Souza, Bruno Santos e Danilo Ribeiro

O coordenador do Departamento de Informática da FESP, Anderson Souza e os funcionários Bruno Santos e Danilo Ribeiro da Silveira marcaram presença no TechEd Brasil 2011, o maior evento técnico da Microsoft na América Latina. O evento aconteceu nesta última quinta (29) e sexta-feira (30) em São Paulo.

Os funcionários participaram de importantes atividades na área de informática buscando aprendizados que possam ser aplicados na FESP. A TechEd oferece mais de 190 sessões técnicas com a participação de 150 palestrantes nacionais e internacionais.

Com temas variados como Windows Phone, Computação em Nuvem, Virtualização, System Center 2012, Segurança e ALM o contato com pesquisas e estudos dessa empresa referência no setor de informática destaca o profissionalismo e a atualização do setor de informática sempre de olho nas tendências e informações do mundo todo referentes à área.

Fonte: Departamento de Comunicação e Marketing



A Universidade Aberta para a Maturidade (UNABEM), projeto da Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG) promove neste sábado (1º) a II Passeata de Humanização do Trânsito, atividade que encerra a IV Semana da Maturidade que está sendo realizada desde o dia 20. A passeata terá início às 9h em frente ao Bloco 1 (Prédio Principal) e seguirá pela Avenida da Moda com término em frente ao Clube Passense de Natação (CPN).

Realizada desde 2008, a Semana da Maturidade tem o objetivo principal de comemorar o Dia do Idoso que acontece no Brasil no dia 1º de outubro. Durante toda a semana atividades diferencias estão sendo desenvolvidas com as turmas da UNABEM em conjunto, criando o espírito de união e cooperação. Na quinta-feira aconteceu um dos pontos altos da comemoração que é a Gincana da UNABEM. De acordo com as coordenadoras da UNABEM, professoras Leila Maria Suhadolnik Oliveira Pádua Andrade e Sílvia Maria Suhadolnik Soares Maia os participantes ficam muito empolgados com as atividades. A Semana promove uma valorização da maturidade como um momento importante da vida da pessoa quando, através do acúmulo de experiências, ela pode se sentir plena de vida, livre e com entusiasmo para novas experiências. A UNABEM promove uma orientação dos idosos mostrando que possível viver uma ‘melhor idade’”, comenta Leila.

A passeata fecha a semana com chave de ouro e ainda desenvolve uma ação de responsabilidade social com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).



Alunos e Professores da FESP de Administração e Gestão comercial no HRC

Alunos dos cursos de Administração e Gestão Comercial, acompanhados do diretor do Núcleo Acadêmico de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas da Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG), Vivaldo Silvério de Souza Filho, fizeram a entrega na última sexta (23) das arrecadações do 1º Trote Solidário dos cursos, em prol do Hospital Regional do Câncer (HRC).

A entrega foi recebida pelo coordenador da captação de recursos da Santa de Casa de Passos, Evânio de Lima Cruz, no saguão do HRC. Estudantes, professores e funcionários da FESP participaram da ação beneficente que arrecadou mais de 200 quilos de alimentos não perecíveis. O trote aconteceu na última semana de agosto e na primeira quinzena de setembro com a participação de mais de 100 pessoas.

A prática do Trote Solidário é uma ação comum na FESP há vários anos, mas a iniciativa de implantá-lo também nos cursos de Administração e Gestão Comercial foi do professor e diretor Vivaldo e do professor e coordenador do curso de Administração Wêsley de Andrade e do aluno de administração Geraldo Magela Pereira. “O trote normal só gera bagunça e o trote solidário beneficia a faculdade, o aluno e a pessoa que está recebendo a doação”, comentou o estudante. A divulgação da ação beneficente foi realizada através de um banner disposto no Bloco 6, no qual acontecem as aulas dos cursos, onde também ficou disponível o local para arrecadação dos mantimentos. O aluno Magela e o diretor Vivaldo também visitaram as salas de aula divulgando a ação. “O trote solidário acrescenta uma lição de dignidade para o aluno. Como futuros gestores e administradores, participamos de uma vivência de solidariedade”, acrescenta Magela.

