A professora do curso de História da Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG), Leila Maria Suhadolnik Pádua Andrade, promoveu no último dia 22 de maio uma atividade prática de limpeza e conservação de documentos históricos com os estudantes do curso no Laboratório de História da FESP que fica no Centro de Ciências.

Participaram da atividade os alunos do 3º período. De acordo com Leila, os documentos históricos antigos, especialmente os manuscritos, devem ser tratados com muito cuidado. “A limpeza deve ser feita usando-se luvas e máscaras devido aos resíduos e com pincel de cerdas macias deslizando suavemente por todas as folhas. Assim é feita uma higienização e oxigenação das páginas evitando que colem umas nas outras e tirando o excesso de pó”, explica.

O Laboratório de História recebeu recentemente uma doação de vários volumes de jornais que existiam em Passos como “O Sudoeste” e “A Gazeta de Passos”. A doação foi feita pelo Sr. José de Melo, conhecido contador da cidade de Passos e pai da aluna da UNABEM (Universidade Aberta para a Maturidade), Helga de Melo. Os exemplares são encadernados por ano e a maior parte está bem conservada. Alguns precisam ser limpos e recuperados. “Os alunos também puderam analisar muitas peças antigas e do cotidiano da região que o Laboratório de História possui com o objetivo de fundar um Museu do cotidiano”, contou a professora Leila.

Para a estudante Ana Maria Abdul Ahad o laboratório é uma fonte de pesquisa para os alunos do curso com um vasto acervo de material de pesquisa que é importante para a formação acadêmica do graduando. Segundo Ana, o trabalho de restauração é lento e ainda há outras etapas para serem cumpridas, mas o trabalho vem sendo efetivado com o apoio constante da estagiária do Laboratório de História. “Trabalhamos na catalogação, separação e também recuperação dos arquivos. Hoje nós sabemos o que há no laboratório e já é possível ter aulas práticas e fazermos muitas pesquisas graças a esse trabalho realizado”, disse a estudante.

Fonte: Departamento de Comunicação e Marketing



A Universidade Aberta para a Maturidade (UNABEM), projeto da Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG), ganhou um espaço especial na revista “Sou Mais Eu”, da Editora Abril, do dia 5 de maio, na seção “Faço o bem”.

A professora Leila Maria Suhaldonik Pádua Andrade, que é uma das coordenadoras da UNABEM, contou à revista como surgiu o projeto e como é o seu funcionamento.

O texto publicado enfatiza a importância do projeto que atende mais de 160 pessoas na faixa etária de 60 a 92 anos. Na reportagem ainda é disponibilizado o endereço da página na internet da UNABEM, dentro do Portal FESP (http://www.fespmg.edu.br/Projetos/unabem). Os estudantes da UNABEM e a equipe de professores e coordenação ficaram satisfeitos com a divulgação na revista. Em seu depoimento Leila declarou: “Que delícia ver o efeito que a iniciativa tem! Perceber os idosos felizes e ativos me faz ver que, quando queremos algo, basta nos esforçarmos para realizar nosso sonho!”.

A UNABEM está na mídia. No final do ano passado o projeto foi destaque em um quadro da Natura no programa Hoje em Dia da TV Record.

Comemoração do Dia das Mães na UNABEM teve palestra e momento musical

 

As atividades da UNABEM não param. A turma da terceira idade está sempre desenvolvendo projetos, espalhando alegria e ideias inovadoras pela FESP e por toda a cidade de Passos. No dia 10 de maio o projeto comemorou o Dia das Mães.

O evento teve início as 14h e contou com uma palestra do professor Murilo Andrade Filho sobre “Mães”. Cada sala fez uma apresentação e a comemoração foi fechada com a apresentação do coral da UNABEM. Confira as fotos.

Fonte: Derpartamento de Comunicação e Marketing



A Escola Estadual Professora Júlia Kubitschek, em Passos, recebeu no último sábado (26) o Projeto Escola Viva FESP. Com grande público formado por crianças e adolescentes, os acadêmicos do curso de Educação Física da Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG) realizaram um total de 1862 brincadeiras no período de 9h às 12h. Participaram 27 alunos de Educação Física que orientaram o total de 210 crianças e adolescentes presentes, na faixa etária de 5 a 14 anos.

