A FESP vai promover o 1º Festival de Música Gospel da região através de parceria com o cantor, compositor e multi-instrumentista Thalles Roberto, um dos maiores nomes da música do gênero do país, e a Prefeitura de São João Batista do Glória, onde o evento será realizado. O Festival terá a participação especial do músico, que vai integrar o corpo de jurados.

Sob a coordenação das professoras Leila Maria Suhadolnik de Andrade e Sílvia Maria Oliveira Soares Maia - que já realizam os festivais Canta FESP, de músicas inéditas; Canta FESP de interpretação e vários outros projetos culturais da Fundação - o 1º Festival Gospel Canta FESP será voltado para canções originais e inéditas e acontece no dia 04 de Novembro, a partir das 19h no Parque de Exposição Abilio Soares. “A FESP busca sempre abrir espaço para a valorização de artistas que geralmente não têm oportunidade de divulgar seu trabalho, é assim com Festival de Hip Hop, Canta FESP e agora o com o Festival Gospel que sem dúvida vai ser uma grande aposta. Além disso, a participação do Thalles, que muito nos honra, será um grande incentivo aos que estão começando”, avalia o presidente do Conselho Curador da FESP, professor Fabio Pimenta Esper Kallas. 

De acordo com a professora Leila Andrade, a equipe do cantor Thalles Roberto participou diretamente de toda a organização do Festival e, juntos, esperam um número significativo de inscritos. “Estamos preparados para recebermos muitos compositores e intérpretes de todo o Brasil. Vai ser uma noite de grandes emoções”, conta a coordenadora que ainda explicou que apesar da música Gospel ser de origem evangélica, a competição é aberta a qualquer membro de outras religiões.

As inscrições podem ser efetuadas até o dia 15 de Outubro, exclusivamente via internet pelo site da FESP. Segundo publicado no regulamento oficial, cada compositor poderá inscrever quantas músicas desejar, mas só poderá concorrer com uma delas, sendo escolhida pela comissão que selecionará as composições a serem apresentadas no Festival. 

Thalles Roberto abrirá a noite cantando e também será membro do corpo de jurados que vai premiar em dinheiro o melhor intérprete, a melhor torcida e os 5 melhores colocados. Ainda será oferecido o Troféu especial Thalles Roberto para o vencedor, entregue pelas mãos do próprio padrinho do Festival.

A realização pretende estimular a cultura através da atividade de criação de composições musicais de qualidade, propagar os valores éticos através da divulgação da música gospel, revelar novos talentos musicais no gênero, e também expandir o conhecimento da cultura africana, raiz da música gospel, implementando a valorização da música universal.

Para mais informações, consulte o regulamento ou disponha do contato através do telefone (35) 3529-6037.

FONTE: Departamento de Comunicação e Marketing FESP/UEMG



O Deputado Federal Renato Andrade recebeu nesta terça-feira (24), em seu gabinete, em Brasília, o presidente do Conselho Curador da FESP, professor Fabio Pimenta Esper Kallas que apresentou pedido de mais equipamentos para os laboratórios do curso de Medicina. O vereador de São João Batista do Glória, Joanito Fonseca, também participou da reunião. 

O deputado também comemorou a aprovação pelo MEC do curso de Medicina na FESP. “Eu sempre sonhei com um curso de Medicina para a nossa região porque isso reflete diretamente na saúde da população, com mais médicos, mais residentes. Em 2010, quando ainda estava em campanha política, eu sempre dizia o quanto era importante”, relata.

O presidente do Conselho Curador da FESP informou que o pedido foi feito para incrementar ainda mais as instalações do curso. “O Renato demonstrou que está muito feliz com a aprovação do curso e nós acreditamos que ele vai se empenhar nesta demanda”, afirma. 

A FESP está aguardando a publicação do decreto que autoriza a abertura de processo seletivo neste ano. O projeto do curso começou a ser desenvolvido há pelo menos três anos e contou com a participação fundamental da Santa Casa de Misericórdia de Passos, cuja equipe formada médicos doutores de várias especialidades, integrou o Núcleo Docente Estruturante, responsável pela elaboração da proposta enviada ao MEC.

O curso de medicina da FESP também vai integrar como cenários de práticas acadêmicas as Santas Casas de São Sebastião do Paraíso e de Piumhi, Fundação Beneficente São João da Escócia (que engloba o Hospital Otto Krakauer e Recanto Geriátrico) e ainda a Sociedade São Vicente de Paulo, além do Hospital Regional do Câncer. Além das unidades de atendimento já existentes na FESP, como o Ambulatório Escola e Núcleo de Atendimento e Pesquisa em Hanseníase e o PSF escola, vinculados a outros cursos da área da saúde, como Enfermagem, Biomedicina e Nutrição, Educação Física e Ciências Biológicas. 

