O deputado federal Zé Silva (PDT – MG), visitou na manhã de sexta-feira, dia 20, a Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG).

Na instituição de ensino, o deputado foi recebido pelo Presidente do Conselho Curador professor Fabio Pimenta Esper Kallas e pelo vice-presidente e também diretor do Núcleo Acadêmico de Tecnologia e Engenharia, Manoel Reginaldo Ferreira.

Zé Silva se colocou à disposição do Presidente para atender às reivindicações do curso de Agronomia, sobretudo, buscando a liberação de recursos que estejam ligados à agricultura, pecuária, piscicultura e áreas afins.

“Investir em educação é o caminho certo para os jovens, com isso teremos maior capacidade de produção, competitividade e melhor formação para nossos jovens. Por isso, nos colocamos à disposição da FESP para atender às demandas da escola de Agronomia”, afirmou o deputado.

Zé Silva visitou o Restaurante Comunitário da FESP que foi construído com recursos da própria instituição e equipado com recursos do Programa Minas Sem Fome. O deputado esteve à frente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (EMATER) e foi gestor do “Minas Sem Fome” no período de 2004 a fevereiro de 2010.

O presidente da FESP Fabio Kallas disse que percebeu um grande interesse de Zé Silva em buscar recursos para a FESP, ainda neste ano, junto aos diversos órgãos federais com os quais o deputado tem relações mais estreitas.

O deputado convidou o presidente da FESP para uma visita à Brasília para darem continuidade aos assuntos.

Fonte: Departamento de Comunicação e Marketing



O professor dos cursos de Comunicação (Jornalismo e Publicidade e Propaganda) da Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG), o fotógrafo profissional Diego Vasconcelos, conquistou dois prêmios na campanha #eufaçoaMostra da 15ª Mostra de Cinema de Tiradentes (MG). Diego foi contemplado em primeiro lugar na categoria Mostra em Movimento com o vídeo “Interferências urbanas – 12ª Mostra” e em terceiro lugar na categoria Mostra em Foco com a fotografia “Caminhos de Tiradentes – 11ª Mostra”.

A campanha foi realizada por meio das redes sociais na internet nos últimos meses. Foram postadas 85 fotos, três vídeos e 12 textos com temática voltada à comemoração dos 15 anos da Mostra de Cinema de Tiradentes, segundo informações da Assessoria de Imprensa do evento. Através do site da campanha, 1230 pessoas avaliaram os conteúdos com notas de 1 a 5. Os vencedores foram aqueles que receberam as melhores notas dos internautas. O professor Diego recebeu 167 pontos para o vídeo e 346 para a foto.

A 15ª Mostra de Cinema de Tiradentes acontece a partir desta sexta-feira (20) e vai até o dia 28. A cidade de Tiradentes com apenas 7 mil habitantes prepara em cada edição da mostra uma grande infra-estrutura para sediar a programação cultural que é abrangente e gratuita reunindo diversas manifestações da arte.

O 1º lugar de cada categoria da campanha ganhou duas diárias de hospedagem em Tiradentes, com direito a acompanhante, durante o evento além de um kit com bolsa, camiseta e catálogo e mais uma credencial de convidado da Mostra.

Os trabalhos do professor Diego, que possui ampla experiência na área de audiovisual e é o responsável pelas disciplinas de Fotografia dos cursos de Comunicação da FESP, foi produzido individualmente.  “As imagens foram produzidas durante as edições anteriores da mostra. O vídeo eu mesmo produzi, gravei e editei. Estou muito contente com a premiação”, disse Diego.

