O presidente do conselho curador da FESP, professor Fabio Pimenta Esper Kallas, recebeu um grupo de vereadores da Câmara Municipal de São João Batista do Glória (MG) durante visita institucional realizada neste mês de Maio.

O encontro serviu de oportunidade para que os vereadores pudessem conhecer de perto o trabalho realizado pela FESP, sua estrutura e qualidade de ensino. Os visitantes também propuseram ideias de planos para desenvolver o ecoturismo e hotelaria na cidade vizinha, o que foi recebido com interesse e disposição pelo professor Fabio Kallas.

“Queremos levar o projeto Praça Viva para nossa comunidade”, foi o que pediu Jane da Silveira Castro, que de pronto foi atendida pelo presidente. A vereadora, em nome dos outros membros da Câmara Municipal de São João Batista do Glória, agradeceu as portas abertas da FESP, ressaltando a importância da parceria entre a Fundação e suas cidades vizinhas.

Estiveram presentes também o vereador Joanito da Fonseca e o vice-presidente da FESP, professor Manuel Reginaldo Ferreira.

A visita institucional é coordenada pela relações públicas Paula Monteiro e procura apresentar a excelência de ensino e o trabalho desenvolvido pela FESP, além de sua estrutura e projetos. Toda comunidade está convidada a conhecer a Fundação de Ensino Superior de Passos e os interessados podem agendar uma data entrando em contato pelo telefone (3529-6015) ou pelo e-mail: paula.monteiro@fespmg.edu.br

FONTE: Departamento de Comunicação e Marketing FESP/UEMG



Na última quinta-feira, 23, um grupo de 16 estudantes do Colégio Imaculada Conceição (CIC) de Passos foram recebidos pelo presidente do Conselho Curador da FESP, professor Fabio Pimenta Esper Kallas, em visita às obras do Novo Campus da Fundação de Ensino Superior de Passos, localizado no Centro Integrado de Recreação e Esportes (CIRE).

Os alunos do 2º ano do Ensino Médio se surpreenderam com a estrutura inovadora que está sendo aplicada na construção e enquanto caminhavam pelos prédios, os visitantes tiveram explicações não só de como será o Novo Campus da FESP concluído, mas também de como são utilizados os blocos de isopor que dão leveza à obra, sobre a escolha das paredes de gesso, e sobre os pisogramas de resíduos de concreto para pavimentos. 

De acordo com Juliana Castro Torres, administrativa da FESP que acompanhou a visita, os estudantes acharam interessante o fato de que muito do que é usado na obra é produzido pela própria FESP, como os pilares e os trilhos, por exemplo. Ainda segundo ela, “conhecer e entender uma obra grande, como a do Novo Campus, é fator relevante na escolha da profissão de engenheiro, dessa forma, o aluno que deseja se profissionalizar na área da engenharia tem a oportunidade de ver de perto como funcionam seus futuros encargos e analisar se esse é realmente seu desejo”, afirmou.

Assim como fizeram o grupo de alunos do CIC, toda comunidade está convidada a conhecer a Fundação de Ensino Superior de Passos. A visita institucional é coordenada pela relações públicas Paula Monteiro e procura apresentar a excelência de ensino e o trabalho desenvolvido pela FESP, além de sua estrutura e projetos. Os interessados podem agendar uma data entrando em contato pelo telefone (3529-6015) ou pelo e-mail: paula.monteiro@fespmg.edu.br

FONTE: Departamento de Comunicação e Marketing FESP/UEMG

Veja as fotos na Galeria de Imagens da FESP. CLIQUE AQUI.



De 20 a 22 de Maio, estudantes do curso de Engenharia Agronômica da FESP tiveram a oportunidade de participar do VI FESP Rural – Mostra de Conhecimento Técnico e Prático sobre o Agronegócio. Durante os três dias, estudantes e professores tiveram contato com profissionais renomados do mercado de trabalho onde participaram de palestras, Dia de Campo, conheceram as novidades do Agronegócio e conheceram as novas técnicas e práticas disponíveis no mercado.

O evento chegou a sua sexta edição de sucesso, sendo uma oportunidade de propiciar aos alunos da disciplina de extensão rural a possibilidade de vivenciar os aspectos relacionados ao planejamento, organização e avaliação de eventos.

Segundo o coordenador do FESP Rural, professor Ricardo Godinho, esta iniciativa “é importante porque oferece à Fundação ações que atendem ao terceiro ponto do tripé ensino/pesquisa/extensão, e como resultado, aproxima a FESP de empresas e da comunidade. Para professores a vantagem é o contato com empresas, network e desenvolvimento de novos conhecimentos, o que também vale para os alunos”, declarou.

Em panorama geral, no primeiro dia do VI FESP Rural, a representante técnico-comercial ELANCO Saúde Animal, engenheira agrônoma Júlia Silveira, falou sobre a importância da extensão rural e do profissional de ciências agrárias, mostrando o perfil demandado pelo mercado de trabalho. O médico Veterinário da AGILITY Produção Animal, Dr. Antônio Carlos Bernardes Silva, expôs as propriedades de cada mineral para a boa nutrição de bovinos, no segundo dia de palestras. No terceiro dia do evento, Wagner de Souza Vilela explanou acerca do tratamento biológico de sementes de milho e feijão no controle de fungos de solo. Sobre cafés especiais foi discutida a importância do agrônomo para o auxílio ao produtor no objetivo de alcançar maiores rendimentos, especialmente em aspectos técnicos e mercadológicos, com o palestrante César Augusto Candiano, da Cooparaíso e Illy Coffee. E, fechando as exposições, o Engenheiro Agrônomo Marco Aurélio de Oliveira Pádua, da Matsuda, apresentou aos participantes espécies forrageiras e características das plantas, bem como dicas de manejo de pastagens.