O Deputado Renato Andrade ressaltou a importância do curso para melhorar o atendimento à comunidade e afirmou que vai se empenhar para atender à demanda da FESP. “Tudo o que for para o bem do nosso povo pode contar sempre com o meu apoio, será uma união de forças”, disse. 



Até o dia 20 de Outubro a FESP recebe inscrições para o 7° Festival da Canção Canta FESP-CPN. O evento anual de composição apresenta músicas inéditas e este ano oferece R$12.000,00 em prêmios.

Segundo uma das coordenadoras do evento, Sílvia Maria Oliveira Soares Maia, o Canta FESP-CPN é promovido com o intuito de divulgar a música popular brasileira, estimular a criação de composições musicais e revelar novos talentos. “Nós sempre esperamos a participação de muitos compositores de todo o Brasil, mas esperamos que neste ano a participação dos artistas de Passos seja maciça, temos uma premiação especial para o mais bem colocado da nossa cidade”, declarou a professora. O melhor intérprete também terá premiação especial, além dos 5 melhores colocados, com Troféu Lereia para o vencedor.

A participação é aberta a qualquer pessoa residente ou sediada no território nacional e a inscrição deve ser feita exclusivamente pela internet, no site da FESP ou do CPN, por meio do preenchimento da ficha e pagamento da taxa no valor de R$10,00 por música. Lembrando que as inscrições somente serão validadas mediante o cumprimento dos seguintes requisitos: envio por email (cantafesp@fespmg.edu.br) de cópia da ficha completa em documento Word tamanho A4 com letra Times 12 contendo o nome da música, a letra na íntegra e o(s) nome(s) do(s) autor (es); envio por email da execução da música em formato  MP3 (deve-se falar o  nome da composição no começo da gravação) e apresentação da cópia escaneada do comprovante do  pagamento da taxa. As músicas inscritas deverão ser originais e inéditas, do contrário o compositor estará sujeito à desclassificação.

De acordo com o regulamento publicado, cada compositor poderá inscrever quantas músicas desejar, mas só poderá concorrer com uma delas, sendo escolhida pela comissão que selecionará 15 composições a serem apresentadas no Festival que acontece no dia 08 de novembro a partir das 20h no Salão Social do CPN. Para mais informações, consulte o regulamento ou faça contato através do telefone (35) 3529-6037.

FONTE: Departamento de Comunicação e Marketing FESP/UEMG


A FESP reafirma sua responsabilidade social com a comunidade de Passos e região. No dia 21/09 - sábado, das 8h às 12h, na Praça Capelinha da Penha, comemorou o Dia da Responsabilidade Social 2013, evento comemorado em todo Brasil pelas instituições de ensino superior e proposto pelo ABMES. As atividadesde extensão foram realizadas com o apoio dos diretores, coordenadores de curso de graduação, professores, alunos e funcionários da instituição. 

O Dia da Responsabilidade Social na FESP foi organizado através da comissão composta pela Coordenadora de Pesquisa e Extensão da FESP; Marisa da Silva Lemos, pelo Prof. Itamar Teodoro de Faria do Curso de Publicidade e Propaganda e pela Prof.ª Sandra Eliana da Silva Limonta do Curso Serviço Social.

O atendimento à comunidade contou com a participação de diversos Cursos de Graduação da FESP: Administração de Empresas, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Gestão Comercial, Jornalismo, Matemática, Nutrição, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Serviço Social, Sistemas de Informação. A comunidade marcou presença e obtiveram atendimentos como orientação nutricional, orientação pedagógica, orientação de atividade física, orientação sobre as redes sociais, orientação de gestão administrativa, atendimento jurídico social, orientação para elaboração de currículo profissional, inscrições para primeiro emprego formal, além das atividades de recreação com jogos de matemática e com a brinquedoteca. Os alunos de enfermagem fizeram orientações sobre a prevenção das DSTs, do uso de drogas e realizaram a aferição da pressão arterial. Os alunos de Biomedicina fizeram a verificação da taxa de glicose no sangue. Foram distribuídas mudas de plantas pelo curso de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental provenientes do projeto Corredor Verde da FESP. Esteve presente também o curso de matemática com a participação do projeto matemoteca. Os alunos do curso de publicidade participaram realizando o registro fotográfico do evento. 

