática tudo que aprendem em sala de aula. O aprendizado vai ser ainda mais completo pelo fato de que eles terão contato direto com o público fazendo o atendimento. Sem dúvida nossos futuros biomédicos estarão muito bem preparados para o trabalho em qualquer laboratório”, disse a professora Alessandra Bonacini Cheraim.

O Laboratório recebeu o nome do professor, farmacêutico e bioquímico, José de Paula Silva. “A homenagem é algo simples, passageiro. A gente tem certeza que este laboratório vai servir muito bem o curso e vai permitir a melhor formação possível para os nossos alunos. Isso é mais importante do que qualquer homenagem. A gente tem uma infraestrutura de curso de excelência e uma qualidade de ensino invejável. O nome é apenas um detalhe. A minha satisfação vai além disso”.

A FESP buscará convênios para oferecer serviços gratuitos e particulares no Laboratório Escola.  Ainda de acordo com a coordenadora Alessandra Cheraim, sua capacidade atual é de 400 exames por mês, mas esse número pode ser expandido para atender a demanda da comunidade.

Segundo a superintendente regional de saúde, Kátia Rita Gonçalves, parcerias públicas e privadas vão colaborar para suprir as necessidades da população. “Gostaria de parabenizar a FESP que está em ação, em movimento, dinâmica, crescente e comprometida em oferecer aos alunos uma série de instrumentos e equipamentos para fortalecer sua capacitação. Hoje o Sistema Único da Saúde (SUS) necessita de profissionais competentes, atentos e ligados e é esse profissional que está se formando aqui. Este laboratório vai poder atender uma demanda grande e isso é fantástico. A ideia é que possamos fazer uma parceria para que este espaço possa ser utilizado com 100% de sua capacidade, contribuindo muito na área da saúde”, destacou.

O Laboratório Escola de Análises Clínicas da FESP conta com uma equipe de profissionais dedicados e treinados, com qualidade dos serviços, sempre atualizado e modernizado em todos os seus setores.

FONTE: Departamento de Comunicação e Marketing FESP/UEMG

Confira as fotos dos eventos clicando AQUI e AQUI.



No último final de semana, os atletas Carlos Alberto Ribeiro e Wellington Gonçalves de Jesus Rezende, patrocinados pela FESP, disputaram a Copa Internacional Levorin de Mountain Bike em Araxá (MG) e conquistaram ótimos resultados. Competindo com 130 atletas, Wellington, mais conhecido como Índio, foi o vice-campeão da categoria sub-35, e Carlinho alcançou a quinta colocação, tendo concorrido com mais de 110 corredores na categoria sub-40.

"Foi uma disputa dura, larguei quase na última colocação e foi necessário imprimir um ritmo muito forte para alcançar os primeiros colocados. Cheguei a encostar no 1° colocado, mas a força que tive no início da prova faltou no final. Graças a Deus a missão foi cumprida. Quero agradecer ao apoio da FESP, que nos proporciona a oportunidade de estar competindo com os melhores atletas da America", declarou Índio.

Carlinho também comentou a prova e falou dos próximos planos. "Fiz uma boa largada, e já no início da prova um pelotão de cinco atletas fez uma fuga que se manteve até o final da corrida. O resultado foi definido nos metros finais. Fiquei satisfeito com o meu resultado e agora tenho que intensificar os treinamentos para a próxima etapa, que será realizada no mês de maio em São João Del Rei. Quero agradecer a FESP pelo apoio que têm nos dados ao longo destes anos. Sem este suporte não seria possível alcançar os resultados que temos conseguido".

A Copa Internacional Levorin de MTB confirma a força do ciclismo e do Mountain Bike em Minas Gerais. Nos três dias de competição, Araxá recebeu cerca de 1.200 atletas de todo Brasil e de outros países como Venezuela, Equador, Argentina e Chile. A CIMTB Levorin é a maior referência do Mountain Bike brasileiro e latino-americano, sendo considerada a melhor competição do segmento no Brasil. 

FONTE: Departamento de Comunicação e Marketing FESP/UEMG



A FESP está com inscrições abertas para a Pós-graduação em Musculação e Condicionamento Físico. Destinado aos graduados em Educação Física, Fisioterapia, Medicina, Biomedicina e áreas afins, o curso vai proporcionar conhecimentos teóricos e práticos que permitam uma compreensão crítica e reflexiva da atuação na temática proposta.

De acordo com a coordenadora Cláudia Arouca Queiroz, a formação tem seu foco no trabalho com atletas e não atletas no dia-a-dia. “Estes pós-graduados vão atuar durante treinos desportivos e em atividades físicas realizadas em clubes, academias, pátios, centros esportivos, praças públicas, academias ao ar livre e em outros locais selecionados. Vão adquirir habilidades e competências específicas para trabalharem de forma ética e especializada”, esclareceu a professora.

Vinte vagas estão disponíveis para a turma que tem previsão de início em maio deste ano. As aulas serão realizadas todas as sextas-feiras das 19h às 23h, e aos sábados, no período que veio das 07h até 17h, com uma hora de intervalo para almoço.

Os interessados devem procurar mais detalhes no setor de pós-graduação da FESP. O número de telefone para contato é (35)3521-4364.

FONTE: Departamento de Comunicação e Marketing FESP/UEMG



Notícias por ANO e MÊS

Calendário de Noticias e Eventos

<<  junho 2019  >>
seteququsedo
272829303112
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
1234567