O curso de Sistemas de Informação da Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG) promoveu no último sábado (28) um encontro de ex-alunos que foi marcado por muita emoção numa tarde de reencontro no Centro Integrado de Recreação e Esportes (CIRE-FESP), no Jardim Eldorado. Nesta primeira edição estiveram presentes 26 alunos egressos vindos de várias regiões a grande maioria ainda mora em Passos ou estão em São Paulo. Mas, também vieram ex-alunos de Lavras, Ribeirão Preto, Campinas e São Carlos.

De acordo com o coordenador do curso de Sistemas de Informação da FESP, Prof. MSc. Kleber Marcelo da Silva Rezende o principal objetivo do encontro foi a confirmação do vínculo entre a instituição e o corpo discente. “O evento teve o intuito de mostrar que o vínculo firmado durante a graduação não foi rompido e que a FESP se preocupa com os egressos e no caso dos cursos de Sistemas de Informação criando relações mais humanas, que muitas vezes são minimizadas pelo uso excessivo das comunicações eletrônicas, tanto na esfera pessoal quanto profissional entre os ex-alunos”, destacou o coordenador.

A ideia é antiga e pôde ser concretizada neste ano. Kleber contou que há muito tempo participa de reuniões de ex-alunos das Instituições de Ensino Superior (IES) onde ele se formou e que esses encontros possibilitam também uma visão da realidade de mercados de trabalhos diferentes e muitas oportunidades surgem nesses encontros. “Acredito que eles permitem aos egressos uma atualização do que está acontecendo na FESP no momento, bem como de conhecerem cursos de extensão e pós-graduação oferecidos pela fundação. Além disso, eles trazem muita informação a respeito da realidade do mercado em que atuam, o que nos permite uma modernização e melhor adequação dos conteúdos curriculares trabalhados no curso”, completa Kléber.

O egresso Marcos Paulo Anard Botrel Sarno, que é funcionário do Núcleo de Ensino a Distância e Moderador do Portal FESP na Internet, concorda com o coordenador. “Foi muito bom participar desse momento. Reencontrar os amigos e ex-alunos da faculdade é muito legal, pois há uma interação para saber o que o outro está fazendo tanto no âmbito pessoal quanto profissional, como está a carreira de cada um, qual a linguagem de programação está sendo usada pelos analistas de sistemas formados pela FESP e ainda relembrar os vários momentos da época de universitário”, contou Marcos Paulo lembrando que o brinde do encontro, uma caneca personalizada do curso, irá ficar guardado já esperando a próxima edição do evento.

Fonte: Departamento de Comunicação e Marketing



Depois de participarem das gravações do programa Altas Horas da Rede Globo no ano passado, um grupo de alunos da Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG) voltou aos estúdios da TV Globo em São Paulo essa semana para participar das gravações do Programa do Jô. Com muita animação e com o objetivo de vivenciar experiências dentro de uma grande emissora de televisão, os alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda participaram da gravação de 3 programas na última terça-feira (24).

Ao todo participaram da excursão 45 pessoas. Os alunos acompanharam as entrevistas realizadas por um dos maiores e mais conhecidos apresentadores do Brasil, famoso não só pelo programa, mas pelas diversas obras literárias já escritas e pelo seu espírito criativo durante as entrevistas. Entre os convidados dos programas estavam o escritor Zuenir Ventura, o cineasta Rui Guerra, a atriz Angela Dip, que fez uma participação recentemente na novela Avenida Brasil, e as apresentações musicais do cantor Michael Sullivan e da cantora Graça Cunha, sendo esta integrante da banda do Programa Altas Horas.

O contato com a produção do programa que possibilitou a participação foi realizado pelo estudante Allan Thalles, formando do curso de Jornalismo. “Ter contato com um apresentador como Jô Soares propicia um momento não só de entretenimento, mas também um laboratório de observação de táticas de apresentação, uso da voz e expressão corporal. O programa nos ajuda a ter noções de produção de um programa televisivo. Como estamos na etapa final do curso, foi um momento que marcou nossa trajetória como universitários”, comentou Allan.