De acordo com o professor Ricardo Godinho, o Dia de Campo “foi um sucesso, sendo possível a demonstração prática de todo conteúdo discutido durante as palestras”, destacou.

FONTE: Departamento de Comunicação e Marketing FESP/UEMG

Veja as fotos na Galeria de Imagens da FESP.

Desafios da Extensão Rural - FOTOS AQUI

Cafés e Manejo de Pastagens - FOTOS AQUI

Dia de Campo - FOTOS AQUI



Acontece nesta sexta-feira, 24, na Cantina Dona Bernadete Lemos (localizada na Rua dos Farmacêuticos, bairro Novo Horizonte) o primeiro atendimento do PAIJUS - Programa de Atendimento Itinerante Jurídico Social – deste ano. Instalado pelo Núcleo de Prática Jurídica do curso de Direito da FESP, em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o programa tem como objetivo favorecer a resolução consensual de conflitos e proporcionar aos estudantes do curso de Direito da FESP a possibilidade de colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula.

“Costumo dizer que a FESP tem que sair das quatro paredes da sala de aula. É preciso haver uma integração entre os professores, estudantes e a comunidade em geral. E temos conseguido este feito levando até a comunidade estudantes das mais diversas áreas como do Direito, da Saúde, da Educação entre outros”, disse o Presidente do Conselho Curador da FESP, professor Fabio Pimenta Esper Kallas.

Através do PAIJUS, que faz parte do PIBIC - programa de iniciação científica da UEMG – é oferecida orientação jurídico-social em bairros da cidade de Passos que apresentem maior índice de vulnerabilidade social, difundindo e incentivando práticas pacíficas, em especial, os serviços pertinentes ao Juizado de Conciliação, sendo que as decisões cabem exclusivamente aos envolvidos, e o conciliador atua como facilitador do acordo, podendo apontar possíveis meios de solução para cada situação.

Os atendimentos disponíveis pelo Programa são relacionados às áreas de Direito Civil, como casos de pensão, divórcio e guarda de filhos; acesso à saúde, o que envolve questões de medicamentos, cirurgias e dietas alimentares, por exemplo; Direito Penal e Direito Previdenciário, sobre aposentadoria e benefícios junto ao INSS.

"O Núcleo de Prática Jurídica da FESP já presta atendimento gratuito 

à população de segunda à sexta-feira, porém muitas pessoas, por falta de conhecimento ou inibição, imaginando que terão que arcar com algum custo, não nos procuram, mas quando percebem que existe atendimento gratuito nas proximidades da sua casa aproveitam a oportunidade para tirarem suas dúvidas", observou a coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica e do PAIJUS, professora Liliana Cristina de Oliveira Hespanhol.

Ainda segundo Liliane “o foco principal do Programa é formar e informar as pessoas sobre a conciliação enquanto método pacífico de resolução de conflitos e, por isso, a prioridade é atender os bairros com os maiores índices de vulnerabilidade social. O PAIJUS será realizado mensalmente e estamos trabalhando na agenda do ano, que não está pronta, pois é necessário estudar as demandas. Assim, caso alguma comunidade tenha interesse basta entrar em  contato conosco pelo telefone 3529-8080”, declarou a coordenadora.

O programa está na sua quarta edição e, de acordo com dados divulgados por Liliane, desde 2010 já foram realizadas 590 sessões de conciliação sendo que em 452 foram obtidos acordos.

FONTE: Departamento de Comunicação e Marketing FESP/UEMG



Aconteceu neste mês de Maio a comemoração do dia das Mães na UNABEM. O auditório do Bloco 8 da FESP ficou todo preenchido durante a programação do dia que teve palestra com a Gizele Rabelo, lanche, bingo e apresentação do Coral para os alunos das 5 turmas da UNABEM.

Gizele Rabelo é terapeuta da Maturidade, escreve sobre qualidade de vida há 5 anos e mantém cursos abordando seu tema de especialidade. Em sua palestra, Gizele mostrou a evolução do papel das mães através dos tempos e o que tem mudado na relação familiar na contemporaneidade. De acordo com a coordenadora da UNABEM, a professora Leila Maria Suhaldolnik Oliveira de Andrade “a palestra foi bem recebida. É importante falar como  a mulher também teve que  promover mudanças  nas suas rotinas  para desempenhar  os papéis de mãe e profissional”.

Depois da exposição da terapeuta e do lanche, os presentes participaram de um bingo de produtos de beleza, doados pelo programa Natura/Acolher. Ao final, a comemoração foi encerrada com a apresentação do Coral UNABEM/FESP.

Ainda de acordo com a coordenadora Leila Maria Suhaldolnik Oliveira de Andrade “eventos como este são de grande importância porque valorizar as mães nunca é demais. Além disso, tem o caráter integrador já que  todas as cinco salas da UNABEM participaram de uma atividade comum trazendo muita alegria”.

FONTE: Departamento de Comunicação e Marketing FESP/UEMG

Veja as fotos na Galeria de Imagens da FESP. CLIQUE AQUI.



Notícias por ANO e MÊS

Calendário de Noticias e Eventos

<<  março 2019  >>
seteququsedo
25262728123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
1234567