André Machado, André Luiz Lemos, Renato Silva Terra e Guilherme Souza, quatro dos cinco alunos de Direito aprovados no último exame da OAB.
Cinco alunos que ainda cursam o 10° período de Direito da Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG) foram aprovados no último exame realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), sob a responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Na segunda fase, realizada no dia 21 de agosto e que teve o resultado preliminar final divulgado no dia 13 de setembro, a FESP obteve um índice de aprovação de 100% em relação aos candidatos aprovados na primeira fase. Todos os cinco aprovados na primeira obtiveram aprovação na segunda.
O conteúdo da prova da segunda fase incluiu redação de peça profissional e aplicação de quatro questões relacionadas com a área do Direito escolhidas pelo aluno no ato da inscrição, podendo ser Direito Administrativo, Civil, Constitucional, Empresarial, Penal, do Trabalho ou Tributário.
Os alunos aprovados são André Luiz Lemos da Silva, André Luiz Machado, Guilherme de Souza Castro, Renato Silva Terra e Fabian Silveira Lemos e somado a eles o aluno Thales Calixto Mattar que foi aprovado no primeiro semestre no primeiro exame de 2011.
De acordo com o site da OAB Federal o exame realizado no início deste ano reprovou 88,275% dos 106.891 bacharéis em Direito inscritos no país. Do total, apenas 12.534 candidatos foram aprovados. A mesma situação ocorreu na primeira fase do último exame, realizado no segundo semestre. Dos 121.309 que se inscreveram somente 21.840 foram convocados para a segunda fase, 18% apenas.
Segundo a coordenadora do curso de Direito da FESP, professora Ana Paula de Fátima Coelho, a cada edição a Ordem lança as diretrizes para o exame e nas últimas edições tem sido permitido que alunos que estejam cursando o último ano possam prestar a prova. Além dos aprovados ainda em curso pela FESP, nove egressos do curso de Direito também foram aprovados: Charles Tadeu Alves Rodrigues, Fabiano Figueiredo de Carvalho, Lucas Neves de Faria, Messias Alberto Prado Silva, Rosânio Bueno Tobias, Graciele Aparecida Oliveira, Júlio César Bueno Silva, Marcelle Cardoso Bueno, Fellipe Lemos Marcondes Bueno.
“Enaltecemos a importância do total dessas 15 aprovações conseguidas pelos alunos em curso e pelos ex-alunos, uma vez que a aprovação no exame da OAB representa um significativo índice de qualidade dos cursos de Direito do país. Conseguir a aprovação de alunos que sequer finalizaram o curso nos enche de orgulho e exultação e demonstra a seriedade do trabalho realizado pela comunidade acadêmica da FESP”, frisou Ana Paula.
Para os alunos aprovados a conquista não só profissional, mas pessoal, traz seriedade, competência e capacidade de se situar perante os desafios da área. “Todos sabem que o exame da OAB vem se tornando cada vez mais difícil e com um grau de aprovação muito baixo. Passar no exame antes de terminar o curso foi muito gratificante, isso me motivou ainda mais e mostra que, quando levamos o curso a sério e temos vontade de alcançar um resultado, tudo é possível”, disse o estudante André Luiz Lemos da Silva.
Todos os alunos destacam a importância do potencial da instituição nas conquistas aliado com o esforço pessoal de cada um como demonstra o aluno Renato Silva Terra que além de cursar Direito trabalha durante o dia em outra área. “Como o meu tempo disponível para o estudo é pequeno, tento tirar o máximo de proveito das aulas, pois é em contato com os professores que o estudo se torna mais fácil e ágil. Sendo assim, fica evidente a contribuição que a FESP e em especial o curso de Direito através do seu corpo docente, me deram, pois transmitiram a mim o conhecimento necessário que embasou esta conquista”, disse o estudante.
Fonte: Departamento de Comunicação e Marketing