O grupo de palhaços “Doutores FESP Amigos da Alegria” que visita hospitais, asilos e eventos levando alegria e descontração está com inscrições abertas até o dia 9 de março para o curso de novos integrantes. O projeto desenvolvido em parceria com a Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG) é coordenado pelo ator Eduardo Vilela e tem como objetivo utilizar do humor como auxilio na recuperação do paciente como um aditivo para a terapia de doenças, amenizando sofrimentos.

Os interessados em participar do curso podem se inscrever no Bloco 1 (Prédio Principal da FESP) junto ao setor de Atendimento. Para este ano, serão formadas duas turmas, sendo uma com 20 alunos da faixa etária de 18 a 45 anos e outra de 30 alunos para pessoas acima de 45 anos. A inscrição e o curso são gratuitos.

As aulas são ministradas no Bloco 13 (Avenida dos Expedicionários), uma vez por semana, no período noturno.

Dividido por módulos temáticos, o curso aborda desde a iniciação à atuação do palhaço e elementos fundamentais para o desempenho do ator como a expressão corporal e a técnica vocal. O trabalho, entretanto, exige dos atores também a responsabilidade e a força de vontade em fazer algo pelo próximo. “Nossa proposta é fazer o bem pelo outro e no decorrer do projeto vemos que tudo que fazemos pelo outro retorna para a gente de forma ainda mais expressiva”, lembrou Eduardo Vilela.

Fonte: Departamento de Comunicação e Marketing



Termina na sexta-feira (2) o prazo de inscrição para o 4º Concurso de Software, organizado pelo curso de Sistemas de Informação da Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG). Podem participar alunos de graduação na área de computação – ciência da computação, sistemas de informação e engenharia da computação –, e pessoas da comunidade que se interessem pelo desenvolvimento de softwares.

Para realizar a inscrição, o interessado deve preencher o formulário específico disponibilizado no site da FESP e no Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), localizado à rua Dr. Carvalho, 1147. O valor é de 15 reais por trabalho inscrito e o pagamento será efetuado através de boleto bancário emitido no final da inscrição.

Os softwares inscritos devem se enquadrar nas seguintes categorias: software educacional – destinado a qualquer atividade de ensino, software organizacional – atividades organizacionais e/ou empresariais, e software de jogos – destinado ao entretenimento e educação de seus usuários. A apresentação do projeto e entrega dos itens contendo os softwares acontecerá nos dias 9 e 10 de março. A divulgação dos vencedores e entrega das premiações ocorrerão 30 dias após a apresentação e entrega dos materiais.

A avaliação será norteada pelos critérios: qualidade do projeto e documentação, criatividade e inovação, interface e usabilidade, portabilidade e responsabilidade social (contribuição do software em relação a aspectos de inclusão digital de vários tipos de usuários, o seu papel como meio de informação e contribuição para o desenvolvimento social).

Em cada categoria serão premiados os dois softwares que tiverem a maior pontuação. A premiação é de R$ 300,00 para o segundo e R$ 500,00 para o primeiro colocado. Para o organizador do evento e coordenador do curso de Sistemas de Informação, Kléber Rezende, o evento tem dois objetivos: dar visibilidade ao profissional que atua na área e motivar os alunos a usar a criatividade em prol da sociedade. “A ideia é motivar o aluno a usar a criatividade e todo o conhecimento técnico absorvido no curso para criar softwares que contribuem com a sociedade como um todo”, ressalta.

Mais informações estão disponíveis no site da FESP: www.fespmg.edu.br

Fonte: Departamento de Comunicação e Marketing

 



A Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG) com o objetivo de manter um elo constante entre comunidade, ex-alunos e funcionários, permitindo ações de aproximação e um contato permanente promove a visita institucional com convidados previamente agendados. Paula Monteiro, Relações Públicas da FESP, é a responsável em levar os visitantes para conhecer toda a estrutura que a instituição oferece através dos cursos e projetos.

“Os visitantes conhecem os blocos da FESP e em cada um deles há uma explanação sobre os cursos e projetos realizados pela instituição. No final do tour o visitante é recebido pelo Presidente do Conselho Curador, professor Fabio Pimenta Esper Kallas para falar sobre suas impressões, fazer sugestões, críticas e até fomentar parcerias”, descreve a relações públicas. Paula destaca que a visita acontece de maneira bastante personalizada. “Em cada passeio buscamos duas ou três pessoas, os visitantes ficam surpreendidos ao perceberem o quanto a FESP cresceu nos últimos anos e a quantidade de projetos que são oferecidos para atender as necessidades da comunidade”, observa.

A visita procura mostrar a excelência e qualidade do ensino oferecido. Depois de 37 anos, quando era aluna do curso de Letras da FESP, a escritora e professora Hilda Mendonça foi uma das recentes convidadas para o passeio. Ela ficou encantada com tudo que viu e se emociona ao falar da instituição: “Eu achei que a FESP se expandiu, a semente que foi plantada há muitos anos foi regada com muito carinho e dedicação. Hoje tudo se faz novo com novas perspectivas de dias melhores. O povo passense tem que se orgulhar muito desta grande instituição que é a FESP”, declarou a escritora.

A bibliotecária-chefe da FESP Gesiane Patrícia de Souza trabalha há quase 10 anos na fundação e também foi convidada para o passeio juntamente com Hilda Mendonça já que cada visita inclui, além de uma pessoa da comunidade, um funcionário da FESP, geralmente aquele que não tem contato com todos os blocos.

