O ator e diretor Selton Mello esteve em Passos no último sábado (26) e apresentou o making off do filme “O Palhaço”, em um encontro para convidados, no auditório do Bloco 08 da Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG). Selton Mello conversou sobre curiosidades da produção do filme que já ganhou mais de 50 prêmios, tendo concorrido a uma vaga na disputa pelo Oscar. O ator falou também sobre a parceria com a FESP para o projeto Festival Selton Mello de Vídeo, que neste ano terá sua 5ª edição.
O encontro com o ator foi realizado no Auditório Profº Armando Riguetto, onde são realizadas as sessões do cineclube “Pipoca e Bala Pipper”, desenvolvido pela FESP, sob coordenação de Itamar Bonfim. “É uma honra para nós recebê-lo na FESP e em um dos nossos projetos culturais e sociais, que envolve tantos estudantes, como é o Festival Selton Mello de Vídeo”, afirmou o presidente do Conselho Curador da FESP, professor Fabio Pimenta Esper Kallas.
“O Palhaço” foi lançado em 2011 e rende uma histórica homenagem à cidade de Passos que, no filme, é o local dos “sonhos” do protagonista Benjamim, durante uma crise profissional. “O Selton eternizou a cidade de Passos”, define o cinegrafista Itamar Bonfim.
A ideia de colocar Passos como um personagem do filme surgiu em 2009, quando Selton Mello esteve na cidade para promover uma mostra de cinema e participou de entrevistas coletivas, eventos e homenagens ao seu trabalho. O filme “O Palhaço” ainda não estava concluído, o que permitiu que ele levasse para o elenco atores locais e fizesse esta homenagem que será sempre um capítulo grandioso na história da cidade.
Entre os atores convidados está Renato Macedo, que interpreta o “Borrachinha”, um dos integrantes da trupe do Circo Esperança. “Eu já tinha assistido a um curta do Babe Grilo em que ele atuou e quando o vi, pensei que ele era um personagem que já estava pronto”, relata Selton.
“Foi um sonho fazer este filme, foram 40 dias em que a gente se tornou uma família mesmo, uma trupe, eu fiquei encantado. E ter tido a oportunidade de conhecer profissionais como o Paulo José que é um mestre e ver o Selton dirigindo e atuando foi maravilhoso”, conta o ator Renato Macedo.
O elo com a cidade resultou também na participação de outros atores e figurantes passenses, como Pritty Borges, Yákara Piotto, Heliza Faria, Babe Grilo e de familiares de Selton como a mãe, Selva, o pai Dalton e o irmão, Danton.
Durante a apresentação do making off do filme “O Palhaço”, no fim de semana, Selton chamou a atenção para a importância da produção em sua carreira. “Hoje se eu tiver de escolher um filme como o mais significativo da minha trajetória, entre todos que já participei, sem dúvida será “O Palhaço” e existem filmes importantes como “Lavoura Arcaica”, “Auto da Compadecida”, mas nestes, eu era um ator dentro de uma obra, já “O Palhaço” é uma criação minha, eu dirigi, atuei, imaginei cada detalhe, cada peça de roupa”, afirma.
Parceria
Selton Mello dá nome à mostra competitiva de vídeos promovida pela FESP e que envolve todas as escolas de Ensino Médio de Passos. O Festival Selton Mello de Vídeo é coordenado pelos professores Paulo Henrique Baldan Valim, Diovany Rodrigues e Diego Vasconcelos, dos cursos de Comunicação Social da FESP e já resultou na produção de mais de 40 curtas, envolvendo estudantes em oficinas de audiovisual e produção de cinema. “O Festival de Vídeo que leva meu nome eu acompanho, é feito por profissionais que eu respeito e eu me sinto muito orgulhoso em estar envolvido em algo que forma pessoas. Essa parceria com a FESP não pode parar, isso é fundamental. Eu recebo o material, acompanho tudo. Alguns vão despertar para a arte, outros, mesmo que decidam trabalhar em outras áreas, vão ter vivido esta experiência riquíssima do contato com a arte”, avalia.
O presidente do Conselho Curador da FESP, Fabio Pimenta Esper Kallas, sugeriu ao ator passense uma parceria com a FESP para a criação em Passos de um museu temático para o filme “O Palhaço”, a exemplo do que acontece na Nova Zelândia, com o filme “Hobbit”. “Seria uma oportunidade para visitação de turistas que poderiam conhecer as curiosidades do filme, como figurino, fotos, este making off apresentado aqui e até outros documentários sobre o tema”, sugeriu Fabio. O ator Selton Mello disse que vai pensar a respeito.
FONTE: Departamento de Comunicação e Marketing FESP/UEMG
Veja mais fotos na Galeria de Imagem FESP. Clique AQUI