O projeto UNABEM (Universidade Aberta para a Maturidade), da Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG), irá receber um prêmio no valor de R$ 15 mil do Programa Acolher, promovido pela marca de cosméticos Natura. A UNABEM foi selecionada na modalidade Projetos Crescentes. Foram 18 projetos escolhidos em todo o Brasil, sendo nove na categoria Projetos Nascentes e nove na categoria Projetos Crescentes.
A gerente regional da Natura em Passos, Liana Maria Suhadolnik Carvalho Maia recebeu um comunicado da empresa com a notícia do prêmio, que além do benefício em dinheiro irá oferecer uma consultoria para identificar pontos positivos e formas de avançar o projeto. “Estamos muito felizes e acreditando que a FESP, por meio da UNABEM, atenderá cada vez mais os nossos idosos permitindo que tenham uma velhice com qualidade de vida, autoestima elevada, participação social e alegria”, disse uma das coordenadoras da UNABEM, professora Leila Maria Oliveira Pádua Andrade que também é consultora da Natura e foi a responsável por enviar o projeto para a participação nesse concurso.
Em março durante a comemoração de Carnaval realizada no Bloco 6 da FESP a UNABEM recebeu a visita da consultora Eliane de Almeida Vasconcelos para a avaliação in loco do Programa Acolher, que tem como objetivo principal premiar e reconhecer ações sociais desenvolvidas por consultoras da Natura.
O projeto da UNABEM é desenvolvido desde 2006 na FESP e tem o objetivo de promover atividades intelectuais e físicas para as pessoas da Terceira Idade, bem como o aprimoramento dos conhecimentos e o desenvolvimento de novas aptidões.
A Natura ainda não disponibilizou o resultado oficial no site do programa, mas no comunicado recebido a equipe do concurso confirmou a premiação e autorizou a divulgação. As coordenadoras da UNABEM, Leila e a também professora Sílvia Maria Oliveira Soares Maia estão ansiosas aguardando a divulgação da data da entrega do prêmio. Para Leila esse reconhecimento aumenta o valor dos projetos de universidade para a maturidade, e valoriza a FESP como uma instituição que está ligada com a sociedade. “Valoriza as ações sociais voltadas para o idoso e é um reconhecimento do trabalho realizado”, disse.
As coordenadoras lembram que o que mais chamou a atenção na avaliação do concurso foram os depoimentos dos alunos da UNABEM relatando a mudança que tiveram em suas vidas quando começaram a participar do projeto. “Fomos escolhidos na categoria Crescente, ou seja, um projeto consolidado que existe há mais de 5 anos e por isso o apoio da FESP incentivando o crescimento do projeto foi fundamental para a sua solidificação”, destacou Sílvia.
A UNABEM tem hoje 155 alunos matriculados e as atividades desenvolvidas buscam fazer com que o ser humano tenha uma vida digna, que se supere e que seja feliz. “O que fazemos é utilizar o potencial da FESP com seus professores e profissionais sem os quais não alcançaríamos nossas metas. Queremos agradecer a todos os professores e os funcionários que nos dão o suporte para trabalharmos com alegria e convidar aqueles que se sentem empolgados com essa causa para trabalhar conosco”, completou Leila.
Integrantes da UNABEM participam de eventos e excursão
Os alunos da UNABEM (Universidade Aberta para a Maturidade), projeto da Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG), têm participado de eventos importantes e se destacado dentro das causas sociais. No dia 8 de abril os integrantes participaram do encerramento da Semana da Saúde promovida pelo Plano Santa Casa Saúde, da Santa Casa de Passos. Os alunos apresentaram-se cantando uma Entrevista Musical e terminaram com o Grito de Guerra do projeto: "Viver e não ter a vergonha de ser feliz!"
No dia 15 de abril, foi realizada uma excursão de lazer para Poços de Caldas onde visitaram pontos turísticos como o Jardim Japonês, a cachoeira Véu das Noivas, o Cristo Redentor e outras atrações da cidade como uma fábrica de sabonetes e outra de cristais.
Repleta de atividades, a programação do mês de abril teve ainda no dia 16 o encerramento do II Simpósio de Geriatria e Gerontologia do Sudoeste Mineiro, realizado na Câmara Municipal de Passos. Nesta oportunidade, os alunos fizeram duas apresentações: exercícios de Chi kung – uma técnica oriental de respiração e movimentos lentos sob a coordenação da professora Luciana Lopes Cançado e uma apresentação do Coral UNABEM sob a direção da professora musicoterapeuta Talita Abreu Rodrigues.
“Em todas as atividades tivemos a participação alegre e entusiasmada dos alunos. Essas participações concretizam o nosso projeto”, disse Leila Maria Oliveira Pádua Andrade, uma das coordenadoras da UNABEM.
Fonte: Agência Escola
Excursão