A doação dos alimentos foi destinada para famílias que acompanham o tratamento de parentes no Hospital do Câncer. A capacitação de recursos humanos do hospital realizou uma pesquisa para descobrir as famílias que mais necessitavam da ajuda. Após o recolhimento dos alimentos eles foram levados para o GAPOP-R (Grupo de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Passos e Região) onde as cestas básicas foram montadas e posteriormente distribuídas.

“Enxergamos, de certa maneira, nessas mobilizações, atos de solidariedade, pessoas a favor da causa, no combate ao câncer. Por ser uma iniciativa de alunos da FESP, demonstra a consciência dos alunos, professores e direção em reforçar o apoio em torno dessa luta contra a doença”, celebra Evânio.

A colaboração da comunidade é intensa no HRC. Muitas pessoas contribuem com quantias mensais, alimentos e orações. “Nós acreditamos que o hospital atende bem a comunidade, a qual retribui na medida em que pode”, comenta o representante do HRC.

A FESP desenvolve na região de Passos, importantes papeis filantrópicos com a interação de alunos, professores e funcionários. “Os cursos da área de Administração contribuíram para disseminar a filosofia da FESP na questão da responsabilidade social. É preciso gerar essa consciência no profissional estimulando uma visão altruísta e preocupada com o bem-estar dos integrantes da comunidade local e regional”, conclui o professor Vivaldo Silvério de Souza Filho.



Festival Hip Hop da Paz

Acontece na noite desta sexta-feira (30) o I Festival Hip Hop da Paz promovido pela Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG) e o 12º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais (BPM-MG). O evento acontece a partir das 19h no Bloco 7 da FESP (antigo D.A.) com dança, música e arte levando diversão aos presentes numa noite agradável com muita cultura e conhecimentos até então não difundidos em Passos.

O evento terá apresentações de músicas inéditas estilo RAP, compostas por grupos de Hip Hop de Passos e ainda dança e pinturas em grafite. O festival é uma ação educacional com o objetivo de resgatar e difundir o Hip Hop como manifestação cultural e de revelar novos talentos. Estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade da FESP participaram de atividades de divulgação do projeto que é também uma forma de aproximar as duas instituições (FESP e PMMG) da comunidade.

Para o presidente do Conselho Curador da FESP, professor Fabio Pimenta Esper Kallas, a ação conjunta entre a FESP e a PMMG tem a intenção maior de valorização artística de todos os grupos sociais, incluindo os jovens que se dedicam à cultura hip hop. “O hip hop é muito discriminado e os jovens temem em participar. Nossa intenção é justamente fazer a inclusão de possíveis potenciais artísticos. É preciso que esses potenciais sejam perceptíveis e valorizados e é isso que queremos fazer a partir deste festival”, disse Fabio.

As professoras Leila Andrade e Sílvia Maia, organizadoras do festival juntamente com o representante da PMMG, Capitão Marcelo Coimbra acreditam que o festival pode promover a inclusão social e a melhoria da autoestima de jovens da comunidade de Passos.

Segundo o Capitão Coimbra essa é uma forma de atingir a comunidade, através da linguagem específica dos grupos ligados a cultura do hip hop. “A Polícia Militar terá a oportunidade de apresentar a instituição e o trabalho que vem realizando, voltado ao respeito dos Direitos Humanos e com a filosofia de Polícia Comunitária”, destacou.

Hip Hop

O Hip Hop surgiu na década de 1970 como uma cultura de protesto popular que se divide em três modalidades de expressão, o rap (relato musical), o grafite (manifestações gráfico- plásticas) e a dança de rua (expressão corporal). O rap tem como características principais a temática social, o vocabulário e a rima marcando a linha rítmica. No festival serão mantidas as três expressões originais.