Para a FESP a conquista de Diego engrandece as atividades do corpo docente da instituição e coloca a escola em evidência no cenário nacional. Diego estará em Tiradentes nos próximos dias e destacou que as ideias para outras produções não param de surgir. As informações gerais sobre a 15ª Mostra de Cinema de Tiradentes podem ser conferidas no site www.mostratiradentes.com.br

Fonte: Departamento de Comunicação e Marketing



A Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG) que possui tradição em apoiar o esporte está comemorando a vitória dos alunos Lucas Machado da Silveira (Educação Física), Rafael Souza Gomes (Direito) e Carlos Eduardo Zapparoli (Sistemas de Informação) que conquistaram em dezembro de 2011 a modalidade faixa preta do caratê. A solenidade de graduação aconteceu no dia 3 de dezembro em Carmo do Rio Claro e foi promovida pela Federação Mineira de Karatê (FMK) e organizado pela Delegacia Regional Sul-sudoeste Mineiro de Karatê.

Os caratecas que são patrocinados pela FESP tornaram-se faixas pretas 1º Dan, que significa o primeiro grau da faixa preta. Eles são treinados pelo atleta e técnico de caratê da FESP, Márcio Monteiro Magalhães, que ressaltou a importância da conquista já que é um grau muito difícil de obter e que exige muito empenho e dedicação por parte dos atletas. “Estou muito feliz, pois é preciso muita persistência para obter esta graduação, o que estes atletas tiveram de sobra. Eles são realmente merecedores”, comentou Márcio Monteiro. “Agradecemos à FESP e ao professor Fábio Kallas por todo o apoio que tem nos dado durante toda esta jornada. Com certeza o mérito é de todos nós”, disse o atleta Lucas Machado.

Os caratecas estão agora em preparação para disputar o Campeonato Brasileiro Universitário que acontecerá em maio na cidade de São Paulo.

Fonte: Departamento de Comunicação e Marketing



A Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG) iniciou em setembro de 2011 as atividades do Programa Minas Olímpica – Geração Esporte, que é mantido pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ). A FESP é a gestora do programa na cidade de Passos. No mês de janeiro os educandos estão participando regularmente das atividades esportivas em uma colônia de férias e dos testes motores para avaliar o grau de atividades físicas no momento.

Atualmente o Minas Olímpica atende em Passos 100 crianças na faixa etária de 7 a 13 anos. O programa é concentrado no Núcleo Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos e o espaço do Centro Integrado de Recreação e Esportes é utilizado para atividades diferenciadas. 

O programa teve início em setembro de 2011 e tem prazo previsto de duração até 2013. Anteriormente era desenvolvido em Passos o Minas Olímpica – Nova Geração. Nesta edição, o programa foi reformulado metodologicamente visando à prática da atividade esportiva em especial. Os estudantes do curso de Educação Física da FESP dão o suporte ao programa no qual desenvolvem a prática de estágios.

A coordenadora do curso de Educação Física, professora Cláudia Arouca Queiroz destaca que o objetivo principal é promover o acesso ao esporte principalmente para aquelas crianças que não têm um contato direto com a prática de atividades físicas. “Com atividades diversificadas, o intuito é despertar o aluno para uma cultura esportiva, promovendo a qualidade de vida e a integração”, frisou a professora Cláudia.

O coordenador de núcleo do Minas Olímpica em Passos, Diego Machado Honório, lembra que as atividades envolvem ginástica, danças, lutas de defesa corporal e recreações diversas. “Através do curso de Educação Física da FESP os estagiários podem trabalhar com as crianças e desenvolver uma prática que contribuirão nos trabalhos profissionais no futuro. No Núcleo Educandário temos crianças de diversos bairros. Um dos critérios de seleção é a avaliação da renda familiar. Neste mês de janeiro estamos provendo os testes motores, que é uma exigência da SEEJ”, disse.

O participante Alexandre Lonner Lins Faria, de 10 anos está muito contente com as atividades desenvolvidas no projeto e adquiriu além da prática esportiva observações importantes. “É muito legal, a gente faz muita atividade aqui. Aprendemos a se enturmar com as pessoas, a fazer parceria, a fazer amigos, o caráter, a ter respeito. Não é só o esporte”, disse Alexandre. O colega Matheus Augusto Correa Souza, que também tem 10 anos já perdeu a conta das atividades desenvolvidas e diz que não sabe selecionar uma de que mais gosta. “A gente joga futebol, faz natação, joga vôlei, peteca. Têm atividades de andar em barras, bolas no cone. A gente aprende muitas coisas”, enumera.