Fonte: Departamento Comunicação e Marketing



Alunos formandos do curso de graduação em Tecnologia em Gestão Comercial da Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG) apresentaram no dia 11 de julho os resultados de uma pesquisa realizada com 53 estabelecimentos comerciais de São João Batista do Glória, localizados na Avenida Avelino Soares de Rezende, Praça do Cruzeiro e Rua Recife. A pesquisa confirmou o aquecimento do comércio gloriense após a construção da ponte sobre o Rio Grande, que facilitou o deslocamento entre Glória e Passos.

O estudo foi proposto como atividade de extensão da disciplina Marketing de Serviços, do 4º período do curso, ministrada pela Profª. MSc. Vanessa Braz Cassoli e teve o objetivo de verificar a realidade de estabelecimentos comerciais de pequeno porte do município quanto ao uso de ferramentas de Marketing e Atendimento ao Cliente. 

Do total de empresas pesquisadas, quase 38% delas têm entre 1 e 5 anos de fundação, e 47% dos entrevistados afirmaram que a construção da ponte gerou impactos positivos para o comércio local. Os tipos de estabelecimentos que prevaleceram na pesquisa foram o varejo de moda (roupas, calçados e acessórios), com 19%, e bares e similares, com 17%.

Os dados coletados indicaram que os comerciantes glorienses investem em publicidade dos seus negócios, com prioridade para o uso do rádio, mas a divulgação boca a boca ainda é o meio mais citado. Segundo 36% dos estabelecimentos pesquisados, a divulgação é feita semanalmente. (Confira a pesquisa completa abaixo). 

Para os estudantes, o trabalho foi muito proveitoso e ainda contribuiu com a sociedade principalmente para o público-alvo dos estudos que são os comerciantes do município pesquisado que têm agora um suporte para ser aplicado na melhoria dos estabelecimentos. “Foi muito bom compartilhar com os empresários glorienses um pouco do que aprendemos em sala de aula. Vejo uma oportunidade para a FESP levar parcerias para mais cidades da região, para as pequenas empresas que buscam melhorias, e os cursos de Gestão Comercial e Administração podem suprir essas necessidades”, comentou Geraldo Magela Pereira, um dos formandos da turma que realizou o estudo.

Na opinião da professora Vanessa Braz Cassoli, que coordenou a pesquisa, a atividade de extensão foi bastante válida. “Os alunos elaboraram em sala de aula o formulário da pesquisa, que foi aplicada no início de junho, e também realizaram a tabulação e a interpretação dos dados durante a aula. Ter contato com essas empresas reais os levou a refletir sobre as possibilidades de gestão que poderiam ser implantadas”, informa a professora.

O coordenador do curso de Tecnologia em Gestão Comercial, Wêsley Edmir Andrade, elogiou a iniciativa da turma. “É um trabalho importante tanto para os alunos como para os comerciantes, e abre uma possibilidade de implantarmos no Glória uma pesquisa de mérito empresarial, como já é feita em Passos pela FESP”, comentou.

Confira os dados completos levantados pela pesquisa

Total de Empresas Pesquisadas: 53

Fundação:

38% têm entre 1 e 5 anos de fundação

Impacto da construção da ponte no comércio:

47% dos entrevistados afirmaram que a construção da ponte gerou impactos positivos para o comércio local. 

Tipos de comércio que prevalecem:

19% são varejo de moda 

17% bares e similares, com 17%

Publicidade e Propaganda:

Os comerciantes glorienses investem em publicidade dos seus negócios, com prioridade para o uso do rádio, mas a divulgação boca a boca ainda é o meio mais citado

Para 36% dos estabelecimentos pesquisados, a divulgação é feita semanalmente.

Aspecto a ser melhorado:

Realização de cadastro dos clientes, a fim de gerar novos contatos para vendas e para conhecer as necessidades e desejos dos compradores

35% dos entrevistados afirmam não realizar qualquer tipo de cadastro dos clientes. 

Formas de pagamento:

45% cartão de crédito;

71% dinheiro ou cheque;

52% carnê/crediário;

11% ainda existe a antiga “caderneta”.

Aspecto visual dos estabelecimentos:

66% afirmam ter passado por reforma ou melhoria nos últimos dois anos. 