Este ano as ações extensionistas foram desenvolvidas em prol da comunidade da Penha. Decidimos levar as atividades a um local mais próximo da comunidade com o objetivo de facilitar o acesso e de dar oportunidade aos alunos de vivenciar as necessidades da população in loco.  A proposta é que possamos realizar este dia de forma itinerante nos próximos anos, encolhendo sempre uma comunidade da cidade de Passos que necessite realmente de nosso apoio social, relata Marisa Lemos

Estiveram no local do evento os diretores dos núcleos acadêmicos da FESP os professores Eduardo Goulart Collares, Vivaldo Silvério de Souza Filho e Anderson Jacob Rocha.

Conheça os projetos de extensão da FESP visitando a Coordenação de Pesquisa e Extensão da FESP, localizado na Rua 3 de maio, número 33 – Centro da Cidade de Passos, telefone: (35) 3529 – 8080.

FONTE: COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FESP

Veja as fotos na Galeria de Imagens da FESP.CLIQUE AQUI.



A Fundação de Ensino Superior de Passos participou no dia 20 de setembro do evento “Encontro Regional com os Coordenadores do Programa Ciência sem Fronteiras”, realizado na Universidade de São Paulo (USP). A FESP teve como representante a Coordenadora do Programa Ciência sem Fronteiras / FESP, Marisa da Silva Lemos.

A coordenação do programa Ciência sem Fronteiras através dos dirigentes das agências CNPq e Capes estiveram presentes com o objetivo de formalizar a participação das instituições de ensino superior participantes do programa e orientar os coordenadores quanto às novas diretrizes do programa para os próximos editais, que deverão ser lançados em outubro próximo.

Relata a coordenadora Marisa que o principal ponto do encontro foi a abertura da discussão dos métodos de ensino do sistema brasileiro. Vários alunos que vivenciaram experiências em outros sistemas de ensino estão fazendo reivindicações juntos as reitorias das universidades brasileiras para que o nosso sistema seja mais participativo do que informativo e com menos horas de sala de aula e mais tempo de estudos independentes, como na maioria das melhores universidades do mundo. Comenta a professora Marisa, que esta seja uma das maiores contribuições dos alunos que estão de volta ao Brasil.

Como citado pelo Presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CPES, Jorge Guimarães, “enquanto os professores estão escrevendo na lousa com giz os alunos estão estudando o tema da aula em seus tablets na rede mundial na sala de aula”. Completa o presidente, “a lousa é uma peça de ensino que já pode ser considerado pertencente ao século passado” e que os professores que não conseguirem acompanhar as novas tecnologias como prática de ensino serão eliminados do sistema.

As aulas devem ser interativas e ter a participação ativa dos alunos e as mesmas deverão seguir a metodologia de ensino como a praticada na iniciação científica, com a participação de tutor para orientação dos alunos. Aqueles que participam de iniciação científica terminam a sua graduação sabendo o que sabem, o que não sabem e sabem procurar as fontes de conhecimento quando não sabem. A proposta é que faça uma discussão sobre estas mudanças no sistema brasileiro de ensino. Para tal, serão enviados alguns coordenadores do programa para visitar as universidades no exterior com o objetivo de melhor entendimento da metodologia praticada. 

Atualmente a FESP contabiliza 9 alunos no exterior: 5 nos Estados Unidos, 2 no Canadá, 1 na Hungria e 1 na França. Tivemos a aprovação de mais 5 alunos para o próximo semestre; 4 para os Estado Unidos e 1 para Hungria.

Informamos que duas alunas da FESP já retornaram do intercâmbio internacional realizado entre os anos de 2011 e 2012. As alunas são Marina Rejane do Curso de Sistemas da Informação que cursou graduação na Universidade de Coimbra; e a aluna Thaís Elorde do Curso de Enfermagem, que cursou graduação na Universidade do Algarve, ambas em Portugal.

Os alunos da FESP interessados em estudar no exterior por meio do Programa Ciência sem Fronteiras / FESP, podem obter orientações e assessoria através da Coordenação de Pesquisa e Extensão da FESP, a CPEX, localizado na Rua 3 de Maio, número 33, Centro de Passos – Telefone (35) 3529 – 8080.  

FONTE: COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FESP



Notícias por ANO e MÊS

Calendário de Noticias e Eventos

<<  março 2019  >>
seteququsedo
25262728123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
1234567