A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou no final de novembro o resultado do VIII Exame de Ordem Unificado. A Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG) obteve um número de 13 aprovações, sendo 4 alunos do último ano de Direito e 9 ex-alunos. Com esse resultado a FESP se consagra como destaque nos exames da OAB. No VIII Exame, as alunas formandas do 10º período Ivânia de Azevedo Silva, Luma Duarte Dutra, Valéria Maria de Souza e Vanessa Rita Salomão Martins obtiveram o título da OAB e sairão do curso aptas para o exercício da Advocacia.
De acordo com a coordenadora do curso de Direito da FESP, professora doutora Ana Paula de Fátima Coelho, o índice de reprovação nacional neste exame atingiu um média histórica de 82,37%, ou seja, apenas 17,63% de aprovação. Segundo Ana Paula, ainda que o índice nacional tenha representado uma marca histórica de reprovação, o curso de Direito da FESP tem mantido as aprovações tanto de alunos ainda em curso, como de ex-alunos. “Inúmeros cursos no Brasil não conseguiram aprovação, ou não vem conseguindo manter essas aprovações, enquanto nós estamos aprovando inclusive de modo contínuo, ao longo do ano, alunos ainda em curso, ora do 9° período, como foram os aprovados no primeiro semestre de 2012 e ora do 10º período”, frisou a coordenadora.
Ela destacou ainda que o alto índice de aprovação de alunos ainda em curso, conquistado em 2012, é uma marca histórica no curso de Direito e que representa o trabalho desempenhado em conjunto com o corpo docente e os alunos em atividades didáticas importantes e com uma boa estrutura como o Núcleo de Prática Jurídica, o Escritório Escola Jurídico-Social, o Júri Simulado, entre tantos outros. “Tenho certeza que esses números e tais resultados são, sem sombra de dúvida, resultados de todo trabalho empreendido na atual administração da FESP. A fundação cresce e se destaca de forma retumbante em nossa cidade e região, assim como o curso de Direito vem também acompanhando esse crescimento”, disse.
A aluna Ivania de Azevedo Silva, que está se formando em Direito pela FESP, contou que o preparo para a prova foi intenso. Ela afirma que estudou sozinha, somente com materiais complementares e com a bagagem adquirida no curso de Direito da FESP. “Após passar na primeira fase, aumentei o meu ritmo de estudos, sem descansar nem ao menos nos finais de semana, com livros resumidos de direito penal e processo penal. A dedicação foi intensa em busca do resultado almejado, ou seja, a aprovação na OAB na primeira vez que tentei o exame de ordem”, disse a estudante aconselhando os candidatos que irão prestar as provas futuras a se dedicarem, pois o Exame da OAB tem um nível alto de complexidade, considerado como uma das avaliações a nível nacional de maior dificuldade.
Ivânia, que já tem planos para o futuro de prestar concurso público para Delegada Federal, acredita que o apoio da FESP foi imprescindível. Ela trabalha há dois anos na Promotoria de Justiça de Carmo do Rio Claro, cidade onde reside, junto a Promotor Dr. Cristiano Cassiolato em nível de estágio. “Com certeza, os meus mestres da FESP deram a sua contribuição, ao dividir os seus conhecimentos com os alunos, iniciando e conduzindo os futuros bacharéis em direito no mundo jurídico, ensinando tanto a prática quanto a teoria. Meu muito obrigado a todos os professores da FESP”, ressaltou.
A também aprovada no VIII Exame, Luma Duarte Dutra, seguiu o mesmo esquema de preparação de Ivânia. Para Luma, durante todo o curso de Direito houve o contato com ensinamentos ministrados pelos professores, além de uma grande quantidade de aulas práticas e palestras, que despertaram na estudante a curiosidade pelo estudo nas diversas áreas do Direito, o que colaborou para sua aprovação no Exame. “Pretendo advogar, continuar meus estudos, através de pós-graduação, mestrado, doutorado e concursos. Fiz estágio no Fórum da minha cidade Pratápolis (MG), durante dois anos. Estou muito feliz com a aprovação”, disse Luma.
A estudante Valéria Maria de Souza conta que se preparou durante um período aproximado de um ano. “Frequentei o cursinho ‘Damásio de Jesus’ que possui parceria com a FESP. Além disso, houve a contribuição da FESP e dos professores do curso de Direito com os quais pude ter acesso aos conhecimentos, às teorias do Direito e ainda colocá-los em prática por meio das diversas ações que o curso oferece. Agora quero atuar profissionalmente na área jurídica para adquirir experiência na prática do Direito e me especializar em alguma área específica”, contou Valéria que atualmente está trabalhando em um escritório de advocacia oferecendo suporte e adquirindo experiência.
Segundo a aprovada no Exame, Vanessa Rita Salomão Martins, os professores, em especial a coordenadora do curso, Ana Paula de Fátima Coelho, sempre ofereceu muito apoio e incentivo para passar no Exame da Ordem. “Ela sempre se dedicou e acreditou em nós e acho isso muito importante. Eu tive uma boa base no curso de Direito, pois temos um bom acervo de livros na biblioteca e os professores são qualificados”, disse Vanessa. Ela fez estágio na Primeira Vara Criminal de Passos durante dois anos o que também contribuiu para a aprovação. “Como aprendi muito na área criminal, resolvi escolher fazer a segunda fase da OAB em penal. Pretendo dar continuidade nos meus estudos, fazer especialização e futuramente um mestrado”, comentou Vanessa.
Além dos aprovados na OAB, a professora Ana Paula lembrou algumas aprovações dos alunos do curso de Direito da FESP em concursos nas últimas semanas. A aluna do 10º período, Ariane Alcântara Pimenta foi aprovada no concurso de Delegada de Policia em Minas Gerais Já os alunos Helimara Lamonier Heringer e Frederico Westin Brito foram aprovados na fase de projetos para o Mestrado em Direito na UNESP de Franca.
Segundo Ana Paula, em visita à UNESP de Franca, a FESP recebeu elogios, com a participação de alunos da fundação em congressos, publicações e certames da UNESP. “Voltamos com ótimas possibilidades de parceria entre as duas Faculdades. É de se destacar o respeito e a consideração com que a nossa FESP foi recebida pela UNESP, pelo prestígio e pelo alcance que têm a nossa escola”, disse Ana Paula.
A turma dos alunos e ex-alunos aprovados mostra a qualidade do curso de Direito da FESP, que teve uma procura enorme no último Vestibular e mostra o ingresso dos formandos da FESP no mercado de trabalho antes mesmo de concluírem a graduação. O curso de Direito espera agora o IX Exame de Ordem Unificado cuja primeira fase já foi realizada no último domingo, dia 16 de dezembro e a segunda etapa será realizada em fevereiro.
Confira a relação de alunos aprovados no VIII Exame da OAB:
Alunas formandas do 10º período de Direito da FESP:
Ivania de Azevedo Silva (10º B)
Luma Duarte Dutra (10º A)
Valéria Maria de Souza (10º A)
Vanessa Rita Salomão Martins (10º A)
Ex-alunos do curso de Direito da FESP:
Amanda Garcia Silveira
Ana Caroline Pinho dos Santos
Filippe Augusto Campos de Melo
Flávia Magalhães Pereira
Jorge Lucchesi Rocha Júnior
Luciana Lima Gianini
Marcelo Renato Silva
Maria Aparecida Olegário de Carvalho
Thamires Silva Liguori
FONTE: Departamento de Comunicação e Marketing FESP/UEMG

Valéria Souza, Luma Dutra, Vanessa Salomão Martins e Ivânia Silva