A Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, inaugurou mais uma unidade associada na cidade de Leopoldina, na última quarta-feira, dia 27. A faculdade foi implantada na Escola Estadual Sebastião Silva (Polivalente).

O presidente do Conselho Curador da FESP e subsecretário de Ensino Superior de Minas Gerais, professor Fábio Pimenta Esper Kallas, representou Narcio Rodrigues, secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) na solenidade de inauguração.

O evento fez parte das comemorações dos 157 anos de emancipação político-administrativa do município de Leopoldina, localizado na Zona da Mata, a 230 quilômetros de Belo Horizonte.

Fonte: Agência Escola



A Faculdade de Direito de Passos (FADIPA) e a Faculdade de Serviço Social de Passos (FASESP), unidades da Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG) vão promover nos dias 3 e 4 de maio o IX Fórum Jurídico-Social. O evento traz este ano o tema “Direito e Serviço Social: reflexões interdisciplinares”. O objetivo principal é trazer uma colaboração através da temática da valorização do trabalho em conjunto das duas áreas.

No primeiro dia haverá comunicação de artigos científicos às 8h no Auditório Professor Armando Righetto, Bloco 8. Para a diretora da FASESP, Carla Alessandra Santos Pimentel Caixeta de Melo, a produção científica que envolve professores, acadêmicos e profissionais de várias áreas, vai ao encontro da valorização das reflexões interdisciplinares propostas pelo evento. “Os artigos serão publicados nos anais do IX Fórum Jurídico e Social e haverá apresentações orais  através de comunicações na terça-feira pela manhã, aberto ao público em geral”, disse.

As palestras vão acontecer às 19h no plenário da Câmara Municipal de Passos. Na terça-feira a palestrante convidada é a juíza da 12ª Vara de Família da Comarca de Belo Horizonte, Ângela de Lourdes Rodrigues. Ela é mestre em Direito Processual pela PUC-MG (Pontifícia Universidade Católica) e ex-coordenadora da Central de Conciliação de Belo Horizonte. A palestra terá como temática “Um reflexo da interdisciplinaridade do Direito e Serviço Social”.

Na quarta-feira o tema continuará em discussão com a abordagem “O Serviço Social e o Direito: construções coletivas”, que será apresentado pela palestrante Nayara Hakime Dutra Oliveira. Ela é professora-doutora do Departamento de Serviço Social da UNESP – campus de Franca (SP) e autora do livro “Recomeçar: família, filhos e desafios”, uma publicação digital da editora UNESP.

A FESP disponibiliza o Núcleo de Práticas Jurídicas - Escritório Escola Jurídico e Social que oferece a prestação de serviços gratuitos à comunidade. Para Carla, o Fórum vem contemplar as ações efetivadas pelo escritório com relação à extensão universitária. “Promovemos assim um intercâmbio entre o ensino superior e a comunidade”, lembra.

A professora Camilla Machado, uma das organizadoras do evento, destaca que um evento como esse é espaço aberto para a discussão não só do meio acadêmico, mas de toda a sociedade. “É uma oportunidade na qual a sociedade pode receber informações acerca do tema de discussão, conhecendo melhor as possibilidades de direitos e acesso no respectivo setor e também apresentar seu posicionamento, bem como discutir as necessidades, as dificuldades de acesso ao serviço.” Ela destaca ainda que o debate da interdisciplinaridade das duas áreas contribui para uma execução mais eficiente e eficaz das demandas sócio-jurídicas.

O evento é aberto ao público em geral. Para participar é necessário fazer a inscrição no Serviço de Atendimento ao Estudante (SAE), com o pagamento de uma taxa simbólica no valor de cinco reais.

Fonte: Agência Escola



Um grupo de 13 alunos dos cursos de Letras e Matemática da Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG), acompanhados pelo professor Júlio César Machado visitaram o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. A viagem teve o objetivo de propiciar aos visitantes outros “olhares” para a Língua Portuguesa, além dos livros didáticos.

