O Ambulatório Escola (AMBES) da FESP comemora nesta semana o “Dia Mundial de Combate à AIDS”. Desde segunda-feira o AMBES tem realizado atividades de conscientização e aconselhamento sobre prevenção, além de testagens rápidas de HIV e Hepatites Virais. Todos os serviços são gratuitos e até quinta-feira (28) de manhã já tinham sido feitos aproximadamente 300 atendimentos.

Dentro do cronograma também foram incluídos: palestra do projeto “Conhecer, debater e prevenir o uso de drogas lícitas e ilícitas entre dependentes químicos institucionalizados no Presídio de Passos”, pit stops em 17 pontos estratégicos de Passos, e uma Carreata, saindo da frente do Presídio (no Jardim Aclimação), às 14h30 desta sexta-feira e percorrendo as principais ruas e avenidas da cidade.

Internacionalmente o dia 1º de Dezembro foi escolhido para ser a data Mundial de Luta Contra a AIDS, buscando visibilidade para as ações de conscientização sobre a doença. “É quando o mundo une forças para mostrar que a AIDS está mais próxima de nós a cada dia, tornando-se uma realidade muito presente. Temos como objetivo realizar o maior número possível de testagem, oferecendo orientações e aconselhamento que possibilite o cliente a repensar suas atitudes e comportamento de vulnerabilidade para contaminação pelo vírus do HIV. Para estes aconselhamentos, contamos com a ajuda da Atenção Primária à Saúde de Passos, onde está acontecendo durante toda esta semana, as orientações nas salas de espera das unidades da ESF (Estratégia de Saúde da Família) e ambulatórios, e lá os usuários estão sendo orientados sobre a importância da testagem para interromper a cadeia de transmissão, bem como oferecer qualidade de vida à pessoa que vive com HIV/AIDS. Contamos também com a parceria das empresas e instituições de Passos, que estão mobilizando/incentivado seus colaboradores a procurar o AMBES/FESP”, explicou a coordenadora do Ambulatório Escola, Cleide Augusta de Queiroz.

A enfermeira ainda lembra que é muito importante a participação da população na carreata. “Dia 1º de Dezembro é apenas um dia do ano para repensar suas atitudes/vulnerabilidades e reeducá-las para o próximo ano, repensando a existência da AIDS e prevenindo nos 365 dias do ano. Vamos para as ruas lembrar que a AIDS não tem cara, não tem cor, não tem sexo, não tem idade e também não tem cura, mas tem prevenção”, pontuou Cleide.

O AMBES desenvolve um trabalho humanizado e é referência na região de Passos em prevenção e tratamento de pacientes portadores do vírus HIV e hepatites virais. A coordenação do Ambulatório lembra que durante todos os meses do ano há a distribuição gratuita de preservativos. Qualquer pessoa da cidade pode solicitar os serviços prestados na sede do ambulatório que fica a Rua Sabará, 164. O contato também poderá ser feito pelo telefone (35)3529-8030.

FONTE: Departamento de Comunicação e Marketing FESP/UEMG



A Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP) realiza seu processo seletivo para 2014 neste domingo, dia 1º de Dezembro, das 13h às 18h. Os candidatos devem chegar aos seus locais de prova com, no mínimo, 30 minutos de antecedência, portando documento oficial com foto e comprovante de pagamento da taxa de inscrição do vestibular.

Será permitido o uso de régua simples e transparente, borracha, lápis e apontador. Garrafas transparentes de água, chocolates, balas e chicletes também são aceitos. Se necessário a ingestão de algum medicamento ou o uso do banheiro, o fiscal responsável deve ser solicitado para o acompanhamento. 

Não é permitido o porte de aparelhos eletrônicos dentro das salas de aplicação da prova. Caso seja necessário, será feita a orientação para que sejam desligados, suas baterias sejam retiradas e o equipamento seja acondicionado em um envelope fornecido pelo fiscal. Se, durante o período de realização das provas, for identificado com o vestibulando celular ou algum outro eletrônico, mesmo que desligado, o candidato será automaticamente desclassificado.