Coordenado pelo Professor Itamar José de Oliveira Júnior o projeto é uma derivação do Praça Viva FESP, que leva alegria e diversão para as escolas de Passos e região. No Escola Viva, as atividades são preparadas pelos próprios estudantes do 3º período de Educação Física. A edição na Escola Estadual Profa. Júlia Kubitschek contou com o apoio do professor do curso de Educação Física, Hélvio Maia.

As brincadeiras foram desenvolvidas em 7 estações diferentes: escalada, cama elástica, recreação, oficinas de artes, tobogã (escorregador), jogos de mesa/xadrez gigante e mini-basquete. “O evento abrilhantou a comemoração dos 82 anos da Escola Estadual Profa. Júlia Kubitschek. Além dos brinquedos infláveis, dos jogos e brincadeiras criados e coordenados pelos acadêmicos do 3° período do curso de Educação Física, houve a participação dos docentes e da fanfarra da escola. Agradecemos o apoio da diretora da escola, Silvia Inês, que muito colaborou para o sucesso do projeto”, disse o professor Itamar.

Fonte: Departamento de Comunicação e Marketing



A Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG) realizou no último domingo (27) o VI FESP Moutain Bike. O torneio atraiu atletas amadores e profissionais de Minas Gerais e São Paulo nas dependências do Centro Integrado de Recreação e Esportes (CIRE) e do Parque Municipal Dr. Emílio Piantino.

Um grande público compareceu até o CIRE para prestigiar a competição. O FESP Moutain Bike foi dividido em três baterias e 13 categorias. Entre os competidores, atletas de renome nacional e internacional estiverem em Passos para disputar a prova. Entre os atletas de destaque, Érika Gramiscelli, que é a atual Campeã Brasileira na Equipe Elite elogiou o torneio que é organizado pelo curso de Educação Física da FESP. Érika é a 27ª colocada no ranking mundial e representou o país nos jogos Pan-americanos do ano passado. “A pista do FESP Moutain Bike teve uma qualidade excelente e posso considerá-la uma das melhores de todo o país. O grau de dificuldade das provas também foi muito bom e mostrou que a competição uniu técnica e resistência, fatores imprescindíveis no Moutain Bike”, disse Érika.

Os vencedores das categorias principais foram Nicolas Sessler, de Ribeirão Preto (Elite Masculina); Érika Gramiuscelli, de Belo Horizonte (Elite Feminina), Diego Manicardi, de Passos (Júnior); Mateus Antônio Bueno Delgado, de Mogi Guaçu (Sub 23); Lázaro Tadeu Lara, de São Sebastião do Paraíso (Expert); Júlio César da Silva (Sub 35) e Valdecir Pereira, de Mogi Guaçu (Sub 40). (Confira abaixo classificação geral)

Os organizadores do evento, o atleta Sérgio Machado e o professor do curso de Educação Física e atleta patrocinado pela FESP, Cláudio Augusto Dias, o Guto, ficaram satisfeitos com a repercussão da sexta edição do evento. Eles destacaram que cada detalhe foi pensado para que a prova possa ser comparada a grandes torneios nacionais da modalidade. A trilha teve 5 quilômetros e meio de traçado entre mata aberta e fechada intercalado com subidas, descidas e curvas técnicas. 

“Recebemos diversos elogios e o fato de atrairmos competidores de renome nacional e internacional coloca a FESP dentro do cenário da prática esportiva brasileira. O incentivo que a FESP oferece ao esporte coloca a cidade Passos numa posição de destaque no Brasil, o que vem acontecendo não só com o Moutain Bike, mas com diversos outros eventos esportivos que a FESP promove como a Minimaratona”, destacou Sérgio Machado.

A FESP patrocina três atletas do Moutain Bike que aproveitaram a prova para competir e treinar com esportistas de peso, como o atleta que é a grande promessa brasileira no Moutain Bike, Nicolas Sesller.

O curso de Nutrição da FESP também participou do evento. Após o desgaste da prova, atletas recebiam na chegada uma barra de cereal para reposição das calorias, que foi elaborada pelos alunos de Nutrição. Além de ser um momento de lazer e diversão para toda a comunidade o evento tem ajudado a disseminar o esporte na região. Há cada vez mais adeptos ao Moutain Bike no sudoeste mineiro. A FESP investe no esporte como uma possibilidade para a prática da responsabilidade social e a construção da cidadania.