Para o professor Júlio o museu é uma das poucas iniciativas que permitem vislumbrar o português de forma interdisciplinar, cultural, mais interacional que gramatical ou cheia de regras. “O Museu da Língua Portuguesa consegue por em relevo o que todo professor desta disciplina quer e, às vezes, não consegue que é evidenciar que o português é "além-letras", cheio de vida, útil para tudo e não um conjunto de regras antigas guardadas em um livro, que a gente vê na escola e depois esquece tudo. Não conseguimos viver em nenhum âmbito no Brasil sem o português”, disse.

“A participação dos alunos da FESP em passeios, visitas e eventos fora de Passos é uma tradição, o que evidencia o papel da instituição em promover a aprendizagem global do aluno, integrando-o junto à vida e aos aspectos da sociedade”, afirma o presidente do Conselho Curador, professor Fábio Pimenta Esper Kallas.

“A FESP é uma instituição com uma filosofia moderna e ousada que põe crédito em eventos extra-classes promovendo o enriquecimento dos alunos para serem bons profissionais no futuro”, comentou Júlio.

O passeio ao Museu da Língua Portuguesa é mais uma forma dos cursos da Faculdade de Filosofia de Passos (Fafipa) de proporcionar experiências inter-regionais e aulas não convencionais. Os alunos que participaram da excursão ficaram satisfeitos com o conhecimento adquirido.

Fonte: Agência Escola



A Faculdade de Engenharia de Passos (FEP), unidade da Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG) promove hoje a Aula Magna do Curso de Engenharia de Produção. O palestrante convidado é o engenheiro de produção Erik Weide. O evento acontece às 19h no auditório do Bloco 1 (Prédio Principal) da FESP.

A organização do evento ficou a cargo do professor Fernando Piero Laugeni e do diretor da FEP, o professor Manoel Reginaldo Ferreira. Como tema da palestra Erik vai debater “O futuro da Engenharia de Produção: mesa redonda e debates orientativos”. Erik Weide é formado em Engenharia de Produção Plena pela UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), com ênfase em Gerenciamento da Produção e Planejamento Energético. Possui pós-graduação em Gerenciamento de pessoas em processos industriais e diversos outros cursos de especialização realizados inclusive no exterior, em Paris, por exemplo.

De acordo com o palestrante, o tema destina-se a dar orientações para a carreira de um engenheiro de produção. “Vou apresentar o caso de sucesso da DELL e estratégias vencedoras de profissionais na área”, adiantou Erik.

As palestras de Aula Magna já são tradição na FESP. A prática procura colocar os alunos, principalmente os calouros, em contato com profissionais que atuam na área, para que possam consolidar seus conhecimentos. O evento é aberto e gratuito.

Fonte: Agência Escola



O projeto UNABEM (Universidade Aberta para a Maturidade), da Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG), irá receber um prêmio no valor de R$ 15 mil do Programa Acolher, promovido pela marca de cosméticos Natura. A UNABEM foi selecionada na modalidade Projetos Crescentes. Foram  18 projetos  escolhidos em todo o Brasil, sendo nove na categoria Projetos Nascentes e nove na categoria Projetos Crescentes.

A gerente regional da Natura em Passos, Liana Maria Suhadolnik Carvalho Maia recebeu um comunicado da empresa com a notícia do prêmio, que além do benefício em dinheiro irá oferecer uma consultoria para identificar pontos positivos  e formas de avançar o projeto. “Estamos muito felizes e  acreditando que  a FESP, por meio da UNABEM,  atenderá cada vez mais os nossos idosos permitindo que tenham uma  velhice com qualidade de  vida, autoestima elevada, participação social e alegria”, disse uma das coordenadoras da UNABEM, professora Leila Maria Oliveira Pádua Andrade que também é consultora da Natura e foi a responsável por enviar o projeto para a participação nesse concurso.