Gesiane ficou surpresa ao conhecer o Bloco 7 onde fica grande parte dos laboratórios e se surpreendeu ao ver como estão equipados e como os estudos e serviços desenvolvidos nos laboratórios têm contribuído para os alunos da FESP e a comunidade. “Fiquei admirada ao ver como tudo funciona, a tecnologia que os laboratórios da FESP oferecem. Quem não conhece vale a pena conhecer. Todos os profissionais estão de parabéns por fazer tudo isso se tornar realidade”, disse a bibliotecária-chefe.

Os interessados em conhecer a FESP devem entrar em contato com Paula Monteiro pelo telefone (3529 6015) ou e-mail paula.monteiro@fespmg.edu.br

Fonte: Departamento de Comunicação e Marketing



Estão abertas até o dia 16 de março as inscrições para o II Festival FESP Hip Hop da Paz, uma promoção da Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG) e do 12º Batalhão de Polícia Militar de Passos (12º BPMMG). Nesta terça-feira, 28 de fevereiro, será realizada uma reunião no Auditório da Biblioteca Engenheiro Oto Lopes de Figueiredo (Avenida Juca Stockler, 1001), às 20h, onde será apresentada a edição deste ano do festival e os vencedores da edição do ano passado receberão um DVD com imagens do Festival e reportagens sobre o Hip Hop produzido pelo Departamento de Comunicação e Marketing da FESP. Podem participar da reunião todos os interessados em conhecer ou participar do projeto.

Este ano a noite de apresentação será no dia 23 de março na quadra do 12º BPMMG. As categorias são música inédita, grupo de dança (breack) e grafite. Todos os detalhes sobre a forma de participação estão descritos no regulamento que está disponível no site da FESP (www.fespmg.edu.br). As inscrições serão feitas através dos coordenadores e divulgadores, pelo email: hiphop@fespmg.edu.br, através do qual serão fornecidas fichas de inscrição; pelo preenchimento do verso do flyer de propaganda que pode ser entregue para os coordenadores ou na Ouvidoria da FESP que fica no Bloco 13 à Avenida dos Expedicionários, 333, telefone 3529- 8036.

O Festival tem objetivos educacionais e geradores de cultura promovendo o incentivo à dança, música e arte populares, com o intuito de que a juventude em idade escolar seja valorizada, tenha um programa cultural e envolva-se com atividades promovidas pela FESP e pela PMMG tornando-se uma ação de prevenção quanto à evasão escolar, ao uso de drogas e ao ócio.

Além da noite de apresentação serão desenvolvidas duas atividades culturais com os participantes promovidas pela Faculdade de Comunicação, Faculdade de Serviço Social e pela PMMG durante o mês de março. “Estamos trabalhando para que a edição deste ano seja um sucesso e que supere a edição do ano passado. Continuamos a contar com a parceria da Polícia Militar. O DVD produzido pelo Departamento de Comunicação da FESP registra a história do Hip Hop em Passos. Todos os vencedores receberão o DVD. O projeto só tende a crescer a cada ano. Estamos satisfeitos com os resultados que vem sendo alcançados”, disse a professora Leila Maria Suhadolnik Pádua Andrade uma das coordenadoras do projeto.

Fonte: Departamento de Comunicação e Marketing



Começou hoje de manhã, na FESP, o curso de capacitação do projeto “O Caráter Conta”. Os educadores do Virginia Polytechnic Institute and State University – Virginia Tech, de Blacksburg, Estado da Virginia (EUA) Glenda Snyder, Brian Hairston, John Blakenship, Jocelyn Dailey e Jeremy Johnson vão capacitar cerca de 200 pessoas. As aulas começaram hoje e terminam amanhã, com palestra aberta ao público.

A abertura oficial foi feita no auditório Armando Righetto (bloco 08 da FESP) que ficou completamente lotado. Professores, estudantes e profissionais de diversas áreas participaram do primeiro dia de capacitação para o desenvolvimento do programa.

O projeto “O Caráter Conta” é uma proposta educacional que tem como fio condutor seis valores morais considerados fundamentais ao desenvolvimento humano: Sinceridade, Respeito, Responsabilidade, Zelo, Senso de Justiça e Cidadania. As aulas estão sendo ministradas no prédio principal da FESP em seis salas de aulas.

A FESP é parceira do projeto e vai contribuir com uma rica programação durante todo o decorrer do ano, com várias atividades educativas coordenadas pelo Professor Mestre Itamar Faria, através do curso de Serviço Social e com a participação de vários outros cursos. A Banca da Honestidade da FESP também foi incorporada ao programa americano e vai percorrer escolas e instituições de Passos.

A ONG Deus Proverá também é parceira no projeto e na promoção do curso de capacitação.Os professores capacitados serão responsáveis pela implantação do programa em seus locais de trabalho.

Nesta terça-feira (28) a professora Glenda Snyder, vai ministrar palestra aberta ao público a partir das 19h30, na Câmara Municipal de Passos. Quem quiser participar basta comparecer ao local (Avenida Perimetral, 151) levando um quilo de alimento não perecível.

Fonte: Departamento de Comunicação e Marketing



Notícias por ANO e MÊS

Calendário de Noticias e Eventos

<<  janeiro 2019  >>
seteququsedo
31123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031123
45678910