Técnicas de promoções de vendas, satisfação do cliente e treinamento da equipe:

43% dos pesquisados dizem não utilizar desse recurso de marketing;

85% dos comerciantes afirmam nunca ter feito pesquisa de satisfação dos clientes;

62% dos estabelecimentos realizam treinamento de funcionários.

Fonte: Departamento Comunicação e Marketing


A Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG), que sempre aposta no esporte patrocinando e apoiando atletas das mais variadas modalidades, acaba de conquistar mais uma vitória. O atleta de Mountain Bike, patrocinado pela FESP, Carlos Alberto Ribeiro, o Carlinho, sagrou-se vice-campeão na categoria Máster A2, na modalidade Crosscountry XCO, no campeonato Brasileiro de Mountain Bike, realizado em Salvador (BA) nos dias 14 e 15 de julho. Em primeiro lugar Marcone Ribeiro, de Brasilia e em terceiro, Marcos Antonio, da cidade de Sorriso, Mato Grosso.

Ribeiro teve uma lesão no joelho uma semana antes do treino base e com isso teve alguns prejuízos na quilometragem conquistada, ficando 45 dias em recuperação e longe da bike. De volta aos treinos, participou do Campeonato Internacional em Minas Gerais, de onde seguiu confiante para Salvador.

“Os últimos meses foram de muita preparação. O Campeonato Brasileiro serviu para que eu pudesse adquirir ritmo, com um percurso de 4,5 Km com quatro voltas  em um trecho muito técnico, de subidas íngremes e muito barro. Estou feliz com o resultado” declarou Carlinho. “Quero agradecer todo apoio que a FESP tem dado aos atletas de Mountain Bike, pois sem este apoio seria impossível participar de todos os campeonatos”, finalizou.   

Fonte: Departamento Comunicação e Marketing


A Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG) promoveu na manhã de sábado (14) uma solenidade para entregar à comunidade de Passos a primeira etapa concluída do cercamento do Parque Municipal Dr. Emílio Piantino. Participaram da solenidade realizada na entrada principal do Parque, no Jardim Eldorado, o Presidente do Conselho Curador da FESP, Professor Fabio Pimenta Esper Kallas, a Promotora de Justiça, Dra. Cristina Bechara Kallás, o Diretor do Presídio de Passos, José Vicente de Souza, o Juiz de Direito, Arsênio Pinto Neto, o Presidente do Lions Club, Josnei dos Santos, o Diretor da Folha da Manhã, Carlos Parreira e familiares do Dr. Emílio Piantino, o grande homenageado dando nome ao parque.  Diretores de Núcleo Acadêmico da FESP, coordenadores de Curso, professores, funcionários e diversas pessoas da comunidade também participaram do evento. A primeira etapa do projeto de revitalização do Parque Municipal Dr. Emílio Piantino teve a construção de 127 metros de calçamento e cercamento sendo que a proposta é chegar a 800 metros do entorno do parque.

O projeto é uma parceria da FESP com diversas representações como o Ministério Público de Minas Gerais, a Folha da Manhã, o Lions Club e o Presídio de Passos sendo este participante da iniciativa por meio do projeto “Educar e Construir” que possibilita a reinserção de detentos do presídio de Passos que trabalharam na construção da primeira etapa. Os presidiários também estiveram presentes na comemoração e foi um momento de concretização desse sonho de Passos em ter um parque ecológico que proporcione o lazer e boas expectativas para as próximas etapas que devem começar em breve.

O Presidente do Conselho Curador da FESP, Fabio Kallas, demonstrou a grande satisfação de toda a Fundação pelo término dessa etapa do projeto e disse que a concretização desta obra só foi possível devido a articulação da tríplice aliança entre universidade, poder público e empresariado junto com a comunidade. “Estamos cumprindo mais um compromisso assumido pela nossa escola em favor de nossa cidade. A FESP assume mais uma vez a responsabilidade de mostrar que a educação é pilar para o desenvolvimento de um povo. Queremos crer que a cada dia novas ações serão colocadas à disposição de todos como arborização urbana, preservação de matas ciliares e nascentes. Há muito ainda a ser feito e a inauguração no dia de hoje está sendo apenas o começo”, disse o presidente.