André Machado, André Luiz Lemos, Renato Silva Terra e Guilherme Souza, quatro dos cinco alunos de Direito aprovados no último exame da OAB.

Cinco alunos que ainda cursam o 10° período de Direito da Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG) foram aprovados no último exame realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), sob a responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Na segunda fase, realizada no dia 21 de agosto e que teve o resultado preliminar final divulgado no dia 13 de setembro, a FESP obteve um índice de aprovação de 100% em relação aos candidatos aprovados na primeira fase. Todos os cinco aprovados na primeira obtiveram aprovação na segunda.

O conteúdo da prova da segunda fase incluiu redação de peça profissional e aplicação de quatro questões relacionadas com a área do Direito escolhidas pelo aluno no ato da inscrição, podendo ser Direito Administrativo, Civil, Constitucional, Empresarial, Penal, do Trabalho ou Tributário.

Os alunos aprovados são André Luiz Lemos da Silva, André Luiz Machado, Guilherme de Souza Castro, Renato Silva Terra e Fabian Silveira Lemos e somado a eles o aluno Thales Calixto Mattar que foi aprovado no primeiro semestre no primeiro exame de 2011.

De acordo com o site da OAB Federal o exame realizado no início deste ano reprovou 88,275% dos 106.891 bacharéis em Direito inscritos no país. Do total, apenas 12.534 candidatos foram aprovados. A mesma situação ocorreu na primeira fase do último exame, realizado no segundo semestre. Dos 121.309 que se inscreveram somente 21.840 foram convocados para a segunda fase, 18% apenas.

Segundo a coordenadora do curso de Direito da FESP, professora Ana Paula de Fátima Coelho, a cada edição a Ordem lança as diretrizes para o exame e nas últimas edições tem sido permitido que alunos que estejam cursando o último ano possam prestar a prova. Além dos aprovados ainda em curso pela FESP, nove egressos do curso de Direito também foram aprovados: Charles Tadeu Alves Rodrigues, Fabiano Figueiredo de Carvalho, Lucas Neves de Faria, Messias Alberto Prado Silva, Rosânio Bueno Tobias, Graciele Aparecida Oliveira, Júlio César Bueno Silva, Marcelle Cardoso Bueno, Fellipe Lemos Marcondes Bueno.

“Enaltecemos a importância do total dessas 15 aprovações conseguidas pelos alunos em curso e pelos ex-alunos, uma vez que a aprovação no exame da OAB representa um significativo índice de qualidade dos cursos de Direito do país. Conseguir a aprovação de alunos que sequer finalizaram o curso nos enche de orgulho e exultação e demonstra a seriedade do trabalho realizado pela comunidade acadêmica da FESP”, frisou Ana Paula.

Para os alunos aprovados a conquista não só profissional, mas pessoal, traz seriedade, competência e capacidade de se situar perante os desafios da área. “Todos sabem que o exame da OAB vem se tornando cada vez mais difícil e com um grau de aprovação muito baixo. Passar no exame antes de terminar o curso foi muito gratificante, isso me motivou ainda mais e mostra que, quando levamos o curso a sério e temos vontade de alcançar um resultado, tudo é possível”, disse o estudante André Luiz Lemos da Silva.

Todos os alunos destacam a importância do potencial da instituição nas conquistas aliado com o esforço pessoal de cada um como demonstra o aluno Renato Silva Terra que além de cursar Direito trabalha durante o dia em outra área. “Como o meu tempo disponível para o estudo é pequeno, tento tirar o máximo de proveito das aulas, pois é em contato com os professores que o estudo se torna mais fácil e ágil. Sendo assim, fica evidente a contribuição que a FESP e em especial o curso de Direito através do seu corpo docente, me deram, pois transmitiram a mim o conhecimento necessário que embasou esta conquista”, disse o estudante.

Fonte: Departamento de Comunicação e Marketing



Notícias por ANO e MÊS

Calendário de Noticias e Eventos

<<  março 2019  >>
seteququsedo
25262728123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
1234567