Os cursos de Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) e Serviço Social da Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG) tiveram a renovação do reconhecimento pelo MEC publicada no Diário Oficial da União (D.O.U) neste mês. A renovação do curso de Ciências Biológicas foi publicada no dia 7 de fevereiro e a do curso de Serviço Social no dia 16 de fevereiro.
A renovação do reconhecimento faz parte de um ciclo de avaliação exigido pela Lei de Regulação de Curso. Todo curso de Ensino Superior necessita de regulação.
O processo começa com a autorização de funcionamento por um órgão, no caso da FESP, o MEC. Depois de autorizado, o curso precisa ser reconhecido e só pode passar por essa etapa depois de ter cumprido pelo menos 75% do seu tempo total de duração.
Depois do reconhecimento existe a renovação que é uma forma do MEC verificar a qualidade dos cursos. A renovação varia de curso para curso, geralmente girando em torno de um período 3 a 5 anos.
No último processo avaliativo pelo qual passaram os cursos da FESP, tanto Ciências Biológicas quanto Serviço Social foram dispensados da avaliação in loco, pelos representantes do MEC.
Isso se deve ao fato das excelentes notas obtidas no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). O curso de Ciências Biológicas, tanto na modalidade Licenciatura quanto em Bacharelado, obteve a nota 3. O curso de Serviço Social obteve a nota 4.
Toda a comunidade acadêmica da FESP ficou satisfeita com a publicação no D.O.U. O Presidente do Conselho Curador, Professor Fábio Pimenta Esper Kallas disse que toda a equipe da FESP tem trabalhado com muita determinação para que todos os cursos cumpram as exigências do MEC e principalmente que obtenham notas altas, mostrando a qualidade dos cursos e a capacitação dos professores envolvidos. "Estamos obstinados buscando a excelência no Ensino Superior, assumindo a responsabilidade de alavanca de desenvolvimento de todo o Sudoeste Mineiro", comentou o presidente.
São muitos os fatores que contribuíram para essa conquista. Para o coordenador do Curso de Ciências Biológicas o professor Marcelo dos Santos, os principais são: a qualificação do corpo docente e o grande número de pesquisas científicas realizadas. "O curso de Ciências Biológicas sempre buscou aliar o ensino, com a pesquisa e extensão. Para tanto, os professores sempre buscaram se qualificar, isso reflete na oferta de serviços à população de Passos e região, na produção de trabalhos científicos publicados e na aprovação de projetos pela FAPEMIG, CNPq e outras agências de fomento à pesquisa. Dessa maneira, o reconhecimento do curso é também o reconhecimento de todo esforço e investimento feito pela FESP na criação e manutenção de cursos superiores diferenciados", ressaltou Marcelo.
Ele lembrou que o objetivo do ENADE é aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. "Dessa forma, nossos alunos provaram que dominam os conteúdos ministrados no curso e estão prontos para disputar as vagas de Pós-Graduação nas melhores instituições nacionais públicas e privadas ou enfrentar o mercado de trabalho e fazer a diferença", destacou.
A diretora da Faculdade de Serviço Social (FASESP), Carla Pimentel Caixeta de Melo também comemorou a conquista do curso. Para ela a renovação do reconhecimento vem somar como mais uma conquista de um trabalho sério realizado ao longo destes anos. "Essa conquista é o resultado da soma de esforços de toda a FESP, direção da FASESP, professores, alunos e funcionários que se uniram em prol de um objetivo maior que é a busca da excelência na qualidade do ensino superior", frisou.
Fonte: Agência Escola