A FESP orienta que os candidatos visitem anteriormente e conheçam seu local de prova, e no domingo cheguem por volta de 12h.  

O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 4 de Dezembro no site oficial da FESP e as matrículas acontecem no período que vai de 06 até 18 de Dezembro.

Mais detalhes e informações podem ser requisitados através do contato pelo telefone (35) 3529-6010.

FONTE: Departamento de Comunicação e Marketing FESP/UEMG



Pelo quarto ano consecutivo, a Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP), em parceria com a Folha da Manhã e a Associação Comercial e Industrial de Passos (ACIP), promoveu o Prêmio Sucesso Empresarial, que tem o objetivo de reconhecer e valorizar as empresas de Passos pelas suas práticas em relação às ações sociais, econômicas e ambientais, servindo como exemplo para todos os estabelecimentos da cidade.

Na noite da última terça-feira (26), 56 empresários receberam o Selo Sucesso Empresarial 2013, entregue em festa realizada no Espaço Castelinho. “O resultado é justo e identificado de maneira transparente. O desenvolvimento da nossa cidade e região é feito com esforço e capacidade criativa do nosso empresariado. A Universidade tem uma função nesse desenvolvimento para que tenhamos força profissional, capacitação e para que novos processos sejam conduzidos. Este prêmio é dedicado a todas as equipes de todas as empresas que alavancam a nossa cidade e eu tenho certeza de que estamos preparando um grande futuro que vem aí”, justificou em seu discurso de abertura o presidente do Conselho Curador da FESP, professor Fabio Pimenta Esper Kallas, sendo acompanhado pelos companheiros Carlos Alonso Parreira, diretor do Jornal Folha da Manhã, e Carlos Renato Lima Reis, presidente da ACIP. 

O evento deste ano teve como madrinha a senhora Ana Bernadete de Souza Lemos, que recebeu o prêmio de Responsabilidade Social pelas ações que desenvolve há mais de 40 anos em prol da sociedade passense.  “Foi uma grata surpresa! É uma satisfação fazer parte deste reconhecimento”, agradeceu emocionada. A Usina Itaiquara, o supermercado São Jerônimo e o senhor José Rubens Ribeiro também receberam honras por terem sido considerados, respectivamente, como a melhor empresa de Passos; estabelecimento com o melhor atendimento, e empresário do ano “Mérito Empresarial”, segundo avaliação popular.

De acordo com as coordenadoras do projeto, professoras Leila Maria Suhadolnik Oliveira de Andrade e Sílvia Maria Oliveira Soares Maia, a avaliação que concedeu o Selo Sucesso Empresarial 2013 foi feita através do Instituto de Pesquisa da FESP (IPFESP) e do curso de Administração, sendo executada em duas fases: a primeira por meio de amostragem e votação popular nos bairros de Passos, para a escolha dos cinco melhores empreendimentos diferentes categorias empresariais; e a segunda, com a elaboração do diagnóstico das selecionadas. “A cada ano o Selo se torna cada vez mais um indicador de qualidade aos olhos dos consumidores”, confirmam as organizadoras.

Cecília Sarno, da Soho Viagens e Turismo, comemorou o prêmio recebido defendendo sua credibilidade. “Eu sempre acreditei no projeto e desde o primeiro ano eu quis participar. O que conquisto hoje é fruto do trabalho honesto do dia a dia. Este tipo de prêmio se ganha com caráter e dignidade. Ninguém compra”.

Mais de 200 empresas foram classificadas por meio da opinião pública; 102 das que responderam o diagnóstico foram visitadas; 38 foram as mais lembradas e 4, nas categorias auto escola, academia, curso de línguas e loja de roupas íntimas, tiveram pontuação máxima em gestão.

Parceria de Sucesso

Para o jornalista diretor da Folha da Manhã, as empresas premiadas são aquelas que fazem a cidade crescer, que trazem para Passos o que a cidade precisa para continuar se desenvolvendo. Renatinho Ouvires complementou dizendo que a homenagem é uma maneira de valorizar o empresário e a empresa.

