Mais de 40 empresas foram homenageadas na noite do dia 06-12, no Espaço Absoluto, pelo "Prêmio Sucesso Empresarial", um projeto da Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP), Folha da Manhã e Associação Comercial e Industrial de Passos (ACIP). O objetivo foi reconhecer, distinguir e premiar a gestão das empresas e instituições que se destacaram no mercado passense, cuja excelência na qualidade de seus produtos ou serviços contribui efetivamente para o desenvolvimento sócio-econômico do município.
A escolha das melhores empresas foi realizada pelo Instituto de Pesquisa da FESP (IPFESP) e pela Faculdade de Administração de Passos (FAP) através de amostragem e votação popular nos bairros de Passos para escolha dos cinco melhores empreendimentos em 44 categorias empresariais, e na elaboração do diagnóstico das empresas selecionadas.
Os estudantes da FAP verificaram a situação contábil, administrativa e de responsabilidade social das empresas escolhidas pela população e após uma criteriosa análise dos dados recolhidos, foram identificados as 44 melhores empresas da cidade, que receberam o Prêmio Sucesso Empresarial.
Presente na ocasião, o presidente do Conselho Curador da FESP, professor Fábio Pimenta Esper Kallas, explicou que o projeto surgiu da necessidade de promover o reconhecimento das empresas que realmente são as melhores do município.
"Nosso objetivo é realizarmos esse evento anualmente e premiar por mérito, competência e esforço, aquelas empresas que realmente se destacaram no cenário passense", disse Fábio, acrescentando que durante o processo de apuração, os alunos da FESP realizaram um minucioso trabalho de avaliação e ainda criaram critérios de pontuação que fizeram toda a diferença. "Ficamos felizes pois as empresas compareceram e receberam a premiação merecidamente", lembrou Fábio, dizendo que tanto a FESP, como a Folha da Manhã e a ACIP não tiveram em hipótese alguma, o objetivo de realizar um evento comercializado. "Os homenageados não tiveram custo algum", frisou o presidente da FESP.
O jornalista Carlos Alonso Parreira, diretor da Folha da Manhã, salientou que a ideia de premiar as melhores empresas surgiu no início do ano, através da Folha Revista, mas que ao saber da intenção da FESP de envolver os alunos no projeto, abraçou a causa e apostou. "Não queríamos apenas realizar uma pesquisa de opinião pública e apurar as empresas 'tops' na opinião da população, queríamos saber a responsabilidade social de cada uma delas. Sabendo do trabalho de levantamento da FESP nos quesitos empregabilidade, responsabilidade social e uma série de outros fatores essenciais que a FESP iria usar, nós apoiamos e apostamos na ideia. O Fábio vem realizando um trabalho importante com a Universidade. Na minha opinião, a Universidade tem que se expor e se abrir ao público e essa foi uma oportunidade para acontecer isso. A Universidade não pode ficar só fechada para o aluno e o professor. Uma boa Universidade tem que prestar serviço também à sociedade", ressaltou o diretor da Folha da Manhã, Carlos Parreira.
Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Passos, Carlos Renato de Lima Reis, a premiação completa uma longa jornada de contribuição à sociedade passense ao promover a prática da transparência contábil, se tornando referência para a sociedade passense
"Quero parabenizar a FESP e a Folha da Manhã por serem os grandes incentivadores desse projeto de sucesso. A pesquisa realizada pelos alunos da FESP foi tão bem feita que teve até o quesito ser ou não ser associado a ACIP, o que para nós, é de fundamental importância. A premiação foi respeitável para a valorização do empresário passense e ainda teve um diferencial que pesa: o empresário recebeu seu título a custo zero! Então todos estão de parabéns!", resumiu o presidente da ACIP.
Patrícia Silveira Leite, representando a empresa Alpínia Veículos, uma das homenageadas da noite, disse durante o evento. "Para nós, da Alpínia, é um orgulho muito grande. Nossa empresa está no mercado há quase dez anos e vem trabalhando desde o início com muito empenho e dedicação. Esperamos que este evento tenha vida longa, porque é um incentivo para trabalharmos cada vez melhor", afirmou a funcionária.
O empresário Ugs de Souza Pinheiro, da CMP Construtora, foi o único da noite a receber o Prêmio Especial de "Empresário do Ano". Quando questionado sobre o sucesso do seu empreendimento, o engenheiro e professor da Faculdade de Engenharia de Passos respondeu: "O caminho é investir na capacitação dos funcionários. Hoje temos 5 profissionais engenheiros fazendo MBA em Ribeirão Preto. Sabemos que se investirmos na qualificação profissional, vamos, sem sombra de dúvidas, ter um retorno. Temos que acreditar nisso!", ressaltou o empresário.
Para melhorar a empresa, afirmou, é necessário realizar um diagnóstico dentro da concepção de gestão empresarial. "Primeiramente é fazer um levantamento de suas carências, deficiências, investir em treinamentos e consultores no sentido de orientação e buscar certamente 'profissionais da área'. Esse é o grande diferencial e o caminho para um empresa crescer", disse o empresário do Ano.
Fonte: Agência Escola