A participação da comunidade foi feita de forma ativa por meio do projeto “Abrace o Parque” que contou com patrocínios de empresas e famílias que são identificados por meio de placas no muro do parque. Toda a comunidade é convidada a aderir e ajudar na causa.
O processo de melhorias no Parque Municipal Dr. Emílio Piantino começou com o seu cercamento, projeto arquitetônico da Professora Nádia Freire e executado pelo departamento de obras da FESP juntamente com Projeto Educar e Construir, que inclui 6 presidiários no aprendizado do ofício de mão de obra da construção civil. Além do cercamento a primeira etapa inclui uma ciclovia e arborização do passeio.

Para que o Parque possa ser aberto à visitação pública é necessária a definição das implantações internas como trilhas e ambientes ecológicos e temáticos, o que será feito passo a passo, já que a concessão da Prefeitura por meio de convênio para a administração pela FESP vai até o ano de 2030, podendo o convênio ser renovado por igual período.

Muitos projetos serão implantados no parque como o banco de sementes e ambientes temáticos. Para isso, a FESP conta com o trabalho da Profª. Dra. Sônia Zampieron, coordenadora do Centro de Ciências da FESP, e equipe. De acordo com Fabio Kallas, na segunda etapa será feito o cercamento da parte urbanizada do parque e logo após a implementação das duas trilhas de caminhada. “O parque e sua preservação é um sonho de todos os passenses que têm a preocupação com a preservação dos espaços públicos e com o meio ambiente em geral. Estamos percebendo o envolvimento de muitas pessoas em nosso projeto colaborando para uma Passos mais responsável ambientalmente”, destacou Fabio.

A comunidade local dos moradores do entorno do bairro se sentiu satisfeita com a iniciativa de revitalização do Parque Municipal Dr. Emílio Piantino. Segundo alguns moradores antes de o parque ter um projeto de cuidado e manutenção, diversos animais que compõem a fauna do espaço invadiam as ruas e até as residências. Com a administração da FESP, as mudanças já começaram as ser sentidas. “Foi maravilhosa essa transformação do parque. É uma coisa que eu nunca imaginei que fosse acontecer. Moro há 12 anos nessa rua e o parque é um complemento para nós. A FESP está de parabéns com essa iniciativa”, disse o morador Angelino Jacobini Junior. “É realmente a realização de um sonho. Eu mudei para cá desde 2009 e desde então era um pedido que eu sempre fazia aos órgãos competentes para que isso acontecesse. É uma valorização para o bairro, a gente que mora de frente ao parque poder sair e ver o bairro bem cuidado, bonito, é excelente”, completa a moradora Marcia Helena Kruze.

História

O parque foi criado em 30 de setembro de 1998, através da lei municipal número 2.111 e tem sua área de 62.598 m² destinada à zona de proteção ambiental. Entre as finalidades da área estão: proteção integral da flora, da fauna e demais recursos naturais, com utilização para objetivos educacionais, científicos e recreativos; proteger belezas cênicas, recursos hídricos e bacias hidrográficas e assegurar condições de bem estar público.

O local leva o nome do Dr. Emílio Piantino médico e grande entusiasta passense que trabalhou pelas causas públicas.

A família do médico esteve presente na solenidade e demonstrou a satisfação de ter uma obra com o nome do pai e de ver a transformação que a FESP está executando na área. “Ficamos satisfeitos com essa homenagem ao nosso pai e confiamos no dinamismo da FESP sabendo que com essa proposta dessa instituição séria de ensino o sonho de um parque para Passos será e já está sendo concretizado”, disse uma das filhas do Dr. Emílio Piantino, Priscila Piantino Silva. O irmão de Priscila, o médico oftalmologista Evaldo Ézio Piantino contou sobre o espírito público do pai. “Ele tinha esse espírito visionário sempre pensando no bem comum. Acreditamos que a homenagem seja justa e que essa obra concretizada pela FESP é um presente para Passos”, disse Evaldo.

Confira outras fotos do evento na galeria de imagens do Portal FESP AQUI

Fonte: Departamento Comunicação e Marketing



Notícias por ANO e MÊS

Calendário de Noticias e Eventos

<<  março 2019  >>
seteququsedo
25262728123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
1234567