Sobre a parceria para a realização do evento, o empresário Raul dos Reis Silveira avaliou que a FESP, a Folha da Manhã e a ACIP juntas fazem um expressivo trabalho. “A verdade é que existe uma FESP antes e depois do Fabio Kallas. É até um absurdo quem não vê isso. E acho ótimo esse trio, FESP, Folha e ACIP, que se criou para valorizar as pessoas que fazem Passos crescer”, declarou o representante da Talento Moda Minas. Ugs de Souza Pinheiro, da CMP Construtora, concordou e ainda destacou a importância da FESP para Passos e região. “É fundamental para a gente porque além de prestar o serviço de ensino a Fundação nos apoia na parte técnica”, pontuou.

Confira a lista das empresas premiadas abaixo e as fotos do evento AQUI

ACADEMIA: Centro Qualidade Vida - CQV

ACESSÓRIOS E BIJUTERIAS: Luana Acessórios

AGÊNCIA DE TURISMO: Soho Viagens e Turismo 

ÁGUA MINERAL: Cristal Água

CAMA, MESA E BANHO: 104 Magazine

ARTIGOS ESPORTIVOS: Casa Capitólio

AUTOESCOLA: Auto Escola Metrópole

BAR:  Bárbaro

BRINQUEDOS: Brinquelar

CALÇADOS: Pizantti Calçados

CARNES/AÇOUGUE: Passos Carnes LTDA

CASA DE FRIOS: Center frios

COMPUTADORES/INFORMÁTICA: Casa do Notebook

CONCESSIONÁRIA CARROS: Alpínia Veículos-FIAT

CONCESSIONÁRIA MOTOS: Moto Passos - HONDA

CONSTRUTORA: Construtora CMP

CURSO DE LÍNGUAS: CCAA 

DECORAÇÃO E PRESENTES: Argumento Casa

DISK CERVEJA: Jarrão Bebidas

DROGARIA/FARMÁCIA: Drogasil/ Passos

ENSINO TÉCNICO: IFSULDEMINAS

ESCOLA ENSINO BÁSICO: Colégio São Francisco COC 

ESCRITÓRIO CONTABILIDADE: Contabilidade São Matheus

ESTACIONAMENTO: Alziro Automóveis

FARMÁCIA  HOMEOPATIA: Alquimia 

FLORICULTURA: Floricultura São Luíz

GÁS: Gás Petro - ULTRA GÁS

HOTEL: Class Hotel

IMOBILIÁRIA: Expansão Imobiliária

INDÚSTRIA CONFECÇÕES: Talento Moda Minas

LABORATÓRIO DE ANÁLISES: Laboclin

LANCHONETE: Avalanches

LOJA DE MÓVEIS: Ultra Móveis 

LOJA ROUPAS ÍNTIMAS: Azarrara

MATERIAIS CONSTRUÇÃO: A Estrela do Sudoeste

MATERIAIS HIDRÁULICOS: Casa do Encanador

MATERIAS ELÉTRICOS: Líder Materiais Elétricos

ÓTICA: Ótica Passos

PADARIA: Padaria Exposição

PAPELARIA: Papelândia Max

PEÇAS ACESSÓRIOS CARROS: Peixinho Auto Peças 

PET SHOP: Via Nutri

POSTO DE COMBUSTÍVEL: Posto Cometa

PRODUTOS AGROPECUÁRIOS: Casmil

RÁDIOS: Rádio Globo AM

RELOJOARIA: Joaquim Ourives

RESTAURANTE: Churrascaria Gaúcha

ROUPA INFANTIL: Impressinho

MULTIMARCAS (BOUTIQUE): Boutique Novidades

SALÃO DE BELEZA: Antonieta Cabeleireira 

SERRALHERIA: Serralheria Queiroz 

SORVETERIA: Palitus Sorvetes

SUPERMERCADO: São Jerônimo 

TINTAS E MATERIAIS PINTURA: Vivacor Tintas

INDÚSTRIA MÓVEIS: Móveis Castelo

FONTE: Departamento de Comunicação e Marketing FESP/UEMG



No dia 13 de novembro, quarta-feira, às 19h00, no Auditório da FESP / Bloco 01, foi realizada a palestra com o tema: Estudantes da FESP no Exterior; Depoimentos, Oportunidades e Experiências vividas em Universidades Estrangeiras. O encontro reuniu estudantes de diversos cursos da instituição. Os alunos discutiram assuntos relacionados ao intercâmbio e tiveram a oportunidade de ter o relato de duas alunas que retornaram do exterior neste semestre. Thaís Soares Elorde, estudante do curso de Enfermagem da FESP, morou na cidade de Faro / Portugal e cursou graduação na Universidade do Algarve e da aluna Marina Rejane de Lima aluna do Curso de Sistemas da Informação da FESP / UEMG cursou a graduação na Universidade de Coimbra / Portugal.  