Em março durante a comemoração de Carnaval realizada no Bloco 6 da FESP a UNABEM recebeu a visita da consultora Eliane de Almeida Vasconcelos para a avaliação in loco do Programa Acolher, que tem como objetivo principal premiar e reconhecer ações sociais desenvolvidas por consultoras da Natura.

O projeto da UNABEM é desenvolvido desde 2006 na FESP e tem o objetivo de promover atividades intelectuais e físicas para as pessoas da Terceira Idade, bem como o aprimoramento dos conhecimentos e o desenvolvimento de novas aptidões.

A Natura ainda não disponibilizou o resultado oficial no site do programa, mas no comunicado recebido a equipe do concurso confirmou a premiação e autorizou a divulgação. As coordenadoras da UNABEM, Leila e a também professora Sílvia Maria Oliveira Soares Maia estão ansiosas aguardando a divulgação da data da entrega do prêmio. Para Leila esse reconhecimento aumenta o valor  dos projetos de universidade para a maturidade, e valoriza a FESP  como  uma instituição que está ligada com a sociedade. “Valoriza as ações sociais voltadas para o idoso e é um reconhecimento do  trabalho realizado”, disse.

As coordenadoras lembram que o que mais chamou a atenção na avaliação do concurso foram os depoimentos dos alunos da UNABEM relatando a mudança que tiveram em suas vidas quando começaram a participar do projeto. “Fomos escolhidos na categoria Crescente, ou seja, um projeto consolidado  que existe há mais  de 5 anos e por isso o apoio da FESP incentivando  o crescimento do projeto foi fundamental para a sua solidificação”, destacou Sílvia.

A UNABEM tem hoje 155 alunos matriculados e as atividades desenvolvidas buscam fazer com que o ser humano tenha uma vida digna, que  se supere e que  seja feliz. “O que  fazemos é utilizar o potencial da FESP com seus professores e profissionais sem os quais não alcançaríamos nossas metas. Queremos agradecer a todos os professores e os funcionários que nos dão o suporte  para trabalharmos com alegria e convidar aqueles que se sentem empolgados com essa causa para trabalhar conosco”, completou Leila.

Integrantes da UNABEM participam de eventos e excursão

Os alunos da UNABEM (Universidade Aberta para a Maturidade), projeto da Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG), têm participado de eventos importantes e se destacado dentro das causas sociais. No dia 8 de abril os integrantes participaram do encerramento da Semana da Saúde promovida pelo Plano Santa Casa Saúde, da Santa Casa de Passos. Os alunos apresentaram-se cantando uma Entrevista Musical e terminaram com o Grito de Guerra do projeto: "Viver e não ter a vergonha de ser feliz!"

No dia 15 de abril, foi realizada uma excursão de lazer para Poços de Caldas onde visitaram pontos turísticos como o Jardim Japonês, a cachoeira Véu das Noivas, o Cristo Redentor e outras atrações da cidade como uma fábrica de sabonetes e outra de cristais.

Repleta de atividades, a programação do mês de abril teve ainda no dia 16 o encerramento do II Simpósio de Geriatria e Gerontologia do Sudoeste Mineiro, realizado na Câmara Municipal de Passos. Nesta oportunidade,  os alunos fizeram duas apresentações: exercícios de Chi kung – uma técnica oriental de respiração e movimentos lentos sob a coordenação da professora Luciana Lopes Cançado e uma apresentação do Coral UNABEM sob a  direção da professora musicoterapeuta Talita Abreu Rodrigues.

“Em todas as atividades tivemos a participação  alegre e entusiasmada dos alunos. Essas participações concretizam o nosso projeto”, disse Leila Maria Oliveira Pádua Andrade, uma das coordenadoras da UNABEM.

Fonte: Agência Escola

Excursão



Notícias por ANO e MÊS

Calendário de Noticias e Eventos

<<  outubro 2019  >>
seteququsedo
30123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031123
45678910