Através do Núcleo de Inovação Tecnológica NIT/FESP, foi depositado mais um pedido de Patente de um produto desenvolvido dentro da Fundação. O requerimento foi feito ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), órgão federal vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), responsável pelo aperfeiçoamento, disseminação e gestão do sistema brasileiro de concessão e garantia de direitos de propriedade intelectual. O processo se dá pelo envio de documentação específica sobre o produto, ou processo a ser registrado, seguido de análise de originalidade e definição de titularidade.

A criação disposta para registro é de Renata Ramiro, formanda do curso de Moda e Design. A estilista idealizou e produziu acessórios de materiais reutilizáveis. Segundo ela o produto é fruto de um trabalho de uma disciplina da professora Ana Beatriz Rodrigues Alves, coordenadora do curso. “Eu sempre busquei fazer coisas, criar coisas que não custassem muito porque cada semana tinha que fazer algo diferente. Daí eu acabei desenvolvendo alguns acessórios sustentáveis feitos de papel, revista e jornal. O resultado ficou bom e eu decidi vim falar com o professor Fábio Kallas e quando eu cheguei aqui ele me atendeu, foi atencioso e disse que tinha gostado da minha ideia, indicando que eu procurasse o Núcleo de Inovação Tecnológica NIT/FESP para fazer o pedido da Patente. Foi o que fiz e agora já tenho o protocolo de acompanhamento”, contou Renata.

Relata a coordenadora do NIT/FESP, Marisa Lemos, que registro do processo de fabricação de seus acessórios trará tranquilidade no que se refere à competitividade no mercado. “A partir do momento que ela obtiver o registro da patente, nenhum outro profissional poderá utilizar o método criado por ela, que além de ser de uma criatividade incrível, tem uma proposta de sustentabilidade, pois a mesma utiliza material reciclável em seus produtos”, justificou a professora.

O processo de análise do pedido leva tempo, mas há grandes chances de ser aprovado, já que em pesquisa anterior, foi comprovada a originalidade do produto, que no caso, são peças de moda únicas. Após a análise de documentação, o passo é um processo administrativo de exame formal preliminar e, posteriormente a publicação na Revista de Propriedade Intelectual do INPI para registro da patente.

Enquanto aguarda o correr dos procedimentos, Renata já planeja a comercialização de seus acessórios. A venda será exclusiva pela internet e ela já pensa em parcerias para a confecção. “Acho que esse apoio da FESP foi um incentivo. Vi que minha ideia é realmente boa e fiquei bem animada. Ainda estou decidindo valores, mas algumas peças vão custar R$19,00, por exemplo. Já tenho uma encomenda de 600 peças e por isso estou considerando um convênio para trazer presidiárias para me ajudarem neste trabalho, ou mesmo algumas funcionárias da FESP. Acredito que tem tudo para dar certo porque eu uso material do pós-consumo, material que as pessoas não se interessam mais. Dá pra fazer algo diferente, versátil, leve, durável e de baixo custo”, destaca.

Os assessórios de Renata podem ser encontrados no site oficial da estilista e design (WWW.riye.com.br) e o contato para mais informações sobre pedidos de Patente pode ser feito através do telefone 3529-8080, na Coordenadoria de Pesquisa e Extensão (CPEX) da FESP junto ao NIT/FESP.

FONTE: Departamento de Comunicação e Marketing FESP/UEMG



O presidente do Conselho Curador da FESP, professor Fábio Pimenta Esper Kallas, e o Diretor Executivo da Fundação, Dácio Lemos Martins, foram até São João Batista do Glória, acompanhados do assessor Joanito Fonsaca, vereador da cidade, para fazerem o lançamento do DVD do 1º Canta FESP Gospel Thalles Roberto, realizado no dia 04 de Novembro deste ano no Parque de Exposições Abílio Soares.

Participaram da solenidade que aconteceu na Câmara Municipal, a prefeita Aparecida Nilva dos Santos; os 9 vereadores; os Pastores Renato Gama, da Igreja Batista; o Pastor Cosme Carvalho; secretários da prefeitura, e membros de Igrejas Evangélicas.

Foi exibido um teaser do DVD, produzido pelo Departamento de Comunicação da FESP, e o material foi bastante elogiado pela qualidade técnica e edição das imagens, além de seu conteúdo. “Gostamos muito! Esse DVD foi o registro, a maior prova viva do sucesso que foi o Festival. No DVD podemos ver a organização, a qualidade das músicas finalistas e o quanto a FESP se preocupou com os detalhes para que esse Festival superasse as expectativas. Nós sabemos da responsabilidade e da grandeza que será a próxima edição do evento e tudo que prepararmos em relação ao ano que vem, terá uma proporção,  no mínimo, 3 vezes maior. Já estamos nos reunindo  para discutirmos estratégias  que, com certeza, farão que com o Festival se torne ainda maior”, declarou Joanito.