Os alunos também participaram de uma vídeo conferência com a aluna Maria Luiza Zaghi, intercambista do programa, do Curso de Engenharia de Produção da FESP que atualmente reside nos Estados Unidos, na University of Indiana Institute of Technology. O encontro foi coordenado pela Prof.ª Marisa da Silva Lemos, Coordenadora do Programa Ciência sem Fronteiras e pelo assessor do programa no CPEX o jornalista Etory Zaghi.

No ano de 2013 a Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP / UEMG) consolida com sucesso os resultados do  Programa Ciência sem Fronteiras na instituição. Contabiliza 09 alunos no exterior, 02 alunas que retornaram do intercâmbio, 02 alunos aprovados para os estudos no exterior a partir de março/2014 e mais 30 candidaturas estão sendo acompanhadas para início de intercâmbio em agosto / 2014. 

Os estudantes interessados no Programa deverão preencher os requisitos exigidos nos editais. Estar regularmente matriculado em curso de nível superior nas áreas e temas contemplados pelo CsF. Ter nacionalidade brasileira; Ter integralizado no mínimo 20% e, no máximo, 90% do currículo previsto para seu curso; Ter obtido nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados a partir de 2009; Comprovar proficiência conforme consta no texto das chamadas. 

A coordenadora do programa Marisa Lemos enfatiza que os alunos da FESP não podem perder esta oportunidade única na vida. Estudar no exterior com todo apoio acadêmico e financeiro que o programa oferece é realmente desperdiçar chance única que passa uma vez somente. 

Os editais abertos para 2014 são para 20 países: Reino Unido; Bélgica; Canadá; Holanda; Finlândia; Austrália; Nova Zelândia; Coréia do Sul; Espanha; EUA; Alemanha; França; Itália; Suécia; Noruega; Irlanda; China; Hungria; Japão; Áustria.

Os alunos interessados em se candidatar nos editais entrem em contato com a Coordenação de Pesquisa e Extensão da FESP - CPEX para que possamos auxiliá-los no processo de candidatura. 

Coordenação de Pesquisa e Extensão – CPEX \ FESP – Rua  Três de Maio, nº33 – Centro / Passos. Telefones para contato: CPEX: (35) 3529 – 8080\ (35) 9811 – 8085.  

ESCRITO POR: COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FESP



O Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Passos venceu pela 4ª vez o Festival de Vídeo Selton Mello, realizado anualmente pela FESP. “Fibonacci” recebeu o prêmio no valor de R$600,00 do júri técnico, na noite da última segunda-feira (25), quando aconteceu a Mostra Competitiva. O segundo lugar ficou com os alunos da Escola Estadual São José, pelo vídeo “O pendrive”, e a terceira colocação, além do prêmio especial de júri popular, foram para os estudantes da Escola Estadual Caetano Machado da Silveira, que produziram o curta “Identify Crisis”.

O vencedor foi uma aposta no gênero de suspense. Amanda Botelho, uma das integrantes da equipe produtora, explicou que a escolha foi inspirada em uma série de televisão que o grupo acompanha. “No começo a gente até pensou em outra história, mas a gente queria inovar, queria uma coisa diferente que não tinha acontecido em outros curtas ainda. Então a gente pensou em criar uma história baseada em um seriado que a gente conhece para causar o suspense do que aconteceria no final”, justificou. O colega Marco Aurélio Reis Nascimento comemorou dizendo que depois do esforço ter vencido foi a recompensa. “É gratificante porque nós batalhamos bastante, dedicamos bastante”, completa.