 Classificação geral das principais categorias:

ELITE MASCULINA
1º lugar – Nicolas Mariotto Sessler – Ribeirão Preto (SP)
2º lugar – Welington Gonçalves de Jesus Rezende – S.S. do Paraíso (MG) – FESP
3º lugar – Gustavo Ricardo Santos – Lagoa da Prata (MG)
4º lugar – Ivan Gomes Ferrari – Mogi Guaçu (SP)
5º lugar – Moisés Lourenço Silva Santos – Uberaba (MG)

ELITE FEMININA
1º lugar – Érika Fernanda Gramiscelli – Belo Horizonte (MG)

JÚNIOR
1º lugar – Diego Manicardi – Passos (MG) – FESP
2º lugar – Bruno Kennedy Firmino – Altinópolis (SP)
3º lugar – Otávio Augusto Silva – Cássia (MG)

SUB 23
1º lugar – Mateus Antônio Bueno Delgado – Mogi Guaçu (SP)
2º lugar – Guilherme Resende de Sousa – S.S. do Paraíso (MG)
3º lugar – Jonas Narciso – Lagoa da Prata (MG)

EXPERT
1º lugar – Lázaro Tadeu Lara – S. S. do Paraíso (MG)
2º lugar – Túlio de Morais Borges – Cássia (MG)
3º lugar – César Augusto Oliveira Souza – Uberaba (MG)

SUB 35
1º lugar – Júlio César da Silva – Uberaba (MG)
2º lugar – Aldemir B. Rocha – Sertãozinho (SP)
3º lugar – Attilio Meloni Neto – Passos (MG)

SUB 40
1º lugar – Valdecir Pereira – Mogi Guaçi (SP)
2º lugar – Wagno Antônio da Silva – Arcos (MG)
3º lugar – Emerson Rogério Rosa – Passos (MG)

- Confira mais fotos do evento na galeria de imagens do Portal FESP AQUI

- Confira o video

Fonte: Departamento de Comunicação e Marketing



Com a música “Por onde andei”, de autoria de Nando Reis, a Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves da cidade de Passos foi a vencedora do 8º Festival Canta FESP de Interpretação da MPB, realizado pela Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG), na última sexta-feira (25). A oitava edição do Festival teve um número recorde de público com aproximadamente 800 pessoas presentes que torceram e se emocionaram com as canções.

O novo local onde foi realizado o evento – o Centro Integrado de Recreação e esportes (CIRE) – teve grande aceitação da equipe que organiza o evento, dos pais e familiares dos concorrentes e das escolas participantes.

Mais uma vez a FESP mostrou a consolidação desse projeto que trabalha a música como uma manifestação da linguagem e que estimula o aprendizado e o desenvolvimento da sensibilidade artística dos estudantes. “Foi um festival muito bom. As escolas compareceram e participaram com grande empenho. A escola vencedora estava presente em peso com a presença da diretora,  corpo docente e alunos e que enfatizaram que a festa  é uma vitória não só da escola, mas de toda a comunidade do bairro”, disse uma das organizadoras do Festival, professora Leila Maria Suhadolnik Pádua Andrade.

A Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves teve como intérprete o aluno do 1º ano do Ensino Médio, Rafael Silva. O primeiro lugar levou um prêmio no valor de R$ 700,00. Em segundo lugar ficou o Colégio Tiradentes da Polícia Militar com a música “Linda Rosa”, de Maria Gadu e em terceiro, a Escola Estadual Caetano Machado da Silveira, com a música “Não quero dinheiro”, de Tim Maia. Foram classificadas 7 escolas. (Confira a lista com os vencedores abaixo) Também foi escolhida a melhor torcida com um prêmio de um kit de informática e um banner de melhor torcida. A melhor torcida foi a da Escola Estadual D. João VI, de Alpinópolis que também conquistou o 6º lugar na classificação geral.

Confira os vencedores do 8º Canta FESP de Interpretação da MPB:

1º lugar – Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves
2º lugar – Colégio Tiradentes da Policia Militar
3º lugar – Escola Estadual Caetano Machado da Silveira
4º lugar – Escola Estadual Professora Júlia Kubitschek
5º lugar – Colégio São Francisco (COC) 
6º lugar – Escola Estadual D. João VI (Alpinópolis)
7º lugar – Escola   Municipal Oilda Valéria Silveira Coelho

Melhor Torcida – Escola Estadual D. João VI (Alpinópolis)

Confira mais fotos do evento na galeria de imagens do Portal FESP AQUI

Fonte: Departamento de Comunicação e Marketing



Notícias por ANO e MÊS

Calendário de Noticias e Eventos

<<  janeiro 2019  >>
seteququsedo
31123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031123
45678910