O Festival Gospel Canta FESP Thalles é uma realização da FESP em parceria com o cantor Thalles Roberto e com a Prefeitura de São João Batista do Glória, tendo o objetivo de abrir mais espaço para a arte e cultura no cenário da região de Passos. Segundo o presidente do Conselho Curador da FESP, Fabio Pimenta Esper Kallas, o Festival já nasceu em terreno fértil e renderá bons frutos a cada edição. “Eu achei que foi uma grande e grata surpresa. Foi extraordinário! Este evento já nasceu forte e tocou o coração de muitas pessoas, inclusive o do Thalles que veio participar do corpo de jurados e deu um verdadeiro show. Esperamos que este evento se torne uma referência e continue dando oportunidade para estes artistas demonstrarem seu talento e começarem uma carreira de sucesso”, finalizou.

FONTE: Departamento de Comunicação e Marketing FESP/UEMG

Confira as fotos clicando AQUI.



O Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Médio Rio Grande (CBH-GD7) empossou sua nova diretoria nesta segunda-feira (09/12), na cidade de São Sebastião do Paraíso. A eleição ocorre a cada quatro anos e é composta por um presidente, um vice-presidente, um secretário e um vice-secretário. Para o próximo quadriênio (2014-2017) a diretoria será composta pelos seguintes membros: Presidente, a Professora Mestre da FESP Tereza Cristina de Faria Krauss Pereira (CREA-MG); Vice-presidente, o Diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da FESP, Professor Doutor Eduardo Goulart Collares; Secretário: Vera Lucia Domiciano Lopes (FURNAS) e o Vice-Secretário: Sebastião Antonio Soares de Souza (COPASA).

O comitê é composto por 64 conselheiros, sendo 32 titulares e 32 suplentes, que na reunião de 21/11/2013 tomaram posse e participaram da eleição que elegeu a nova diretoria. Destacaram-se presentes  representantes dos quatro seguimentos da sociedade: do estado (IEF, Superintendência de Educação, IGAM, IMA, Emater, etc); representantes dos municípios da região (São Sebastião do Paraíso, São Tomás de Aquino, São João Batista do Glória, Itamogi, Jacuí, Itaú de Minas, Fortaleza de Minas, etc.); representantes dos usuários da água (FURNAS, SAAE, Copasa, Cooparaíso, Fiemg, Votorantin, Sindicatos dos produtores rurais, etc) e representantes da sociedade civil (FESP, CREA, AMEG, SINDFURNAS, FEICON, ONGs, etc).

O Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Médio Rio Grande (CBH-GD7) existe deste 2002 e é a entidade responsável pela gestão dos recursos hídricos da nossa região, envolvendo 22 municípios do Sudoeste Mineiro, dentre eles Passos e São Sebastião do Paraíso. 

Eduardo Goulart Collares afirma que a principal meta para este mandato será elaborar e colocar em ação o Plano Diretor de Recursos Hídricos da bacia. Com isto o Comitê poderá por em prática a Política Nacional de Recursos Hídricos e obter recursos para investir na melhoria ambiental e dos nossos recursos hídricos. Os dados do zoneamento ambiental, produzido pelo Projeto Grande Minas, serão fundamentais na elaboração deste plano diretor.

Segundo a presidente Tereza Cristina de Faria Kraüss Pereira as atribuições dos comitês de bacias hidrográficas são complexas e envolvem decisões que pressupõem, explícita ou implicitamente, diversos saberes, como saberes sociais, culturais, econômicos, técnicos, científicos, administrativos, saberes éticos (que falam das relações consigo mesmo, entre si e com a sociedade), dentre outros. 

Que saberes tem e de que saberes necessita esse grupo que compõe a plenária de um comitê de bacia? A construção deste parlamento (comitê de bacia) necessita do encontro dos três segmentos distintos (representantes do Poder Público, da sociedade civil e de usuários de água), para que possam dar conta da gestão dos recursos hídricos numa bacia hidrográfica. Portanto, o desafio está em acreditar neste novo formato de gestão territorial para que se possa, com essa crença, afetar os envolvidos, não só os conselheiros, mas todos interessados, com “paixão de alegria”, aumentando a potência de agir. Assim, atingiremos nossa principal meta - elaboração de um plano diretor construído para atender as demandas reais da nossa região e que abrirá caminho para outras conquistas vindouras.

TEXTO ESCRITO POR: COORDENADOR DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FESP



A Fundação de Ensino Superior de Passos – FESP durante os dias 01 a 06 de dezembro de 2013, na cidade do Rio de Janeiro, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, participou do Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental. O Diretor de Pós- Graduação, Pesquisa e Extensão, Professor Doutor Eduardo Goulart Collares, presidiu a Sessão Técnica do evento e apresentou quatro artigos científicos associados ao seu projeto “O Grande Minas”, sendo um deles apresentado na sessão oral. 