Um dos coordenadores do Festival, professor Paulo Henrique Baldan Vallim, defende que, nesta edição, as produções refletiram o cotidiano dos próprios estudantes envolvidos e reforça a oportunidade que projeto oferece para que estes jovens possam ter contato com a produção audiovisual. “Os vídeos expressam um pouco do sentimento dos alunos, da realidade dentro das escolas, a questão de ser aceito, de estar inserido dentro do ambiente escolar, a busca do jovem para se conhecer, de estar junto com o outro, a preocupação de ajudar. Eu acho que é válida a participação dos alunos dentro do projeto pela possibilidade de desenvolverem uma obra audiovisual independente deles irem ou não para a área da comunicação, do cinema. É uma oportunidade para quem gosta e está disposto a seguir esse caminho até como profissão. É uma sementinha, um início. O festival é uma forma de colocar esses jovens para pensar”, justifica.

O aprendizado e a chance de criação e produção artística é uma forma de aproximar os interesses dos alunos junto à proposta de ensino das escolas. É o que acredita o professor de língua portuguesa e inglesa da Escola Caetano Machado da Silveira. Para ele a própria escola está indo em direção aos alunos quando incentivam a participação deles em iniciativas como o Festival realizado pela FESP. “Estamos num ponto em que a arte dentro da escola está muito em voga. A temática de ensino pedagógico está trazendo música, teatro, cinema e isso é de extrema importância para que a escola seja uma presença contínua na vida do jovem. Nós como educadores temos que saber e avaliar a hora de encaminhá-los para a cultura, arte e contextualizar isso dentro do ensino”, declarou Luiz Carlos de Souza.

A mesma pontuação foi feita pelos alunos da Estadual São José. Um dos participantes, Deivid Aparecido Ferreira contou que apesar das dificuldades em relação à produção, atenção dada pelos organizadores do Festival foi determinante para que conseguissem concluir o vídeo. “Foi uma experiência muito boa, foi difícil, mas a gente aprendeu muito. Os coordenadores tiveram muita boa vontade para ensinarem a gente e foi maravilhoso! Valeu muito a pena”.

Em Abril deste ano, as oficinas - ministradas pelos professores responsáveis pela Mostra Competitiva - envolveram discussões sobre produção, direção de fotografia, roteiro, direção de áudio, direção geral, edição e finalização, dando início à 5ª edição do Festival Selton Mello de 2013. Segundo Diovany Rodrigues, também responsável pelo projeto, os alunos enviaram as ideias iniciais dos roteiros e durante as oficinas trabalharam para adaptar à realidade de produção de cada equipe. “Oferecemos todo o embasamento teórico para que eles pudessem produzir e tivemos também algumas aulas práticas. Foi possível ver alguns dos exemplos que passamos em aula. Não houve limitação criativa e o resultado foi muito bom”, ponderou o professor.

O também organizador do Festival, professor Diego Vasconcelos, fez a mesma avaliação dizendo que a Mostra é muito importante, contribuindo para a sensibilidade artística dos alunos participantes. “Tem grande abrangência e uma ótima repercussão. As expectativas para o próximo ano são sempre as melhores”, finalizou.

Confira abaixo os nomes dos integrantes das produções:

Colégio Tiradentes da Polícia Militar 

CURTA: Fibonacci 

ALUNOS: Amanda Botelho / Danielle Alves / Luiz Marques / Marco Reis / Stéfano Teixeira / Stéphanie Alves

E.E. São José 

CURTA: O pendrive 

ALUNOS: Cassia Lima / Daphine Aparecida / Deivid Ferreira / Driele Silva 

E.E. Caetano Machado 

CURTA: Identify Crisis 

ALUNOS: Rafaela Marinho / Igor Barbosa / Anelise Souza / Natália Reis / Gustavo Barbosa / Samara Ingryd

FONTE: Departamento de Comunicação e Marketing FESP/UEMG

Veja todas as fotos AQUI.



Notícias por ANO e MÊS

Calendário de Noticias e Eventos

<<  janeiro 2019  >>
seteququsedo
31123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031123
45678910