Enquanto os estudantes desenvolvem as atividades algumas mães acompanham os filhos e aguardam entusiasmadas enquanto as crianças participam das práticas esportivas. “É muito bom. A minha menina está adorando ela se desenvolveu bastante depois que começou a praticar esporte”, conta Cleide Aparecida de Souza Ciriaco. “Acho que está desenvolvendo muito as crianças. Minha menina adora vir, tem regras e isso é muito importante para os participantes”, acrescenta Maria Aparecida Frazão Alves.

Para as estudantes de Educação Física Fernanda Maciel Batista e Thaís de Fátima Toledo, que estão no 5º período de Educação Física do curso, o programa além de ser benéfico para as crianças agrega conhecimentos para a prática profissional dos acadêmicos. “Eu quero trabalhar com crianças no futuro e a participação em projetos como esse é muito boa. Educar através do esporte é uma ação muito importante para a vida das crianças”, disse Fernanda.

Fonte: Departamento de Comunicação e Marketing



Ponto de acesso livre à internet será instalado hoje em frente ao prédio principal da FESP.

A Fundação de Ensino Superior de Passos sai na frente mais uma vez e lança o primeiro ponto de acesso livre à internet de Passos. O hotspot está sendo instalado hoje, na Praça da FESP, em frente ao prédio principal, na Avenida Juca Stockler. “A FESP já oferece, através do CVT (Centro Vocacional Tecnológico), um grande trabalho de inclusão digital. Agora, com mais este serviço oferecido gratuitamente para a população, continuamos na nossa missão de contribuir para a democratização e popularização da internet”, afirma o presidente do Conselho Curador da FESP, professor Fábio Pimenta Esper Kallas.

Segundo o coordenador do Departamento de Informática da FESP, professor Anderson Souza, a diferença para a internet sem fio já oferecida em todos os blocos da FESP é que não haverá necessidade de permissão. Basta ter um dispositivo próprio de acesso à internet (notebook, celular, tablets, etc) para que o usuário faça o acesso. “A internet sem fio utilizada dentro da FESP é exclusiva para uso interno por estudantes, professores e funcionários, da mesma forma como acontece em bares e hotéis da cidade onde é necessário o uso de senhas”, explica.

Segundo ele, o sistema suporta para cerca de 40 pessoas conectadas ao mesmo tempo. “Acreditamos que haverá um grande fluxo de usuários rotativos, além disso, a velocidade é suficiente para uso básico, leitura de emails e atividades rápidas”.

Este será o primeiro ponto de acesso gratuito de Passos. Em todo o sul de Minas, a primeira cidade a oferecer o hotspot foi Alterosa, que em 2007 implantou, com recursos próprios do município, o programa “Alterosa Digital”, disponibilizando três pontos livres nas praças Benedito Valadares, Getulio Vargas e na região próxima ao trevo.
A iniciativa pioneira será desenvolvida na FESP através de parceria técnica com a empresa passense VANTE. “A idéia é também valorizar uma empresa que é da nossa cidade, fomentando o desenvolvimento regional” afirma o professor Anderson Souza que também vê na iniciativa um campo de estudo e pesquisa para os estudantes de Sistemas de Informação, oferecido pela FESP.

O presidente do Conselho Curador ressalta a importância social e inovadora da iniciativa. “É uma ação realmente empreendedora. Para se ter uma idéia, estamos às vésperas dos dois eventos esportivos mais importantes do mundo a serem realizados no Brasil (Copa e Olimpíadas) e até hoje ainda temos problemas de acesso à internet nos aeroportos brasileiros, o que é um absurdo, e em Passos, através da FESP, a população poderá contar com este importante serviço”, afirma.

Fonte: Departamento de Comunicação e Marketing



Notícias por ANO e MÊS

Calendário de Noticias e Eventos

<<  junho 2019  >>
seteququsedo
272829303112
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
1234567