O Congresso é o maior evento na área de Geologia de Engenharia e Ambiental, e é realizado de forma bianual. Este ano foram apresentados diversos simpósios, dentre eles o Simpósio Brasileiro de Cartografia Geotécnica e Geoambiental; o Simpósio Brasileiro de Desastres Naturais; o Simpósio Brasileiro de controle de erosão; o Simpósio de Obras de Infra-estrutura e investigações; o Simpósio sobre Resíduos Sólidos e Áreas Contaminadas; o Simpósio de Gestão Ambiental; Simpósio sobre Mineração e Materiais de Construção. 

O Professor da FESP, Eduardo Goulart Collares, foi convidado para coordenar uma das sessões técnicas do evento, denominada: Produção e Uso da Cartografia Geotécnica e Geoambiental no Planejamento Urbano e Regional. Conquistou a aprovação de quatro artigos para apresentação, sendo um deles na categoria apresentação oral, o que segundo Collares foi uma honra, pois pouquíssimos artigos foram selecionados para apresentação oral. Destacamos também que os professores Ana Carina Zanollo Biazotti Collares, Tereza Cristina de Faria Krauss Pereira e Romulo Amaral Faustino Magri, e vários alunos do Curso de Engenharia Ambiental - FESP foram co-autores dos trabalhos apresentados. 

De acordo com Eduardo Goulart Collares este evento corresponde ao maior encontro do país na área de geotecnia, onde os principais profissionais, pesquisadores, instituições públicas e empresas da área estão presentes, principalmente agora, com a recente aprovação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, que envolve os conhecimentos técnicos da nossa área de atuação. Lá eu tive a oportunidade de apresentar parte dos dados do Projeto Grande Minas e o interesse do pessoal presente foi muito grande, pois trata-se de um trabalho pioneiro no Brasil. 

TEXTO ESCRITO POR: COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FESP



Na última quinta-feira (05), a FESP recebeu a estreia da nova produção da Trupe Ventania de Teatro, sob o comando de Maurílio Romão, o "Auto da Folia: Jesus, José e Maria", espetáculo popular, musical e regional, que segue o modelo dos autos medievais de teatro nos adros das igrejas.

A praça em frente ao prédio principal da Fundação acolheu o público que se emocionou com o nascimento de Cristo redesenhado pelo olhar do Congado, da Companhia de Reis e de Pastores, ideia nascida no seio da memória afetiva e do imaginário poético de tradições comuns desta terra. “Sempre ouvi o Congo chegando, os ternos louvando e isso sempre me fascinou”, conta Romão.

Veio de lá dos tempos médios a essência fundamental do itinerante e a Kombi da Trupe vem completar o conceito do “Auto da Folia”. Preenchido de cores, acordes, vozes e teatralidade afiados. Outros nove espaços da cidade receberão o espetáculo neste dezembro, incluindo Igrejas, a Avenida da Moda e Palácio da Cultura. Tantas datas dispostas no intuito de dar a chance à população de ver o estandarte carregado pelo “Auto da Folia” em homenagem póstuma ao Senhor Jerônimo dos Santos, Capitão do Terno da Coroa do Menino Jesus, grande motivo de exaltação da cultura popular em Passos. Para o diretor, significa um renascimento, aos olhos dessa nova geração, de uma tradição de mais de 150 anos. “Um pertencimento que está entranhado em nossa antropologia social. Temos que restaurar a alegria dessas manifestações populares e espontâneas”.

A peça é de personagens que não seguem um padrão naturalista e que, na rua, ganham multi dimensão, sendo mais exagerados, ora caricatos, ora ultrarromânticos. Apesar de seguir textos bíblicos, a dramaturgia viaja na contemporaneidade e ultrapassa a linha do tempo.   Depois de cinco meses de trabalho esmerado com oficinas de canto, instrumento e interpretação, a Trupe Ventania ganha as ruas e a plateia leva pra casa essa energia e beleza das serestas, louvores de reis e batidas de congo dentro de uma atmosfera lúdica, que dá um tom especial ao nascimento do menino Deus.

No elenco estão Juliana Mota, Thales Di Carmo, Valdony Amorim, Paulo Cardoso, Maria Beatriz Oliveira, Nelma Silva, Pedrão Dias, Talles Fraga, Rodrigo Oliveira, Guilherme Gomes, Lui Freitas, Thiago Rodrigues, Maria Angélica Freire e Viviane Di Marco. Os figurinos são de Luciana Silva e Clau Ribeiro e adereços de Viviane Di Marco, Thales Di Carmo, Valdony Amorim e Thiago Rodrigues. Os arranjos foram preparados por Talles Fraga que também fez a preparação vocal junto de Viviane Di Marco. A maquiagem é de Thales Di Carmo. O backstage a cargo de Fernanda Menezes e o designer gráfico é Allan Aldebram. Produção interna de Lucas Eduardo e Kívia Oliveira, também consultora em comunicação. Produção executiva realizada por Isabella Vieira e Vânia Ságio. Encenação, cenário, dramaturgia e direção de Maurílio Romão.

FONTE: Departamento de Comunicação e Marketing FESP/UEMG


Notícias por ANO e MÊS

Calendário de Noticias e Eventos

<<  janeiro 2019  >>
seteququsedo
31123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031123
45678910